João Maria Matilde

João Maria Matilde Marcela Dantés

Resenhas - João Maria Matilde

Bookster Pedro Pacifico 25/10/2022

João Maria Matilde, de Marcela Dantés
Matilde sempre acreditou na história de que seu pai era desconhecido. Cresceu com essa verdade na cabeça e foi criada sem a figura paterna. Prestes a completar 40 anos, Matilde recebe a notícia de que seu pai não apenas é conhecido, mas ainda colocou seu nome no testamento. João Maria era português e deixou as orientações para que seu testamento fosse lido em data e local marcado.

Para conhecer mais sobre esse passado, a única alternativa da protagonista era viajar até a pequena vila portuguesa onde seu pai viveu. Sua mãe ainda é viva, mas sofre com um Alzheimer em estado avançado. Matilde decide ir totalmente sozinha, deixando seu namorado para trás.

Marcela Dantés convida o leitor a acompanhar a viagem de Matilde. Além de o local guardar diversas novidades para a personagem, a viagem acaba sendo um mergulho em seus próprios medos e traumas. O que teria levado seu pai a abadoná-la? Teria Matilde coragem suficiente para enfrentar seus fantasmas sem sozinha?

A narrativa é construída com muito talento pela jovem autora. Ainda que em alguns momentos tenha sentido o ritmo decair um pouco, a leitura foi rápida e bem prazerosa. Dantés destrincha o tema dos laços familiares e da busca por uma nova identidade. Uma autora brasileira que vale a pena acompanhar!

Milena.Berbel 13/04/2022

Um tema difícil contado de uma forma sensível e honesta.
A personagem Matilde nos pega pela mão e nos conduz ao longo de sua jornada em busca de suas origens, na reconstrução de memórias e afetos, em um contexto de abandono e ausências, mas também de descobertas, ao mesmo tempo em que nos permite mergulhar em sua própria mente, onde nos sentimos levemente perdidos, às vezes sufocados, curiosos, confusos, onde o real e o irreal se tocam, quase se confundem.
Nessa viagem, tanto exterior quanto interior, fui levada a acessar uma realidade que me permitiu me conectar com pessoas que enfrentam o desafio de lidar com algum tipo de transtorno mental. E esse é um dos motivos pelos quais a literatura tanto me fascina - permitir o encontro com o outro.
Li quase que de uma vez, porque a narrativa te prende, te conquista e te leva junto, o que é um grande mérito da autora.
Excelente livro!

Gabriela3420 27/04/2024

João Maria Matilde
Além do título, esse livro me chamou a atenção por abordar uma jornada de autodescoberta com uma protagonista que lida com questões de saúde mental.

No início é uma leitura que prende bastante e tem uma linguagem super poética, o meio da leitura foi um pouco arrastado pra mim, especialmente por furos no enredo e por um excesso de suspense que a meu ver foi desnecessário. Na reta final o livro ganhou novo fôlego e os 3 últimos capítulos fizeram a leitura valer a pena!

"João Maria Matilde? é mais um livro da minha meta de leitura de 2024, escrito por uma autora brasileira contemporânea

Recomendo a leitura pra quem gosta de dramas familiares e de refletir sobre hereditariedade e a fragilidade da vida.

Carla Verçoza 15/03/2023

Achei a leitura ok apenas, a escrita da autora não me convenceu muito.
Matilde um dia é chamada à Portugal para a leitura do testamento de um pai que ela nunca conheceu. Essa viagem se torna uma descoberta sobre seu pai, mas também de autoconhecimento.
A obra trata bastante de questões de saúde mental, descreve surtos psicóticos de forma muito intensa, enquanto vai revelando dados sobre a história da Matilde e do pai.
Nota 7 de 10.

Samanta.Fiordomo 14/08/2022

Muito bem escrito! A história é de fato bem cativante e ao final de deixa com um leve aperto no coração.

Senhora Cullen 06/09/2022

Jornada
Vamos lá. Ganhei esse livro do Skoob e já comecei a ler. A história por si só já me interessa: uma moça com distúrbios mentais e que recebe uma bomba em sua vida, o pai que nunca soube nada a respeito morreu e agora devia ir a Portugal ver o testamento que foi deixado. Erroneamente, falei que o livro ainda não tinha chegado no ponto, que era o testamento, mas na verdade a grande questão da história era a jornada e tudo que se passava na mente de Matilde. Tive muita empatia por ela durante todo o tempo e no final do livro uma emoção muito grande me tomou. Preciso ler outros livros da autora. Bem escrito, emocionante e apaixonante. 10/10.

Martabook 08/07/2022

Caracas, que livro é esse? Muito bom.
Escrita difícil, confesso.

Mas, do começo ao fim, uma surpresa atrás da outra.
Um livro que traz laços familiares, hereditariedade, loucura e raizes.

Pra quem só tinha uma mãe com Alzheimer e de uma hora para outra saber de um pai, mesmo que morto, e um irmão andarilho, muito para processar.

Recomendo.
Gostei muito.

Vitoria 07/08/2022

Me ganhou!
Marcela nos convida a ver o mundo sob a ótica de Matilde, uma mulher por volta dos 40 anos com um contexto psicológico conturbado e que precisa lidar com mais uma questão: a descoberta do pai que ela já havia desistido de procurar. Num encontro tardio, ela o descobre quando ele já morreu.

E o luto recém-descoberto se torna um dos fatores que levam Matilde a uma viagem em duas dimensões: na real, ela viaja a Portugal. Na emocional, ela embarca rumo a um desconhecido passado.

Uma escrita gostosa, que mescla o andamento da narrativa com reflexões da personagem. Mais que a história em si, me encantei pela forma como é contada.

Senti algum estranhamento nos trechos em que a narração sai do foco na Matilde - muito bem construído - e faz um adendo mostrando o ponto de vista de outras personagens. Me pareceu quase injusto, depois de acompanhar a Matilde tão de perto, ter acesso a fatos que ela desconhece.

Julia Romão 08/12/2022

Foi um livro que me ganhou na primeira linha e quase terminei de ler tudo em um dia só.
Matilde tinha uma vida até então "conformada", mas com a notícia da existência de seu pai (o qual nunca soube quem era), trouxe de volta a tona uma onda de sentimentos e pensamentos até então supostamente controlados.
Gostei da proposta de trazer a leitura sobre busca de identidade, saúde mental e "ausência" paterna. Também gostei do final, mas me deu a sensação de faltar algo (talvez um desfecho para mãe de Matilde, não sei).
Às vezes fico meio perdida com histórias que trazem um fluxo de ideias grande, mas neste livro, em grande parte, a leitura foi fácil e bem fluída.

(Leitura: dezembro, 2022)

Bia 18/06/2022

Um mergulho no que há de mais íntimo no ser humano
"João Maria Matilde" é um mergulho nas questões existenciais que afligem Matilde. Mulher branca de quase 40 anos, Matilde achou que sua vida estava mais ou menos sob controle, apesar da lida diária com a ansiedade e outros aspectos de sua saúde mental. Esse equilíbrio frágil vai ser abalado pela notícia de que seu pai morreu, um pai que ela não conheceu nem sabia que tinha e agora jamais terá.
Os temas abordados -- abandono, família, identidade -- não são fáceis, mas a escrita rápida e fluida facilitam a leitura.
Matilde atravessa o oceano e chega a Portugal para a leitura do testamento, numa viagem que é tanto um deslocamento geográfico para longe da mãe doente, do namorado cartesiano e do trabalho exaustivo quanto uma jornada para dentro de si mesma.

ingridrad 05/12/2023

Esse livro demora a engrenar, mas é um lovro pequeno, e quando engata ele vai muito bem. O jeito que a Marcela descreve cenas e crises e surtos e caos, é muito legal de ler.

Andrea170 14/01/2023

Intenso, profundo, delicado e muito perturbador
Leitura das profundezas urgentes e incessantes da alma humana refletindo a sua dor, busca e delicadeza deixando o leitor sem fôlego e profundamente perturbado.

leiturasdabiaprado 15/01/2023

Matilde é uma mulher chegando aos 40 anos, filha única da sua mãe, não conhece o pai, nada sabe sobre ele, só que é estrangeiro, não sabe nem se ele sabe da sua existência...
Sua mãe, uma mulher independente, a criou sozinha e colocou um silêncio sobre o pai...
Aos quase 40, Matilde tem a mãe sofrendo com Alzheimer, sem lembrar dela e sem poder esclarecer nada sobre o pai... nesse cenário o advogado do seu pai a procura, avisa que ele morreu e que ela precisa ir para a leitura do testamento!
Matilde parte sozinha, deixa o namorado no Brasil e atravessa o oceano embusca das respostas que esperou por toda uma vida!
Uma belíssima obra, com uma narrativa forte e envolvente, sobre laços, amores e expectativas! ??