Sobre a Amizade

Sobre a Amizade Cícero

Resenhas - Sobre a Amizade

Camaradalopes07 22/06/2022

Uma obra indispensável!
A palavra amizade e amor do latim tem a mesma origem etimológica. O que é a amizade se não um ato de amor? Uma pergunta pertinente para os dias atuais. Um dos trechos do livro Cícero diz o seguinte: " O homem não só ama a si mesmo, mas procura outro cujo espírito possa se fundir com o seu próprio, a ponto de quase fazer um ser dois." A luz da psicanálise mostra que buscamos no outro aquilo que falta em nós. Em outro trecho Cícero diz da seguinte maneira: " Devemos estar continuamente à procura de alguém para amar e por quem ser amado; pois se perdemos afeto e bondade de nossa vida, perdemos tudo o que lhe dá sabor." Aqui fala sobre o prazer e desprazer que quando estamos apaixonados a vida tem um sabor que é tão prazeroso que faz bem e quando isso é tirado caímos numa melancolia e estado de luto.

Arthur.Sousa 06/07/2022

Homem, ser relacional
O ser humano foi criado essencialmente como um ser relacional, ainda que tomemos o mais bárbaro ou feroz dos homens, ainda assim esse homem necessita de outrem para despejar sua ira, pois em solidão sequer a raiva e passível de ação...

Leonardo88 02/03/2024

Amizade e o amor
Não sabia que a dedicação da palavra amizade vem da mesma palavra amor! Mas não era de se duvidar pois somente o amor verdadeiro para se ter o significado da verdadeira amizade ! Cícero sempre de maneira brilhante e racional nos fazendo refletir!