O Jardim Secreto

Resenhas - O Jardim Secreto

1 | 2 | 3 | 4

Jardimmm! 29/03/2023

Muito bonitinho
O Jardim Secreto é um livro clássico, mas a leitura não é difícil.
O bom de livros clássicos é que a maioria tem uma mensagem nas entrelinhas que é muito lindo! Acho essa leitura essencial!! Amei ver o desenvolvimento e o amadurecimento dos personagens?

Carol Pita 08/08/2023

Pena que é problemático
Já tinha tentado ler antes, mas esse livro vem com alerta de gatilhos na primeira página, aquela velha história da narrativa que envelheceu mal (foi escrita em 1911). Dessa vez fiquei empolgada depois de ler A Princesinha, da mesma autora, e resolvi relevar as questões problemáticas para conseguir aproveitar o enredo em si. Em alguns momentos foi difícil, por conta das muitas frases racistas e também aquela positividade tóxica que dá a entender que deficiências são desencadeadas apenas por pensamento negativo, e assim, podem ser (entre muitas aspas) "corrigidas, superadas" só pensando em coisas boas. Esse é o fundamento da Ciência Cristã de Mary Baker Eddy (pelo menos foi isso que veio escrito nas curiosidades ao fim do livro). Como a maior parte do livro tem constatações complicadas, não aproveitei tanto a leitura, mas a história em si é muito fofa! E os personagens também.
SuperCaruso 10/08/2023minha estante
Eita, que loucura! Não sabia desse aspecto problemático! O livro tem a ver com o filme? Lembro pouco do filme? Também tem um episódio de Community que sacaneia o filme e, pelo que você escreveu, percebo agora que sacaneia o autor também! Ficou tudo bem mais engraçado agora ?

Carol Pita 10/08/2023minha estante
É muuuuito parecido! Mas preciso reassisir. Na época eu não lembrava de ser preconceituoso não. HAHAHAHAH me manda a cenaaa

Dandara.Torquato 26/05/2024

O jardim secreto
É uma obra que reflete o tempo em que foi escrita. De 1911, o livro traz pequenas colocações deturpadas acerca de gênero, classe e raça. Além de ser visível a influência da "ciência cristã".

Apesar de clássico, é voltado para o público infantil, e por isso apresenta uma linguagem de fácil entendimento.

Se você conseguir relevar os pontos apresentados no primeiro parágrafo, terá em mãos um bom livro.

Izabele24 28/05/2023

Que amor
Amei a experiência de ler esse livro, entrei com o coração aberto e sai com ele quentinho ??.
No início achei que odiaria o livro pois a personagem principal (Mary) é insuportável! Mas conforme a história se desenrola, tudo vai fazendo sentido e toda a antipatia que eu sentia por ela se desfez e se transformou em amor, amei cada um dos personagens e daria coisas inimagináveis para viver a experiência retratada com eles!
Aprendi a dar valor às coisas simples da vida, pois são elas que fazem os dias mais coloridos!
P.S.: Fiquei com muita vontade de ter um jardim.
~~~~
Clube do livro S.O.F.I.A. (mês 5)
O jardim secreto, Frances Hodgson Burnett

Angelica 12/04/2023

Encantador.
Uma história leve e encantadora. Confesso que senti falta da Mary como personagem principal, após o aparecimento do Colin ela fica secundária na história.
Mas a história de um jardim escondido que renasce e traz vida aos personagens aquece o coração. Um jardim que com os cuidados das criança floresce como mágica.

evermoregrl1 28/09/2023

O jardim secreto
O jardim secreto é a história de Mary uma garotinha que por ter sido negligenciada pelos pais, que a deixavam a cuidados de empregados e que nunca se importaram com a criação dela, cresceu como uma criança mimada e sem afeto. Com a morte de seus pais, Mary precisa ir morar com um tio que nunca conheceu antes, e a casa desse tio guarda um jardim secreto.

Para mim foi uma boa leitura, apesar de ser um clássico, é bem tranquilo de ler. Por ser um livro de 1911, contém passagens racistas e preconceituosas, então é preciso ler pensando no contexto em que foi escrito. Também é um livro com passagens muito interessantes sobre a forma como somos criados influência em como lidamos com nossos problemas e sentimentos, Mary nunca aprendeu a amar e nunca recebeu afeto de ninguém por isso não amava, nunca aprendeu a se virar sozinha porque sempre teve criados para fazer suas necessidades, até se mudar para a mansão aonde Martha mostrou o quão mimada ela era, e apesar de não gostar do que a Martha falou, aprendeu a conviver e até chegou a amar Martha apesar das diferenças. É bem bacana a história do Colin também, que cresceu acreditando que era doente porque era o que todo mundo dizia pra ele, eu interpretei como ansiedade e depressão porque a doença sempre esteve na mente dele, e ele nunca teve alguém com quem conversar alguém que ensinasse ele a ver as coisas de forma diferente. O livro foi escrito baseado na Ciência Cristã, aonde se rejeita a medicina em favor da oração e do pensamento positivo, o que eu não concordo, por isso achei algumas passagens bem problemáticas, mas como eu disse no começo precisa ler pensando no contexto em que a história foi escrita. É uma história bacana, e eu indico a leitura.

FabiWolfart 03/11/2022

Esplêndido!
Livro direcionado ao público infantil, mas que todo adulto deveria ler!
Uma história sobre amor, amizade e o poder da magia!
Clara 03/11/2022minha estante
EU
Eu quero muito esse livro

Clara 03/11/2022minha estante
Mas não acho a classificação no tiktok todo mundo fala que é perfeito

Helô 10/07/2023

Esperava mais.
Promissor e acaba só sendo enrolado e cansativo. Tantos capítulos repetidos que poderiam simplesmente ser resumidos ou nem existir. Esse livro poderia ter sido resumido em 200 páginas no máximo e ainda seriam muitas. Demora para que algo emocionante aconteça e quando ocorre logo passa. Gostei, mas não lerei novamente. De fato o que gostei foi colorir as imagens pretas e brancas, como flores e animais. No fim, é um romance triste mas com final encantador! Vale ressaltar que romance é uma escrita, não necessariamente um casal apaixonado! Minhas considerações finais são que, talvez para uma criança esse livro seja de fato encantador.

Juliete.Siqueira 30/05/2023

Que fofo
Comprei o livro há meses pq achei lindo e valia a pena ter na coleção. Dps vi que é um livro infantil, achei que seria algo um jardim encantado, como fadas e gnomos. Mas fui surpreendida por ser um livro pra adulto tbm. Esse livro conseguiu ser mágico sem magia, simplesmente com crianças fantásticas. No começo deu mta do dessas crianças amarguradas mas foi incrível ver a evolução delas. Leitura recomendada para todas as idades. Mto incrível, não é a toa que é um clássico.

Fernanda1893 14/11/2022

Poderia ser melhor?
? sem o racismo e a xenofobia. Posso entender que é uma obra de época, que expressa sua temporalidade e afins. O problema é que eu também sou uma leitura do século 21 com minha própria temporalidade. Não consegui me conectar com ninguém por conta das falas extremamente preconceituosas no início. Como a escritora descreve a Índia é risível, ainda mais levando em conta que o país é simplesmente um contraponto pra maravilha que é a Inglaterra (não ironicamente, país que naquele momento colonizava a Índia, os ditos selvagens pela autora).

Enfim, a história tinha tudo para ser um abraço no coração, mas foi um soco. Muito triste por não ter gostado, sério. Mas deixo aqui minha revolta e indignações e tristezas para algum leitor desavisado.

Julliana.MendonAa 27/03/2023

O livro no começo é um saco. Mary é detestável, mas depois você vai se envolvendo com a história e quer saber o que vai acontecer no final. Dickson é o melhor personagem com certeza! E Colon também era outro detestável. Ao longo da história passei a gostar da Mary, mas o Colin ainda não me desceu muito bem. Agora o Jardim, esse não tenho comentários!! A vontade é de entrar, estar lá e participar! Admirei cada detalhe na minha mente!

maliartic 14/07/2023

encantador e cativante
esse livrinho é tão gostosinho de ler, poderia ficar lendo por horas seguidas sem cansar. a amizade que vai sendo construída pelos três personagens principais é reconfortante demais. mostra como a gentileza e o carinho pode curar até o coração mais amargurado.

Daniel.Amorim 24/05/2023

É um livro muito leve e divertido ele tbm é bem fofo e animador pois traz uma esperança e uma vontade de viver e aproveitar ao máximo tudo isso.Eu amei a leitura super recomendo.

Emixxsz 13/11/2022

The secret Garden
Esse livro é encantador ele vale muito a pena a ser lido, me senti muito acolhida e muito feliz com a mudança dos personagens, a forma que eles pensavam e a forma deles agirem foram mudando a cada capítulo e sempre acontecia coisas que mesmo sendo ruins beneficiaram a Mary, Colin e o Senhor Craven a se tornarem pessoas totalmente diferente. eu amo os livros e a escrita da Francis Hodgson sua forma de escrever é muito relaxante, e a forma que em vários livros dela ela gosta de deixar claro a crença no pensamento positivo, fé e esperança e isso veio muito atona pra mim conforme eu lia mais e mais.

1 | 2 | 3 | 4