Before Your Memory Fades

Before Your Memory Fades Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - Before Your Memory Fades

Jessica 26/07/2023

"Something I strongly believe is that we mustn't allow the death of a person to be the cause of unhappiness. The reason for that is simple: if we let everyone who dies be a cause for unhappiness, that would mean people are being born to be unhappy. But the opposite in fact is true. People are always born for the sake of happiness."

giovana 21/12/2022

acho incrível como esses livros nunca falham em abordar a morte e como é possível continuar com a vida depois de uma grande perda.
esse livro se passa em um outro café onde é possível viajar no tempo e, embora o apego pelo cafe funiculi funicula me causou saudades, consegui encontrar amor pelo donna donna também.
o envolvimento da yukari com os principais acontecimentos e a revelação da autoria do livro que aparece em todos os contos foi de arrepiar, e o último capítulo me deixou triste e em prantos. toda a construção da história é linda demais e esses personagens são muito amados.

Carol @solemgemeos15 29/12/2022

3,5
Infelizmente, esse volume não é tão interessante quanto os dois primeiros. Novamente, temos quatro pessoas querendo viajar no tempo após escutar os rumores de que esse café providencia essa possiblidade.
No primeiro, temos uma filha querendo voltar ao passado e falar com seus pais que morreram quando era muito nova; no segundo, temos a dupla de comediantes surgindo pois um deseja voltar ao passado ver a falecida esposa e o outro deseja evitar grandes consequências; no terceiro, temos a reunião de irmãs; e no quarto, trazendo personagens que estavam ganhando holofote pelos cantos durante o livro inteiro, um percebe que eles podem ter um relacionamento além de amizade.
Durante todas essas histórias, os Tokita estão presentes gerenciando o café e uma das meninas da nova geração está fixada com um livro de questões a la isso ou aquilo se o mundo fosse acabar. Creio que de início, era interessante, mas ficou repetitivo já no segundo capítulo.
Aprecio que o escritor tentou brincar mais com o elemento da viagem no tempo, mas isso custou aos personagens melhor apresentação de seus sentimentos. Por exemplo, a história dois e três são esquecíveis.
Reparei que um quarto volume dessa série saiu em 2021, mas ainda não há tradução para o inglês (quiçá para o português), mas irei pegar quando estiver disponível. Por mais que a escrita não seja excepcional, gosto da premissa e de como conflitos humanos são apresentados.

Kindle Girl 12/07/2023

Mais um livro perfeito
O enredo de Before Your Memory Fades segue a história de um protagonista que, ao se deparar com sua memória falhando e enfrentando a perspectiva de perder suas lembranças, embarca em uma jornada para desvendar os segredos de sua própria vida. Ele busca respostas sobre sua infância, amores perdidos e eventos importantes que moldaram quem ele é.

A narrativa é habilmente entrelaçada com uma dose de fantasia e misticismo, pois o protagonista tem a oportunidade de viajar no tempo e reviver momentos-chave de sua vida. Essas viagens no tempo permitem-lhe experimentar novamente eventos e encontrar pessoas que tiveram um impacto significativo em sua existência. Ao fazer isso, ele tenta recuperar suas memórias e encontrar um senso de propósito e completude.

Durante sua jornada, o personagem encontra outros indivíduos que também estão lutando contra a deterioração de suas memórias. Esses encontros proporcionam reflexões profundas sobre a natureza da identidade, do tempo e da importância das memórias em nossa compreensão do mundo.

Before Your Memory Fades aborda temas universais, como a efemeridade da vida, a importância da conexão humana e o poder transformador das lembranças. Kawaguchi explora a interseção entre o passado e o presente, fazendo o leitor questionar sua própria relação com a memória e a maneira como ela molda nossa percepção do mundo.

Em última análise, o livro de Toshikazu Kawaguchi nos lembra da importância de valorizar nossas memórias e das pessoas que estão ao nosso redor. Ele nos incentiva a refletir sobre como as experiências passadas nos moldam e nos ensinam a abraçar a impermanência da vida, vivendo plenamente o presente antes que nossas memórias se desvaneçam.

Barbara 29/03/2024

Meu favorito até aqui, principalmente a última parte ???? o único problema que tenho com essa série de livros é que algumas coisas acabam ficando bem repetitivas.

Thais 09/12/2023

Adoro os livros dessa série, o que me faz tirar uma estrela é que acho algumas partes muito repetitivas. Mas nada que prejudique a história que pra mim é sempre muito boa.

Caroline 13/12/2023

Foi una leitura agradável assim como as anteriores mas não tão especial e profunda. Ainda sim a última história é tão poética.

bmeetsevil 04/05/2023

People are always born for the sake of happiness
Eu estou DEVASTADA ARRASADA DERROTADA MINHA DEPRESSÃO ESTÁ PRESTES A SE TORNAR REFRATÁRIA. Como sempre as histórias são belíssimas, amei conhecer os personagens novos.

lit 02/11/2023

Satisfação
Recebi a leitura leve, suave e tranquila que eu queria. Me emocionei com moderação, e refleti um pouco mais.

"There are feelings that should be conveyed regardless of the future."