Peaky Blinders

Peaky Blinders Carl Chinn

Resenhas - Peaky Blinders

Marina 22/03/2023

Desanimador
Pouco interessante, as informações são repetitivas e muitas vezes dispensáveis. A introdução, que traz um pouco sobre o que mostra na série, promete entregar comparações histórias, porém só percebi as ligações principais quando são relatadas histórias da família Sheldon e outros personagens da série que realmente existiram, porém com peculiaridades diferentes. Isto ocorre somente após 70% do livro. Por isso, não recomendaria.

Fábio Mateus Machado 18/07/2023

PB a história real
Confesso, foi difícil terminar. Leitura pesada e pouca associação com a série. Com um tom bem jornalístico e por vezes repetitivo. Por ter chegado ao livro através da série, temo que possa ter sido mais frustrante do que poderia ser.

Wilson 26/08/2022

Muitos fatos jogados que não nos conectam com o livro
O livro é recheado de fatos e dados históricos, mas não conseguiu me conectar como leitor ao livro. Minha expectativa era ler o livro como um complemento mais detalhado do seriado, mas o mesmo não teve esse impacto comigo. Deixou a desejar.

Laura 01/01/2023

Leitura que não empolga
O imaginário popular, alimentado pela série, sobre os Peaky Blinders como gangsters com vida glamurosa e até inspiradora é desfeito neste livro que narra em detalhes quase jornalisticos o surgimento e ação dessas gangues. Apesar do assunto me parecer interessante, achei muito repetitivo e não me conectei com a leitura.
Marina 03/01/2023minha estante
Gostei da resenha!

Fran.5s 25/07/2023

Nada comparável com a série..
Peaky Blinder A História Real é um livro cheio de fatos e dados históricos, mas por ser na forma de documentário e repetitivo em certas partes, acabou não me prendendo na leitura. Pra ser sincera foi difícil terminar, sendo da metade para o final que fica um pouco mais interessante.
Ao contrário dos peaky blinders dramatizados na série, eles não se vestiam com elegância, não tinham certo charme, nem nenhum sentido de honra e não eram respeitados pela classe operária de Birmingham, a qual ficou profundamente aliviada quando o reinado dos peaky blinders terminou. Inclusive, os verdadeiros peaky blinders não eram uma gangue de Birmingham nos anos 1920. Na verdade, Peaky Blinder ou Sloggers é um termo genérico utilizado para descrever os criminosos da região no final do século XIX. Eles eram tão cruéis e violentos quanto suas representações fictícias, mas suas armas eram cintos afivelados, pedras, facas, cassetetes e botas, tudo que utilizavam como parte de suas roupas ou que era barato de se adquirir. Eles enfrentavam a polícia, mas também agrediam trabalhadores e lutavam uns contra os outros. Chinn ainda relata que embora suas vidas sejam representadas na ficção, Billy Kimber, Alfie Solomon e Darby Sabini foram pessoas reais. Também houve uma verdadeira família italiana de Birmingham chamada Changretta, mas o Luca Changretta, o mafioso da quarta temporada, não existiu.

Sany 04/02/2023

Como leitora não consegui me conectar com o livro, achei que seria mais uma narrativa ficcional, mas está mais para um documentário traz bastante dados.

Gabriel2748 12/05/2023

Não posso dizer que me decepcionei muito pois a partir dos primeiríssimos capítulos, você já sabe como o livro será contado: em tom majoritamente jornalístico e, o mais importante, que os verdadeiros Peaky Blinders não eram nem um pouco parecidos com os personagens fictícios da série (algo que eu já tinha suspeita). Então, caso você estivesse imaginando que seria algo glamoroso e cheio de ação como na série já ia poder decidir continuar a leitura ou não. No meu caso, fui até o fim e posso dizer que no geral foi interessante conhecer o retrato de Birmingham, descrita no período do século XIX até por volta de 1920. Porém, torna-se bem repetitivo.

O autor fala sobre os elementos de Birmingham e como eles favoreceram (ou não) ao "reinado" das gangues inglesas lá, que viriam depois a ter uma denominação a mais que seria a de "Peaky Blinders". Há muitas informações sobre a cidade, referências de jornais da época falando das gangues e, por vezes, são feitos paralelos com a trama e personagens da série. Admito que esse último acontece com menos frequência do que eu gostaria.

Foi ok, mas eu acharia bem melhor se o formato escolhido para contar tudo isso fosse um documentário de no máximo 2 horinhas.

Estelia 05/05/2024

A série é mais legal
Antes de ler busquei resenha e comentários para ter certeza. E por unanimidade todas que li diziam: um livro repetitivo.
E infelizmente está vai dizer a mesma coisa! Um livro que ficou extremamente repetitivo, e com detalhes que poderiam descrever vários personagens, só que aqui ficou muito confuso. A história da série ficou melhor contada!