Serial Killers: Made in Brazil

Serial Killers: Made in Brazil Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killers

Carol 23/01/2023

Completo mas pesado
O livro é muito interessante, apresenta informações muito completas de maneira clara e envolvente para o leitor leigo (exceto no último caso, do Pedrinho Matador, que avisam que é adaptação de um texto acadêmico, mas que mesmo adaptado segue parecendo um texto acadêmico). Mas a temática por si só já é muito pesada, e quanto mais detalhes têm os casos, de acordo com a maior quantidade de informações disponíveis para a autora, mais difícil fica a leitura para a gente como ser humano. Especificamente a entrevista com o ?Vampiro de Niterói? é muito difícil de ser lida.

Recomendo estar em um momento de paz com sua saúde mental antes de pegar esse livro.

Camila 28/02/2024

Brasileirismos
A primeira vez que li esse livro, não estava pronta para o nível de maldade que ele trazia. Claro que nunca vou estar pronta para ver essa maldade de frente. Mas hoje, consigo enxergar as nuances e os estressores que os levaram a cometer o que cometeram.

Um trabalho riquíssimo da Ilana, e deve ser lido em doses homeopáticas para ser aproveitado todo o seu conhecimento sobre os níveis de maldade.

Juju 29/01/2023

A importância da pesquisa e estudos sobre serial killers em solo brasileiro
Ilana Casoy é criminóloga e escritora, dedicou-se principalmente ao estudo e pesquisas sobre serial killers - também chamados assassinos em série -, atuando como consultora em casos de grande prestígio como Nardoni, Richthofen e Perez (Daniela Perez). A autora já publicou diversos livros dentro do gênero true crime e até mesmo de ficção (mais recentemente publicou juntamente ao escritor de literatura policial Raphael Montes - sob o pseudônimo de Andrea Killmore - o sucesso "Bom Dia, Verônica" que virou série até então com duas temporadas pela Netflix), elaborou perfis psicológicos e contribuiu com roteiros para documentários, séries e programas de TV. Este livro em específico, Arquivos Serial Killers: Made in Brazil, foi lançado em 2010 em outra versão pela editora Ediouro. Mais tarde, em 2014, ganhou nova roupagem e atualização pela Darkside Books, em que uniram dois livros da autora dentro de um único volume que foi batizado apenas de Arquivos Serial Killers (com 700 páginas aborda casos e entrevistas com serial killers brasileiros - Made in Brazil - e análises sobre serial killers estrangeiros - Louco ou Cruel?). No finalzinho de 2022, a Darkside Books relançou Arquivos Serial Killers, porém dividiu em dois volumes: Made in Brazil e Louco ou Cruel?

O apêndice Arquivos Serial Killers: Made in Brazil se propõe a algo ambicioso dentro do true crime brasileiro: abordar, debater e analisar casos de assassinos em série dentro do Brasil, um país que busca em grande parte ocultar a existência destes indivíduos e varrer suas histórias para debaixo do tapete. Com uma equipe qualificada de entrevistadores, psicólogos, psiquiatras e médicos da área criminal, Ilana Casoy tem como objetivo compreender melhor o funcionamento da mente destes seres que afinal também são humanos, uma vez que, talvez assim possamos evitar que outros semelhantes a eles triunfem ou saiam impunes. É interessante observar como em países de primeiro mundo, como por exemplo os Estados Unidos, serial killers são amplamente monitorados e existe grande investimento na área da pesquisa já que em sua cultura entende-se que quanto mais souberem sobre eles, mais fácil será desenvolver métodos eficazes de captura e de fato são pioneiros e referências neste quesito, contando com grandes especialistas como Robert Ressler. No Brasil serial killers são tabu e por conta deste impasse pouco se conhece sobre os nomes mais perigosos e prolíficos neste ramo da morte, e é por isso que quando ouvimos falar sobre eles o choque é tão grande, causando espanto e por vezes histeria. Neste livro Ilana Casoy apresenta cinco nomes e se propõe a elucidar, ou amenos tentar, suas motivações, ritual e fantasias para que possamos compreender um pouquinho melhor a mente de um serial killer. O livro é bastante técnico, porém extremamente completo e preciso, factual. Recomendo bastante principalmente para quem está iniciando no gênero true crime e gostaria de aprender alguns conceitos básicos e essenciais.

Bea 30/01/2023

Mindhunter made in brazil
Ilana trás para nossa realidade um tema polêmico: serial killers, que geralmente só vemos "americanizados" ou mais como monstro do que ser humano.

Gostei de como ela trata o assunto com seriedade, mesmo que o peso das histórias façam você ir pelo caminho da raiva, ao invés de tentar entender o lado do criminoso. Além disso, trás uma ótima reflexão sobre o sistema carcerário brasileiro e suas falhas.

ttorturepoet 10/09/2023

??. ser??l k?llers, m?de ?n br?z?l - ?l?n? c?so?

? ? ? ? ?

? st?rt: 02/09
? end: 10/09

?como reverter ent??o esse ent??o "dest?no", que roub? os d?re?tos m?gnos ? v?d? e ? d?gn?d?de hum?n? num c?clo ?nterm?n?vel?

Nila 25/03/2024

Aqueles livros que não são pra qualquer um... Apesar do livro ser interessante, ao comparar com outros que eu li nessa pegada, esse deixou a desejar. Pra mim a falta de padronização na forma de contar as histórias dificulta um pouco o processo de leitura de um tema que por si só, já é bem difícil. O último capítulo em formato de artigo traz um debate interessante, mas novamente quebra um pouco com a coesão do livro que pula para uma leitura densa e acadêmica. De qualquer forma, todo o livro traz a luz questões importantes sobre o nosso sistema penal e a nossa sociedade em si.