Elos da Mente

Elos da Mente Octavia E. Butler

Resenhas - Elos da Mente

Nathy 05/09/2022

O segundo livro da trilogia O Padronista, uma continuação envolvente do livro Semente Originária!

Continuando os seus experimentos com seu povo, Doro está cada vez mais perto de atingir o que ele queria: uma mutação de pessoas com poderes psíquicos que não se autodestroem. Mary é a sua grande chance de alcançar o resultado desejado, mas ela é quase incontrolável, forte e cheia de opiniões contrárias. Quando seu poder cresce e toma proporções inimagináveis, Mary quer acabar com o controle que Doro tem e com suas experiências humanas. Ele, antigo e poderoso, ela, jovem e buscando mudanças.

Eu fui totalmente surpreendida com esse livro! Esperava a continuação da história de Emma com Doro, mas a introdução de Mary vem com uma fluidez e uma pegada mais jovem, fácil de se conectar.

As críticas constantes presentes nas obras da Octavia continuam fortemente mostrando as caras de maneira simples e que nos deixam pensando. Fala sobre racismo, machismo, ancestralidade, disputa de poder e controle.

A escrita da autora sempre é algo digno de se elogiar, a dama da ficção científica entrega enredo, construção de mundo e personagem, arcos instigantes e um plot twist de cair o queixo.

O final me deixou chocada e com gostinho de quero mais. O terceiro livro promete mais uma história incrível e um desfecho arrebatador.

Leiam Octavia Butler!!!!!!!!!

Isabela 19/05/2023

Quais os limites da busca pelo poder?
Elos da mente é a continuação épica de Semente Originária da Octavia Butler, nossa rainha da ficção científica, que subiu o grau de qualidade da série O Padronista com esse livro.
Nessa continuação, Doro, o poderoso imortal assassino, encontra obstáculos a seus planos de concretização de um império que há milênios vem construindo a base de sangue e sacrifícios.
Senti falta de Anyanwu nesse livro, gostei bastante dela no primeiro, mas a série continuou impecável com suas remissões a discussões sobre relações de poder, de gênero e raça e aos limites da ética.
Todo bom fã de ficção científica deveria ler Octavia Butler!

Maria.Iohara 03/06/2023

Uma linda continuação
No início fiquei surpresa com as escolhas de foco em novos personagens, comparando ao primeiro livro, mas rapidamente Mary me chamou muita atenção. Apesar de Emma ser minha personagem preferida e eu ter sentido muita falta dela durante a história, o padrão e suas complexidades me pegaram de jeito. Foi tão intenso que me peguei pensando sobre como seria fazer parte de um padrão na vida real rsrsrsrs

Sobre Doro... Bom, posso dizer que o final me surpreendeu muito e me deixou com um gosto agridoce. Mas eu quero mais!

Excelente livro e mal posso esperar para me debruçar em mais obras da autora ?
Flôr 08/09/2023minha estante
Senti falta da Emma também

Mat 01/04/2024

Gostei bastante dessa leitura, cheia de questões interessantes, personagens dúbios e poderosos. Achei o ritmo muito bom, mas fiquei muito tempo perdido sem entender pra onde a autora queria que a história fosse realmente, o final pra mim foi o auge do livro, muito apreensivo e e claro, satisfatório.

Flôr 08/09/2023minha estante
Poderia ter um avisozinho de spoiler, não?!

Rodrigo 08/09/2023minha estante
Incluído aviso de spoiler. Não tinha me dado conta. Espero não ter atrapalhado tua leitura e, obrigado pelo aviso.

Flôr 11/09/2023minha estante
Não! Deu tudo certo, era beeem sutil. Obrigada!

Flavio.Vinicius 05/07/2023

O Padronista 2
Mais um livro da mestra, a Grande Dama da Ficção Científica, Octavia Butler. O livro trata sobre poder e cadeias de dominação, e de como os dominadores necessitam de dominados para serem o que são. Afinal, o rei só existe por causa dos súditos.

Achei que do meio pro final a Octavia Butler colocou personagens demais, entravam a toda hora na história e não dava tempo de dar importância a eles. No entanto, ao final tudo se resolveu, e ela voltou a história para os personagens principais novamente. Só por isso não vou dar nota máxima.

O livro é excelente. Já quero ler o volume 3.

Alan (@coracaodeleitor) 20/09/2023

Amo como a leitura desses livros são rápidas e fluidas. Aqui com a aparição de Mary eu acho que deixa a dinâmica da série muito diferenciada e fluída. Eu amei como ela desenvolveu essa segunda parte.

eduarda2470 09/05/2024

Elos da Mente
Tive dificuldade para me apegar a Mary e confesso que ainda não estou tão apegada a ela, não criei afeto... Sei que Octavia sempre atualiza os protagonistas mas que falta a Anyanwu fez e vai fazer. Já vou iniciar o terceiro e último livro, ansiosa pro desfecho final!

Natália | @tracandolivros 19/10/2023

OCTAVIA RAINHA
A cada livro que eu leio dessa mulher eu me encanto mais com como a mente dele funciona. Imaginar essa série por ordem de publicação me deixa curiosa demais, ela trabalhou tudo de forma doida.
O livro em si parece uma introdução e algo que fica entre algum grande acontecimento. O final me deixou maluca sem conseguir parar de ler, e me surpreendeu demais.

bardo 27/07/2022

Algo que impressiona na escrita da Octavia é o quanto consegue ser original e ao mesmo tempo simples, falar sobre temas complexos e espinhosos através de histórias que lidas na sua camada superficial prendem o leitor e são acessíveis a todos os públicos. Ressalvado claro a abertura de mente do leitor, já que Octavia não tem medo de subverter papéis sociais e tabus. propondo relações e arranjos avançadíssimos para sua época. No primeiro livro da série Patternmaster já tínhamos uma história extremamente original e complexa, que de certa forma deixava pouca margem para uma sequência. Entretanto, Octavia não só escreve uma sequência como consegue fazer uma história tão ou mais interessante, com um desfecho que se não de todo inesperado, deixa o leitor com um gosto um tanto agridoce e curioso quanto aos rumos futuros da trama. Elos da Mente é um livro frenético, mas que para além da camada superficial trata de machismo, dominação do mais forte sobre o mais fraco, racismo entre outros temas. Sem dúvida mais uma obra-prima da Octavia e curiosamente nem é um dos escritos de sua digamos maturidade, Patternmaster está entre as primeiras ideias de Octavia, o que nos dá sinais do quão genial ela foi desde de muito nova.

Raquel.Euphrasio 29/01/2024

Eita! Não tenho muito o que falar, só que estou gostando muito do caminho que a trilogia vem seguindo é sempre uma surpresa.

Erwinnph 20/02/2024

Elos da mente
Continuação da saga de doro o
Imortal que quer produzir um povo para viver junto e se alimentar deles? Mas uma nascida de um dos corpos que ele se apoderou pode querer mudar seu planos ? falando da estória, não gostei muito do final acho que a autora se cansou e apressou o final aff.. mas enfim é um ótimo livro ?5 estrelas mesmo
Com este final rsrs