O Menino Rei

Mariane Gusmão

Resenhas - O Menino Rei

eu_lucasx 31/03/2023

Recomendo!
O livro me interessou do começo ao fim.
A história é fluida e muito bem contada, embora em alguns pontos seja confusa. Porém, ao terminá-la, você encontra um pequeno resumo escrito sobre todos os fatos e isso faz com que as dúvidas sejam respondidas.
No geral eu gostei bastante e foi uma leitura divertida e fascinante. O número de reviravoltas para mim foi surpreendente, já que não conhecia a história.
Recomendo para quem quer saber mais sobre o Egito Antigo, e principalmente sobre o Faraó retratado! :)

Maria14387 08/08/2023

O livro é muito interessante, uma história curta, boa para passar o tempo, me prendeu do início ao fim, porém algumas partes são um pouco confusas.

Maria 16/08/2023

O livro é bem curto com ilustrações muito lindas, porém ele tem partes um pouco confusas, mas é um excelente livro, bom para aqueles que gostam de quadrinhos e não gostam de livros muito longos.

Emerz 01/06/2023

O gibi mergulha nas areias do Egito para contar a história de um dos seus nomes mais conhecidos, "Tutancâmon".

Uma narrativa fantástica cheia de detalhes e conflitos, que vai se desenhando e desenrolando até o ponto final e não te faz soltar um segundo sequer das páginas.

Seja pelos conflitos que o personagem enfrenta e tenta resolver. Seja pelas próprias páginas que saltam os olhos. Com um traço incrível e uma utilização de cores primorosas. O quadrinho trás toda essa riqueza que o império egípcio esbanjava.

O ponto interessante é que quando se pensa no Egito, vem logo os deuses na mente, por serem as figuras mais emblemáticas. Então para resolver esse problema dos leitores pensarem "como será que eles representam os deuses?"
Os autores colocam logo eles de cara, como que quem diz "toma aqui seu doce, agora escuta o que eu tenho pra contar"

Taylor 26/10/2023

Rápido e divertido
Resolvi ler essa HQ por indicação de um amigo. Achei a ideia bem interessante e gostei do livro. Para quem gosta ou se interessa em algum nível pela mitologia egípcia, é uma experiência bem agradável.

A história conta a história de Tutankamon de forma bem ligeira e um tanto poética, retratando aspectos da civilização egípcia e sua mitologia.

Também achei interessante que o retrato que é feito do governo do pai de Tutankamon, no qual uma tentativa de estabelecer uma religião monoteísta foi feita, me lembra esteticamente da imagética que normalmente nos remete ao cristianismo ? não sei se foi proposital ou apenas um reflexo da nossa realidade na busca de imaginar os costumes de um povo tão antigo, de qualquer forma achei interessante.

As páginas da HQ são muito bonitas e as paisagens retratadas ficaram lindas demais. Um dos principais pontos fortes da obra.

Guilherme Duarte 03/01/2024

Surpreenda-se pelo passado
Um poderia pensar que não há nada nesse quadrinho que já não tenha sido contado pelos livros de história ou séries televisivas.

Entretanto, a forma como é contada - misturando fatos históricos, mitologia e pressupostos plausíveis - é muito boa, que só fica melhor com o apêndice no fim dando mais cor à vida no Egito antigo e explicando diversas passagens do quadrinho.

É fascinante acompanhar a história do famoso menino imperador Tutancâmon e o possível desenrolar de sua vida. Os mistérios acerca de sua vida no trono deixam as coisas ainda mais interessantes e deixam aquela vontade incontrolável de saber mais sobre o Egito e a verdade desse fascinante império.

Daubian 05/02/2023

Tesouro iluminado
Mais um trabalho impressionante desse grupo. Dessa vez com a história de Tutancâmon. Eu acho a caracterização excelente, os detalhes, as artes, tornam o antigo Egito vívido e factível. Quero registrar que a iluminação é uma das melhores que eu vi recentemente. Cada luz é tão ricamente ilustrada e posicionada. A história real é cheia de lacunas e é um período muito interessante e eu amei ler. Tramas políticas, conflitos religiosos, superação pessoal, mortes trágicas...precisava de uma boa série. A escolha do sobrenatural foi boa para trazer mais elementos egípcios e dá um final bem curioso. Eu me senti de novo, igual Carter, fazendo a descoberta de outro tesouro.

Alessandra.Stanki 14/03/2023

3/10
Não gostei não, eu já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha chegado a ler ele, nem sabia que era em quadrinhos, eu apenas li ele por causa do Leia Paraná, e sinceramente, nem sei como farei o resumo desse livro.
Kel.T 12/09/2023minha estante
Nossa, eu tô assim. Merda de Pr

Moira!@3@ 17/03/2023

Quadrinhos nacionais de altíssimo respeito!
Depois de ter lido e adorado Gioconda, resolvi apostar no novo trabalho da Nemo com o trio Felipe, Olavo e Mariane, e ainda bem que fiz isso! O Menino Rei é uma ficção muito bem elaborada e baseada em um trabalho de pesquisa intenso e fascinante. Apesar de gostar bastante de histórias que se passam no Antigo Egito, conhecia pouco sobre a história do Tutancâmon, então fiquei fascinada com a situação delicada que ele herdou do próprio pai e os tumultos pelos quais ele passou em seu reinado. Além de aprender mais sobre o Antigo Egito, foi interessantíssimo tentar enxergar os conflitos a partir do ponto de vista de uma criança que estava assumindo uma posição de tanto poder. Juntando tudo isso com elementos de mitologia egípcia, ainda por cima, a trama ficou ainda melhor! Com roteiro, arte e cores impecáveis, O Menino Rei é um trabalho primoroso! Parabéns ao time inteiro e à Nemo!

Jaine.Bomfim 25/05/2023

Acabei ... De começo fiquei decepcionada em saber que era uma história em quadrinhos, a história teve uma desenvoltura rápida, com várias páginas em branco.
Apesar de ser uma história sobre o Egito antigo, os nomes muito difíceis acaba que dando um "nó" na cabeça na hora da leitura.

Luí­s Carlos Sousa 05/06/2023

Uma equipe de sucesso
Fui ler "o menino rei" porque a equipe que produziu o quadrinho foi a mesma de "Gioconda" e não me arrependi. Apesar de um começo complicado - cheio de termos bem alienígenas pra mim - a capacidade de misturar fantasia com o pouco de se sabe sobre Tutancamôn é um verdadeiro deleite pela qualidade como costuram essa história. Desenhos primorosos, cores espetaculares e um texto que não vai te soltar até que vc chegue ao fim.
Quadrinho mais que indicado.

Eduarda 22/06/2023

Foi uma leitura até que rápida e que fluiu bastante. O livro é interessante de se ler, embora tenha umas partes meio confusas. Mas pra que gosta de histórias sobre o Egito eu recomendo. (Li por causa da escola)

luiza 27/08/2023

Tem muitas páginas em branco no meio do livro, como "divisorias" muito extensas, porém, gostei muito das ilustrações e a forma da narrativa

Lia 09/09/2023

O menino rei
Com traços marcantes e cores deslumbrantes, esse quadrinho te transporta para o antigo Egito desde as primeiras páginas.

PedroTOS Ribeiro 06/11/2023

Quadrinhos históricos são preocupantes
O menino rei começa com uma premissa interessante cheia de potencial, por um segundo achei que seria atropelado por uma corrente filosófica cheia de nuancias dentro de uma alegoria pertinente, e pude ver apenas uma crítica rasa a meritocracia e como isso ainda acompanha mesmo após a morte... endocandoqquea aristocracia das realezas são unânimes independente de seus feitos. Ainda assim é uma leitura fictícia muito bem embasada nos estudos arqueológicos que se permitiram a contar uma historia que poderia muito bem ter acontecido.