Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Iris 05/12/2022

Perfeito e Realista: Um jogo de amor versus interesse
A Jane é, sem dúvidas, uma mulher à frente do seu tempo. Com uma escrita sagaz e, por vezes, irônica, ela descreve a sociedade inglesa como ninguém. Razão e Sensibilidade é o segundo livro que leio da autora e sinto que já posso me considerar uma admiradora dessa escrita potente. Sobre o desfecho das personagens, acredito que não teria final melhor do que esse, tendo em vista, claro, o desenvolvimento de ambas as protagonistas.

Eulália Vitória 14/10/2023

"Não preciso de sílabas onde as ações falam tão claramente."
Consideravelmente bom, me sinto uma palhaça, porque errei os casais e não desconfiei de nenhuma das revelações feitas, talvez uma, mas enfim... Esperava que Elinor casasse com o coronel Brandon? Sim, mas o marido dela não é detestável. Não tenho muito a falar só que gostei do livro.

Myllena 14/01/2023

O que eu mais gostei no livro é a forma como a Jane escreveu o mundo real sem romantizar e nos mostrando quais as consequências de nossas escolhas.
Esse livro mostrou a ingenuidade e a ganância dos homens e a fortaleza de muitas mulheres.
Eu achei lindo, a escrita não é fácil mas depois que a gente começa a gostar dos personagens a leitura flui.

Debora.m.s 01/05/2024

Gostei muito!
No começo eu pensei que não iria conseguir me apegar ao livro, tanto que comecei 3 vezes até realmente me envolver com a leitura. Estou em um período de muito trabalho, então o cansaço me atrapalhou um pouco de me concentrar nos diálogos.

Como em outros livros, Jane Austen traz várias críticas a sociedade da época, em que o dinheiro e as aparências importavam mais que a verdadeira felicidade.

As irmãs Dashwood, as mocinhas da história, não possuem fortuna ou conexões aparentemente importantes. Apesar de ambas serem bondosas, não poderiam ser mais diferentes em personalidades. Enquanto a irmã mais velha, Elinor, é sensata, séria, centrada e possui um autocontrole invejável em praticamente todo o livro, a Marinne é espirituosa, impetuosa, muito intensa com seus sentimentos e emoções, o que acaba fazendo com que ela sofra muito ao longo da narrativa.

Alguns personagens eu comecei detestando, mas depois mudei minha percepção, como a sra. Jennings. Outros eu detestei do início ao fim, como o John e a Fanny Dashwood, irmão mais velho e cunhada da Elinor e Marianne.

Enfim, mais um livro da Jane que nos faz refletir muito como era a vida naqueles tempos, como a sociedade limitava a vida das pessoas, principalmente das mulheres e quais traços ainda podemos perceber nos dias atuais.

Giovana 29/09/2022

Me apaixonei
O primeiro livro q le da Jane e me apaixonei demais. No começo achei a leitura difícil pelo conflito de vocabulário, mas é tudo questão de costume

Emily 10/03/2024

Elinor e Marianne, sua almas que se completam
É incrível como Elinor e Marianne são tão distintas, mas ao mesmo tempo se completam tanto!
Marianne é muito emotiva, ela se entrega a dor e gosta de lamentar sobre si mesma, mas que bom que ela tem Elinor, que a ajuda e a faz a primeira de sua vida, esquecendo de si própria.
Não sei dizer se gostei mais desse ou de Persuasão. Acho que os dois são únicos e incomparáveis. Concerteza indicarei e falarei muito sobre.