Inúteis Luas Obscenas

Inúteis Luas Obscenas Hélio Pólvora

Resenhas - Inúteis Luas Obscenas

Stefânea 09/05/2019

"Para o Surdo só havia silêncio, um silêncio que, de tão calmante, equivalia ao não-ser."
?????????
'Inuteis Luas Obscenas', publicado em 2010, é uma história familiar que narra a vida de José da Costa Guimarães, o Surdo, e seus dois filhos, Regina e Jonas. Deficiente de nascença e viúvo, o homem lutou da maneira que pode para sustentar sua casa no interior da Bahia.
?????????
"Sou, pois, filha do Surdo. Sou Regina, seu único filho mulher. Me criei ouvindo todo mundo chamá-lo de Surdo. De modo que para mim a palavra pai ficou sem serventia desde criancinha cagada e mijada no berço rústico."
?????????
A obra tem estrutura plurifocal, ou seja, cada capítulo é narrado do ponto de vista de um personagem, fazendo com que a história se entrelace segundo o pensamento de cada um.
?????????
O enredo parece simples. Jonas se apaixona por Celina, filha do rico e cruel coronel da região. Sendo ele apenas um carpinteiro como o pai, nada poderia oferecer à moça. Mas mesmo assim, loucos se amor, decidiram fugir. Contudo, essa não é uma história de amor
ma obra sobre o amor.
?????????
Uma tragédia acontece, e o casal volta e passa a morar na casa do Surdo. Regina porém, trava guerra com Celina, pois não aceita o quanto a fuga custou para o irmão, praticamente sua morte de espírito.
?????????
Na minha opinião, essa é uma história sobre a dor. Nenhum dos personagens é feliz. Todos sofrem a sua maneira. Surdo, apesar de conseguir se comunicar, é muito solitário. Jonas sente fome de amigos, conversas e carinho. Regina sofre por ser a única mulher e praticamente tratada como escrava por seu pai e irmão.
?????????
Pólvora conseguiu mostrar com maestria o ponto de vista de um deficiente em meio a sociedade, assim como das pessoas próximas a ele, mesmo que esse não fosse o foco central. Jamais vi algo assim em nossa literatura. Uma obra sobre família e angústia. Sobre o pior lado do ser humano e desespero. Sobre ninguém ser totalmente bom ou mal. Resta sempre u.a brecha por onde se infiltra a ternura.