A Guerra Longa

A Guerra Longa Terry Pratchett...

Resenhas - A Guerra Longa

bardo 11/02/2023

De certa forma terem se passado tantos anos para chegar uma tradução da continuação de A Terra Longa dificulta um pouco se reambientar ao universo proposto. Os autores até trazem alguns esclarecimentos, mas é mais no sentido de situar o leitor já que os eventos desse livro ocorrem uma década após os eventos do primeiro.
Feita essa observação essa continuação talvez pareça um tanto parada até um certo ponto da história, a ação aqui não é o que importa, ainda que sim ocorram eventos importantes e o título do livro não seja “guerra” à toa. O que interessa aqui são os debates e questionamentos profundos e incômodos propostos.
Os diversos easter eggs, referências e anedotas vão tirar um sorriso do leitor, mas o tom geral é sombrio, não tem como não perceber os paralelos com a realidade e por vezes os autores são bem explícitos sobre o que estão falando. Em certa medida existe algum otimismo, mas é um otimismo bem reticente.
Sendo um volume de transição diversas peças são colocadas no tabuleiro, bem como pistas de conflitos futuros, o conceito da Terra Longa é melhor desenvolvido, porém a despeito do conflito apresentado ser resolvido é nítido que é apenas um interlúdio.
Provavelmente não será um livro que agradará a todos, por mais que a escrita dos autores seja leve e a história até possa ser lida só pela história é um livro que abre muitas reflexões, desnuda muitos preconceitos. Resta ainda dizer que ao contrário do volume anterior temos uma finalização que provavelmente deixará um gosto amargo ao leitor.

Jemilly 22/05/2023

Não precisava saltar no tempo e mais personagens chatos
Comecei o segundo livro da hexalogia Terra Longa com bastante expectativa, mesmo consciente que o primeiro livro ?Terra Longa? teve um desenvolvimento inicial lento, apesar de uma ótima escrita os personagens acabaram em segundo plano por não serem o foco central, e sim, seu universo e para mim isso nem sempre é um ponto positivo.

Mas vamos lá, contarei a vocês saltadores quantos mundos eu pulei para chegar ao meu veredito (~ música de suspense ~)

?...casos em que taxação excessiva ou outras políticas depressivas de um governo central tinham levado as colônias a lutar pela independência. Uma Guerra Longa??

O começo dessa nova jornada não começa onde terminou, agora estamos mais dez anos depois da catástrofe do final do primeiro livro. Joshua está mais velho, Sally está mais velha e Lobsang é Lobsang. Os mundos estão caóticos, os ânimos exaltados, principalmente entre a Terra Padrão e as outras Terras, além do péssimo tratamento dos humanos com os trolls podem ter consequências gravíssimas para humanidade. Que não poderei detalhar muita coisa por conta de spoilers (mais música de mistério eu sei).

Minhas opiniões acerca desse livro são controvérsias, se de um lado eu achei um dos livros de ficção científica mais geniais e criativos que já li, por outro deixou a desejar na questão de desenvolvimento de personagens, sim, eu expliquei inicialmente que o protagonismo era do mundo, mas a passagem do tempo inicial fez que a visão do envelhecimento dos personagens me fez questionar mais suas personalidades de agora.

?Você é um dos poucos pioneiros da Terra Longa que são famosos na Terra Padrão. Você e alguns serial killers.?

Não me entendam mal meus caros, eu curto bastante esse tipo de leitura, mas gosto de me apegar a personagens, e me apeguei a Joshua, mas a inserção de novos personagens com outros pontos de vistas e outras histórias que não me conquistaram, fizeram dessa uma leitura mais lenta para mim, apesar de ser uma escrita fácil, nem sempre comum nos livros do gênero.

?Somos uma tribo de caçadores-coletores com um programa espacial!?

No geral foi uma boa leitura, abriu parênteses para muitos questionamentos de como os próximos livros irão se desenvolver, espero que vocês também deem um salto para dentro dessa história, estarei aqui para comentar. Boa leitura!

Leia mais resenhas em: clubedofarol.com

cliffoliveira 05/10/2023

Deixou a desejar
O primeiro livro abre um leque gigantesco de possibilidades tanto para a ação como para o desenvolvimento dos personagens, no entanto em minha opinião isso não é aproveitado no segundo livro.
Com uma trama segmentada e ao ver meu ver muito abaixo das possibilidades o livro não tem o frescor e interesse do primeiro
Uma pena.

Cacau106 19/03/2023

Longamente longo e chato
Decidi dar uma segunda chance para a série pois pensei que o primeiro livro poderia ser só a introdução do universo porém não, realmente é muito chato. Nessa história não tem nada inovador, o protagonista continua sendo um protagonista sem individualidade e continua saltando por ai. Muito chato.

Bruginski 29/06/2023

Decepcionante
Terra Longa li em uma semana. Me cativou. Aqui demorei 3 meses em Guerra Longa.
Muitos arcos de histórias paralelas sem interesse para trama. Por exemplo a expedição chinesa a terra longa. Qual foi o propósito?
Muitos trechos discutindo ecossistemas da Terra Longa que não levam a absolutamente NADA. Ou melhor: levam sim, a irritação do leitor.
Tudo bem se acha que foi um capítulo necessário apenas para apresentação de certos personagens para o final épico. Mas de tão ruim desmotivou a leitura da continuação. Uma pena.
Um anticlímax depois de um excelente começo do livro um.

Erwinnph 21/08/2023

Guerra longa?
Civilização aprendeu a saltar para universos paralelos, ao que tudo indica existem outras raças nestas terra paralelas escondidas além das conhecidas no livro 1, a primeira parte trata se da política e religião e como a civilização e os governos estão enfrentando essa migração em massa? mas meu amigo a 2 parte do livro, traz surpresas agradáveis e agonizantes? nosso personagens mais velhos amadureceram um pouco ? tudo está em jogo o que o futuro nos trará nestas infinitas terras ? gostei muito deste livro, agora a pergunta é? A editora trará os restantes dos livros ? alguém dá um help Ae rsrs ?

Tati Freitas 07/07/2023

Gostei da continuação, alguns assuntos foram mais bem explorados, as críticas são, muitas vezes, bem explícitas. Achei esse livro com um tom mais sombrio que o outro, mas ainda assim mostra um certo otimismo. Fiquei triste com o destino de alguns personagens.

Erika 06/08/2023

" Uma hora em que você entendia que era uma partícula de pó, transitória e frágil em um vasto universo, uma chama de vela em uma sala vazia. Felizmente, amanhã era sempre um novo dia, as pessoas se levantavam, e você começava a fazer tarefas que o distraíam da realidade"

Tharlley 15/11/2023

Boa continuação, mas é uma pouco confuso, mesmo assim é bom de ler e acompanhar o desenvolvimento da história

Tomperval 23/01/2023

A Guerra Longa
O livro é uma ótima continuação do seu antecessor, A Terra Longa, e resolve os conflitos deixados em abertos no mesmo. Mesmo assim, o livro não é forçado. Os personagens antigos têm uma nova face apresentada, já que estão mais velhos e maduros.

O livro realmente te prende do começo ao fim, não é maçante e tem uma forma de narrar muito boa, contando a história de vários grupos diferentes.

Contendo um dos conceitos de ficção mais bem-pensados que eu conheço, esta série de livros é, definitivamente, uma ótima recomendação.

Gabriel.Deschamps 25/03/2024

Um universo fascinante
O livro expande o universo apresentado em "A Terra Longa", trazendo novos pontos de vista e mundos ainda mais malucos. Além disso, há todo um contexto social decorrente da descoberta da Terra Longa e a ocupação dela pela humanidade. A melhor parte da série é poder conhecer um pouco sobre as outras terras e as implicações na vida dos seres humanos e a ecologia expandida desses mundos.

Contudo, algumas das tramas apresentadas são pouco desenvolvidas e a resolução do conflito principal do livro pareceu fácil demais. Isso é uma consequência da própria Terra Longa: com tantos mundos para se saltar, a resolução da maioria dos conflitos é, naturalmente, fugir para os mundos vizinhos.
Ainda assim, recomendo a leitura e me prendeu do início ao fim. Uma pena que não temos o restante da série em português ainda.