Por que eu escrevo

Por que eu escrevo George Orwell

Resenhas - Por que eu escrevo

Guilherme 12/09/2023

Alguns textos reunidos de George Orwell sobre temas diversos mas todos com uma pegada política que é característica do autor. Muito interessante suas opiniões sobre os eventos da época. Vale a leitura.

Diego Rodrigues 06/09/2022

A nata da não ficção de Orwell
Eric Arthur Blair, mais conhecido como George Orwell, nasceu em 1903 na colônia de Motihari, no norte da Índia. Filho de um funcionário da administração britânica do comércio de ópio, ainda jovem teve a oportunidade de ir para a Inglaterra, onde estudou em colégios tradicionais do país. Considerado um dos mais importantes escritores do século XX, atuou como jornalista, crítico e romancista. Integrou a polícia colonial na Birmânia e lutou contra as forças de Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Avesso ao imperialismo, se consagrou como um escritor político destemido e incisivo, combatente mordaz do totalitarismo. Faleceu em Londres, em 1950, vítima de tuberculose.

Mais conhecido pelo romance "1984" e pela sátira "A Revolução dos Bichos", Orwell também publicou uma série de ensaios, crônicas e textos jornalísticos. Recém lançado pela editora L&PM, o volume em questão reúne alguns de seus mais célebres escritos. Dividida em cinco seções, a obra traz textos curtos e sagazes que passeiam pelos temas: literatura, imperialismo, miséria, política e educação. O livro não apenas serve como porta entrada para aqueles que ainda não conhecem o Orwell não-ficcionista, como também nos dá um gostinho da biografia do autor. Nele, Orwell revisita, por exemplo, alguns episódios de sua infância, dos tempos de escola e da época em que atuou como guarda imperial, como o fatídico dia em que teve que abater um elefante ou assistir a uma execução por enforcamento.

Na seção de literatura, o autor não só discorre sobre as motivações que o levaram a escrever, como debate sobre o papel do resenhista e evoca memórias do tempo em que trabalhou em um sebo. Em "Livros x cigarros", Orwell prova que para tornar um livro acessível não basta baixar os custos, antes disso é necessário que o povo queira acessá-lo. "Marginalizados" traz dois textos que retratam a vida dos ingleses em situação de rua e denunciam as engrenagens do sistema para que a situação assim permaneça. Mas onde o autor brilha mesmo é na seção "Política e sociedade". Depois de discorrer sobre a liberdade de imprensa, Orwell parte para cima do nacionalismo e do fascismo, ambos em suas mais variadas formas, e nos deixa uma série de alertas que, infelizmente, soam assustadoramente atuais.

Apesar de ter alguns de seus romances entre meus livros favoritos, particularmente, sempre preferi o Orwell ensaísta ao romancista. Seus textos, curtos e inteligentes, acompanhados de uma escrita afiada, se conectam rapidamente com o leitor e conseguem tratar de assuntos complexos de forma simples e direta. Então, se você ainda não conhece o Orwell ensaísta, este livro é para você! E para aqueles que já estão mais familiarizados com a obra do autor, a leitura se mostra um verdadeiro deleite.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Rodolfo Vilar 10/09/2022

Os únicos livros que havia lido do George Orwell foram 1984 e Revolução dos Bichos, obras esplêndidas que denotam a concepção política do autor sobre regimes totalitários. Em "Por que escrevo e outros textos", livro publicado pela editora @lepmeditores que reúne diversas ensaios da produção Literária do Orwell, conhecemos novos olhares do autor sobre o mundo que viveu, tanto sobre sua infância na Índia vivendo de forma rígida em escolas de regime fechado, como também todo o bullying por ser uma criança pobre, com poucos recursos e que vivia a margem de um sistema que não fazia parte mas era obrigado a conviver. Em outros textos Orwell também trata sobre seus sentimentos sobre política, suas explicações sobre os "ismos" e o início dos esqueletos de grandes comunidades que estavam para surgir, assim como também as consequências de tantos outros que estavam sobre dominância, como o próprio Nazismo. Com um olhar bem perspicaz ele também consegue descrever personagens que viu muitas vezes pelas ruas da Índia, de Londres, e que tão bem conviveu por boa parte de sua vida. Orwell sempre soube perceber e colocar na balança um mundo entre os que mandam e os que são submissos, entre os agressivos e os agressores, entre o bonito e o feio, e sua produção deveria sim ser um importante papel literário de mostrar os dois lados do mundo em que vivemos. Uma obra digna de quem quer conhecer um novo panorama do autor. Recomendo.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/05/2023

Breve coletânea de um dos maiores ensaístas contemporâneos, Por que escrevo traz textos sobre o poder dos livros e da leitura, a importância da linguagem e a necessidade de se escrever. Tudo isso com a habilidade característica do autor de 1984. Seja demonstrando a falácia da linguagem política, dissecando o preço real dos livros ou proclamando verdades dolorosas sobre a guerra, os ensaios de George Orwell são atemporais e mostram sua relevância para qualquer período, país ou leitor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556662657

Crislane 11/07/2023

Por que eu escrevo?
Iniciei esse livro por que aborda a escrita, mas me surpreendi com os textos de outras temáticas. A parte que mais gostei foi a abordagem de sua infância, analise sobre Gandhi, fascismo e nacionalismo.

@jaquepoesia 18/09/2023

"(...) nenhum livro está realmente isento de um viés político. A opinião de que a arte não deva ter nada a ver com política é, ela mesma, uma atitude política."

O famoso autor inglês George Orwell é mundialmente conhecido pelos livros "A fazenda de animais" e o clássico "1984", mas o que poucos sabem é que o autor iniciou sua carreira com textos de não ficção. Jornalista e também escritor, George escreveu muito sobre sua forma de ver o mundo, em suma se opondo as injustiças sociais.

Neste livro o leitor(a) tem a oportunidade de conferir os treze melhores ensaios do celebre autor.
Dividido em cinco seções esta compilação reúne trabalhos que destacam a maestria da escrita do autor.

"Por que eu escrevo" texto que dá título ao livro resume o que provavelmente a maioria dos escritores(as) senti em relação a escrita. Movido a escrever desde a infância Orwell diz neste texto que todo escritor está suscetível a escrever sobre um tema relacionado a época em que vive e fala sobre os principais temas que o motivou/inspirou ao longo de sua vida a escrever. Neste texto publicado no verão de 1946 na revista britânica Gangrel, o autor também falou sobre o que acredita ser os quatro motivos que levam um escritor à escrever:
1- Puro egoísmo - Querer parecer inteligente, desejar ser lembrado (...).
2- Entusiasmo estético - Vontade de transmitir uma experiência que se considera valiosa e que deveria ser preservada (...).
3- Interesse histórico - Descobrir fatos, coligi-los para o uso da posteridade (...).
4- Objetivo político - Vontade de impulsionar o mundo numa determinada direção, mudar as ideias dos outros (...).

Esse primeiro texto por si só já faz com que a obra seja digna de ser lida pelos amantes da literatura, mas o texto que vem em seguida "Confissões de um resenhista" é com certeza um discurso com o qual a maioria de nós resenhistas vai se identificar muito (risos)!
Já em "Lembranças de uma livraria" George conta sobre sua experiência trabalhando em um sebo.

Felipe | @fe.ituras 20/12/2023

Nessa coletânea estão reunidos quatro ensaios escritos por George Orwell nos anos de 1940 e 1946, pelos quais o autor demonstra sua ótima escrita e seus pensamentos políticos, influenciado pelos tempos de guerra.

No primeiro ensaio que dá título ao livro ele conta sua relação com a esctita que vem desde a infância, e como ela se tornou sua válvula de propósito político. No segundo texto ele faz uma reflexão sobre a língua inglesa e demonstra algumas das ideias que estariam presentes em 1984 já permeavam seus pensamentos.

No terceiro ele faz uma análise sobre o consumo de livros e a valorização da literatura, e por fim no maior dos quatro textos ele faz uma grande descrição pessoal sobre a sociedade inglesa perante o período de guerra e o pensamento socialista.

Uma ótima maneira de se conhecer o lado ensaísta e mais pessoal do autor, além de ser um livro que está sempre com preço baixo. Vale muito a pena.

mesquita1903 11/02/2024

Baita coleção
O livro reúne alguns ensaios do Orwell. Para quem gosta de escrever, o ensaio ?Politica e língua inglesa? carrega várias lições sobre escrita. Recomendo demais a leitura.