Crisântemo de Ferro

Crisântemo de Ferro Ioná Raquel Nunes

Resenhas - Crisântemo de Ferro

Ly 22/07/2023

Arrebatador
QUE FINAL FOI ESSEEEEEEEEEEEEE?????!!!!! Namoral, que livro incrível. As cenas da Érida com o mocinho foram TUDO pra mim. O universo criado pela autora também é demais, rico em detalhes e descrições. Fiquei um pouco confusa com algumas coisas, mas deu pra passar. Um livro envolvente, maravilhoso e cativante. Mal posso esperar pela continuação ?

Alice 02/04/2024

Crisântemo de ferro é um livro com ação, distopia, casamento arranjado e muito mais. Eu amei como a autora enalteceu a cultura e o ambiente do Brasil, principalmente do nordeste.

Em Crisântemo de Ferro, o Brasil foi dividido em 5 reinos, onde cada um apresenta um elemento principal, sendo eles a água, a terra, o ar, o fogo e a tecnologia.

Érida Rúbia é uma princesa nascida em Alvares(tecnologia) e criada para ser uma máquina. Durante o livro, Érida se vê tendo que fazer uma difícil escolha entre seu coração e o seu reino, após viver toda a sua vida numa bolha, sem conhecimentos sobre o mundo. Além de ser perseguida por pessoas que querem sua cabeça, Érida também participa de um torneio, contra sua vontade, para encontrar um marido digno da mesma.

Leituras e Reflexões 07/04/2024

Ficção científica e ação!
Para quem gosta destes 2 gêneros, vai amar.
Eu comecei lendo pensando que era uma historinha fofa de ficção cristã. Me enganei ?
Sei nem porque pensei isso. A capa do livro já demonstra que não é um romance romântico? mas sei lá. Pensei!
Não se trata de uma ficção cristã. Pelo menos eu não a enquadraria nesse gênero porque os princípios morais/ cristãos aparecem raramente e sem nenhuma conexão explícita. Só toca de leve mesmo.
A história é muito bem construída. Detalhes muito bons. A trama está sempre te levando para ?o ápice?.
Indico!

Vanessaliteraria 20/11/2022

Érida Rúbia é princesa de um reino tecnológico e se comporta como se fosse uma máquina. Álvares é um lugar onde os livros são proibidos e comidas sólidas são raridade.
Ao participar do torneio O cravo e a rosa Rúbia se vê obrigada a escolher um marido entre altezas que vão disputar seu coração . Esses rapazes possuem habilidades surpreendentes ! Dominam fogo, água , terra e ar.
Essa história é cheia de conspirações e vão te deixar de boca aberta em muitos momentos.
O final do livro foi a cereja do bolo pra mim. O que posso dizer ? Amo histórias com dragões e animais alados e apaixonei pelo reino do príncipe Enki ???
Mas o final também quebrou meu coração ?

aissa 06/04/2024

Vi tantas avaliações boas sobre esse livro que me fez pensar que li ele errado...
A forma que ele foi escrito é bem confusa, as vezes eu não sabia quem estava falando ou até mesmo quem era o personagem. As cenas de ação também foram um pouco confusas.

Do início ao fim a Érica só me fez passar raiva, eu entendo que as condições em que ela foi criada fez ela ter essa personalidade, mas ela não tinha opinião própria, era muito dividida e confusa...
O Enki foi incrível, carregou esse livro nas costas.

E em relação ao final, foi uma tristeza! Não sabia que não era livro única, agora o jeito é esperar pelo próximo.

heloisa karin 14/02/2023

P E R F E I T O
Crisântemo de Ferro é um dos melhores livros que já li e vou falar o porquê:
1. Por ter uma continuação ele deixa coisas em aberto e o faz na medida certa, você termina e não fica com a sensação de que faltou muita coisa e também não pensa que não vai ter nada no segundo livro, ele te sacia ao mesmo tempo que te deixa com vontade de ler.
2. Os personagens tem seus dilemas bem escritos. Gente, não aguento mais a personagem brava que até brava é fofa com todo mundo, em Crisântemo de Ferro as emoções e pensamentos são bem explicados e as ações dos personagens fazem sentido dentro da história.
3. O nível de informação histórico brasileira nesse livro é INCRÍVEL, o que me deixou chocada com o quanto podemos inserir nossa história de forma BRILHANTE em uma distopia.
4. Gosto de ?Avatar a lenda de Aang? e os personagens ?dobrarem? os elementos deixou a história emocionante, é Jogos Vorazes com um Glow Up.
5. Tem romance mas não é o foco, o que faz com que você fique ansioso pelas cenas românticas que, por sua vez, não deixam a desejar em momento algum. O romance é bem escrito e emocionante.

Anaml 12/02/2024

QUE PALHAÇADA É ESSA, BRASIL?
Tendo ascendência nordestina eu realmente gostei muito de se passar no nordeste. No começo eu não estava interessada na leitura, mas quando chegou na metade começou a me prender e eu não pude largar mais.
Rúbia é uma das personagens que entrarão na lista de mais fortes porque o que essa garota aguentou e toda vez se colocava de pé não é para pessoas fracas. Curiosa, inteligente, estrategista e vários outros adjetivos se enquadram nela.
O livro é uma mistura de ?Jogos Vorazes?, ?Rainha Vermelha? e ?A Seleção?. Como uma nova amante de distopia, eu gostei de como o universo foi organizado aqui. Só achei que poderia ter mais aprofundamento.
Não entrarei na questão do romance, mas quando ler vai dar para passar raiva, rir, chorar, passar raiva de novo, e por ai vai. Bem, eu disse que eu não iria entrar em detalhes.
Para finalizar, eu gostei do plot. Mas vou colocar em letras maiúsculas A MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSE FINAL. O QUE FOI ISSO? POR QUÊ ISSO ? EU NÃO ACEITO E NÃO QUERO SABER. PRECISO DE UMA RETRATAÇÃO OFICIAL EM UM SEGUNDO LIVRO PARA ONTEM. EU NÃO QUERO SABER.
Enfim, é isso. Leiam para descobrir o porquê eu enlouqueci no último parágrafo.
Elenice 08/05/2024minha estante
Compartilho os mesmos sentimentos com relação ao final, por isso não consegui escrever minha resenha ainda.?? Que raiva??

Ruth Roland 19/07/2023minha estante
Gostei muito da resenha. Representa bem o que achei do livro. E o final... Fiquei com várias interrogações na cabeça kkkkk mas a história me prendeu bastante. Acompanho a Ioná há bastante tempo e acho que ela é muito criativa e só tende a melhorar na escrita

aperegrina.literaria 27/10/2022

Uma história de arrepiar!
Livro: Crisântemo de Ferro
Autora: @ionanuness

Pré - venda ebook na Amazon.com

? DESCRIÇÃO:

Érida viveu em uma bolha até os 18 anos. Foi criada para ser uma máquina e é assim que se comporta. Sua humanidade é desengatilhada ao se opor a morte de um Antitec, inimigo da Coroa. O mundo vira de cabeça para baixo logo quando está prestes a encabeçar o Torneio para escolher um marido entre Altezas que dominam fogo, água, terra e ar. Enquanto ataques rebeldes acontecem, ela vai descobrir as consequências do avanço tecnológico do seu reino e será forçada a se posicionar.

A princesa escolherá a pátria ou o próprio coração?

? MINHAS IMPRESSÕES:

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
Provérbios 4:23

*Família
*Amor
*Lealdade
*Identidade

Como sempre Ioná, sendo Ioná, com uma escrita leve, um enredo maravilhoso, com personagens bem desenvolvidos, com descrições maravilhosas ( sabe aquelas descrições que nos levam pra dentro da história? ?) e tudo isso leva a uma leitura fluida! Um romance, sem ser romântico mais romântico que já li, kkkkk. Eu sempre gostei de princesas, historias de princesa, nunca gostei de nada muito rosa, e nem muito frufru, aí vem a Ioná e me apresenta a Érida, uma princesa diferente de todas que ja conheci, uma princesa que usa vestidos maravilhosos, e que não são rosa e melhor ainda, ela usa armadura, haaaaa ganhou meu coração! Aventuras, segredos, batalhas, romance, tecnologia... O melhor de tudo, o evangelho visível em cada capítulo, deixando claro a soberania de Deus e tirando lágrimas em muitos momentos...

Gritei, lutei junto em cada batalha KKKK
Criei e continuo criando altas teorias sobre certos príncipes e sobre os Antitecs. No último capítulo foi impossível segurar as lágrimas!

E não, ainda não me recuperei depois de ler CDF.

Obrigada Ioná pela oportunidade de conhecer essa história antes mesmo do lançamento!

E anotem aí pra não esquecerem: LANÇAMENTO dia 06/11

Ni Afonso 27/10/2022

Eu não sabia que precisava ler uma distopia que se passa no Brasil até eu ler Crisântemo de ferro....
Eu amei essa experiência, ver nossas comidas típicas, nosso folclore e nosso mapa num livro de fantasia é um sonho!
Também amei o fato da princesa ser negra!

Diana 06/11/2022

Brasilidade surpreendentemente fantástica
Que eu sou apaixonada pela escrita da Ioná não é nenhum segredo! No entanto, esse livro é surpreendente.
Primeiro porque traz brasilidade, ainda que o Brasil como conhecemos não exista no livro, e sim 5 novos reinos. Ainda assim, tem um pedacinho de Brasil, seja na História dos reinos, ou nos pratos típicos, ou nos cenários.
Crisântemo de Ferro é diferente de toda fantasia que já li na vida (e olha que esse é meu gênero favorito. É uma mistura perfeita de fantasia, com ficção científica, romance e distopia. Para quem busca uma história cheia de reviravoltas, mistérios e um bom romance, Crisântemo de Ferro é minha indicação.

Elisangela Muniz 21/12/2023

Eu não entendi!
Eu gostei muita da construção da história. Gostei da ambientação e dos personagens, principalmente do Enki. Só que achei que o mistério que ronda os antitecs foi muito misterioso kkkkkkk a Erida não sabe de nada e eu estou junto com ela.
Não sei se eu sou lerda e não consegui ler nas entrelinhas ou se realmente era essa a intenção.
Me senti confusa com algumas descrições, principalmente as de luta. Alguns diálogos fiquei sem entender também por conta de não conseguir identificar quem estava falando.
Fora que o início foi um pouco dificultoso por estar escrito "anda sobre o muro, pula a pilha de terra" (inventei agora isso não tem no livro) e mais pra frente estar "falando com fulano, Erida fez isso e aquilo". Me deu um leve nervoso pelas mudanças, uma hora estando escrito no gerúndio e outra hora particípio. Enfim...
Mas a escrita da autora é muito boa.
Estou curiosa pela continuação e estou de luto.

Thaiane Koppe 03/01/2024

Sobre sobreviver a um sistema
Ter um livro tão complexo como esse no sentido de tema, na ficção cristã, é um presente. O livro é uma mistura de jogos vorazes com várias distopias e é todo um universo desconhecido. Confesso que precisei ter bastante atenção para entender alguns detalhes pois o livro em alguns momentos tem um vocabulário próprio (poderia ter um dicionário no final do livro inclusive) e você pode se perder legal se não estiver atento à leitura. Fala sobre sentimentos, perdas e um sistema injusto onde a própria princesa desconhece os meandros do reino onde cresceu. Amei a forma como a história foi se desenvolvendo e eu fui gostando da leitura. Com certeza deve ter continuação pelo final e eu já aguardo. Parabéns a Ioná pelo universo tão rico em detalhes que ela criou.

Elenice 08/05/2024minha estante
Compartilho a mesma opinião. Quero Enki de volta no segundo livro.??