O Livro dos Insetos Humanos

O Livro dos Insetos Humanos Osamu Tezuka

Resenhas - O Livro dos Insetos Humanos

Vênus_Alice 27/03/2023

Perversa polimorfa
A obra faz uma caricatura com a sociedade, movida ao brilhantismo, números, fama, interesses e dinheiro... A protagonista é um mulher muito bonita e sensual, que não parece pertencer ao seu corpo, mas o usa para obter qualquer vantagem. A cada etapa da história está se travestindo de uma pessoa ou profissão, sempre roubando e trapasseando sem dó para obter o que quer.
A analogia dela com um inseto é perfeita, pois ela é uma metamorfose dentro de uma casca.
Aqui há uma mulher sem as amarras da feminilidade e do machismo que segue sua vida de forma plena (ferindo os outros).

Bastos 31/07/2022

Um mangá que explora as emoções humana e nos leva em um passeio infernal e sofisticado da sociedade moderna.

Acompanhamos a protagonista que tem a habilidade de sugar as qualidades dos outros e como ela usa isso ao seu favor para crescer numa sociedade capitalista e machista em que a única maneira de crescer e se destacar é elevando seu próprio status às custas dos corpos, vidas e bem-estar dos outros.

Mais um acerto do Osamu Tezuka com uma obra adulta e uma temática atual.

Ogaiht 06/05/2023

Tezuka Fazendo Jus ao Título de Deus do Mangá
Quando peguei para ler este O Livro dos Insetos Humanos, não sabia absolutamente nada sobre a estória. Apenas confiei no nome de Osamu Tezuka, e de fato, não tinha como o resultado ser menos que excelente.
Tezuka escreveu esta obra já em sua fase madura, quando já estava bem consolidada sua posição na indústria de mangás. O autor mostra aqui total domínio da narrativa, criando uma estória envolvente com uma trama muito bem construída.
A estória gira em torno de Toshiko Tomura, uma jovem misteriosa que acaba de ganhar um prêmio literário muito importante, ao mesmo tempo que uma escritora comete suicídio. No decorrer da narrativa, vamos conhecendo mais essa figura maquiavélica, que se aproxima das pessoas para aprender suas habilidades e, uma vez sendo capaz de dominá-las perfeitamente, Toshiko as descarta, deixando atrás de si um rastro de destruição na vida das pessoas com quem cruza.
É realmente incrível como Tezuka consegue criar personagens fascinantes mesmo sendo moralmente condenáveis. E igualmente incrível é como consegue fazer um retrato da sociedade japonesa da época em que esta obra foi publicada.
Para os fãs de mangá, está é certamente uma obra obrigatória e nos dá grande prazer em ver um mestre em sua arte no auge em seu auge.

Nicolas Rodeghiero 13/03/2023

O mundo dos insetos como uma caricatura dos seres humanos
O livro dos insetos humanos foi minha primeira leitura do Osamu Tezuka, é um mangá antigo com traços característicos do autor, onde em uma primeira impressão talvez não seja tão atrativo, mas acabei acostumando rápido.

Sobre a história, temos uma protagonista oportunista e manipuladora, que se envolve com vários parceiros e se aproveita dos mesmos, roubando as habilidades e profissões de cada um e tendo todo o sucesso somente para si mesma. Nessa questão talvez tenha sido onde a trama não me prendeu tanto, achei repetitiva em alguns momentos, onde ela ficava fazendo a mesma coisa só que com personagens diferentes, e quase todos foram bem passageiros na história, aparecendo e sumindo no mesmo capítulo, deixando o raciocínio difícil de acompanhar.

É um clássico e merece ser reconhecido dessa forma, justamente pelas críticas e filosofias que são abordadas mesmo que indiretamente ao decorrer das páginas, dá pra se dizer que é o tipo de história que envelheceu bem, carregando assuntos que estão em questão até os dias de hoje.

No geral, é um mangá com uma temática adulta, tanto nos temas quanto nas cenas. Vale a pena ser lido e refletido já tendo isso em mente. Um começo um tanto quanto confuso, um desenvolvimento devagar e um final bom, encerrando todo o ciclo da personagem, fazendo sentido com o nome da obra.

Dheyvison Jr. 17/04/2023

Leia para tirar suas próprias conclusões!
Pensa num mangá que não prendeu a minha atenção! Tentei ao máximo curtir a leitura mas não fluiu muito bem, a ideia da obra é boa, mas não acho que irá agradar a todos. Particularmente falando, não me cativou. É uma história qur vou esquecer facilmente.
Laryssa.Rabelo 17/04/2023minha estante
Tá na minha lista esse , achou chato ?

Dheyvison Jr. 17/04/2023minha estante
Achei um pouquinho sim, mas como nada é unânime você pode acabar gostando.

Lucas1429 18/08/2023

Uma das melhores leituras do ano!
Essa HQ aqui tem tudo o que é capaz de te prender: drama, suspense, mistério, momentos de humor, traição, amor e etc.

Eu tive que ler ouvindo Dubstep (Drum n' bass) de tão rápido que as coisas acontecem aqui, quando o autor explica quem é quem, ele eleva o enredo de 0 a 100 rápido kkk. Sem duvidas a personagem principal é uma 🤬 #$%!& completa kkkk. Fiquei triste porque acabou, tenho certeza de que renderia uma HQ a mais ou umas 500 páginas aqui seria tranquilo porque com o desenrolar eh fiquei: ??

Livia Barini 26/09/2022

Razoável
No começo até achei a história bem interessante, mas depois fiquei com a impressão de mais do mesmo, as situações apenas se repetiam com personagens diferentes.
O destino do personagem M. também me deixou bem contrariada, o coitado merecia um final mais feliz.
Apesar de ser interessante, achei repetitivo.

Samuel Simões 24/08/2022

Funciona, mas...
Infelizmente fui com expectativas (de novo) muito altas pra ler essa obra. Osamu tezuka é um gênio e isso é um fato. Porém, essa obra não me pegou. Não me conectei com os personagens nem com a trama em si. Apesar de um roteiro como sempre muito bem desenvolvido, e com diversas possibilidades narrativas que só o tezuka sabe fazer, eu porém, não consegui me conectar com praticamente nada aqui. Mas obviamente não deixa de ser uma história interessante com diversas camadas e discussões sobre os temas abordados. Achei um quadrinho extremamente mediano e operante.

3 estrelas e tá bom demais

Helder 27/09/2022

Vilã Cruel X Texto Ingênuo
O livro dos insetos humanos foi meu primeiro Mangá e confesso que tenho dificuldade para este tipo de literatura.
Neste caso, achei o traço muitas vezes muito bonito, mas achei a história fraca, as vezes exagerada, as vezes ingênua e muitas vezes inverossímil.
O mangá nos traz a história da bela Toshiko Tomura, uma garota muito bonita e que tem um dom: se absorver do talento daqueles que a cercam.
Lendo assim, isso pode até parecer algum superpoder, mas esta historia não tem nada de sobrenatural ou fantasioso. Na verdade Toshiko Tomura é uma garota completamente sem escrúpulos que se acha vazia como um casulo e que acredita ser normal plagiar ou roubar obras alheias e apresentar como se fossem suas. Assim, ela sempre conhece pessoas talentosas, das quais se aproxima com a intenção de roubar seus trabalhos.
Tudo começa com ela trabalhando no teatro, onde logo percebemos que ela não está simplesmente interpretando papeis, mas sim vivendo a vida de outras pessoas. Assim ela segue absorvendo os tiques e truques de outras atrizes e até do diretor de sua peça, tornando-os todos obsoletos.
Porém Toshiko tem uma psicopatia que a leva a roubar muitas outras coisas, como um livro de uma amiga, pelo qual ela acaba ganhando o maior prêmio literário do Japão e uma obra de um design em ascensão, pela qual ela também acaba sendo premiada e reconhecida.
Porém existe um custo para manter as aparências, e as vezes medidas drásticas precisam ser tomadas. E Toshiko não mede esforços para seguir representando estes papéis
O mangá discute o poder e o impacto da fama, e como muitas vezes compramos gato por lebre, pois nos prendemos a uma embalagem vazia, cuja lábia é maior do que qualquer talento.
Mas mesmo discutindo um tema interessante e tendo um traço muito bonito, em muitos momentos o texto me pareceu extremamente ingênuo, principalmente os personagens masculinos que são facilmente enganados por Toshiko.
Tem também toda uma parte política entre China, Japão, Coreia e Taiwan e de golpes financeiros que para mim ficou difícil de compreender corretamente o que estava acontecendo e qual lucro podia haver naquelas situações para nossa vilã. Usando uma palavra da moda, estas inserções não ficaram “orgânicas” na obra.
Por fim, tenho a impressão de que o autor quis criar uma vilã empoderada, porém para isso criou personagens masculinos extremamente rasos, que fizeram eu me afastar um pouco da leitura.
Mas talvez eu estivesse com altas expectativas, pois acredito que quem curte mangá vá gostar bastante deste aqui.
Para uma primeira experiência, foi uma leitura válida.

Lusia.Nicolino 19/11/2022

Vale cada rabisco!
Um mangá dos anos setenta. O próprio autor descreve o período da criação como o momento em que no Japão atingia um rápido crescimento econômico, no mundo, terrorismo indiscriminado, o Vietnã, um caos, a China enfrentando sua revolução cultural. E, nesse contexto, ele nos deixa conhecer Toshiko Tomura, uma mulher ambiciosa, sedutora, que convive, como todo ser humano, com seu lado bom e seu lado mal. Que enfrenta seus demônios sem escrúpulos, que trafega pela vida como se nunca fosse cobrada por seus atos. Uma fábula. Uma fábula que nos ensina sobre medo, insegurança, nosso lugar no mundo. Existe um lugar? Para quem lê em japonês, a experiência é ainda mais rica, porque permite relacionar o nome dos personagens a nomes de insetos – a identificar certos grupos onde a fêmea lidera, a transformação possível e constante. Os desenhos de Tezuka, na HQ, não são perfeitos, eles estão a serviço da história, o virtuosismo do quadrinista não se sobrepõe ao que ele realmente quer contar. Vale cada rabisco!

"Uma bebida alcoólica ainda que seja a mesma, dependendo do copo...muda completamente de aparência... Humanos também são assim. Sobretudo a bebida chamada ´mulher´ se adicionarmos a ela uma especiaria chamada ´homem´."

Mari Pereira 19/11/2022minha estante
Tô doida por esse!

Gabriel 02/02/2023

Excelente mangá, foi o primeiro que li do Tezuka pois fiquei curioso após ler Vida a Deriva.

Os prefácios são totalmente descartáveis, te forçam uma interpretação da obra com base em ideologias, que nem no posfácio do próprio autor ele menciona.

Minha dica é pular os prefácios e curtir a obra sem nenhum tipo de embasamento forçado.

Isadora.tellis 28/05/2023

Acho que ficou faltando algo...
Eu não sou muito acostumada a ler mangá e não conheço muito sobre a história do Japão, acho que isso pode ter interferido na minha experiência com essa história. Comecei gostando muito do livro e da premissa, fiquei curiosa com a personagem principal, ela tem várias camadas que prendem a atenção do leitor. Mas infelizmente, só conseguiu prender minha atenção até metade do mangá mais ou menos. Senti que foi ficando confuso, entrando muitos personagens e muitas questões com o período econômico-social que o Japão estava vivenciando quando o mangá foi escrito, isso me fez ficar um pouco perdida por não conhecer a fundo a história do país. Além disso, as referências com os insetos passaram batidas por não pegar a referência com os nomes dos personagens, já que nomes próprios não são traduzidos (e está certo), entendi só no final do mangá com o posfácio e o glossário.
Agora falando especificamente da história, em muitos momentos eu senti raiva da Tomura, principalmente quando ela prejudica outras mulheres. Gostei que o autor conseguiu fazer uma personagem feminina como uma vilã cruel, principalmente levando o contexto em que foi escrito, onde mulheres são sempre descritas como dóceis e dependentes. Senti que faltou um aprofundamento na infância da Tomura, explicar melhor a relação dela com a mãe e porque ela faz uma regressão sempre que está com a mãe dela. Talvez se tivesse aprofundado mais na história dela antes de virar essa plagiadora profissional, eu teria gostado mais do mangá.

pordentrodaestoria 02/06/2023

?O Livro dos Insetos Humanos?, escrito e desenhado pelo ?Deus do Mangá? Osamu Tezuka, foi o quarto quadrinho japonês lançado pela Darkside Books.

A obra, voltada para o público adulto, foi publicada originalmente no Japão ente 1970 e 1971 na revista Play Comic. Em 2011, o mangá foi adaptado para um drama do canal de televisão japonês WOWOW.

Sobre a história, conhecemos a bela jovem Tomura Toshiko que venceu recentemente um prêmio literário. Só que na verdade todo o seu sucesso não é fruto do seu esforço e sim de plágio do livro de outra mulher. E não para por aqui! Vamos conhecendo a verdadeira Toshiko e todas as ?passadas de perna? que ela deu naqueles que cruzaram o seu caminho. Fria, gananciosa, perversa, calculista, narcisista, cruel, traiçoeira, ardilosa, egoísta, manipuladora, são alguns dos adjetivos que podemos definir nossa protagonista. O seu objetivo é simples: conseguir fama e sucesso a qualquer custo.

Bom, quem me conhece sabe que eu sou super fã do Tezuka e não só das suas obras clássicas, como ?Astro Boy? ou ?A Princesa e o Cavaleiro?. Ele consegue criar histórias incríveis e com enredo que nos prende do início ao fim.

Neste material não foi diferente! Osamu Tezuka aborda temas pertinentes e que mesmo com o passar dos anos ainda são super atuais, como política, corrupção, sexualidade e materialismo. Além disso, ele faz diversas comparações entre o ser humano e insetos. A cada obra que eu leio eu me surpreendo ainda mais positivamente com seus trabalhos. O cara é simplesmente um gênio, sério? tem o seu diferencial!

?O Livro dos Insetos Humanos? é uma obra com uma pegada mais adulta e madura do autor e que certamente vale a leitura.

Sobre a edição da Darkside, ela é muito bonita, com capa dura, papel de alta gramatura e ao final há texto inéditos de pesquisadores contextualizando o material.

Giovanna Batalha 27/12/2023

É uma forma interessante de representar a sociedade, praticamente não tem uma pessoa que preste aqui, todo mundo que se dar bem em cima de outra. A gente quer ter esperança na sociedade, mas é difícil.

Dito isso, no geral é legal, mas senti meio corrido em algumas partes.