A teologia do livro de Apocalipse

A teologia do livro de Apocalipse Richard Bauckham

Resenhas - A teologia do livro de Apocalipse

Ítalo Victor 18/12/2022

O Apocalipse bíblico
Este é o livro mais influente, nesta minha curta vida, que li sobre Apocalipse. Definitivamente uma obra primordial para compreensão da construção da carta profética e apocalíptica que encerra o canôn bíblico. A construção de Bauckham é fabulosa, demonstrando o gênero de Apocalipse como carta, apocalipse e profecia, após isso vemos suas ligações com os livros de mesmo gênero na bíblia e também do contexto de sua época, suas principais semelhanças e diferenças para então adentrar no tema do livro e confrontar a visão da época sobre o cristianismo, ao mesmo tempo que relata uma mensagem de esperança para as setes igrejas e também para nós.

Paulo1758 06/11/2022

Um entendimento claro
Apocalipse de João sempre foi um livro controverso. A aplicação que era feita a ele na idade média era tão complicada que Martinho Lutero queria que ele fosse retirado da Bíblia.

A triste realidade é que essa mania de utilizar o livro de Apocalipse para fazer medo ainda continua. Alguns utilizam das palavras deste livro para coagir fiéis pelo medo.

Para uma vida cristã saudável é necessário lembrar que o "amor lança fora o medo" (1 João 4. 18). Assim, olhar para o livro de Apocalipse e viver com medo é não entender a sua base.

No livro de Apocalipse, o apóstolo João utiliza de várias passagens do profeta Isaías e Ezequiel para revelar a grandeza de Deus e mostrar como os reinos da Terra nunca prevaleceram ou prevalecerão contra Ele.

Outro ponto fundamental que João deixa muito claro é a necessidade de pregação do evangelho.  Nós vamos devemos ganhar as nações para o Senhor, mas não pela força e imposição e sim pelo testemunho fiel, mesmo que esse testemunho custe a vida.

O Apocalipse mostra a decadência moral da sociedade, mas coloca a igreja do Senhor Jesus com esperança a  esse mundo, como sal e luz. O mundo pode estar em queda, mas a esperança da glória é o que move o coração do cristão.

O nosso Reino não é daqui.

Fabiana 27/11/2023

Boa teologia
O livro trata a teologia do livro de apocalipse. O autor Ricardo Bauckham é claro e objetivo. É um livro muito bacana, fluido sem ser superficial. Vale a pena!

Edimeire0 12/04/2024

Uma leitura de fácil compreensão sobre o livro de apocalipse, desmistificando as várias interpretações equivocadas desse livro. Apocalipse nos traz esperança e não medo.

dnascif 16/02/2024

Livro muito interessante, leitura um pouco pesada pra quem é iniciante no assunto, mas pra quem já tem uma base teológica funciona bem