Star Wars: A estrela cadente

Star Wars: A estrela cadente Claudia Gray

Resenhas - Star Wars: A estrela cadente (The High Republic)

Lous.Paulin 11/11/2022

Eu nunca senti tanta raiva lendo um livro antes.
Eu to triste e ao mesmo tempo com muito ódio no coração, sofri demais lendo.Dito isso, amei, 5 estrelas

Gabrielly.Recalcat 22/01/2023

Star Wars: A Estrela Cadente
Que fechamento para a primeira fase da alta república.

Nessa primeira fase nos deparamos com uma galáxia muito diferente do que vimos nos filmes e séries e também com um inimigo muito diferente.

A história é muito bem escrita e prende do começo ao fim, o vilão é bem desenvolvido e é muito fácil se apegar aos personagens, o que nesse livro, causa um certo desespero.

Vale muito a pena a leitura, não apenas desse livro, mas como os anteriores.

FlaviosParanhos 06/01/2023

Começo enrolado, mas um final muito bom.
Star Wars the High Republic

A ESTRELA CADENTE.

E chego ao fim do meu primeiro livro do ano! Mais um livro dessa nova leva de livros de Star Wars. Livro muito aguardado por mim, já que vinha na conclusão da primeira fase desse momento da saga. Claro, vários livros paralelos foram lançados, não no Brasil, mas foram. Porém é possível acompanhar somente pelos livros já lançados por aqui, mesmo eu recomendando fortemente que inclua as hqs lançadas pela panini no pacote. Principalmente pelo fato de uma das hqs acontecer exatamente ao mesmo tempo e, no mesmo local deste livro, mas em perspectivas e personagens diferentes.

Falando do livro em si, Claudia Gray já é uma velha conhecida dos fãs dos livros de Star Wars, sempre competente, com enredos mais sensíveis e, que sabe trabalhar o emocional, tendo dito isto, eu acho que esse não é um dos seus melhores livros, principalmente pq ela é limitada ao universo compartilhado aqui, tendo que escrever de acordo com as ações de outros autores em outras obras desse momento da saga. Isso com certeza deve atrapalhar, eu enxerguei muitos furos de roteiro, claro com a desculpa perfeita vinda das criaturas, do qual não falarei mais pelo spoiler, mas mesmo com toda a confusão mental do momento, me pareceu que ela esqueceu que os jedi não são os únicos com cérebro no universo e, que os civis poderiam ter sido muito melhor utilizados, o começo do livro também é muito enrolado, poderia ter sido bem mais fluido. Dá metade pro final a coisa muda um pouco de figura, o livro melhora muito, algumas atitudes corajosas da autora são tomadas, me causando surpresa e dor pelos personagens. Algumas mortes aqui para mim foram inimagináveis. Ninguém está seguro? no fim eu gostei, não absolutamente, mas esse final empolgante é um truque que dificilmente não dá certo cmg. Bom livro, ansioso pela fase 2.

Rhuan.Allen 24/10/2023

Ótimo livro. Nos mostra uma versão mais crescida/madura de Elzar e Bell, assim como um Stellan sobrecarregado com o peso de suas responsabilidades.
Exatamente como o primeiro livro da trilogia, são MUITAS mortes, não se apeguem à nenhum personagem em específico, pois ele pode não chegar ao fim do livro ainda vivo.
Nesse livro é introduzido um número bem menor de novos personagens.

O livro complementa a história dos anteriores, mas não conclui toda a trama. Sei que a história é complementada com as HQs, com os livros Infanto-Juvenis que foram lançados e também com os livros não traduzidos, talvez com a leitura de todos, seja possível chegar ao final da trama dos Nihil.

Gih 31/10/2023

A estrela Cadente
Eu já imagina o pq desse nome mas ler tudo oq aconteceu quebrou meu coração em milhares de pedaços.
Não tem como, essa saga foi um dos maiores acertos de Star Wars e não tem como não gostar. É a mistura perfeita da esperança com a dor e o sofrimento clássicos de Star Wars.
Ver tantos personagens morrerem de forma tão trágica e até vazia (quem leu sabe) é uma facada.
Apesar disso, estou ansiosa para ler mais e descobrir mais sobre algumas pontas soltas q ficaram

gabsduart 30/01/2024

Alexa, tocar "Skyfall" da Adelle
Entre esse, "Luz dos Jedi" e "Ascensão da Tempestade", esse é o menos agitado em relação à ação e pancadaria, o que não significa que não tenha emoção nenhuma, ele te deixa nervoso e apreensivo (os Jedi vão conseguir ou não? vai ter mais morte? se sim, de quem? dos próprios Jedi? de civis que já conhecemos bem?) e terminei ele chorando.

Toda história fica voltada para uma questão específica e aí vc entende perfeitamente o motivo do livro ter esse nome.

E nossa, impressionante como você realmente não pode se apegar a nenhum personagem, pq aqui mostra que NENHUM está seguro da morte, não importa o quão importante você acha que esse personagem possa ser para a história (meu choro foi culpa de umas dessas mortes viu?)

Gostei muito de como desenvolveram a evolução do Bell (e do Stellan também), mesmo depois de tudo o que aconteceu com ele. Amei o fato do pessoal da "Nave" ter voltado nesse livro (Leox e Affie incríveis como sempre, e não há ninguém melhor para escrever o Geodo do que a Claudia).

Eu amaria ler mais sobre a amizade do Stellan, Elzar e Avar em tempos de padawans, é uma constelação linda de se ver. Senti falta da Avar nesse, ela apareceu tão pouco, umas cenas aqui e outras ali.

ps: espero que não matem mais personagens queridos, fico agradecida.

Osmar Weyh 13/03/2024

A queda do Farol
Os Nihil prepararam um ataque aos Jedi, atacar a fonte de luz e esperança, o Farol. Enquanto os Jedis estão dispersos auxiliando quem necessita de ajuda, acabam se tornando susceptíveis no centro principal de suas operações.

Bruno Pacobahyba 25/03/2024

Mais um pra conta!
Mais um episódio muito bacana da Alta república! Pra quem é fã ou não eu recomendo! Ótima leitura, fácil e divertida...

vick_palagama 20/04/2024

A cada página que eu lia, pior ficava. Esse livro é um sofrimento do começo ao fim. Só depressão ???

FremenJeff 11/05/2024

O que desenvolve melhor as coisas até agora
O meu favorito da High Republic até agora. Acho que em alguns momentos a Claudia Gray parece uma barata tonta e demora pra um cacete para as coisas acontecerem com mistériozinho bem meia boca, porém gosto da forma como outros pontos são desenvolvidos.

Ainda acho que a grande ameaça desta história não são os Nihil e sim a própria arrogância dos Jedi e seus conflitos com o lado escuro da força.

O termo Sith é trabalhado nesta obra, porém de uma forma bem superficial. Yoda ainda é uma vaga lembrança, juro que é muito bizarro e acredito que internamente só podem ter proibido usarem o personagem, pois, aparecem milhões de Jedi "Além do seu tempo" e Yoda vira apenas uma notinha de rodapé.

Acho que o Timothy Zahn teria trabalhado melhores conceitos desta fase e desenvolvido melhor uma narrativa que sustente o desenvolvimento de uma nova era.

Os Nihil parecem mais um gargalo pontual do que uma ameaça de fato. Em alguns momentos temos a narrativa voltando para o líder desta ameaça e mesmo assim ainda é feito bem de qualquer jeito apenas para cumprir tabela.

Não sei se sou eu sendo o velho rabugento insuportável que já viu dias melhores e teve paciência para esses clichês, porém, eu não me conectei ainda totalmente com nenhum personagem desta saga.