Como uma respiração

Como uma respiração Ferzan Ozpetek

Resenhas - Como uma respiração

Manu 25/08/2022

Perfeito ?
?Nós desafiamos o destino, unidas no amor, no pecado e no castigo?

A história começa com um casal, Giovanna e Sérgio, que estão preparando o almoço de domingo e esperando seus amigos, mais dois casais. Alguém bate a porta deles, elas achavam se tratar do amigos, má na verdade era uma senhora, Elsa, que dizia já ter morado naquela casa com sua irmã, que não ver a mais de cinquenta anos. Eles estranham a visita inesperada, assim como os amigos quando chegam. A senhora lhe fala sobre a irmã, que gostaria muito de recontratar, eles ligam para ela que fala estar a caminho, mas um incidente as fazem se desencontrar novamente.

Logo eles conhecem sua irmã, Adele, que decide contar ao grupo de amigos sua história e a da irmã. Eles ficam muito curiosos e aos poucos vão descobrindo os segredos de Adele e Elsa.

O livro tem uma leitura mútuo fluída, e ele nos prende desde o início, nos deixando bem curiosos para saber o que irá acontecer em seguida e para descobrir os segredos da irmã. A história, apesar de se curta, foi muito bem construída e os plot Twist são completamente surpreendentes, você realmente não vai conseguir adivinhar o que irá acontecer.

Essa foi a minha primeira experiência com literatura turca, e eu fiquei simplesmente apaixonada na escrita do Ferzan, já quero muito ler mais livros deles.

Gostei também das cartas ao decorrer da história, o que deixou eu ainda mais curiosa, amei a ambientação que se passava em Istambul e em Roma.

É uma história em que você vai ver perceber quem ninguém é o que parece, e que nos enganamos ei pensar que conhecemos bem as pessoas mais próximas de nós.

Enfim, eu amei demais, e tenho certeza que vão amar também!

Ana 20/10/2022

Que história!
O livro nos traz essas histórias através de uma escrita fluida e bem construída. Ao decorrer da narrativa vamos criando teorias do que está acontecendo e o que levou aquelas irmãs a não se verem por tantos anos. Os amigos das quais a acolhe guardam tantos segredos e mentiras quanto aquelas mulheres, e tudo isso vai nos prendendo em um enredo cheio de mistério e intrigas.

Entre um capítulo e outro, o livro traz consigo as cartas que Elsa escrevia para Adele quando morava em Istambul, relatando como era sua vida, nos mostrando uma Istambul mágica e decadente que não existe mais, feita de banhos turcos e bairros antigos que desapareceram. Por vezes as cartas se mostraram cansativas, mas são fundamentais para essa história.

O final foi surpreendente, e deixou em mim uma mensagem bem clara sobre como toda história tem dois lados. Cada pessoa lida de forma diferente com os fatos que ocorrem em sua vida. Algumas pessoas não aceitam uma traição, outras preferem não enxergar o que está diante de seus olhos. Somos feitos de muitas facetas. Sem duvidas foi uma leitura que amei fazer, que me trouxe varias reflexões e que recomendo demais!

Gabi Giffoni 28/12/2022

? Sabe aquele livro que já começa com a gente não entendendo como algumas pessoas podem ter certas atitudes? Então, esse é o tipo de livro.
? Gostei muito da dinâmica do livro por ser narrado com os fatos do presente, do passado em forma de cartas e em locais diferentes. Nunca li algo assim.

Roberta Pereira 19/08/2022

Perfeito para quem curte uma fofoca
O mistério do livro gira em torno da história de separação de duas irmãs.
Do por que delas não se falarem há 50 anos. Até que uma (Elsa) procura a outra (Adele) para tentar uma reaproximação.

A história é contada em capítulos intercalados: Cartas do passado de Elsa para Adele, e a história no presente - que se passa no apartamento onde elas viveram e que hoje é habitado por um jovem casal.
As cartas diminuem o ritmo de leitura e são cansativas, mas revelam muito sobre a vida de Elsa, a relação das irmãs e o fato ocorrido. Os capítulos no presente são mais empolgantes e deixam o leitor cada vez mais curioso sobre o que, e como aconteceu.
- Me senti muito empolgada, como se estivesse ouvindo uma fofoca sobre duas desconhecidas -

Ah, ao longo da história também são revelados fatos sobre o casal que hoje ora no apartamento e seus amigos, que estavam lá para um almoço.

analimajp 30/08/2022

Leitura fluída
Nesse livro iremos acompanhar duas histórias sendo contadas. Uma no presente em Testaccio-Roma e outra apartir de 1969 em Istambul-Turquia.

? No presente, conheceremos o casal Giovanna e Sérgio que como tradição de domingo recebem os amigos para um almoço. Quando surge em sua porta uma senhorinha falando que já morou naquele apartamento. Mas, um fato inusitado faz com que aquele domingo nunca mais seja esquecido pelo casal e seus amigos.

? Enquanto isso no passado, Elsa envia cartas diretamente de Istambul para sua irmã Adele que vive em Roma. Nessas cartas Elsa conta suas aventuras após ter fugido de Roma ainda muito nova.

? Só tem um porém, as cartas sempre retornavam. Então, o que aconteceu com essas duas irmãs no passado que elas acabaram se afastando? Em sua última carta, Elsa informa que está voltando a Roma e que deseja muito encontrar a irmã, depois de 50 anos.

? É quando Elsa bate à porta de Giovanna e Sérgio. E o desenrolar é maravilhoso!

? Em um livro curto e trama envolvente, a história é contada de maneira simples e mesmo assim rica em detalhes. O que acaba prendendo demais o leitor. O contexto histórico de Istambul dos anos 60 são ricos e muito bem escritos, já que o autor é de lá.

? Amei a leitura e super recomendo!??

Um xero da Anah??

Danny Rosa 18/01/2023

As duas faces do amor fraterno
Livro: Como uma respiração
Autor: Ferzan Özpetek
Tradução e adaptação: Rafael Belincanta
Editora: Skull
Ano: 2020
Página: 193
? Indicação: + 17 anos

""Não tínhamos amigas, nós duas éramos suficientes. Em compensação, estávamos repletas de pretendentes."" (p. 94)

Giovana e Sérgio vivem na urbana Roma, em um apartamento ideal para um jovem casal. Aos domingos, eles adoram receber os amigos para fartos almoços regados à conversas descontraídas.
Até que, em um domingo qualquer, o casal é surpreendido por uma pessoa desconhecida e que traz consigo muitos segredos.

Motivos para ler:

??Romance epistolar repleto de confidências e segredos.

?? Sabe aquele drama que vai sendo desvendado etapa por etapa? Ao longo da leitura, o leitor vai sendo surpreendido por detalhes que realçam ainda mais a narrativa.

?? Ferzan é um excelente contador de histórias. Ele consegue prender o leitor do começo ao fim. Estou até agora me perguntando até aonde vai a hipocrisia e o ego do ser humano?
Por isso, gosto dos livros do Ferzan. São pertinentes nas reflexões propostas implicitamente dentro da narrativa.

?? Elsa e Adele são previsíveis em alguns pontos da narrativa, mas Ferzan não deixa a escrita perder o fôlego. Além disso, o autor não está preocupado em saber qual das duas é a queridinha do leitor. O objetivo é contar a história sobre as duas irmãs.

?? As idas e vindas entre Roma e a Turquia motivam a leitura, mas voltar no tempo com Elsa e passear com ela pela Turquia é maravilhoso. Deu vontade de conhecer o local.

?? Um detalhe: o autor poderia ter explorado mais a relação do casal Giovanna e Sérgio.

?? As partes referentes ao passado e presente são bem apresentados pela arte gráfica. A editora foi bem cuidadosa com as partes das cartas como se tivessem sido escritas por Elsa.

?? Ferzan Özpetek, Elena Ferrante e Taylor Jekins Reid, para mim, formam a realeza da narrativa literária atual.

LaysMareco 10/06/2023

Passada com essa história!!!

Devorei as páginas muito rápido. Amei os personagens, a escrita, os segredos ocultos, mas não tão ocultos assim.

Nessa história estou do lado da Elsa 100%!!!

Super recomendo essa leitura para quem gosta de romances e reviravoltas. Para quem ama devorar um livro que fica intercalando entre cartas não lidas do passado e verdades sendo reveladas no futuro presente.

ju.gimenez 24/08/2022

Giovanna e Sergio não imaginavam que enquanto preparavam o almoço para seus amigos, uma visita inesperada apareceria dizendo que tinha morado ali muitos anos antes e que queria ver apenas a casa, mas que sempre olhava em um ponto da janela.

Elsa e Adele não se falam a 50 anos, separadas por um segredo cheio de dor e arrependimento, mas quando finalmente resolvem se encontrar nem tudo sai como planejado.

O livro passa uma parte na Turquia e outra na Itália, eu nunca tinha lido nada da literatura turca e gostei bastante.
Ele intercala entre o presente (Itália) e através de cartas o passar dos anos da separação das irmãs (Turquia), achei que essa parte de cartas seria mais lenta, mas me enganei porque a todo momento ficamos querendo saber mais sobre o que separou as irmãs e o que ainda tinham para conversar depois de tudo.

Durante o relato dos acontecimentos no apartamento de Giovanna e Sergio vamos sendo surpreendidos com revelações sobre eles e seus amigos, Leonardo, Annamaria, Giulio e Elena e por muitos momentos fiquei “Como assim gente?” e vamos percebendo que nem tudo é o que parece.

Achei até fácil de imaginar o motivo da briga das irmãs, mas não imaginava o desfecho.

Eu gosto bastante de histórias que mostram mais de um ponto de vista porque conseguimos ter uma visão geral de tudo que aconteceu e preciso falar que por muitas vezes troquei de lado entre as irmãs.

O livro tem uma escrita fluida e quando os relatos começam a intercalar entre as irmãs aí você nem sente mais e quando vê já está no final e chocado com as confissões e os sentimentos transmitidos por elas.

Esse livro fala sobre família, amor e amizade, mas também relata a falta de amor próprio, mentiras, promessas falhas e falta de perdão nos envolvendo em um mix de sentimentos a cada página.

Ele saiu da minha zona de conforto e foi uma grata surpresa porque mesmo sendo um livro relativamente curto foi uma história e tanto.

Ele me lembrou um filme espanhol chamado “Nada a Esconder” que vale muito a pena ser assistido.

E claro fica aqui minha indicação dessa leitura que você não vai se arrepender.

Deia tá lendo 26/08/2022

??Como uma respiração

??Giovanna e Sergio esperam em seu apartamento seus amigos, mas recebem a visita de uma senhora.
Está senhora pergunta pela sua irmã, no entanto pouca informação Giovanna têm, mas decide tentar uma ligação.
Enquanto Elsa espera por o tão esperado encontro ela conversa com o casal e os amigos que foram chegando. Elsa com sua experiência percebeu coisas e, já sabe muito sobre eles no pouco tempo que conhece aquelas pessoas.
Adele tem um choque com seu passado batendo a sua porta, porém decide enfrentá-lo. Tamanha a surpresa de Adele quando chega no seu ex apartamento, lá segredos e verdades virão à tona, um segredo que as separou por cinquenta anos. Toda verdade tem dois lados.
??Quotes
"No fundo o amor também é um delito perfeito: às vezes lhe mata, outras lhe torna mais forte, mas seja como for, representa o álibi ideal para todas as suas loucuras."
"Encontrar o amor verdadeiro é uma sorte que acontece somente uma vez na vida. E muitas vezes, sequer é uma fortuna, mas uma maldição. "
?Minha opinião.
Esse livro é babado! A cada carta mais eu queria saber sobre a vida das irmãs. A leitura é muito fluída e você nem percebe as páginas passando. Fiquei um pouco triste pelo desfecho entre elas, mas a vida é assim, não espera. Uma leitura que te deixará curioso a cada capítulo.
Super indico! Vem conhecer Como uma respiração, você encontra ele na Amazon.

Pollyana 01/10/2022

Uma leitura rápida, porém prazerosa!
Em uma manhã de domingo, Sergio e Giovanna convidam seus melhores amigos para almoçar. Eles estão cuidando dos preparativos finais enquanto aguardam a chegada de seus convidados quando uma mulher misteriosa aparece na porta pedindo para ver a casa.

Mesclando passado e presente, o leitor experiencia duas histórias ao mesmo tempo. É preciso estar atento a cada detalhe, pois ambas histórias se complementam e de uma forma que, devo ressaltar, surpreendente.

No presente, em Roma, mais precisamente em Testaccio, conhecemos a história de Giovanna e Sérgio, um casal bem amigável e sociável que tem suas vidas mudadas após receberem uma visita inesperada.

No passado, em Istambul, na Turquia, somos apresentados a duas irmãs que moram distante uma da outra. Enquanto Elsa vive na Turquia, sua irmã, Adele, mora em Roma.
Tentando manter contato, Elsa sempre enviava cartas para sua irmã, no entanto, elas nunca foram respondidas, o que faz Elsa tomar a decisão de ir atrás de respostas.

O passado, devo dizer, foi o ponto alto da obra. Acompanhar os relatos da jornada que Elsa fez para fugir do seu próprio país quando era jovem, além de sua determinação, anos depois, para reencontrar a sua irmã que nunca lhe deu notícias foi muito bonito.

O suspense se encaixa na trama na medida certa, conseguindo atrair a atenção do leitor em cada parte. As cartas, as passagens de tempo, as mudanças de pesperctiva...Tudo foi muito bem estruturado.

E, para os que apreciam embarcar numa leitura repleta de referências histórias, irão se deliciar com as menções da década de 60. O autor é bastante detalhista e faz com que nos sentimos não só nos países retratados (principalmente Istambul) como também nas épocas em que as duas histórias se passam.

Uma leitura rápida, porém muito prazerosa.

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Occult.MysticBooks 15/05/2023

Gosteiiii
A história é dividida em duas partes, presente e passado, eu gostei mais da parte das irmãs do que do casal