A estaca de Bram Stoker  [Box]

A estaca de Bram Stoker [Box] Bram Stoker

Resenhas -

Stella.Castilhos 23/02/2024

Drácula: o vampiro que não brilha no sol.
Brincadeiras à parte, gostaria de iniciar esta resenha comentando sobre o box em si, apesar de já haver tecido comentários sobre o mesmo ao longo da leitura.

O box em questão conta com um folheto escrito por Oscar Nestarez, de título ?De volta à estaca zero: Uma jornada pela criação de Drácula? (achei genial a referência no título, inclusive). Este folheto possui 29 páginas e basicamente tenta nos levar a entender como Bram Stoker se inspirou - depois de tantas ?dificuldades? para se adentrar no meio literário com sucesso - para criar o maior e mais conhecido vampiro da literatura mundial (que foi criado 127 anos atrás). Além de referências de sua vida pessoal, achei extremamente interessante saber que O Retrato de Dorian Gray serviu de inspiração para Stoker na criação do Conde Drácula.

Além de um pôster que estará logo mais colado na parede de meu quarto, o box possui também um livro de contos que foram unidos pela viúva de Stoker, com a pretensão de que o trabalho do marido fosse mais divulgado. Este livro conta com 191 páginas e se chama ?O Hóspede de Drácula e outros contos estranhos?. De fato, são contos estranhos, mas já comentei sobre eles à medida que fui lendo e, além de estranhos, são estranhamente fascinantes de uma forma ou outra.

Por fim, o livro principal do box, ?Drácula?. O clássico dos clássicos e possivelmente inspiração para qualquer escritor de terror ou de suspense. O livro contém 444 páginas, mas serei breve ao falar sobre - afinal de contas, todos já sabemos a história do Conde Drácula.
Para começar, diria que é um livro surpreendentemente fácil de ler. Achei que me arrastaria pelas páginas, mas tudo fluiu muito bem, principalmente pela forma que Stoker escolheu para redigir a história.
São vários personagens - Jonathan Harker (o hóspede), Mina, Lucy, Arthur, Dr. Sweard, Quincey e Van Helsing são os destaques - que descrevem toda a história através de diários próprios, telegramas e cartas enviados de uns para os outros. A leitura se torna mais leve, na minha opinião.

A história em si é sobre Jonathan, que à trabalho vai visitar um Conde muito conhecido e aparentemente bondoso no outro lado do continente, enquanto se comunica com sua futura esposa Mina. É ali, enquanto hóspede, que Jonathan começa a perceber características esquisitas de seu ?novo amigo?. Na verdade, ele passa por um verdadeiro inferno ao longo dos dias, pois o Conde sabe de tudo - sempre - e, portanto, sabe das desconfianças de seu inquilino.
Após esse primeiro momento, começamos a conhecer os demais personagens à medida que a história se desenvolve: Mina fica sem notícias de seu amado; escreve para Lucy, sua fiel amiga; Lucy, ao escrever de volta, conta de seus pretendentes (introduzindo Arthur, Quincey e Seward à história). Van Helsing, médico assim como Seward, entra um pouco depois para ajudar no mistério que ronda Londres, onde agora habita Drácula.

Sem spoiler, mas é um livro de suspense, mistério e terror que vale a pena ser lido.

Por último, acho legal mencionar que consegui perceber neste incrível livro sua influência nos livros de terror mais ?atuais?, principalmente nos do Stephen King.

Realmente Bram Stoker correu lá atrás para que os novos autores de mistério e terror pudessem hoje andar.
Craotchky 23/02/2024minha estante
Verdade, os diferentes estilos narrativos e pontos de vista colaboram para tornar o livro mais dinâmico e menos inclinado à monotonia.

Stella.Castilhos 23/02/2024minha estante
Você já leu? Queria ler sua resenha!

Craotchky 23/02/2024minha estante
Stellita, eu li deve fazer quase uma década. A edição era esquisita e não tenho certeza se era integral (creio que era). Não há resenha. Quem sabe releio de novo em outubro...