Latim em pó

Resenhas - Latim em pó

1 | 2 | 3 | 4

Claudio.Berlin 22/08/2023

Sensacional
Um dos livros mais interessantes que já li .
As origens , evolução contínua dos idiomas , entender essas mudanças e usar menos os termos " certo e errado " são várias coisas que aprendi nesse livro.
Embora seja muito focado no português, os ensinamentos da evolução do idioma são aplicáveis a todas as línguas .
Entender que a língua é viva e que me muda dia a dia me faz ver os idiomas de outra perspectiva.

Carol Grassino 06/04/2024

Incrível
Foi um dos livros mais interessantes que eu já li! Com certeza irei desconstruir a maneira como julgo a língua brasileiro. Recomendo um milhão de vezes!

Joao.Trevisan 24/05/2024

Caetano Galindo escreve, de maneira acessível ao grande público, a história da Língua Portuguesa falada especificamente no Brasil. Inicia no protoindo-europeu, passando pelo latim, pelas línguas faladas na Península Ibérica, e pelas influências externas que recebeu o português até o achamento do Brasil, ainda em Portugal. A partir daí, conta-se a história das línguas do país e de sua influência para a formação do Português Brasileiro, ou simplesmente língua brasileira.
O autor defende a língua como patrimônio imaterial da cultura de um povo, e como forma de transmissão de afeto.
Possui intertextualidade com a música “Língua”, de Caetano Veloso, a partir do título e encabeçando certos capítulos. Música também consta na epígrafe do livro.

Simone Brito 26/02/2024

Interessantíssimo!
Recomendo que todos os profissionais de letras leiam esse livro porque ele nos faz ter em mente uma linha do tempo com a evolução da língua.
Se há algo negativo a dizer sobre o livro é o gostinho de quero deixado por essa leitura. Alguns assuntos foram comentados muito rapidamente, porém entendo que o propósito era mesmo esse, ou seja, aguçar a curiosidade do leitor.
Super recomendo a leitura.

Renan 24/02/2024

Acredito que todo mundo que se interessa ao menos um pouco por linguística, etimologia, idiomas e áreas correlatas vai adorar esse livro. Ele fala sobre todos esses assuntos com uma linguagem leve, de modo bem claro e, o mais importante pra mim, de um jeito muito interessante.

É curtinho, mas cheio de referências e outras sugestões para aqueles que quiserem se aprofundar no assunto. Leitura divertida, recomendo!

Felipe.Camargo 18/02/2024

Maravilhosa leitura
O autor faz uma viagem histórica desde a formação da linguagem humana até às variações do "pretoguês" brasileiro. Livro incrível, leve e didático!

Tulio_Moreiraaa 09/01/2024

Uma breve e saborosa leitura sobre nossa Língua Materna
O livro de Caetano Galindo é, como o subtítulo já informa, um "passeio" pela formação do português brasileiro. Ressalto essa ponto pois é um livro curto e breve, não se propondo a ser uma obra acadêmica exaustiva, porém com uma escrita agradável e que utiliza cada palavra para avançar sua narrativa, sendo proveitoso para o especialista e para o leigo.

A obra consiste em uma visão geral da história formativa de nosso idioma, recuando até a formação das línguas indo-europeias, a expansão do Latim, sua fusão com as línguas celtas e germânicas, o impacto do árabe, as transformações realizadas pelos indígenas e africanos até suas diversas matizes de recorte regional e socioeconômico.

Com exemplos vividos, interessantes e apresentando em tom conversacional as discussões acadêmicas atuais, o livro se torna uma boa introdução para quem quer passear um pouco na história da formação dessa língua que, como os franceses nomeiam e o livro refererencia, o "brasileiro", ou como Caetano Veloso canta e inspira o título da obra, o "Latim em Pó".

Mary Stella 10/10/2023

Maravilha
Uma beleza de livro! Muito bom organizar nosso conhecimento sobre nossa língua, saber de onde ela veio e todas as interferências por ela sofridas. Acima de tudo, apreciar seu contínuo desenvolvimento.

debora-leao 20/09/2023

Fantástico e vanguardista
O livro é claro, direto, coeso, bem estruturado, moderno. Eu faço mestrado em Linguística e o Caetano traz muitos temas que debatemos hoje de fato, mas de uma forma leve que auxilia até quem está na academia, pq às vezes fugir do jargão faz muito bem. É um passeio mesmo, bem pictórico em alguns momentos, que devorei em 7 dias. Fantástico.

JoAo.Gilberto 31/05/2023

Um livro muito legal, com uma linguagem simples e que é realmente destinada à todos aqueles que querem adquirir um conhecimento sobre a nossa língua.

Anderson 26/05/2023

Excelente opção para quem quer conhecer um pouco da história da língua portuguesa sem precisar de conhecimento técnico do assunto.

1 | 2 | 3 | 4