O Enigma do Sol Oculto

Resenhas - O Engima do Sol Oculto

Vicente Tavares 02/08/2022

Livro Jogo
Falhas técnicas do livro:
No rodapé, deveria haver um gerador randômico de resultados de rolagem de dados, mas no final das contas o livro quase todo ficou com apenas 2 resultados.
Outro ponto é que o miolo parece estar soltando da capa, não houve qualquer colagem na lombada.
Tirando isso a história é bacana, o método legacy é bem divertido.
Dá pra chegar a vários caminhos e "finais", mas de maneira geral me incomodou um pouco que algumas escolhas são apenas ilusão de escolha, ou seja escolher ou não aquela alternativa não gera impacto na história. Mas ainda assim é muito bom.
As imagens tem algumas perfeitas, algumas mais fracas, mas nenhuma ruim!
Das coisas que poderiam ter tornado o jogo mais que perfeito: Um bloco de notas para anotar as pistas, marcadores de página em formato de ficha de personagem e um "mapa" das letras já que em diversos pontos tem que converter uma palavra ou nome em número transformando a=1, b=2, c=3 e assim por diante.
Pra poupar custos poderia ser um marcador de página riscável frente e verso de um lado ficha de personagem e do outro bloco de notas com rodapé desse mapa de letras.
sidneyalvestadeu 18/08/2022minha estante
Também percebi essa falha na rolagem de dados.
Como não temos dados aqui decidi baixar um app que tem todos os tipos de dados!

Vicente Tavares 18/08/2022minha estante
Boa! Eu baixei também, mas acabei tirando o pó dos dados de RPGs que tenho guardados aqui... mas foi uma leitura/jogo bem legal!

Dahmer 05/09/2022minha estante
Estou finalizando a leitura já, mas tem algo que está me incomodando demais... chegar lá no final e morrer por causa de uma escolha, sem chance de se defender, é um saco... as vezes até dá um desânimo, pois precisa "repetir" toda a parte de Oxford, depois um dos 4 caminhos, depois toda a parte do Egito até chegar na parte final... tudo isso leva em torno de meia hora, pra as vezes chegar lá, tomar uma mínima decisão errada e morrer sem ter chance de revidar, sem ter teste pra fazer, simplesmente morrer por morrer... Isso tô achando um saco, principalmente por estar nos finalmentes já do livro...

Áquila 20/12/2022

Amplia bem o universo
Esse livro-jogo amplia o universo do nerdcast rpg muito bem, trazendo personagens e situações conhecidas com muita qualidade.

Thiago 30/11/2022

Lendo o livro ao vivo no canal fazendo as escolhas e tomando as decisões na hora
Pessoal, eu particularmente amei o livro, fiz a saga toda em video no meu canal, desde o inicio, com todas as decisões, com todos os combates e jogando os dados e mostrando ao vivo. Quem quiser acompanhar e saber depois no final a minha opinião completa sobre o livro, pode ir no meu canal, pelo link abaixo e deixar lá os comentarios!! Obrigado!!

site: https://www.youtube.com/watch?v=NSknhgfb37I

Carol.mozz 14/07/2023

Depois de 11 mortes
É surreal a experiência de leitura, os adesivos, as batalhas, e a história. Fiquei completamente obcecada não da vontade de largar i livro. A trama envolvendo cultura grega pra mim foi a cereja no bolo.
Só não dei 5 estrelas pq acho cansativo tantas escolhas levarem a morte, especialmente no Egito, e o final é lindo mas, só seria melhor se unisse as explicações para relembrar.

Tati 20/12/2022

Ótima história, jogabilidade cansativa
A história é incrível, ela te prende e você quer saber mais e mais!
Porém achei que o jogo deixou a desejar. Não sei se é porque é meu primeiro livro-jogo ou se é característica desse livro ter jogabilidade cansativa.
É um vai e volta infinito e achei meio sem explicação.
É um saco voltar mil vezes a Oxford. E voltar em tudo mil vezes é chato demais. Você troca o personagem e perde pra sanidade. Troca de novo, perde pq é fraco. Troca mais uma vez e perde pq é débil. Enfim... só foi funcionar comigo quando criei um personagem.
No final eu só terminei o jogo porque queria saber o final da história. Se nem a história fosse boa eu teria provavelmente abandonado.
Além do mais, sei que é estatística, mas sou péssima no dado. Só sou boa no dado quando jogo pelo inimigo. Então já viu, mais de 11 lápides fácil! ?
Dito tudo isso, não sei se recomendo. Tem que ser alguém bem resistente com tanta ida e volta.

CAMBARÃ 26/02/2023

Hard
O livro em si é muito bom porém para um livro jogo eles deveriam colocar os sucessos em 50% ou 40 e até poderia ser alto mas não fixado.

booore 29/08/2023

Onde está Elizabeth Hollow? Sinceramente, não sei se quero descobrir.
Esse livro tinha tudo para ser ótimo, eu amo livros nesse estilo desde muito pequena, lá na época que o club penguin os fazia assim. Quando comprei esse, gastei um dinheirão e foi um baita investimento, porque fiz questão da edição de capa dura. Acabou que eu demorei uns três meses pra terminar.
No começo, fiquei super empolgada e devorei cada página, me dediquei horrores na criação dos personagens. Acabou que no final, eu senti que tudo o que eu fizesse ia me levar pro mesmo lugar, porque parecia que se você tentasse sair o mínimo da linha, o personagem morria. Acho que se não vai ser possível seguir um determinado caminho, não deve ser dada a opção tão frequentemente, porque acabamos perdendo os personagens e tendo que começar lá de trás. Outra coisa que me doeu foi a de rasgar as páginas, mas isso não tem nada a ver com o livro.
De todo modo, me diverti bastante colando os adesivos e pegando meus troféus ao longo da jornada. Tirando alguns errinhos que comprometem um pouco o fluxo da história, mas que são perfeitamente naturais, eu fiquei encantada com a diagramação.
Concluindo, acho que o livro teve muitos rodeios, principalmente na parte do Egito, mas o caminho que chegamos é praticamente o mesmo no final. O livro parece ótimo, mas pra mim não funcionou!

Thales 19/10/2022

Ufa
História incrível e bem construída.
Queria seguir e seguir e seguir
Algumas vezes senti vontade de jogar longe e desistir, mas persisti.

Leo 20/12/2022

Um ótimo RPG solo
Jogo RPG a bastante tempo, incluindo Call of Cthulhu que compartilha temática e localidades com este livro, então o iniciei já bastante familiarizado com o que esperar de arquétipos de personagens e dos desafios encontrados. Falando das mecânicas do livro, achei interessante ele oferecer algumas opções de fichas prontas e também permitir com que você faça seu próprio personagem, acho que deveria haver algum modo de gastar o dinheiro já na criação do personagem para comprar equipamentos entretanto. Gostei bastante do sistema de troféus do jogo que te recompensam por concluir certas tarefas na história e o fato do livro ser legacy e páginas e referências serem alteradas conforme vai se jogando é incrível. Sobre o modo de combate, achei simples porém rápido e funcional, não se demora muito em um combate e os equipamentos realmente fazem a diferença.
Sobre a história, achei uma história bastante clássica de algo relacionado aos Mitos de Cthulhu, após um certo plot twist na etapa inicial do livro e pela motivação do antagonista da história ser algo extremamente valido, não só para a época que o livro se passa mas também até os dias de hoje. Gostei que visitamos diversos lugares e há enigmas opcionais que não travam seu progresso na história principal mas lhe recompensam de outras maneiras.

jael 04/01/2023

Cansativo?
O sistema legacy é legal, porém o livro peca com excesso de mortes.
Você morre o tempo todo, e nem sempre a culpa é sua.
Entre escolher opção A e B, se vc escolher o A, vc simplesmente morre e acabou, e não tem nada que possa fazer.
Começar tudo de novo com outro personagem se tornou cansativo com o tempo.
A história é legal, mas exagera nas punições. Parabéns pra quem conseguiu terminar a história sem roubar (personagem imortal e voltar no tempo).
Mas vale citar que as ilustrações são muito bacanas, a colagem de adesivos é muito show, e a história realmente exige que você anote informações para prosseguir. No fim fica um misto de satisfação na conclusão com um gosto amargo de irritação.

Henggo 04/04/2023

Genial, intrigante, maravilhoso
Esse é um daqueles livros que, se você imergir, vai consumir boas horas, dias, semanas, da tua vida. É uma experiência única. Mergulhar em um livro-jogo é a chance de compensar todas aquelas vezes que você leu um livro e quis que o personagem fizesse outra coisa. Aqui, você tem essa oportunidade. Eu levei três semanas para chegar ao final e o incrível é que não desvendei muita coisa. Karen Soarele, a autora, construiu algo tão complexo, com um sistema de jogo tão intrigante e excitante, que, ao meu ver, é genial. "O Enigma do Sol Oculto" diverte, irrita, emociona, decepciona, empolga, faz os olhos brilharem. É um pequeno grande tesouro literário.