Apito Final

Resenhas - Apito Final

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bonnie 01/12/2022

Amei!
Dá um quentinho no coração lê livros nacionais, porque é muito bom vê os nossos nomes, os nossos lugares, as nossas expressões, o nosso jeito de falar etc.
E foi muito bom lê esse livro principalmente porque estou lendo em meio a copa do mundo.
Devo deixar registrado aqui que o Brasil não vai jogar uma final contra a Alemanha, porque a Alemanha foi eliminada ? (na vida real kkkkkk) (poxa que peninha kkkkkk nem guardo rancor do 7x1)

E, por fim, quero dizer que a avó do Francisco é a melhor pessoa desse mundo todinho simmmm.

Ally 25/02/2023

Que história boa. Ela conseguiu ser sensível, engraçada, envolvente e icônica.

Ambientada no futebol, não seria minha primeira escolha de leitura mas ainda bem que tentei a sorte! O humor dos meninos, as interações, sensações, TUDO foi tão sensível e conectavel. Parabéns!

Manu | @banumance 20/11/2022

Eu sou tão solteira?
Estou completamente envolvida por toda essa história.
RAFAELA POR FAVOR ESCREVE O ROTEIRO DA MINHA VIDA EU TE IMPLORO!
Personagens incríveis e 100% cativantes e um pelo de tirar o fôlego.
Eu sou franga? Sim, eu sou franga.
Mas essa novela me deixou ainda mais franga?

jully 29/04/2023

MEU DEUS QUE COISA LINDA, eu amo um romance bobo água com açúcar me deixa com o coração que tinha, e nesse universo do futebol só melhorou as coisas

Gabyh 19/12/2022

Só gostei de acompanhar a copa por causa desse livro :P
Nunca fui fã de esportes, muito menos de futebol, então nunca fui muito a fundo de procurar histórias esportivas. Mas Apito Final é uma completa exceção.

Ver um jogador assexual como protagonista foi o auge da minha leitura, amo ver assexuais vendendo na vida

Beatriz2823 17/05/2023

Muito bom!
Agora no maio nacional estou conhecendo muitos livros nacionais curtinhos, e apito final foi um desses. O livro é bem curto e os acontecimentos acontecem um em cima do outro, oq não é ruim se o leitor gosta de leituras rápidas. Gostei muito e recomendo.

marii.szz 02/08/2023

É um livro curtinho, super levinho e me fez rir um pouco, os personagens são uma gracinha juntos, muito fofos.

KirstieS 02/12/2022

?????
Não consigo botar em palavras o quanto esse livro é especial, cheio de mensagens de esperança, garra, força e amor.
Esse livro era a leitura que eu precisava pra acalmar meu coração e colocar um sorriso sincero no meu rosto.
Leiam, leiam, além de o Brasil massacrar tudo e todos nós jogos (COMO DEVIA SER) ainda tem os personagens maravilhosos, a história impecável, as emoções e esse casal maravilhoso.

Maria Clara 03/04/2023

Resenha- apito final
Eu achei uma leitura bem gostosa e rápida de se fazer, por ser curto os acontecimento são meio "atropelados", mas nada que atrapalhe na identificação e carisma dos personagens.
O casal tem passagens que são muito engraçadas, além da autora criar um universo incrível, que eu sonharia muito em ter na vida real, no futebol brasileiro.
Pra quem gosta de um clichê e de futebol também, acho que foi uma mistura feita na medida, além de abordar causas sociais bastante pertinentes e problemáticas que acontecem dentro do cenário futebolístico.

esserebru 15/02/2023

é o brasa, não tem jeito
Papo reto, mó gatilho ler o brasil ser campeão depois daquela cobrança de pênaltis contra a croácia.

apito final me prendeu literalmente até o apito final porque eu queria muito ver meu brasilzao levar a copa (comprada por ser clubista demais, é verdade), mas ainda assim não foi uma obra que me conquistou, a tentativa de tornar as falas informais deixou o texto meio truncado e me incomodou bastante ao longo da leitura (funcionou em alguns aspectos, em outros não), faltou um pouco de profundidade na história dos personagens, acho que principalmente o joão (lindo, talentoso e culé? não tem jeito, é perfeito), se tratando de um conto, até que faz sentido, mas ainda é meio paia porque parece que você não consegue criar um vínculo tanto com eles quanto com a história em si. enfim, só porque eu não curti tanto não significa que seja horrível, ele é divertido e tem rivalidade entre culé e madridista, argentino e brasileiro, alemão e brasileiro, do jeitinho que a gente gosta. vale a pena se você curte algo mais engraçadinho e óbvio tem uma mensagem maneira sobre preconceito e inclusão no esporte.

Lalexia 03/12/2022

eu estou apaixonada pelos protagonistas??
e mds o que eu não faria por um extra dessa história maravilhosa??!

anna3673 24/12/2022

é lindo tal como pê chama o chico!
(RESENHA TEMPORÁRIA)

LINDO. MUITO MUITO MUITO LINDO!
eu tô apaixonada por esse livro, de verdade mesmo. além de muito fofo, é NECESSÁRIO. o protagonista, um homem preto, gay, assexual e favelado tem a força de um mar revolto. francisco é uma inspiração pra muita gente, dentro do universo da história e certamente pra várias pessoas que acompanharam essa jornada através das palavras de uma autora super sensível e coerente. eu fui uma delas. a forma com qual é abordada e explicada a assexualidade é de tirar o chapéu! e como citei anteriormente, de uma sensibilidade digna de aplausos. me encantei demais pela história de superação do chico, pela garra dele, pela vozita... (te amo vó), pela fé dele, e pelo namorado dele também kk. o casal é uma melação sem fim, acho que só pecou um tiquinho no desenvolvimento do enemies to lovers, por esse motivo não dei 5 estrelas, mas possa ser que tenha sido realmente projetado pra fluir dessa maneira, não sei. bom, amei demais. leitura extremamente rápida e leve, gostosinha de ler e que deixa aquele gostinho, aquela necessidade de ter mais um pouco de conteúdo pra se deliciar. tem muita representatividade, minorias no topo (deixando todo mundo que está incluso em qualquer uma delas de coração quentinho, por experiência própria KKKKKJKKJ) e um cenário futebolístico de dar inveja na nossa realidade tão misógina, racista e homofóbica; intolerante mesmo. não que tudo isso não ocorra na história, mas com uma intensidade tão inferior que é praticamente utópica pra nós.
recomendo demais, um amorzinho!

renee7 11/09/2023

é uma historia cativante e muito bonita. é a primeira vez que leio algo que tenha algum foco em esporte, em futebol, e eu gostei bastante! :D

nicoo0 12/12/2022

o que eh a vida a vida eh uma maravilha
QUE LOVRO BOM. DE VERDADE. LEIAM. VAO LER AGORA. EM UM MUNDO O BRASIL SE TORNOU HEXA EM 2022 E EH ISSO QUW IMPORTA.
d vdd gostei bastante mr bom

1 | 2 | 3 | 4 | 5