Música fúnebre

Música fúnebre Morag Joss

Resenhas - Música fúnebre

Jean 04/03/2015

Desafio Literário Skoob 2015 - Março
A descoberta de um corpo nas termas romanas de Bath, cidadezinha do interior da Inglaterra, é o ponto de partida desse romance, escrito pela escocesa Morag Joss e publicado pela Companhia das Letras. A protagonista é uma violoncelista, cuja carreira sofreu um forte abalo após a morte de seu marido e seu retorno aos palcos se dá um dia antes desse misterioso assassinato.

Existem alguns elementos que me agradaram muito, como o perfeito retrato de uma cidadezinha inglesa – suas fofocas, o tamanho da cidade e a praticidade de locomoção dentro delas, o retrato de locais que existem (como a rede de lojas Marks and Spencer) e a própria postura de alguns personagens me situaram muito bem ao longo da narrativa.
Porém, a trama tem um desenrolar muito desinteressante. A escrita de Morag Joss seria beneficiada com uma maior economia de palavras, se ela apresenta-se os fatos com mais destreza e mais coerência. Os próprios personagens são chatos e acompanhar a psique deles é absolutamente irrelevante para o desenlace do mistério. A relação entre esses personagens, tanto como amizades ou interesses românticos, me pareceu forçada a todo instante.

Há ainda o epílogo absolutamente previsível e chato, com Morag tentando surpreender o leitor com algumas ações dos personagens. É tudo tão forçado e arrastado que a leitura demorou muito mais do que eu previra. Infelizmente, não consegui gostar desta obra.

Ma 15/09/2021

Foi massacrante eu ler esse livro e não foi pela história, mas sim por eu não estar bem para ler, digo em questão de saúde. Porém aos poucos que ia lendo notei que era interessante e nas páginas finais estava lendo com mais vontade.

Eu tive preconceito com o gênero porque tive experiências ruins nos atrás, mas agora notei que depende muito da minha maturidade, emocional e momento da vida.

Não dei uma nota maior porque não consegui aproveitar muito a leitura lendo a parcelas durante uns 5 meses. Porém a leitura é interessante e acabou de uma forma que eu não esperava.