A Natureza das Bruxas

A Natureza das Bruxas Rachel Griffin

Resenhas - A Natureza das Bruxas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

lana!¡ 22/04/2023

É possível um livro com bruxas no tema central ser ruim? eu pensava que não mas esse conseguiu a proeza
Mais um que sofreu o negócio do sinopse versus realidade, lendo a sinopse aqui antes nossa você espera um livro super legal e interessante de se ler, mas é a questão: isso ficou só na sinopse mesmo. primeiro, que protagonista sem personalidade misericórdia, juro ela não tem nenhum traço assim legal que possa ser algo marcante além só de ser o centro do enredo, enredo esse que é outra chatice também que não ajuda muita coisa

Além da protagonista já ser um problema, a ambientação é muito sem sal, não tem desenvolvimento bom do universo é apenas tudo um único "problema" do destino da Clara, tirando isso não tem nada na história. a autora enfia um romance também do nada no meio pro leitor engolir e de repente os dois são almas gêmeas, o Sang até que foi bonitinho mas tipo... qual era o papel dele ali realmente além de ajuda mental pra Clara perceber "uau eu consigo encarar o problema"? e também achei muito sem graça a entrada dele

Nos agradecimentos a Rachel Griffin fala que esse livro desde pequena foi sonho dela e que sempre quis publicar ele... achei fofo e realmente de coração fico feliz que ela tenha conseguido, e pelo visto agradou sim umas pessoas só que infelizmente não aconteceu comigo a mesma coisa. esse livro originalmente foi lançado em 2021, tomara que ela tenha evoluído até aqui.

Wendy 27/08/2022

Atemporal?
Amei e foi literalmente atemporal, uma fantasia diferente que conta a estória de uma protagonista que tem o poder de dominar as quatro estações e o processo de entendimento e aceitação desse poder, causa e efeito do clima e as constantes lutas dos magos e bruxas para conter a fúria da natureza.
Sobre o romance, foi muito amorzinho acompanhar todo o caminho que os levaram a confiança, ao amor que um depositou no outro e o amadurecimento de uma relação construída no dia a dia.?

?Nem todo amor é feito para durar, mas isso não significa que não seja memorável.?
??? Uma estação para todas as coisas.

"Perceber seu amor por alguém é como uma queimadura de sol: você não sabe exatamente quando aconteceu, apenas que se expôs por tempo demais."

Cinara... 23/11/2022

Uma escola de magia...
"Nem sempre será fácil. Na verdade, haverá dias tão terríveis que você se perguntará porque está fazendo isso em primeiro lugar. Mas eu te prometo uma coisa: valerá a pena."

Do nada cai em outra escola de magia, sai do Masgisterium semana passada e do nada acabei na Escola Ortiental de Magia Solar. Protagonistas bem parecidos que odeiam ser bruxos e lutam contra sua magia, mas aqui a natureza é parte primordial da bruxaria, a parte que eu acho a mais importante na bruxaria, que sempre é deixava pra trás seja em Harry Potter ou em Magisterium, aqui a bruxaria volta as raízes e a natureza volta a reinar.
Mesmo sendo uma protagonista que não agrada à todos, afinal nenhum protagonista em negação é muito cativante gostei bastante!

Jotinha 31/12/2023

ME AME, MESMO QUE SEJA OUTONO
Um dos melhores livros que li, eu sei que a persongem Clara é chata, tem white girl problems, eu sei. Mas o livro tem uma temática tão maravilhosa, a escrita poderia ser melhor, entendo que é o primeiro livro da autora, não acho bacana muitas resenhas detonarem o livro. A sinopse mal diz sobre o que de fato é o livro. Não leiam sinopses. O livro é muito fluido, a ambientação é divina, cada estação retratada tão unicamente e perfeitamente. O livro só falha em persistir que a Clara é perigosa e que deve se afastar e outros semelhantes, a Clara poderia ser mais ousada, ela é destemida, mas demora muito para acreditar em si própria e entender sua magia é a chave do livro. Ela como uma atemporal foi uma desculpa para engolir que ela era do jeito que era, ela não tinha parâmetro para o que ela deveria ser e como deveria agir. Ela precisou acreditar em fragmentos de pessoas mortas e no seu amor de outono para finalmente entender suas dimensões. Ótimo livro.

Queria Estar Lendo 04/02/2023

Resenha: A Natureza das Bruxas
A Natureza das Bruxas foi uma leitura que me agradou e desagradou de maneira equilibrada. A estreia da autora Rachel Griffin tinha muito potencial, e acabou não alcançando todo ele. A história de uma bruxa atemporal em um mundo onde bruxos protegem a humanidade do colapso.

Na trama, Clara é uma bruxa atemporal, e está lidando com uma perda trágica. Nesse mundo, as bruxas coexistem com os humanos. E usam seus poderes de estações climáticas para equilibrar a natureza abalada pela ânsia humana de conquista e avanços modernos. Bruxas atemporais são especiais porque, diferente das outras, conseguem usar os poderes de todas as estações.

Clara, no entanto, não quer mais isso. Ela causou a morte da sua melhor amiga, e também dos pais, em um acidente ao se descontrolar. Tudo que ela quer é se livrar dos poderes que tanto tiraram dela; mas não antes da escola tentar uma última alternativa de treinamento. Porque o mundo está cada vez mais próximo do colapso, e eles precisam da bruxa atemporal para salvá-lo.

"Quando a última coisa que resta é a magia, quando isso é tudo que sobrou para você se apoiar, vai aprender a respeitá-la."

A Natureza das Bruxas me conquistou pela premissa, por ser uma fantasia adulta em volume único, e pela capa. Até uns 30% do livro, as coisas estavam caminhando bem; era uma história lenta, mas cativante. A protagonista tinha dilemas interessantes, os coadjuvantes ofereciam ótimas cenas, a lore fantástica me manteve fisgada.

Mas, chegou na metade e passou dali, foi só ladeira abaixo. O plot do começo do livro continuou o mesmo até o final. A protagonista viveu os mesmos dilemas e dramas das primeiras páginas da história, sem subir qualquer degrau de desenvolvimento como personagem. Os coadjuvantes foram o que mais salvaram a história - Sang e Paige, principalmente.

A Natureza das Bruxas se prendeu demais no medo da protagonista e esqueceu que precisamos sentir a evolução da sua jornada durante a história. Não teve nada disso até as 30 páginas finais, quando a autora tirou um deus ex machina bruxo diretamente do nada. E resolveu o conflito principal, aquele que se arrastou até não poder mais, com um passe de mágica que mais pareceu lorota.

Eu estava esperando uma história mais lúdica e poética, por causa da promessa que a sinopse faz. Uma coisa muito mais sobre o inexplicável da magia, e o poder da natureza. Acabou que a parte do worldbuild desse mundo foi só... Legal. A autora perdeu tanto tempo com uma protagonista xoxa e capenga que acabou desperdiçando o mundo em que ela existia.

Clara foi, sem sombra de dúvidas, uma das protagonistas mais chatas que li em 2022. O luto e o processo de entender e viver com ele deveriam ter sido emocionantes, mas foram monótonos. O fato de o livro já começar nos contando o que aconteceu com a melhor amiga e os pais da Clara tirou a tensão e o suspense que poderiam ter sido criados em cima disso; acabou caindo naquela onda do "show, don't tell" que me irrita tanto em fantasia.

"Há tantos tipos de amor quanto há estrelas no céu."

Ao contrário dela, por sorte, os coadjuvantes brilham. Paige, sua ex-namorada, é maravilhosa. Ela me representou 100% em todas as cenas, de saco cheio da estupidez da Clara e do seu egoísmo mascarado como sofrimento.

Sang, o bruxo da primavera que vem para ajudá-la na escola, é o meu amor todo. Ele é empático, entrega seu coração às situações, sempre se coloca no lugar do outro para entender o que está acontecendo; ele é a representação perfeita de uma tarde de primavera, em todos os sentidos mais positivos.

A Clara não merecia ele. Mas, quando o plot girava em torno do romance, eu conseguia suportá-la. O casal nasce aos poucos, desabrocha do estranhamento para o companheirismo e amizade. Os dois se tornam importantes um para o outro, e eu gostei de como a autora trabalhou a solidão da Clara nesses momentos. Só não gostei de como ela foi estúpida quando uma conversa poderia ter resolvido tudo.

A Natureza das Bruxas teria funcionado mais se fosse um YA.

Num contexto geral, foi um livro bom. Ele poderia ter sido espetacular, mas deixou escapar muitas oportunidades, repetindo discussões e monólogos internos em momentos que pediam por evolução e crescimento. O final é abrupto, e se pendura em uma resolução que aparece... do mais absoluto nada. O famoso "tirou da bunda".

Apesar de todas as críticas, eu ainda acho que é um livro interessante. As discussões sobre como a humanidade tem devastado a natureza em benefício próprio, e como o colapso do mundo natural é eminente, tudo isso é muito atual. Assustador, também, porque é a nossa geração e as próximas que vão viver o que o mundo capitalista deixou pra gente. Se não dermos um passo à frente para tentar salvar o que resta, não vai restar nada - como é o caso que a protagonista vive aqui.

"Palavras são poder. Use-as."

A Natureza das Bruxas é um livro ok. Poderia ter sido ótimo, mas acaba escorregando em promessas e numa repetição monótona. Entrega um romance muito querido, e um final fechado com a promessa de desenvolvimento que eu gostaria de ter visto no próprio livro.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/02/resenha-natureza-das-bruxas-rachel.html

Bianca 18/08/2023

A Natureza das Bruxas
Eu gostei dessa leitura, fluiu bem, os personagens são envolventes, o enredo é interessante. Eu recomendo a leitura. Achei a Clara meio chata as vezes, mas no geral foi uma leitura boa. Achei o final bem fofo.

Lucas Gamma 12/12/2022

Bom, mas eu esperava mais
É legal ver o que a autora criou, essa nova visão de bruxas e destacar a importância que elas têm para o planeta. Os personagens são carismáticos, têm representatividade e uma escrita muito boa que flui. Mas eu fiquei esperando alguma coisa grandiosa acontecer e no final não é grande coisa. Foram muitas páginas só de treino e isso ocupou espaço que poderia ser usado ora desenvolver melhoria outros personagens e outras relações. A protagonista apesar de ter seus dilemas, acaba sendo bastante vaga, como se a vida e perdonalidade dela se resumissem aos seus poderes e a Academia. A gente não sabe seus sonhos, seus objetivos profissionais... Uma pena.

MahElisabete 03/11/2022

Esperava muito mais
Clara vive em um mundo no qual bruxas existem e cada uma pode controlar uma estação do tempo (outono, inverno, primavera e verão), porém, ela é uma bruxa atemporal, ou seja, consegue controlar todas as estações. Por ser um bruxa muito rara, ela é tida como a salvadora do mundo, uma vez que o homem, conhecidos como sombreados, estão destruindo a natureza e não enxergam as consequências disso.

Para tanto, Clara é designada a aprender a controlar sua magia, no entanto, essa mesma magia que poderá salvar a humanidade, é aquela que já matou muitas pessoas próximas dela. Desse modo, mesmo odiando sua magia, ela é treinada por Sang, um bruxo da primavera e pesquisador em botânica, para ajudá-la a controlar seu poder.

Como já sabemos terá um romance entre os dois, além da descoberta - por Clara - que sua magia não é má, e pode sim ajudar a todos quando for necessária.
____
? Esse livro começou muito bom, com uma escrita fluída e uma apresentação de universo muito boa, porém, com o decorrer da narrativa, ele começou a aparentar ser uma história muito superficial.
? Vemos nessa trama o crescimento de Clara como uma bruxa atemporal e sua aceitação nesse mundo.
? O romance foi o que eu menos gostei, ela se apaixona por Sang, porém, eu achei que sua ex-namorada tem muito mais química do que ele, cheguei até a pensar que elas voltariam, pois o término ocorreu por causa do luto que ambas tiveram que enfrentar.
? Esse é um livro de romance contemporâneo com uma pitada de fantasia, essa fantasia seria apenas as bruxas que controlam o clima. O livro não tem vilão, é simplesmente uma narrativa da história de autodescoberta de Clara.

Carla 03/10/2022

Romance e superação
Uma história gostosinha de ler, com a jornada da heroína Clara - uma bruxa de todas as estações - na aprendizagem do domínio de seus poderes.

Clara nasceu muito mais poderosa do que as demais bruxas que dominam apenas uma das estações e seus poderes são muito necessários para controlar o clima do planeta, cada vez mais inóspito.

Clara, no entanto, é teimosa, chatinha, orgulhosa e se isola do mundo quando ocorre um acidente inesperado.

A narrativa da história é feita apenas na voz de Clara, então é repetitiva e limitada pq não sabemos, ao certo, qual a importância real dela nessa questão do clima.

A narrativa em primeira pessoa é um recurso muito legal, mas muitas vezes fica sendo enfadonha quando não avança adequadamente, quando a personagem interelage pouco com os outros, fica refletindo sobre seus próprios pensamentos.

Acho que esse é o grande problema da trama, além de colocar o ponto de virada da personagem atrelada ao amor romântico por um rapaz.

Clichê, pouco empoderamento feminino, enfadonho. Uma leitura bem razoável.

Ninna 18/10/2022

Impactada
Devorei esse livro. Levei vários choques ao longo da leitura com as introduções dos capítulos. Livro apaixonante.

Bruna.Nunesx 16/02/2023

Foi razoável
Foi uma leitura boa mas muito lenta e fiquei cansada de lê!
Não teve como eu terminar porque a leitura foi muito bastante lenta...
Eu acho que coloquei muitas expectivas nesse livro! ?
???

16/02/2023
Bandeira3 25/06/2023minha estante
Me deus um pouco de vontade de ler, eu também crio muita expectativa em livros com bruxas kk

Kaue Garcia 19/09/2022

P E R F E I T O
Este livro superou literalmente todas as minhas expectativas, já não sou de ler fantasias porque tenho bastante dificuldade de imaginar os mundos que são desenvolvidos e me sentir dentro da história! Mas aqui é impossível não se ver dominado pela narrativa, amei tudo, personagens, enredo, romance ? por favor leiam! Vou panfletar este livro sempre que puder, com certeza um dos meus preferidos do ano

Paula 22/07/2023

Sem sal, sem tempero
Começar aqui parabenizando a autora por conseguir fazer a protagonista mais white people problems, sem sal, sem açúcar e sem personalidade já criada.

Dito isso preciso ressaltar primeiro que eu não detestei esse livro, imagino que se você ler ele estando na vibe e estado de espírito corretos ele passa uma sensação muito aconchegante. É um livro extremamente simples, com história linear sem grandes altos e baixos e com descrições agradáveis. Mas é isso.

Apesar de não ter especificamente nada de errado com a história em si, é extremamente limitada, o que é compreensível pois foi a primeira publicação da autora. Agora se tem uma coisa que sim, detestei com todas as forças foi essa protagonista.
Vou resumir a personalidade dela em uma frase "aiiiiinnn coitadinha de mim tããão poderosa, tenho tudo q os outros qrem mas não é assim tão bom quanto parece" ah vai catar coquinho, se metade do tempo que passa choramingando tivesse tentando resolver os próprios problemas o livro acabava em 100 páginas.

Maisa @porqueleio 16/12/2022

Resenha / A Natureza das Bruxas /@porqueleio

Além disso, a magia de Clara é poderosa e busca por aqueles que ela ama. Sendo assim, ela já perdeu muitas pessoas, e acaba se isolando na escola para que ninguém mais seja perseguido por sua magia descontrolada.

Para ajudá-la, a escola define um tutor: Sang é um bruxo recém-formado, um pesquisador visitante na escola de Clara. Sentimentos afloram, e Clara pode escolher renunciar seu poder em nome do amor, que seria um golpe na luta das bruxas contra as mudanças climáticas.

Enfim, A Natureza das Bruxas é um livro repleto de amor pelo mundo natural, e por isso inspirador. Para quem gosta de fantasia contemporânea com romance, com um desenvolvimento lento e com um quê de esperança, pode apostar que esse livro é para você!

Coisas de Mineira 07/12/2022

A NATUREZA DAS BRUXAS É UMA HISTÓRIA PODEROSA SOBRE AUTOCONHECIMENTO
A natureza das bruxas constrói conexões entre o mundo natural e a magia das bruxas mesclados a um romance fofo e decisivo.

A Natureza das bruxas é o primeiro livro da autora Rachel Griffin, lançado no Brasil pela Editora Rocco, um livro lindo e comovente, que trata do amor à natureza e da jornada de uma jovem bruxa em busca de autoconhecimento e de amor-próprio.

Clara não é como as outras bruxas. Há séculos as bruxas controlam o clima, ainda que os poderes de cada uma delas esteja relacionado a estação na qual nasceu, sendo sua magia específica para cada uma das estações. Mas Clara é uma atemporal, ou seja, seu poder está no ápice em todas as estações. Bruxas atemporais são muito raras, e o conhecimento de como agem não está disponível na Escola onde Clara estuda – a Escola Oriental de Magia Solar.

Infelizmente, os sombreados – humanos sem poderes, deixaram o clima errático, já que se acomodaram em usar os poderes das bruxas para consertarem seus erros ambientais. E controlar o clima tem drenado muitas bruxas, por isso Clara precisa aprender a controlar seus poderes. Mas ela tem seus próprios planos.

"Os sombreados confiam em nós, mas uma consequência dessa confiança é a sua complacência. Não passou pela cabeça deles que algo podia estar errado."

RESENHA DO LIVRO A NATUREZA DAS BRUXAS DE RACHEL GRIFFIN

Como os poderes únicos de Clara podem ser a solução para os problemas climáticos da terra, os professores incentivam a garota a aprender a controlar seus poderes. Sang é um bruxo recém-formado, um pesquisador visitante na escola de Clara, e se oferece para treinar a bruxa.

Por conta de tantas perdas, Clara decide aceitar a ajuda de Sang, mas sempre mantendo distância do rapaz, bem como, sem perceber, segurando todo o seu poder também. Até que mais uma morte acontece e, aliado aos sentimentos que ela começa a ter, decide que a única forma de proteger aqueles que ama é se despindo dos seus poderes.

Clara está determinada a fazer esse sacrifício. Essa é sua escolha impossível, renunciar a um poder em nome do amor, que seria um golpe na luta das bruxas contra as mudanças climáticas. Já sabe, não é? Grandes poderes, grandes responsabilidades…

"Uma vida de isolamento é um preço muito alto para se pagar pela magia. Uma vida de preocupação constante com aqueles que amo é um preço muito alto."

UM SISTEMA DE MAGIA BASEADO NAS ESTAÇÕES DO ANO

Parece que as histórias com bruxas estão voltando com tudo! Adorei a temática mais contemporânea, aliando bruxas com as questões climáticas, por isso imediatamente coloquei na minha lista de desejados. Mas, veja bem, ainda que tenha sido atraída pela fantasia, esse é um livro essencialmente de romance. A magia está presente, mas o caminho de Clara está em autoconhecimento e em permitir ser amada.

O livro também traz um sistema de magia diferente, ao vinculá-la às estações. Para as bruxas, a estação não determina apenas seus poderes, mas também sua personalidade: podem ser mais frias e reservadas, como as invernais, ou mais passionais, ligadas ao verão. Mais uma vez a autora usa de magia para enaltecer as estações e suas peculiaridades – claro, isso se você estiver no hemisfério norte!

Outro aspecto a enaltecer no livro é a diversidade dos personagens, seja em relação à raça, seja da identidade sexual. Clara, por exemplo, é bissexual, e Sang é sul coreano. Os outros personagens também integram essa paleta da diversidade, ainda que não sejam uma presença marcante no livro – talvez a exceção seja a ex-namorada de Clara, Paige.

"Ser uma atemporal é como se meu corpo fosse feito de engrenagens em vez de órgãos. Cada mudança de estação faz as engrenagens girarem, me prendendo cada vez mais apertado por dentro."

UM LIVRO SOBRE ESPERANÇA E SOBRE O PODER DO AMOR

Entretanto, Clara define um ritmo lento ao livro, com sua recusa em aprender a controlar a magia, deixando a história lenta e cansativa. Sua eterna dúvida sobre seus poderes fica redundando ao longo da narrativa, e sinceramente só gostei dela por conta de Sang. O foco é mesmo no desenvolvimento da personagem, e a escrita da autora é emocional e lírica. Eu gostei de A Natureza das Bruxas, mas esperava mais.

O antagonista é a crise ambiental, e esse foco aumenta a necessidade do amadurecimento de Clara. A autora explora ao máximo a protagonista reticente em relação ao poder, e deixa de aproveitar a beleza do sistema de magia que criou. Ainda assim, vale muito por toda a discussão ambiental, e pelo comodismo e passividade dos seres humanos em relação a todos os problemas provocados por eles.

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/12/a-natureza-das-bruxas-rachel-griffin-resenha-do-livro/

1 | 2 | 3 | 4 | 5