Cartas de um resiliente

Cartas de um resiliente Sêneca

Resenhas - Cartas de um resiliente

Kamys 03/04/2024

Como uma jovem de 20 anos ainda sem saber quase nada sobre a vida (e a morte), mergulhar nas páginas desse livro foi uma experiência reveladora. Escrito por um dos grandes filósofos estoicos, Sêneca, o livro é uma coleção de cartas que oferecem orientações atemporais sobre como viver uma vida plena e resiliente.
Uma das partes mais impactantes do livro foi a discussão sobre o medo natural da morte. Sêneca aborda esse tema com uma serenidade e clareza que são reconfortantes, especialmente para alguém como eu, que ainda está aprendendo a lidar com a ideia da própria mortalidade. Ele nos lembra que a morte faz parte da natureza humana e que devemos aceitá-la com calma e resignação, em vez de viver constantemente temendo o inevitável. Essa perspectiva me fez refletir sobre como posso abraçar minha própria mortalidade e encontrar paz interior, mesmo diante da incerteza do futuro. "Estas foram palavras eloquentes que Mecenas pronunciou: Eu não quero tumba. Pois a natureza irá prover."
Outro aspecto fascinante foi a discussão sobre a busca pela vida feliz. Sêneca argumenta que a verdadeira felicidade não reside na busca incessante por prazeres externos, mas sim na busca pela virtude e na aceitação das circunstâncias da vida. Ele nos lembra da importância de cultivar a sabedoria, a coragem e a autodisciplina para alcançar uma vida verdadeiramente satisfatória.
No fim, "Cartas de um Resiliente" é uma leitura essencial para qualquer pessoa em busca de orientação e inspiração para viver uma vida mais consciente e gratificante. Mesmo que em certo momento eu tenha ficado com ódio da cara dele por ver tanto na prova da faculdade. Sêneca nos presenteia com uma sabedoria atemporal que transcende as eras, oferecendo ensinamentos valiosos sobre como enfrentar os desafios da vida com coragem, dignidade, virtude e resiliência.