O coração atrás da porta Bianca Briones

Resenhas - O coração atrás da porta

Manu 08/07/2022

Há sempre um coração atrás da porta
Não sei nem como começar a escrever essa resenha, pois esse livro me pegou de jeito com suas histórias e as conquistas pessoais dos personagens.

Senti todas as emoções possíveis. Cada detalhe foi pensado de uma maneira que tira meu fôlego. Esse é meu livro favorito da Bianca Briones, sem dúvidas nenhuma.

Me senti muito bem representada ? principalmente da personagem Naomi ? por cada sentimento, seja ele a angústia, medo e alegria que os personagens sentiam.

Eu não tenho muito o que falar, porque estou sem palavras. Confesso que algumas vezes, durante a leitura, imaginei como escreveria a minha resenha, mas está saindo fora do planejado kkk.

Só tenho a dizer que esse é um ótimo livro, perfeito para quem quer ser retirado da ressaca literária, super nostálgico e com muito amor que as palavras passavam.
mandinha39 21/09/2022minha estante
Eu estou muito interessada nesse livro, qual a classificação?

Manu 26/09/2022minha estante
N tenho ctz, mas acredito q seja ou +16 ou +18

Ludy 27/08/2022

?? Alerta de gatilhos:

- Violência doméstica

- Feminicidio

- Transtornos mentais

- Luto

Julia apanha do seu namorado, onde também passou por uma tentativa de feminicidio e agora tem que se esconder, já que o mesmo se encontra foragido. Já Daniel perdeu a sua filha para uma doença terminal e logo depois a sua esposa foi morta na tentativa de salvar a vida de outra mulher. Ambos se tornam vizinhos e Naomi (sobrinha de Daniel) passa a ser uma ponte de contato entre eles. Mas em meio as suas Tempestades chega a Pandemia do COVID 19 o que faz tudo mudar novamente.

Será que os protagonistas conseguirão enfrentar os seus medos e fantasmas, não só de acontecimentos presentes, como também aqueles que os atormentam desde um passado não tão próximo?

O livro começa de uma forma impactante, achei incrível a forma como a autora abordou a violência contra a mulher e a saúde mental, exaltando sempre a importante de se buscar ajuda profissional e de como é importante estamos presentes na vida dessas pessoas, além de relatar como muitas vezes escondemos os nossos sentimentos de quem está ao nosso redor e até de nós mesmos, até tudo explodir.

Apesar de abordar temos pesados, a Bianca conseguiu deixar a leitura leve e divertida, a sua escrita é envolvente e fluida, a cada começo de capítulo a autora traz um trecho de música que reflete perfeitamente o contexto abordado em tal, além de trazer reflexões durante toda a leitura. Conectei-me com os personagens e muitas vezes identifiquei-me com ambos.

Bonnie | @bonnielendo 23/06/2022

esse eu faço questão de resenhar para explicar a nota!
primeiramente, amei o livro, mas tiveram coisas que me fizeram abaixar a nota?

a primeira delas: o tanto de gatilhos? fiquei me perguntando se precisava disso tudo, porque, ao invés de me fazer sentir empatia pelos personagens, fez com que eu ficasse apenas chocada, já que a autora foi colocando desgraça atrás de desgraça e não nos deu nem tempo de assimilar as coisas.

outra coisa: dependência emocional. sei que não foi a intenção da autora e que ela tentou desviar disso, mas colocar os personagens como ?Porto Seguro? um do outro faz com que eles fiquem bem, mas que fiquem dependentes um do outro? a solução pra isso é fácil: não ter romance, ou deixar o sentimento deles no ar, ao invés de colocar essas pessoas tão feridas em um relacionamento?

enfim, é um livro que eu recomendo, mas não pra todo mundo. (considero que seja +16)

Paula1735 04/04/2023

Sinopse:

O coração atrás da porta, de Bianca Briones ― autora da série Batidas perdidas e da duologia Sonhos de Avalon ― é um romance carregado de sentimentos, que nos faz rir, chorar e ter esperança no amor.

Julia é auxiliar de enfermagem e acha que Eduardo é o amor da sua vida. Ela planeja constituir uma família, ter filhos... Mas, ao poucos, Eduardo vai fazendo com que o relacionamento, antes já abusivo, vire um pesadelo.

A vida de Daniel está desmoronando diante de seus olhos. Ele é escritor e precisa encontrar forças para enfrentar as recentes perdas. Em luto, Daniel se isola do mundo e se entrega à depressão.

Em meio às dores e aos problemas de cada um, a pandemia do novo coronavírus chega para complicar ainda mais a situação deles. Apesar de levarem vidas completamente diferentes, quis o destino que Julia e Daniel acabassem morando porta a porta. E atrás de cada porta tem tristezas, traumas, mágoas e saudades, mas há também uma imensa vontade de amar de novo.

Um romance de enorme poder emocional, O coração atrás da porta discute temas como violência doméstica e depressão de forma sensível e direta, numa história extremamente envolvente e totalmente apaixonante.

“Responsabilidade e respeito. Essas duas palavras definem a abordagem de Bianca a temas tão importantes que compõem esta história. O coração atrás da porta é um livro poderoso, que emociona do início ao fim; enche nosso coração de esperança de tempos melhores.” - Angélica Lima, afliima

“Emocionante e intenso. Mais uma vez, Bianca Briones traz assuntos sérios e muito importantes de forma exemplar. Falando sobre amor, união e esperança, Daniel e Julia nos ensinam que, até nos piores momentos, não estamos sozinhos. Basta saber que sempre encontraremos um ‘coração atrás da porta’.” - Mel Troti, meltroti

“Bianca Briones arrebatou meu coração mais uma vez. Já perdi as contas de quantas lágrimas derramei ao ler O coração atrás da porta. A história de Julia e Daniel nos mostra que a vida tem suas dores, mas que a cura existe, basta abrir o coração para recebê-la. Este é o tipo de livro que ficará guardado em sua memória e no seu coração!” - Mara Santos, cadernodeumapsiciana

“O coração atrás da porta é dolorosamente real, do tipo que nos machuca e marca, mas que também nos transforma e cura. É como uma dose de esperança que mostra o quanto amar (tanto o outro, quanto a si próprio) vale a pena! Sem dúvida, é uma história que permanecerá nos corações dos leitores mesmo depois do fim.” - Alessandra Salvia, estantedaale

Opinião:

Vou ser sincera, não espera muito desse livro mas ele me surpreendeu. Terminei ele com um gostinho de quero mais. E queria poder reler como se fosse a primeira vez pra sentir a mesma felicidade, angústia, sofrimento, medos (atuais e passados que continuam atormentando a vida dos personagens), dor e superação dos personagens.

É um livro curto, e que nos faz sentir todas as sensações possíveis. É uma história bem detalhada e que nos faz colocar no lugar de cada personagem e sentir o que ele está sentindo. Através da escrita, a autora abordou o valor que é estarmos ao lado do que estão presentes e daqueles que havíamos passado perto, ou distante, porém que não estão mais aqui; saúde mental, pandemia, a importância de procurar profissionais e, principalmente, o quanto é necessário expressar sobre o que estamos sentindo, ao invés de deixar isso só consigo mesmo e deixando com que isso te quebre em pedaços ao longo de cada dia.

Mesmo que a história tenha abordado muitos temas pesados e que geram gatilhos, a autora conseguiu colocar momentos divertidos, leves, fluídos e alegres. Você ria chorando, e chorava rindo.

A cada começo de um capítulo, havia u trecho de uma música que tinha relação com a história do capítulo, nos trazendo reflexões e dando mais vislumbre no enredo.

Sem contar que, o livro com brinde, vem com um marcador transparente muito bonito e bem detalhado.

Gatilhos: +16/+18, Violência doméstica, Relacionamento Abusivo, Feminicídio, Insinuação de sexo, personagens LGBTQIA+, Luto, Transtornos mentais.

Frases:

'' Será que, se eu ficar quietinha, vou acordar e descobrir que foi apenas um pesadelo?''

''Não me vejo escrevendo nada se Giulia partir. Se... Quando. (...) Eu sou sonhador. Enterrar uma filha não faz parte da vida de um sonhador. Eu sinto como se estivesse morrendo com a minha filha.''

''Eu me levanto e afago a cabeça de Giulia. Não há mais cabelos. Eu me lembro de quando eu enrolava um cacho dela no meu dedo. Ela adorava esse tipo de carinho desde bebê.''

''_Quero voar como Gigi Luria
_Vai voar, Gigi.
_Mamãe eu te amo pra sempre... (...) Te amo pra sempre, papai.''

''_Não diga, Rebeca. Não diga! - (...). Se ela disser, se tornará real.''

''_(...). Eles não entendem ainda que adultos são fracos vez ou outra, e que a força de quem nos ama é o que nos sustenta nessas horas. Sim, momentos de fraqueza fazem parte da vida.''

''Sequer lutei. Não me restam forças para tentar ser feliz com alguém. Não faz sentido.''

''Como escritor, aprendi a canalizar a dor nas minhas histórias. (...). Mas se eu escrever o que está acontecendo no meu coração agora, inundarei oo mundo em tristeza e desolação. Ninguém precisa disso.''

''Aprendi na prática que, quando não lidamos com a origem da raiva, nós a alimentamos até atingir um nível e toxidade insuportável. Quando a deixamos sair, ela destrói tudo à nossa volta.''

''O amor não machuca. Isso não pode ser amor. Eu não posso amá-lo.''

''Nenhuma mãe deveria perder um filho.''

''_Não há caminho em frente para que eu continue.''

' ''Se eu posso ajudar e não o faço, que tipo de pessoa eu sou?'' '

''Ela é forte. Ela é uma lutadora. E eu preciso ser forte também. Não posso deixar mais uma mulher morrer. Eu luto, como ela. Lutamos e resistimos.
Um tiro e ela cai.
Outro tiro e eu caio.
Duas mulheres que lutaram juntas e caíram na mão de mais um homem que pensa ser dono do mundo.''

''_Você sabe que eu faria qualquer coisa por você, não sabe?''

''O tempo não volta.''

''_Você ainda quer escrever, Dani.
_Gostei disso.
_Do que exatamente?
_Da fé que você deposita em mim''

''Você não será esquecido.''

''(...)Hoje eu não poderia, tenho compromisso com um livro que um famoso autor de novelas me deu.''

''Por isso eu te convidei.
Nada como ficar triste juntos.''

''_Como passaram o Natal?
_Eles passaram lá em cima e eu aqui embaixo.''
_Sozinho?
_Agora eu estou com você.''

''_Você falar comigo depois de mais de duas semana é o melhor presente de Natal que poderia me dar.''

''Não é Natal que queríamos.
Se eu pudesse, tiraria sua dor com minhas próprias mãos.
Como não posso, deixo este livro e desejo de vê-la feliz um dia.''

''_É que a gente nunca fala sobre nada que gere uma emoção maior do que acreditamos que podemos lidar.''

''_Somente um idiota responde uma pergunta com outra pergunta.''

Frases com spoiler:

''Nenhuma história que eu possa criar salvará nossa filha. Nenhuma história será capaz de descobrir a cura.''

''Encosto meu rosto na cabeça de Giulia e aperto sua mão entre as minhas. Nossa menina se foi e levou meu coração consigo.''

''Quando meu pai chegou, duas horas depois, ele me encontrou soluçando ao lado do corpo da minha mãe, coberto por bichinho de pelúcia tingidos de vermelho.''

''Estou sozinho. Não, estou com a minha menina.''

''Minha filha nunca será. Nunca crescerá. Nunca terá seu coração partido e eu nunca poderei ajudá-la a se curar. Isso me traz uma mensagem clara: não tenho o direito de viver em um mundo no qual meu pequeno anjo não habita mais.''

''Giulia foi uma criança feliz. Extremamente feliz. Se é possível encontrar algum consolo na morte é saber que enquanto estava viva ela se encantou e encantou a todos que conheceram. Sou suspeito por pensar assim, mas ela era mesmo especial.''

''Puxo o travesseiro para o meu peito. O cheirinho da minha menina. O ultimo resquício que em breve o tempo levará. Eu me deito enquanto um soluço me toma. Isso é tudo o que sobrou. O quarto de uma criança que tinha o sonho de ilustrar minhas histórias e um dia criar as próprias.
Eu não sei quem eu sou sem minha família. Não sei por onde começar agora e nem se quero recomeçar.
(...). Sem ter chance de lutar, eu perdi tudo.''

''Ver a mãe morrer não nos faz mais corajosos. O que aconteceu naquele dia me destruiu de uma forma irreversível. Parte de mim se foi com a minha mãe e não sei se é possível ter uma vida plena se eu mesma sou incompleta. Quando achei que com um filho e um marido me sentiria completa de novo, me vejo sem nada mais uma vez.''

''Não consegui proteger minha mãe, não consegui proteger meu bebê. Que sentido faz estar viva?''

''Agradeça vivendo e fazendo o que puder pelo próximo. As pessoas se esquecem da efemeridade e brevidade da vida. Elas pensam que têm todo o tempo do mundo e a desperdiçam. Cada dia tem uma beleza única. Até os mais tristes. Viva a vida que foi tirada da minha Giulia precocemente. Olhe a sua volta e entenda que nem todos sairão daqui com vida. Aproveite isso, aproveite cada detalhe e, quando se sentir completamente feliz, me conte. Quero compartilhar do sentimento bom que ainda virá. Eu nem sei como continuar minha vida a partir daqui, mas preciso acreditar que me encontrarei com minha menina um dia. Ah... se eu tivesse a chance de estar com ela em meus braços, não hesitaria. Todo o meu esforço não foi suficiente para mantê-la aqui. A Giulia me via como uma supermulher, como uma feiticeira com poderes mágicos. Eu vivo para honrar sua memória e ser um pouquinho como ela me enxergava.''

Nota 5/5 + Favoritado

Vou terminar a resenha amanhã 07/04/23

Giomsousa 15/09/2022

O coração atrás da porta
Um livro com personagens bem desenvolvidos, profundos e reais. A história é triste, mas também muito bonita, sobre luto e superação (nas mais diversas faces).

É escrito de forma responsável, e, por ser ambientado na época da pandemia, eu me envolvi bastante com a história.

Recomendo muito! ?

Mari1081 22/08/2023

Abra a porta
Que livro necessário e que livro triste. Os protagonistas passam por tantas situações dolorosas e confesso que chorei em muitas páginas. É triste ler sobre a pandemia, é doloroso porque essa história provavelmente é a história de centenas de pessoas. O livro reforça a necessidade de tratamento psicológico, de que o luto é um processo e que é possível ser feliz apesar de tudo. Ele trata sobre violência doméstica, luto, depressão e outros. É um dos primeiros livros que leio que trata tantos assuntos assim e ainda mais que retrata a pandemia e as percas que ela trouxe. Gostei muito da escrita da autora e gostei muito do livro.

Maju.Saraiva 11/01/2023

Representou
Amo o fato dos dias atuais estarem presentes no livro, o enimers to lovers simplesmente perfeito, pretendo muito reler esse livro

Camila 19/08/2022

Perfeito
Amo os livros da Bianca. Todos são bem dramáticos e esse não foi diferente na primeira página já estava chorando e foi assim do começo ao fim. Amei a história e os personagens.

Ale Salvia @estantedaale 24/06/2022

"O Coração Atrás da Porta" no blog Estante da Ale
"O Coração Atrás da Porta" se passa parte antes e durante a pandemia do COVID-19, o que já não é um tema muito fácil para algumas pessoas, mas também pode servir como incentivo, como um empurrão necessário para procurarmos uma ajuda profissional. Aqui, Daniel precisa lidar com a recente perda da família, enquanto Julia precisa superar um relacionamento extremamente abusivo e perigoso. Ambos estão machucados e isolados, mas não é apenas as alegrias que podem ser compartilhadas, a dor também pode servir como uma ponte que os unirá.

E antes de qualquer coisa, novamente venho dizer que os livros da Briones não romantiza naaaaadaaaaaa, se você busca leveza e superação de traumas de maneira instantânea, esqueceeee! Aqui é para você sentir o que o personagem sente, é para você se jogar de cabeça em uma situação tão crua, tão incômoda que até parece real. Bom, na verdade, é uma história que é totalmente possível e por isso acho que dói tanto. Se você não sentir empatia, ou se identificar minimamente com Julia, peço desculpas ao dizer que você é a pessoa mais alienada e egoísta do mundo. Viver em uma bolha não é mais uma opção, temos que enxergar além da nossa realidade para mudar o futuro e é exatamente isso que mais me impacta na leitura: ela gera uma necessidade de melhorias, a gente vê nossa fragilidade e nos impulsina a querer mudar.

E é engraçado que, uma das personagens que eu mais gosto na história é a esposa do Daniel, Dra. Rebeca. A forma como ela é empática e forte me faz admirá-la. Sei que dá para contar nos dedos as partes em que ela aparece, mas ao mesmo tempo, ela deixou sua marca de amor ao próximo tão forte, que é impossível não querer lhe dar um abraço em agradecimento. E olha que achei que ia ter um ranço enorme quando descobri que o Daniel era casado, tá? kkkk Mas não, nos foi mostrado que, às vezes, o amor acaba, mas não o respeito e admiração. E nem acho que seja o amor que acaba, mas sim a paixão, a atração. Porque a Rebeca é incapaz de deixar de amar. ♥

Agora, em relação ao desenvolvimento da história, a Bianca escreve como se eu estivesse lendo meus próprios sentimentos. A culpa de seguir em frente enquanto o outro não está aqui é uma das maiores cargas para mim, como pessoa. Confesso que a culpa da morte gerar algo positivo na minha vida, diversas vezes me faz congelar e ver que alguém me 'entende', que alguém em algum lugar sente o mesmo que eu, me faz sentir menos sozinha. Parece loucura se você ainda não o leu, mas realmente acredito que é um livro que pode mudar vidas.

Claro, não foi uma leitura fácil, pode dar gatilho em algumas pessoas que sofreram relacionamentos tóxicos e traumas (tanto com as perdas de entes queridos, quanto com a limitação que a pandemia nos trouxe), até porque como é explícito, fui/sou privilegiada por ter um teto, por ter o que comer, por ter assistência médica durante esse período. Aliás, só o fato de que consegui ficar em casa (home-office) e não sair para me expor, isso já é um grande privilégio. Porém, em contrapartida, também vemos que a perda e os problemas mentais podem atingir a todos e é isso que me faz apresentear o grande diferencial da obra para mim: o grito de socorro. A importância de ter apoio, de fazer terapia, de aceitar que você não está bem e não consegue sozinho. Ninguém precisa ser um super herói. Basta você estar disposto a aceitar ajuda. Existem pessoas dispostas a estender a mão. ♥

Ah, outra coisa. Epílogo. QUE SENSACIONAL! SIM, estávamos esperando a Naomi (sobrinha de Daniel) ter o seu momento e ele veio! Que menina maravilhosa! Já pedi um livro só dela em um mundo pós pandemia, por favor, na qual ela consiga mostrar todas as suas ideias e estilo! Naomi é uma personagem que consegue mesclar muito o humor com a responsabilidade, o que deixa a leitura mais leve e rápida. E claro, depois de tanta dor, foi um dos capítulos mais delicinhas de ler e eu não queria que ele terminasse!

Aff, acho que falei demais, rs... "O Coração atrás da Porta" é dolorosamente real, que nos machuca e marca, mas que também nos transforma e cura. É como uma dose de esperança que mostra o quanto amar (tanto o outro, quanto a si próprio) vale a pena! Com certeza, é uma história que permanecerá nos corações dos leitores mesmo após o seu desfecho.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2022/06/livro-o-coracao-atras-da-porta.html

lucasgsan 11/08/2022

Coração atrás da porta
Livro delicioso de se ler. É incrível como a gente se encanta desde o primeiro momento com a escrita delicada e sensível da Bianca, mostrando o lado mais íntimo das personagens. A história do livro é bastante verossímil e aborda questões muito importantes como a violência e a saúde mental. Muito mais que um romance ou uma história de como duas pessoas se apaixonam em meio a tantos conflitos e perdas, ?Coração atrás da portal? passa a mensagem de que é sim possível seguir em frente e superar os problemas mesmo frente as maiores dificuldades. Adorei a forma como Daniel e Julia foram se conectando ao longo da história - e Naomi é uma figura!!! Vale muito a leitura!!

Leiaaguria 03/11/2022

Visceral e bonito
Um livro muito especial, principalmente para os dias que estamos vivendo pós pandemia.
A história de romance situada no Brasil, fala sobre relacionamentos abusivos, luto, dor, culpa e medo, tudo isso num período transtornado que foi a pandemia da covid-19.
Sabemos que essa época foi confusa, muita gente perdeu o trabalho e entes queridos, todos ficamos em quarentena sem contato com o mundo externo por um bom tempo, mas para aqueles que talvez tenham se esquecido do quão cruel foi o descaso com o vírus mortal que assolou o mundo, essa leitura talvez te refresque a memória e muito além disso, te ensine lindas lições sobre relacionamentos e escutar o próximo.

Aline 01/10/2023

O coração atrás da porta
"Mas se há algo que aprendi é que se pode recomeçar, principalmente se tivermos apoio. Não vai ser sempre da mesma forma e com as mesmas pessoas, mas a vida dá um jeito de seguir e precisamos acompanhá-la."

Que livro maravilhoso!!!!
Confesso: essa não é uma leitura fácil, há muitos gatilhos. É doloroso relembrar dos tempos de pandemia, de como nossas vidas mudaram drasticamente, de como foi difícil manter distância das pessoas que amamos, a falta de contato físico e, mais do que tudo, as inúmeras perdas... É doloroso também se dar conta do quanto nós mulheres somos vulneráveis em relação aos homens, do quanto a violência contra a mulher tem aumentado...
Enfim... esse livro fala de dor, de perda, da dificuldade de lidar com tudo isso, mas também fala sobre recomeço, amor, esperança de dias melhores, de cuidado para com você e para com o outro.
Amei a escrita da autora, sua sensibilidade ao tratar dos temas delicadíssimos abordados no livro e indico demais essa leitura!!!!!

JanaAna 18/05/2024

Não se engane com a capa bonita
Após ler um livro que me deixou impactada, peguei esse para ler algo mais leve e fui completamente enganada pela capa.
O livro começa com uma violência doméstica bem pesada e os próximos capítulos são tão tristes e revoltante quanto o começo.
A história se passa no período de início da pandemia do COVID e cada página é como se estivesse lendo os noticiários da época. Foi como reviver todo o medo do desconhecido de quando tudo começou.

Emma :) 09/01/2024

Poderia ter sido melhor...
Contém conteúdo sensível (violência doméstica)!
Julia acaba de sofrer violência doméstica, Daniel e sua esposa Rebeca, lutam pela vida de sua filha que está muito doente, e de repente, tudo começa a desabar na vida de Julia e Daniel.

O livro tem uma ótima escrita e um ótimo desenvolvimento de personagens, inclusive Naomi, uma adolescente que virou a estrela principal do livro.

Mas chegando no final do livro as coisas mudam, parece que foi escrito com correria, o livro não tem nem 300 páginas e a autora escreveu muita coisa que aconteceu no que restou do livro, poderia ter dado mais atenção ao final deles.
Sem falar que em um capítulo parecia que eu estava lendo uma fanfic do wattpad, nunca achei que falaria isso, mas achei o hot desnecessário e muito do nada. Um livro que fala sobre coisas tão importantes e delicadas como a violência e o luto, ter um hot escrito por uma adolescente (foi o que pareceu pra mim na hora) foi muito desanimador.
Foi um bom livro, mas eu quase abandonei no final.