Serial Killers: Louco ou Cruel?

Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killers

Davi Oliveira 12/10/2023

A mente é complexa
Este livro trata da história dos mais famosos serial killers, como Ted Bundy, Dahmer, John Gacy, entre outros que ganharam grande reconhecimento.
É um livro descritivo de casos reais, tratando cada assassino e seus casos como um mini documentário. Sua estrutura de narração tem como base a apresentação dos crimes, a identificação do assassino, a visão do assassino sobre como os crimes foram cometidos, uma biografia do criminoso e como foi encerrada sua carreira de crimes.
As primeiras 65 páginas do livro são dedicadas: ao entendimento de como funciona a mente de um serial killer; a apresentação de dados comportamentais; perfis psicológicos existentes até agora; como é o processo de reconhecimento de um assassino em série; desmistificação de crenças populares, como psicopatia e sociopatia levarem um indivíduo a se tornar um serial killer.
É um livro que acredito cumprir com o prometido. O termo ?acredito? devido não ter realizado uma análise bibliográfica para ser feita a comparação entre o que foi apresentado e o que foi noticiado e narrado nas demais bases de informações. Quanto à escrita, possui uma linguagem de fácil entendimento.
Uma crítica ao livro seria os momentos onde foi dada uma carga sentimental ao que estava sendo narrado, um ar melodramático. Foram poucas, mas ocorreram. Por se tratar de uma obra documental e não ficcional, é completamente inapropriada a introdução de elementos melodramáticos, pois assim tira a objetividade e imparcialidade. A inserção de carga sentimental é uma tentativa de manipular as emoções do leitor, comprometendo a autenticidade da narrativa. Seria mais eficaz manter a sobriedade característica do gênero, permitindo que os eventos por si só transmitissem a profundidade e impacto da história. Isso contribuiria para uma experiência de leitura mais autêntica e alinhada com a proposta original do livro.
Em contrapartida, isso poderia, nos momentos onde a narrativa se coloca na visão do assassino, não transmitir toda a sua crueldade.
Foi essencial que tiveram a preocupação de apresentar dados científicos e analíticos. Mostraram que o processo de formação de um serial killer é composto de uma série de processos, envolvendo não só patologias, distúrbios, causas anatômicas em cérebro e hormônios, mas também envolvendo o papel que a sociedade tem na formação do indivíduo. Isso fica perceptível principalmente quando é avaliada a história de infância dos assassinos, as ?coincidências? em relação a traumas sofridos, violência, negligência. E ter essa consciência não é ter empatia, ter dó, dar justificativa, passar pano para os crimes que essa gente cometeu. São criminosos e devem pagar legalmente pelo que fizeram. Mas avaliando seus casos onde em que posição social estavam (no contexto da infância), com certeza se pode ter uma maior noção e até construir um método de como menos serial killers poderiam surgir. Acredito que isso já esteja em prática de forma indireta, através das campanhas de combate ao bullying e de outras que combatam qualquer tipo de violência. Todos os casos noticiados pelo livro são de décadas passadas, períodos onde não havia conscientização a respeito de agressão, abuso, traumas psicológicos, etc, envolvendo o processo de formação da criança como indivíduo. - É só uma análise pessoal sobre o assunto.
Concluindo, é um livro interessante e que acredito cumprir com sua proposta básica, mesmo trazendo os pontos mencionados a respeito da carga sentimental. Suas primeiras 65 páginas são essenciais e fundamentais. Se não fosse trago o conteúdo que elas apresentam, com certeza eu daria uma nota muito baixa pela negligência. Um tema como esse exige contextualização científica prévia, mesmo que pouca.

Sofista 29/06/2023

Livro bem interessante, conta sobre o perfil psicológico, assinaturas e modus operandi de alguns serial killers. O livro até que falou pouco sobre Hittler.
Caroline Gonçalves 10/09/2023minha estante
Ilana Casoy é maravilhosa. Espero que tenha a parte 2. Livro impecável.

Yasmim668 27/02/2024

Rapaz... pra quem gosta de True crime esse livro vai ser uma leitura incrível. A riqueza de detalhes de cada caso me deixou chocada. Cada caso foi insano e bizarro. Parecia que tinha um filme passando na minha cabeça a cada capítulo que eu lia. Estou animada pra ler o segundo volume

Larih 10/11/2023

O livro é realmente muito bom, traz a história dos serial killers mais famosos. Confesso que, pelo título, esperava algo diferente, que fosse falar mais sobre a psicologia atrás dos casos e não contar a história dessa maneira. Mas de toda forma, é um bom livro, detalhado e bem escrito. Agora pretendo ler em breve o Made in Brazil.

Yuri1912 03/02/2024

Assustador!
A forma como a crueldade humana é retratada nos traz um choque do mundo em que vivemos, nos questionando sobre o que se esconde por trás das diversas máscaras que nos sorriem em todos os lugares.

Caroline Gonçalves 10/09/2023

Livro Maravilhoso
Estou na metade do Livro. A leitura é ótima e agradável, mas pra quem é sensível, talvez seja um pouco pesado. A Ilana Casoy com certeza demonstra total conhecimento no assunto. Sem dúvida uma das das melhores criminólogas da atualidade. A forma como ela aborda os casos no livro cativa e te prende totalmente. Adoro a escrita dela. Além disso, o livro é muito ilustrativo com fotos super legais. Livro obrigatório para os amantes de true crime. A diagramação do livro é top. Amo a Darkside.

Caroline 22/11/2023

???
Quando pensamos que o ser humano não pode nos surpreender, com esse livro tive a certeza que sim!

A cada página um embrulho no estômago, admiro a Ilana Casoy, por conseguir escrever sobre e pesquisar tantos casos. A humanidade falhou!

Daiane386 25/01/2024

Amei!
Ilana casoy é uma grande conhecedora só assunto; pra quem curte truecrime e comportamento humano é uma jóia!

_kauanacomk 03/03/2024

Um livro para quem tem estômago, ou que queira estudar sobre o assunto.
Ilana Casoy trás em "Serial Killers: Louco ou Cruel?" inúmeras estórias sobre vários serial killers (principalmente estado-unidenses), com muitos detalhes e descriçôes que para quem tiver estômago fraco eu não recomendaria. Mas se acaso você é como eu e gosta de estudar sobre esses assuntos, esse é um excelente livro, a introdução trás muitas informações interessantes que te fazem questionar sobre como todos estamos sujeitos à lobos com pele de cordeiro todos os dias das nossas vidas - que para alguns é apenas objeto para saciar suas vontades mais homicidas - não dei 5 estrelas no livro pois apesar de a editora ser excelente na maioria dos seus projetos, o texto conta com algumas falhas de escrita básica e em alguns momentos as descrições feitas pela autora foram bem rasas ou confusas. Mas eu gostei da experiência como um todo e super recomendo este livro para quem gosta de estudar estes casos.

poteshermeticos 13/05/2024

"Cujas histórias de sofrimento (...) só podemos adivinhar."
SINOPSE: Este livro é dedicado às vítimas conhecidas e desconhecidas de assassinos loucos ou cruéis, cujas histórias de sofrimento e morte só podemos adivinhar. É dedicado também aos seus pais, filhos, irmãos, companheiros de vida e amigos que nunca tiveram a chance de se despedir.

RESENHA: Me interesso muito pelo trabalho de Ilana, a autora, desde que comecei a ler sobre crimes reais e perfis criminais. Como uma grande admiradora de seu trabalho, estava bem ansiosa para ler o livro.

A primeira parte do livro explica ao leitor o que caracteriza um Serial Killer, como eles selecionam suas vítimas, apresenta análises comportamentais, semelhanças entre esses criminosos, mitos e crenças, além de analisar a cena do crime, entre outros temas. A segunda parte, intitulada "A Galeria do Mal", traz histórias de Serial Killers reais e constitui a maior parte do livro. Nele, conheci muitos casos que nunca tinha ouvido falar. A terceira parte inclui anexos e informações adicionais, abordando temas como a pena de morte.

Ilana se baseia em fontes confiáveis, sendo ela mesma uma fonte muito confiável. Ela compartilha, no episódio #683 do Podcast "Podpah", suas experiências em investigações nas quais esteve envolvida. Nesta obra, cita vários estudos, desde a teoria freudiana até escolas clássicas e positivistas, além de profissionais e pesquisas recentes que embasam suas análises.

O material é muito bom, embora nem sempre se aprofunde completamente em alguns tópicos, os quais são abordados de forma rápida (não necessariamente todos). Recomendo, portanto, realizar pesquisas adicionais durante ou após a leitura. Embora tenha visto algumas críticas a esse aspecto, não foi algo que me incomodou ou que percebi como lacuna na leitura. Para mim, funcionou como um excelente guia para estudar crimes reais e ciência comportamental, que era meu objetivo. Notei também que, ao avançar no livro, a escrita passou de uma abordagem mais jornalística para uma linguagem mais literária.

Adorei o livro, e recomendo novamente o episódio do Podpah mencionado, disponível gratuitamente, no qual Ilana é entrevistada. Lá, ela explica detalhadamente como tudo começou e compartilha suas experiências ao acompanhar, ao vivo, momentos como a reconstituição do caso Von Richtofen e muitos outros.