O mínimo sobre leitura em voz alta

O mínimo sobre leitura em voz alta Marcela Saint Martin

Resenhas - O mínimo sobre leitura em voz alta

Thayane Oliveira 19/07/2023

5/5
O livro é muito boa, mostra como o hábito de ler em voz alta traz inúmeros benefícios para as crianças. Além de facilitar o aprendizado, enriquecer o vocabulário e o melhor de tudo cria um leitor.

Bruno @viagempelomundodoslivros 28/08/2023

Nunca é cedo demais ou tarde demais para ler bons livros aos nossos filhos...
A autora Marcela Saint Martin trata nesta obra sobre a importância da Leitura em Voz Alta para a formação das crianças. Como vocês sabem eu tenho quatro filhos pequenos, Miguel (6), Guilherme (3), Antonio e Alice (gêmeos de 6 meses), e que sempre lemos com eles desde a barriga e o conteúdo desta obra vai muito de acordo com o que acreditamos acerca da importância da leitura para a educação dos filhos. A obra é dividida em 3 partes: 1) Por que ler para o seu filho importa; 2) Ler em voz alta: O amor à criança que molda o amor pela leitura; 3) Leia em voz alta mesmo que você não seja muito bom nisso. Trata-se uma obra simples, mas muito bem fundamentada e que trás muitas histórias reais de como a leitura para as crianças impactam o seu desenvolvimento intelectual e emocional. Deixo, abaixo, alguns quotes do livro:

"Não há nada como ler para uma criança."

"A atividade mais importante para construir o conhecimento necessário para o futuro sucesso em leitura é ler em voz alta para as crianças."

"A Leitura em voz alta ajuda a inspirar o amor pelas palavras e pela leitura, a aumentar o vocabulário e a preparar o caminho para a leitura independente."

"Inspirar o amor pela leitura é uma das maiores vitórias de que qualquer modelo educacional poderia se gabar."

"Tudo muda quando a gente lê."

"A função mais importante da fala dirigida às crianças pequenas é criar e manter laços emocionais fortes."

"Não precisamos esperar que a criança dê sinais de que compreende o que lemos para só então lermos para ela."

"Faz mais leitura recreacional quem já experimentou em si os benefícios dela."

"Você pode ler o que quiser, desde que sua voz seja acolhedora e você deixe claro que está se comunicando com ele."

"Ao selecionar um livro, procure menos o seu interesse imediato do que o interesse da criança."

"A leitura em voz alta, graças à presença viva e amorosa de um adulto que lê e conversa com elas, é um tipo de experiência fundamental."

Vinícius 23/03/2024

A leitura é tudo!
O livro da escritora Marcela Saint Martin trás um resumo perfeito do que é essa iniciativa muito produtiva da leitura em voz altas desde a gestação até a adolescência. O vínculo criado entre mãe e filho e o desenvolvimento da criança introduzida é engajada na leitura em voz alta, é algo impressionante. Informações como literatura sobre o tema e trabalhos científico publicados, são citados na obra. Vale pena para quem tem filhos ou para quem tiver a oportunidade e prazer de ler para uma criança. Inclusive, com dicas para ir conquistando a atenção e envolvimento das crianças mais inquietas. É melhor um livro do que os psicotropicos, hoje tão prescritos para crianças ditas hiperativas.

Iza Santos 09/08/2022

Ler para uma criança é super importante
Vínculos se formam ao sentar juntos e descobrir mundos novos.

Gab 21/02/2023

Importância De Ler Histórias Em Voz Alta Para Nossos Filhos
Mais um livro da Coleção O Mínimo Sobre? Leitura em Voz Alta!!! Muito recomendado aos pais que tem filhos pequenos ou que querem ter filhos? é absurda a diferença que faz na vida da criança os pais lerem livros ilustrados para os bebês.

O QUE A LEITURA EM VOZ ALTA PODE FAZER PELO DESEMBOLIMENTO LINGUÍSTICO DAS CRIANÇAS, PELO ENRIQUECIMENTO DE SUA IMAGINAÇÃO, POR SUA AFETIMIDADE, PELA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO SÓLIDA E DURADOURA COM A LEITURA E POR SEU FUTURO É ALGO QUE PRECISA SER ANUNCIADO INCANSAVELMENTE.
Espero que este pequeno livro sirva de inspiração do maior número possível de pais e professores para que abracem a leitura em voz alta como um dos pontos inegociáveis na vida das crianças. Ha razões fundadas para crer que isso pode mudar, no mínimo, a vida de cada um dos envolvidos.

?Literacia" (do inglês "literacy") é um termo que vem se disseminando desde a década de 80. Trata-se de um conceito mais abrangente do que o de alfabetização, que é o aprendizado da leitura e da escrita em um sistema alfabético. A literacia refere-se aos conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita. Uma criança que ainda não saiba ler, mas que já esteja familiarizada com a leitura em voz alta de histórias, com a forma das letras e das palavras, com a dinâmica de perguntar e responder perguntas sobre a história ouvida, já está desenvolvendo a literacia, embora ainda não esteja alfabetizada??

Rodrigo.Macedo 27/01/2024

Para que ler em voz alta?
Na sala de planejamento de aula onde trabalho, um amigo entregou-me um livro, cujo título não me lembro, e pediu para que lesse um trecho. Li em voz alta, dum jeito bem exagerado, gesticulando bem as palavras e as mãos (não faria isso se não estivesse somente nós dois na sala). Ele deu risada da situação. Lembro que a compreensão do excerto me ocorreu de imediato, sem a necessidade de reler. Talvez por pensar, expressar e escutar a palavra lida.

Depois de uns dias, tendo percebido que gosto de ler em voz alta, ele apareceu com o livro intitulado " O mínimo sobre leitura em voz alta", da autora brasileira Marcela Saint Martin. Interessei-me pelo título pois sou um adepto dessa prática, já que leio para meus filhos.

Apesar de ler para os meus pequenos desde quando eram bebezinhos, hoje com 3 e 5 anos, e já saber dos benefícios cognitivos e emocionais intrínsecos na leitura, fiquei surpreso com a quantidade de estudos que comprovam seus benefícios; além das estratégias mais adequadas de acordo com a faixa etária.

A capacidade de improvisar histórias com base nas ilustrações afim de manter a atenção dos meus filhos foram um dos muitos hábitos que desenvolvi ao ler para meus filhos. Interessante que essa abordagem é, segundo a autora, uma forma benéfica de leitura.

Além dessa abordagem, outra, que talvez eu e muitos pais fazem de forma inconsciente e que é recomendado por Saint Martin, é o espaço para as crianças completarem as palavras do final da frase. Essa é apenas uma das várias estratégias estruturadas por ordem de dificuldade que a autora sugere.

No geral, o livro, apesar de pequeno, é muito enfático em sua proposta. A autora martela em nossos ouvidos o tempo todo sobre a importância da leitura em voz alta para as crianças. Acho bom saber disso continuamente ao longo da minha vida. Num país como o nosso, onde os índices de leitura são ridículos, a voz da Marcela Saint Martin deve ser amplificada para que as pessoas conscientizem-se da importância da leitura na vida de uma pessoa.

Fê_Sato 29/06/2023

Acompanho a Marcela Saint Martin pelo Instagram há um bom tempo.
O que ela apresenta nesse livro não é novidade pra mim. Até porque, o que está aqui é o que vejo ela defendendo todos os dias em sua rede social. O livro apenas reafirmou aquilo que já era prática em minha vida e que venho colhendo frutos.
Um bom livro para presentear pais e professores.
Marcelle 29/06/2023minha estante
Tô com ele aqui p ler fer! Bom saber ??

Fê_Sato 01/07/2023minha estante
Mah, ele é bem tranquilo e rápido de ler. É um compilado de informações sobre leitura. Como vc tá lendo A família leitora, esse vai ser até sem graça, mas é ótimo pra quem tá se interessando pelo tema agora. Aquele livro pra presentear e estimular as famílias.

Aline 30/01/2024

Marcela Saint Martin foi a primeira inspiração para que eu inicia-se a jornada da Leitura em voz alta...Suas dicas preciosas de livros e leituras me guiaram nos primórdios de minha prática...o mínimo sobre a leitura em voz alta é uma introdução para quem anseia transformar sua casa em um lar de leitores...Marcela apresenta um belo resumo desse assunto que conhece tão bem...O mínimo sobre a leitura em voz alta é uma ótima introdução desse assunto maravilhoso que é leitura em voz alta... Super recomendo!

Isabel Verena 29/09/2022

Eu acompanho a escritora desse livro pelo Instagram já tem algum tempo, e antes mesmo de ler esse livro eu já era maravilhada pelo que ela ensina e pela sutileza que ela mostra a importância da leitura para as crianças.
O livro é muito bom, de simples compreensão.
Os pais e responsáveis pelas crianças precisam entender como é importante e como é prazeroso ler para crianças. ??

Cintia 13/11/2022

Esclarecedor
Todo leitor, sabe dos benefícios da leitura, percebe em si os resultados.
Entender de que forma a leitura em voz alta pode ajudar no desenvolvimento de um criança, além do contato afetivo, é um incentivo muito grande para mim, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, continuar lendo para ela.
Todo pai e mãe deveriam ler esse livro.

Vanessa.Brina 13/05/2023

Muito importante entender os benefícios da leitura em voz alta. Eu já lia pra minha bebê pelo prazer mas agora sei o quão importante é para ela. Também aprendi boas dicas pra escolher livros e formas de variar a experiência pra potencializar os benefícios

Onivid Silva 10/01/2024

Excelente
O livro é ótimo para quem tem filhos ou deseja ter.
Mostra os diversos benefícios sobre a leitura em voz alta e traz formas práticas de colocar no dia a dia.

Sarah.Almeida 09/05/2024

Livro excelente para quem já tem ou quer ter filhos.
Mostra, com base científica, os benefícios da leitura em voz alta pra crianças e adolescentes, bem como ensina como o fazer de forma correta e eficaz.
Não dei 5 estrelas pois achei o livro um pouco repetitivo.