O mistério de Henri Pick

O mistério de Henri Pick David Foenkinos

Resenhas - O mistério de Henri Pick

Grecia.Regis 26/10/2022

Cativante e divertido
O livro começa numa crescente que é impossível parar de ler! Os novos personagens são apresentados de um jeito fluído. A escrita do autor pode ser descrita com uma passagem da página 50 "Quando algo nos proporciona um bem-estar, não nos perguntamos sobre suas causas". Quando o mistério central é apresentado senti uma mudança no ritmo. Mas o final fez valer a pena. Gostei bastante!

Lizia.Yohanna 23/06/2023

Irrelevante
Não esperava muito desse livro já que não foi uma escolha minha comprar veio no clube de assinatura, mas ainda assim fiquei decepcionada pois os outros do clube que li foram muito bons.
O livro começa chato e vai dando uma melhorada até que começam a enfiar personagens que não entendi de onde veio e pra quê serviam.
A história foi ficando chata, cansativa e enrolada e os personagens que achei que seriam os protagonistas perderam o foco e suas histórias foram ficando mecânicas e sem nenhuma real contribuição até o plot final ser revelado.
Achei o plot genial, jamais esperei por aquilo mais ainda assim fiquei um pouco desapontada com as decisões que eles tomaram no fim. Todos tiveram suas histórias contadas? Tiveram. Mas foram boas histórias? Não. Então não é um livro que indico e que pense em reler algum dia.
Japa 23/06/2023minha estante
Esse clube de assinatura no caso é a TAG?

Lizia.Yohanna 24/06/2023minha estante
Sim

@vcdisselivros 30/12/2022

“Os leitores sempre encontram a si mesmos nos livros, de um modo ou de outro”
Resenha - O mistério de Henri Pick

“Ler é um prazer totalmente egoísta. Inconscientemente, buscamos algo que fale conosco. Os autores podem escrever as histórias mais descabidas e as mais improváveis, eles sempre encontrarão algum leitor que dirá: "É incrível, você escreveu minha vida!"

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Na França, um excêntrico bibliotecário insere em seu acervo manuscritos recusados e jamais publicados por editoras.
° Anos mais tarde, Delphine, uma jovem editora em ascensão, visita à biblioteca e encontra por acaso um texto digno de se tornar best-seller.

° Ao investigar mais, Delphine descobre que o autor de "As últimas horas de amor” já faleceu, mas isso não impede a jovem de buscar a família dele e obter autorização para publicar a obra.

° A notícia pega todos de surpresa, Henri Pick foi um recluso pizzaiolo, tido pela família como alguém contido e uma rotina cheia de hábitos, então em que momento ele escreveu esse livro de que todos estão falando?

° Considerado um sucesso de vendas e prestes a se tornar filme, a obra altera o curso da vida de muitos e chega a virar alvo de investigação agora que muitos se perguntam o que está por trás da criação do título.

° Nada é o que parece, dúvidas e mais dúvidas atingem os envolvidos que estão ávidos por uma resposta para o mistério de Henri Pick.

POR FIM

Seria lindo se o livro fosse tudo isso que menciono, a verdade é que o projeto gráfico maravilhoso e a promessa de ser algo mais decepciona (muito) quando vemos que ele não passa de um rostinho bonito.

Por mais que o autor da obra, David Foenkinos, seja uma simpatia com os leitores e declare seu amor ao Brasil, não consigo encontrar meios para defender a bomba que foi essa leitura.

Como dizem, ele tinha a faca e o queijo na mão, mas o potencial do livro não foi bem explorado. Os personagens são vastos, rasos e mal desenvolvidos, não conseguimos ao menos diferenciar um do outro. Aos poucos vemos que todos são monótonos, previsíveis e beiram o clichê, deixando claro que falta vida, maior interação…

O desfecho poderia ter muitas resoluções, mas o plot (se é que podemos chamar assim) toma o caminho mais óbvio de todos.

Longe de mim desmotivar o próximo, mas talvez assim, sem expectativas, você aprecie melhor a leitura.

Rodrigo1001 21/04/2024

Para francês ler (Sem Spoilers)
Título: O Mistério de Henri Pick
Título original: Le Mistère Henri Pick
Autor: David Foenkinos
Editora: TAG (L&PM)
Número de páginas: 256

O mundo literário e a mídia entram em frenesi com um novo romance excepcional, recém-lançado.

Mas, quem o escreveu?

Ninguém sabe ao certo!

É um grande mistério a ser resolvido.

Ambientado na Bretanha e em Paris, “O Mistério de Henri Pick” é uma pequena história de como a busca por um escritor supostamente desconhecido acaba mudando relacionamentos e vidas.

Com um estilo de escrita simples e eficaz - comum nos livros do escritor francês David Foenkinos - e salpicado por um tom irônico e ao mesmo tempo simpático, o autor cria uma narrativa dinâmica que convida o leitor a criar sua própria teoria sobre a autoria do misterioso livro. Diante de tanto suspense, as páginas são viradas quase que automaticamente, criando uma urgência que só termina quando o mistério é revelado, lá no finzinho do livro.

Podendo ser definido como um thriller literário, cai bem para uma leitura despretensiosa, para um dia na praia ou até mesmo em uma viagem de avião, sem muito alvoroço.

Enfim, como sabemos, livros são centrais na cultura francesa (ainda). Daí que o mesmo mercado editorial possa ser o tema central neste agradável thriller que é "O Mistério de Henri Pick" faz com que a leitura seja mais direcionada e interessante para os próprios franceses do que para o resto do mundo. Sem exibicionismos, o livro expõe os prazeres e as contradições de uma cultura livresca, alma da França, que tem Voltaire, Rousseau, Zola, Montaigne, Proust, Balzac e tantos outros na condição de heróis nacionais. Mas, mesmo na França, essa centralidade literária parece em processo de erosão diante do culto à celebridades deste estranho mundo novo das redes sociais, dos likes e da superficialidade. Henri Pick fala de tudo isso com muita graça e sem qualquer afetação, peso ou sobrecarga intelectual inútil.

Como veredito final, minha percepção é de que a conclusão do mistério não é tão fascinante quanto o processo investigativo em si, mas, mesmo assim, para amantes ou não da literatura, é um livro correto, bem escrito, divertido e gostoso de ler.

Leva 3.5 de 5 estrelas.

Passagens interessantes:

“Dizem que o amor à primeira vista é o reconhecimento de um sentimento que já existe dentro de nós.” (pg. 23)

“Os leitores sempre encontram a si mesmos nos livros, de um modo ou de outro. Ler é um prazer totalmente egoísta. Inconscientemente, buscamos algo que fale conosco. Os autores podem escrever as histórias mais descabidas e mais improváveis, eles sempre encontrarão algum leitor que dirá: “É incrível, você escreveu minha vida!”. (pg. 69)

“É difícil datar o início do declínio do amor. O avanço sorrateiro das agonias é progressivo, insidioso” (pg. 108)

“Ela lembrava quando eles tinham se conhecido e o nascimento das filhas. Todas aquelas imagens de felicidade foram turvadas pela separação. Pelo momento em que ele dissera “Precisamos conversar”. A famosa frase sem esperança que anuncia, pelo contrário, que tudo já foi dito” (pg. 114)
Débora 21/04/2024minha estante
Queria muito saber sua opinião sobre esse livro, Rodrigo, então obrigada pela resenha, sempre perfeita e sincera!?

Rodrigo1001 22/04/2024minha estante
Débora, seu comentário me encheu de alegria! Muito obrigado!

Cicin 16/06/2023

Foi uma ótima leitura que me prendeu do início ao fim, gostei da forma que o livro é narrado, alternando os personagens e gostei da revelação no final

Bia 05/02/2023

Um mistério não tão misterioso assim
Recebi esse livro em novembro, pela TAG livros, e iniciei sua leitura em dezembro de 2022. De primeira, o assunto não me chamou muita atenção, confesso, mesmo sendo uma livro muito bem escrito e com capítulos confortáveis de ler.
Acredito que minha demora ao terminar a história foi porque realmente o enredo não me chamou muita atenção. A ideia de um livro colocado em uma biblioteca de "livros recusados" ser atribuído a um pizzaiolo que, aparentemente, nunca leu um livro na vida não foi muito chamativa, até porque, eu não estava muito interessada no "mistério", propriamente dito.
A leitura foi agradável e o livro é bem escrito, o final foi surpreendente e somente nas duas últimas partes é que engatei, de fato, no enredo, mas isso não tira o mérito da obra.

Andressa819 15/11/2022

O final
O livro tem uma escrita muito envolvente, mas achei os personagens pouco explorados, não consegui me conectar com nenhum, e o final achei muito corrido, sem sentido. No geral o livro é muito bom.

Mandy 12/05/2023

Literatura francesa
Leve, divertido, com um humor sarcástico tipicamente francês, a obra é muito interessante e com reviravoltas interessantes. Li em apenas dois dias!

O livro gira em torno do mercado editorial. Então são várias indiretas ao setor ou quem sabe autores (olá Elena Ferrante). Leitura é fluída e bem escrita.

Lulu:)) 17/11/2022

O final é legal
Achei o livro meio cansativo, foram poucos momentos que me senti realmente na história, a melhor parte do livro é realmente o final, é um livro bom, nada além disso.

Wander 22/11/2022

Após ler o livro, realmente refleti sobre o conceito do valor da "forma versus conteúdo".
A escrita do autor é bem tranquila e simples, o que consequentemente deixa a leitura bem fluente e rápida. As tramas e desfechos para as personagens e histórias são bem envolventes e bem elaboradas, sem pontas soltas. Bastante coerente e inteligente.
O final me surpreendeu e a reviravolta foi interessante, já que nos deixa o tempo todo tentando desvendar o mistério que rodeia Pick.

Erica.Barone 30/10/2022

Nem todo bom suspense precisa ser um thriller e O mistério de Henri Pick é a prova disto. Um livro leve e brilhante, que desperta nossa curiosidade contando histórias de amor. A trama é bem costurada e viciante. Vou confessar que o autor conseguiu me enganar, embora o desfecho não seja imprevisível.

Camilla.Conti 09/01/2023

Um livro sobre um livro que se torna um sucesso após ser publicado. Motivo: foi assinado por um pizzaiolo que aparentemente não era envolvido com livros e leitura.

Até a metade do livro acompanhamos a vida dos personagens da Bretanha, local em que se passa a narrativa. Depois, é apresentado ao leitor um personagem investigativo, o jornalista que não acredita que teria sido Pick que escreveu o romance.

Como ponto alto, destaco a escrita do escritor. Gostei muito do tom satírico que as vezes é apresentado, e também das notas de rodapé que complementam a estória com esse tom sarcástico.

No geral, recomendo a leitura, principalmente aos curiosos sobre editoras de livro e suas publicações. Não traz uma abordagem tão aprofundada desse aspecto, mas é pautado nesse universo.

LairJr 20/11/2022

Um livro bem divertido e rápido de ler. Achei uma escrita bem fluida e agradável. Algumas reviravoltas bem criativas.