A Flora e o Mar

A Flora e o Mar Andreza Duarte

Resenhas - A Flora e o Mar

Marcia Pimentel 15/02/2024

Amanaras e Tucunarés
O livro conta sobre a história dos Amanaras e dos Tucunarés. Um povo manipula a água e o outro a terra. Eles vivem juntos em harmonia, mas há uma lei que todos têm que cumprir. Não pode haver casamento entres os dois povos, pois eles não sabem o que poderia acontecer se um híbrido nascesse. Mas dois jovens rompem essa lei e se apaixonam, e muitas coisas ruins acontecem. Eu me apaixonei pela história de amor do Adamo e da Jaciara. O que não aconteceu com a Mia e o Iuri. Gostei muito da história dos personagens, mas não a parte do romance. A história se passa no presente e no passado. O mundo dos Amanaras e Tucunarés foi muito bem explicado pela autora, enquanto lia, me sentia vivendo em Aurora com as duas tribos. Já quero ler o segundo livro e saber como será a continuação desse final maravilhoso.

Luísa 23/01/2023

Bicho...
"As magias coexistiam lado a lado, mas jamais poderiam se unir.
Como tucunarés e amanaras"

A sensação que tenho ao terminar "A flora e o mar" (além de precisar urgentemente da continuação) é que o ano acabou de começar e eu já tive a sorte de encontrar o melhor livro nacional do ano! E o motivo é bem simples: o livro de Andreza Duarte é um livro que traz em sua essência, mitos, nomes, ambientação e problemáticas de um país que só poderia ser o Brasil. Ou seja, a obra tem sua essência realmente nacional, uma vez que traz características dos povos indígenas.
Me apaixonei pela amizade de Tuane, Pasidi e Ravi; pelo amor de Iasmin e Yakecan, de Adamo e Jaciara, e também pela história de Mia e Iuri. Lamentei quando deveria, sorri quando era conveniente e terminei o livro com um único pensamento: espero ter o prazer de ler o segundo livro em breve.

A narrativa é impecável, a ideia das páginas arrancadas do diário é perfeita, os personagens são bem construídos, a mitologia me deixou extremamente curiosa e agora eu me encontro com sérios problemas de olhar para o céu e não achar que o sol na verdade tem cara de Rúbia!!!

Espero que o livro seja lido por muitas pessoas e que a autora traga mais narrativas como essa!

Ludimilaaard 12/07/2022

Devorei, viciei e quero mais.
"Tenho certeza de que eu daria um jeito de encontrá-la, porque meu coração sempre soube que existia algo mais lá fora, na floresta, na flora, e era ela. Sempre foi ela.''

Como parceria da autora Andreza pude ler o seu novo livro ''A Flora e o Mar'' que juro para vocês é bem diferente de tudo que já li antes e devorei cada capítulo de tão envolvente que é essa história.

Mia é a única híbrida do planeta, filha de pais de tribos diferentes, um da flora e o outro do mar, ela esconde a sua identidade já que por acaso do destino acaba se cruzando com Iuri Rudá que é da tribo rival.

O livro intercala entre passado e presente, onde no passado conhecemos as histórias de Jaciara, Adamo, Tuane, Ravi, Yakecan, Iasmin e de outros personagens que são cruciais para todo o entendimento da história e o no presente acompanhamos novos personagens como a Mia, Iuri, Rayla, Cauê, entre outros. Essa transição foi muito importante para mim e para o leitor, pois pude entender mais sobre os acontecimentos do passado e saber as motivações dos personagens e o mais importante foi saber mais o motivo de toda essa rivalidade entre as duas tribos, Amanara e Tucunaré.

Como eu já conhecia a escrita da Andreza de outro livro que fizemos parceria foi bem fluida, e que apesar de ser um livro bem diferente de fantasia e precisar ir toda hora me lembrar os nomes e tentar identificar foi uma experiência incrível com inspirações indígenas, muita magia, drama maravilhoso de te deixar ansiosa em descobrir mais sobre os tantos segredos que rodeava os personagens e com certeza uma aventura sem tamanho, pude imaginar com clareza as descrições do ambiente e me conectar com cada um deles.

O final deixa margem para próximo livro, por ser uma duologia, que me deixou surpresa e bastante feliz, mas só vocês lendo para saber o motivo da minha felicidade e espero que assim como eu possam se divertir, surtar e se apaixonar por essa obra fantástica da Andreza.

lisaaxz 06/01/2024

COMO PODE UM LIVRO DE FANTASIA SER TÃO REAL???

Mia, é uma mestiça, fruto de um amor proibido, pelo simples motivo de seus pais serem de castas diferentes. Mesmo vivendo juntos em comunidade, a união dos dois não era aceita. Imediatamente, me lembrei da nossa realidade, onde relacionamentos de pessoas com diferenças ainda é um tabu.

A protagonista conhece um rapaz e precisarão lutar justos para descobrir a verdade, que desde sempre a foi escondida. Ela enfrentará muitos desafios e o maior deles é ela mesma.

O romance de Jaciara e Adamo, com certeza foi minha parte preferida do livro. Porém, chegou em um certo ponto, que eles sofreram tanto, foram tão injustiçados, que eu mal tive forças para continuar lendo.

Algo que eu gostei bastante é que, ao decorrer do livro, é apresentado o passado e o presente, de diversos pontos de vista, o que deixou a história clara e mais envolvente.

E o que falar do universo?? Simplesmente, perfeito!!! Cada detalhe, os personagens, tudo tão pensado...

Eu me conectei muito com o livro, entendi e senti cada sentimento descrito. Uma pena que eu jamais lerei esse livro pela primeira vez.?

Até o próximo livro, que Sanjaya esteja com vocês.?

Carolina Rodrigues Aguiar 26/09/2022

Fascinante
Atualmente, estou lendo bastante livros de fantasia, então não poderia deixar este livro de fora. Eis que chegou o momento de trazer minhas impressões desta obra.

A autora nos faz viajar para um novo mundo, com representividade indígenas. Há existência de duas tribos rivais, que antigamente viviam em harmonia nas mesmas terras. Mas uma atrocidade ocorre e infelizmente, as tribos se separam.
Anos passam, um guerreiro da tribo amanaras, em um momento de caça, acaba trobando com uma desconhecida na floresta. Percebendo que estava ferida e perdida naquele lugar, acabou ajudando-lhe e levando para sua tribo. Se chama Mia e tinha todos os motivos para esconder quem realmente era: A única da raça híbrida. E tinha ainda muito o que descobrir sobre si.

Intercalado entre o passado e presente, a leitura fica bem dinâmica e proveitosa. Nos fazendo ter cada vez mais vontade de "devorar" este livro. E surpreendendo em cada capítulo com as descobertas. E para quem adora um romance, temos um romance proibido envolvido em todo este enredo.

Por ser o livro 1, ficou algumas situações em aberto e com certeza o livro 2 (espero que lance logo) vai trazer com mais surpresas para ser desvendadas.

Curti livros de fantasia? Que tal conhecer este novo universo ?

jeni ramos 14/08/2022

Uma fantasia pra encantar o leitor
Em "A Flora e o Mar: Livro 1" podemos conhecer a história de duas tribos: os Amanaras, detentores dos poderes do mar; e os Tucunarés, detentores dos poderes da flora. Apesar de um dia eles já terem vivido em pacífica harmonia num local chamado Concórdia, nos dias de hoje os dois povos se encaram como grandes rivais e vivem em ambientes separados, isso devido a um acontecimento trágico no passado que trouxe graves consequências aos dois lados.

Mia, nossa jovem protagonista, é fruto de um amor proibido e a prova viva de algo que, até então, sempre foi condenado pelas duas tribos. Ela é fruto do amor entre uma Amanara e um Tucunaré, o que a torna a única híbrida existente em seu planeta.

A obra se inicia quando Mia, que até então vivia entre os Tucunarés, sai em uma missão e é encontrada por um caçador Amanara na floresta. Ferida, a jovem acaba precisando aceitar a ajuda do caçador, o que a leva na direção da tribo inimiga. Para proteger seu segredo, Mia decide fingir que é uma deles escondendo uma de suas orelhas que é do tom esverdeado -- diferentemente do tom azulado dos Amanaras -- na tentativa de também esconder todos os segredos de seu passado.

O que Mia não esperava é que essa reviravolta inusitada em sua vida ao aproximar-se dos Amanaras poderia ajudá-la a entender mais sobre o seu passado, sobre seus pais, e também sobre quem ela verdadeiramente é; além de acabar mexendo com seus sentimentos, visto que um certo Amanara chamado Iuri acaba por despertar nela sensações que nunca haviam sido experimentadas antes.

"Nosso amor é real, mas proibido. Talvez a deusa da magia estivesse nos punindo ou o próprio planeta conspirasse para nos afastar. O presente se provou um tanto obscuro, mas o futuro permanecia completamente incerto."

Começo dizendo que esse foi meu primeiro contato com a escrita e com os livros da Andreza, e já deixo aqui meu recadinho: Dreza, depois dessa preciosidade de livro, eu vou querer ler até a receita de bolo que você escrever!!!!!!

Fantasia é um dos meus gêneros preferidos, então já iniciei a leitura com altas expectativas, e devo ressaltar que não me decepcionei nem um pouco conforme fui lendo. O livro traz consigo, além da representatividade indígena, uma construção de mundo feita de modo impecável. Foi emocionante poder acompanhar cada detalhe sobre a cultura das tribos, seus costumes e suas histórias.

O livro é narrado alternando entre o passado e o presente, e isso permite ao leitor mergulhar mais profundamente em todos os acontecimento importantes da obra. Outro ponto que eu gostaria de ressaltar é a desenvoltura do romance entre os casais presentes na trama, foi praticamente IMPOSSÍVEL não se apegar aos sentimentos deles. Passei boa parte do livro torcendo pra que um certo casal (spoiler alert!) tivesse um final feliz, mas infelizmente as coisas não foram conforme imaginei... (leitora chora pelo seu ship favorito: entenda o caso ahahaha).

Com certeza recomendo demais a leitura, e mal posso esperar pela continuação!

site: https://jeniframos.wixsite.com/jeniramos/post/resenha-a-flora-e-o-mar-livro-1-andreza-duarte

aquino4 13/08/2023

A flora e o mar
Juro que no inicio queria desistir de ler, mas ainda bem que continuei
A ideia da história é maravilhosa, os contextos também mas a quantidade de nomes me atrapalha, teve alguns momentos que eu trocava tudo mas consegui continuar a leitura, eu li umas 3 vezes o final e ficou meio confuso para mim
Quero muito ver oq vai acontecer no segundo livro

Jenni_airiel 02/09/2022

Jaciara rainha o resto nadinha
Eu gostei bastante do livro, achei a história bem interessante e com uma mitologia diferente do q estou acostumada. Achei bem legal o modo como a história foi contada, mostrando passado e presente, assim conseguimos ter empatia pelas duas gerações. Admito que meu casal favorito foi Adamo e Jaciara e nunca vou superar esses dois, mas achei fofo Mia e Iuri também. A Jaciara se vingando do pai foi a cena que mais valeu toda a leitura p mim.
Recomendo muito esse livro por toda a magia q ele trás junto. Certamente lerei o próximo.
Andreza_ 04/09/2022minha estante
Ahhhh você acabou de ler ??? poxa, obrigada mesmo por ter dado uma chance! Significou muito pra mim ???

Jenni_airiel 04/09/2022minha estante
Eu amei! Parabéns pela genialidade! Aguardo ansiosa o próximo hehe

Fernand@ 14/10/2023

Mais do que um romance
Conheci a autora na Bienal do Rio 2023. Me encantei com sua pessoa.
Além do apoio nas situações controversas que passei por lá, ouvi da Andreza do que se tratava a sua história e fui percebendo quanta afinidade eu, com certeza, teria pela sua escrita. Não me enganei.
E, apesar disso, me surpreendi.
A Flora e o Mar é uma fantasia que engloba muitas histórias de vida, que valoriza amizades, incentiva a tolerância, não apenas marcando a importância das diversidades, mas nós levando além, nos incentivando a buscar uma forma de conviver melhor com o outro e em sociedade.
É a arte em sua mais perfeita função: nos fazendo ver o que está diante de nossos olhos e que, no dia-dia, ignoramos.
Vários Romances, várias formas de amar.
Uma escrita coesa, coerente e dinâmica.
Uma fantasia tupiniquim mesmo. Nossa.

Me chamo Fernanda Egger
Sou autora da série Imperdoáveis e de vários outros romances, contos e crônicas.
Me segue lá na Amazon. E no insta: @imperdoáveis_

site: https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author?asin=B08X76RXKD

Bruna Karen 21/05/2023

Uma surpresa linda ?
Eu comecei esse livro por indicação de uma amiga e juro, eu não esperava nada.
O livro me cativou tanto que em três dias, eu terminei e nesse momento em que vos escrevo, sinto um buraco no meu peito de saudade dos personagens.

O livro conta duas histórias simultâneas que se interligam, tanto no contexto quanto no final (principalmente) que é quando a maioria dos personagens do passado se encontram 20 anos depois.

Logo de cara, narrado em terceira pessoa, o livro te apresenta a Mia, a protagonista do presente que ao sair para uma missão, se perde no meio da floresta e acaba se deparando com um jovem rapaz da tribo inimiga.

Mia é uma híbrida que reside na tribo da Flora, porém também é filha do Mar. No passado, seus pais viveram um romance proibido, onde sua mãe é uma Amanara (Mar) e seu pai um Tucunaré (Flora).

A história vai no passado e volta no futuro.

No passado, os protagonistas são Adamo e Jaciara, pais de Mia, que vivem um amor proibido entre as castas e pagam um alto valor por isso.

No presente, o jovem rapaz se chama Iuri que a leva pra tribo dos Amanaras achando que ela se tratava de uma.

O que não é totalmente mentira né? Kkkkkk Já que uma das orelhas dela é azul! Ah, não expliquei isso né? Os Amanaras possuem as duas orelhas com a borda azul, enquanto a dos tucunarés são verdes.

As da Mia, uma é verde e a outra é azul.

Logo, ela mostrou apenas a azul pro Iuri.

O desenrolar da história é cheio de altos e baixos, choros e risadas, de enemies to lovers a friends to lovers e muita fantasia, em um mundo totalmente novo com inspiração indígena.

É diferente de tudo que eu li, uma fantasia única que é dividida em dois livros e dona Andreza tá pra lançar o segundo não é? SEM PRESSÃO.

Eu amei e espero que você ame também ??

PS: Adamo é o meu preferido ?

Fragoni 02/02/2023

FAVORITADISSIMO!!!!
Que livro incrível, meu deus!!
Procurando minha nova leitura aleatoriamente no kindle acabei achando esse ebook nos meus sugeridos, mal sabia eu que iria ficar totalmente apaixonada pela história e pelos personagens (principalmente no Adamo, ele é tudo ??).
Eu adoro como um livro aleatório simplesmente era exatamente o que eu procurava há dias, sendo uma história que se passava em paisagens naturais com tribos etc. Normalmente não sou o tipo de leitora que gosta de livros com memórias do passado entre os capítulos, mas de algum jeito eu não somente amei como me apeguei aos personagens citados.
O desenvolvimento dos acontecimentos atuais integrados aos eventos do passado aconteceu naturalmente e perfeitamente, recomendo demais esse livro para todos os amantes de fantasia com romance, e principalmente aqueles que gostaram dos filmes de Avatar.

Bianca 02/08/2022

A escrita da autora é maravilhosa, me prendeu desde as primeiras páginas, e é aquele livro que você tem várias emoções lendo: raiva, ódio kkkk, fofurice(é emoção?),risadas, empatia, muitas surpresas e surtos, tristeza ?, e bastante romance(sem migalhas por aqui?).

O livro traz muita magia, segredos que você entra em desespero junto pra descobrir ?, uma boa dose de drama, personagens únicos e muito bem construídos.......indico muito esse livro, a leitura é bem leve, imersiva e quando bem reparar você já vai estar nos últimos capítulos.

LL_LoveLivros 11/08/2022

"O presente se provou um tanto obscuro, mas o futuro permanecia completamente incerto."

Os povos do mar e da água viveram em harmonia por muito tempo. Algumas regras eram impostas para que isso acontecesse, uma delas era a regra de ser proibida a junção em matrimônio de pessoas de tribos diferentes, pois essa união poderia acabar com o equilíbrio da magia.

Um salto no tempo é dado e o lugar onde esses povos viveram em paz está destruído e Mia a única híbrida daquele mundo vive agora em segredo junto com a tribo rival.

A flora e o mar é uma fantasia contagiante! A história alterna entre o passado e o futuro de forma perfeita, não deixando chato ou frustante em nenhuma das trocas. Quando estamos no passado a Jaciara narra e no futuro a Mia e ambas são protagonistas contagiantes.

E apesar de uma ótima fantasia, com poderes, ambientação, leis e sua própria mitologia o romance também é um ponto forte do livro, somos apresentados aos casais principais e alguns secundários e meu Deus como eu surtei com cada um deles!! Uns sendo extremamente fofos, outros vivendo um Enemies to lovers.

Com muitos segredos, tretas familiares, magia e romance esse livro prende e surpreende porque o que não falta e plot e eu mal posso esperar pela continuação!!!

"Eu gostava do perigo. E não havia nada mais perigoso do que amá-la."

Chris 22/07/2023

Maravilhoso é pouco
??Já começo dizendo que eu preciso urgente dessa continuação por Sanjaya...
Conheci esse livro maravilhoso através de indicações de amigas que estavam lendo e amando. Então já entrei nesse mundo com grandes expectativas (confesso que tenho um pouco de medo disso pois quase sempre me decepciono) e ele além de suprir cada uma delas, conseguiu me surpreender. Já posso afirmar que esse é um dos meus livros favoritos nacionais.

? O livro se passa em duas linhas de tempo presente e passado, aonde é montado um grande quebra cabeça que a cada peça vai entrelaçando e misturando os personagem tanto do passado como do presente de uma forma magnifica.
Aqui iremos conhecer duas tribos: os Amanaras (que conseguem controlar a água) e os Tucunarés (que controlam a flora). Por viárias circunstâncias (que não citarei aqui por motivos de spoiler) as duas tribos se tornam rivais. Nos capítulos que são narrados no passado, acompanhamos a vida em Concordia, nele conhecemos a história de Adamo (meu amor todinhooooooo) e Jaciara, entre outros personagens que são super importantes também.
Já na parte que é narrada no presente iremos acompanhar Mia, uma garota híbrida que foi criada pela tribo Flora, e que por muito tempo se "escondeu" do mundo. Além de mia também iremos conhecer Iuri, um jovem guerreiro que não tem como não se apaixonar por ele. Entre outros personagens incríveis que não vou citar, mas vale muito a pena vcs conhecerem.

??O livro é uma alta fantasia indígena diferente de tudo que já li, Andreza conseguiu criar um mundo simplesmente fascinante, nos levando a imergir em Aurora de uma forma única, todos os poderes e elementos mágicos, a referencias aos povos originais (tupi), a representatividade a pessoas surdas de uma forma tão sutil e sensível, fazendo com que ocorra uma imersão profunda tornado uma experiência única.

? Sem falar sobre a escrita, que escrita envolvente, eu me conectei com os personagens desde as primeiras paginas e eu amo quando isso acontece. Estou simplesmente rendida a esta história e extremamente ansiosa (Andreza mulher cadê o livro 2 tem criança chorando), simplesmente magnifico. Super recomendo.

Gabriela.Alvim 30/05/2024

Nem sabia que era a mesma autora do último que li de tão melhor que foi.
Primeiro que minha obsessão do momento um mundo em que existisse amanaras e tucunares, segundo que fiquei completamente intrigada nos dois tempos em que a história se passa- o presente ainda mais.
Só não gostei muito de como o final foi indo, foi bem explicado, porém contado de uma forma difícil de imaginar por quão fácil uma coisa chegava na outra- não digo nem as soluções em si, mas a forma narrada.
E não posso deixar de falar o quão tem de o que seria um mundo indígena com a existência de poderes, sério, gostoso mesmo.
(E adorei o romance no meio)