Primeiro eu precisei morrer

Primeiro eu precisei morrer Vica

Resenhas - Primeiro eu precisei morrer

Retalhos e Prefácios 30/05/2022

Lamentável
Acompanho a Vitória no YouTube há algum tempo. Sei de sua fé, sua dedicação à religião, e não cai de paraquedas nessa leitura. A escolhi, justamente, para conhecer mais a fundo a forma como ela encara certas temáticas pelo viés de sua religião.
Apesar de eu não ser uma pessoa religiosa, respeito a escolha de cada um e, principalmente, estou sempre aberta a conhecer sobre as mais diversas crenças. Sempre foi um assunto que me despertou interesse.
Tenho maturidade o suficiente para ler/ouvir sobre qualquer assunto, quer eu concorde, ou não. Penso que o mais importante nas relações sociais é, justamente, o respeito pela experiência e vivência do outro. Aprendemos muito dessa forma.
Assim sendo, não tenho qualquer problema em ler um livro que relate experiências religiosas de alguém, mesmo não tendo a mesma visão que a pessoa.
No entanto, essa leitura vai além disso.
Ao tratar do feminismo, por exemplo, Vitória o faz de uma forma, extremamente, equivocada. Mesmo dizendo ter lido várias obras do tema,
o que imprimiu foi que não entendeu nada do que leu.
É até possível concordar com um ponto e outro do que ela diz mas, num geral, são interpretações totalmente erradas e distorcidas, infelizmente. O que prova que, não importa o quão esclarecido seja uma pessoa, quando ela não está interessada em entender fatos, qualquer distorção lhe convence do oposto. E é isso que ela fez. Escolheu acreditar em opiniões que vão contra o Movimento, em nome da religião, e a partir daí, passou a condenar qualquer definição de feminismo.
Generalizou, menosprezou, distorceu e confundiu.
Uma pena!
No mais, o livro necessita de uma revisão para corrigir alguns erros na escrita. É uma história que, certamente, vai agradar quem pensa como ela e segue a mesma crença. Dificilmente sairá dessa bolha. Mas também não acredito que ela tivesse outra intenção.
É um testemunho íntimo, mas superficial na maior parte. Talvez se ela tivesse guardado-o um pouco mais e trabalhado mais nele, entregaria um livro melhor finalizado.
Mabia.Santana 14/06/2022minha estante
Se você passar a estudar o feminismo pelas teóricas feministas verá que ela não mentiu no que disse. Mas digo as teóricas mesmo e não essas atuais como Djamila, Chimamanda...

Retalhos e Prefácios 14/06/2022minha estante
Olá, "amavelalma", tudo bem? Estudo e Pesquiso o Tema há 12 anos. Mas estou interessada em conhecer quem você chama de "teóricas mesmo".

Mabia.Santana 22/06/2022minha estante
Se você pesquisa e estuda há 12 anos já deve saber quem são as teóricas do movimento. Então, não é necessário que eu te convença sobre o mal do feminismo. Você faz parte do pequeno grupo que estuda e infelizmente concorda com o movimento.

Retalhos e Prefácios 24/06/2022minha estante
??

Stephanie 10/11/2022minha estante
Concordo plenamente com você !!!

Jercica Soares Pelegrini 02/01/2023minha estante
Menina, eu amei essa resenha! Falou exatamente tudo que eu pensei. Olhe, sou cristã mas achei um absurdo a maioria das coisas que ela disse, eu não sou feminista e nem anti feminista, eu não gosto muito dessas definições e tals, mas o que mais me deixou aborrecida nesse livro foi ela ser irresponsável ao ponto de em ano de eleição fazer um posicionamento a favor de um imbecil do ex presidente fujão. Sério mesmo ....

Retalhos e Prefácios 03/01/2023minha estante
Pois é, Jéssica, lamentável, né!?

Gabriela 29/03/2022

Perfeito
Um ótimo livro para mulheres/meninas recém convertidas ou que já tiveram sua vida tocada de alguma forma pelo feminismo e as suas ideologias mentirosas! Recomendo!??

Aschelley 04/10/2022

Um testemunho lindo
Foi um livro que eu me identifiquei muito, a história da Vica é muito bonita. Incrível ver como Deus atuou e mudou a história dela, que esse livro sirva de instrumento para outras vidas.

Lorenna 04/07/2022

Serve para o público que se destina, mas...
Comprei esse livro em 1° lugar por gostar de acompanhar a autora, acho ela uma pessoa muito divertida, alto astral e simpática. Em 2° lugar por mera curiosidade. 3° lugar por estar estudando um pouco sobre espiritualidade e querer me aprofundar mais nessas questões, por vontade própria. Já que me considero cristã, mas não sigo religião e nunca fui a fundo.

Sempre achei que a Vitória fala com muito amor e naturalidade sobre isso, ela simplifica questões que algumas pessoas (como eu) sempre encaram como algo fora do seu domínio, ou muito difícil. Devido a forma como algumas pessoas nos passam, principalmente em igrejas católicas tradicionais. Acho que isso aproxima muito e admiro a forma que ela faz. MAS...

Não encontrei isso no livro. É muito mais um relato pessoal visando CONVENCER do que educar. Eu respeito todas as religiões e a jornada pessoal de cada um. Mas essa narrativa chega perigosamente perto da "coação", do leitor acreditar no que a autora diz e querer ir para esse lado. Falando o português claro, beira o fanatismo.

A autora já se colocou abertamente contra o feminismo e no livro embasou toda a sua opinião com teorias, citou obras, colocou o que ela pensa, mas eu pessoalmente senti como um ataque DIRETO ao movimento (não posso falar com absoluta certeza já que nunca aprofundei nenhum dos lados), e isso em algum ponto acaba parecendo ser o ponto central do livro; e não de fato sua transformação pessoal, que era o que eu esperava. Queria me sentir tocada como as vezes sinto vendo um vídeo dela, mas não rolou.

Entendi tudo o que foi dito, como ela se converteu, e achei um ponto muito forte que ela embasa tudo o que diz com trechos da bíblia (e tudo bem, por que é o livro que ela segue como doutrina, se é que posso dizer assim), mas eu como leiga no assunto esperava mais simplicidade, algo mais educativo e não relato pessoal, de convencimento e indo contra um movimento.

Creio que o público dela vai adorar, mas volto a dizer que tem que tomar muito cuidado ao tentar passar seu conhecimento e converter alguém para não virar um fanatismo e uma "coação", uma ditação de regra do que é certo ou errado. Entendo que para cristãos que seguem cegamente a bíblia é isso e pronto, mas para "novos cristãos" ou quem está com o pé na espiritualidade pode afastar um pouco.

E em alguns momentos é como uma oração forte e um bonito testemunho. Também amei a capa e o conceito, que ela explica no livro. Tem muitos erros de escrita mas creio que arrumaram para a publicação física.

De qualquer forma vou continuar acompanhando o trabalho da autora.

Karoline67 13/06/2022

Interessante
Gostei da escrita da Vica. Achei a história perdida e mal explicada em alguns momentos, mas é muito tocante a fé apaixonada dela e isso vale a pena o livro inteiro.

Heloisa198 25/04/2023

No caminho?
Minha primeira releitura do ano, e acho que não escolhi momento mais certo para ler esse livro do que esse. O que dizer dessa leitura, afinal? Já li esse livro há 10 meses mas assim que abri, senti que era a primeira vez.

Abri e fechei o livro numa sentada só, e me vi olhando para mim mesma de anos atrás em cada relato que a Vitória contava sobre sua adolescência, toda aquela ilusão de liberdade e empoderamento. Quando se olha de fora nessa situação, se vemos como realmente somos: um poço de ideias e atitudes erradas.

Essa releitura me fez enxergar que podemos mudar de opiniões, mudar de lado e confiar que até que estamos no caminho certo, porque sinto que tenho muito a aprender! Fiquei muito curiosa em relação às leituras que ela indicou no fim do livro, e quero ler alguns livros sobre o assunto.

Recomendo, recomendo e recomendo!

16/08/2022

Testemunho
Acompanho a Vicca a algum tempo e estava muito empolgada para finalmente poder ler o livro dela!

A história é sobre o testemunho da conversão dela e sobre alguns pensamentos/ideologias que ela passou a olhar com novos olhos após o encontro com Jesus.

Uma história muito bonita de redenção e mudanças.

Gostei do livro apesar de ter levado muito mais tempo do que o planejado para ler.

Não custa lembrar que, caso o leitor não compartilhe da mesma fé, muitos posicionamentos serão divergentes.

Fêr 12/07/2022

Perfeito!
Gente super recomendo essa leitura,esse livro mudou minha visão em relação ao feminismo e a submissão. Além disso,ler histórias em que Jesus transformou a vida de pessoas sempre aumenta a nossa fé. Muito obrigada por esse livro,Vica.

Jovana 04/04/2022

INCRÍVEL!
Não sei descrever o que estou sentindo ao finalizar essa leitura, chorei muito e sinto que tudo que li era necessário para a minha vida.
É totalmente tocante, com um testemunho forte, de arrepiar!
Digo que seria essencial não só para mulheres, mas também para homens. Simplesmente leiam!

Mabia.Santana 22/06/2022

Conhecer mais um pouco da história da Vica é muito bom. Fiquei muito feliz com a conversão dela e acompanhei toda a mudança, pois a conheci no YouTube quando ela ainda era ateia. Deus é muito bom e pode fazer grandes transformações em nossa vida. A vica é um exemplo perfeito disso.

Aline 21/04/2022

Um livro para se ler com a mente aberta
Muitas vezes é difícil ver e ler algo que não é o que a gnt vive, mas é sempre bom dá uma chance para outros pontos de vista. Não concordo com tudo que li, mas espero estudar para entender os dois lados da história. O feminismo para mim é algo que ainda é muito importante e fico pensando como estaríamos hj sem ele, mas tbm entendo como deve ser bom ter uma fé que tudo pode suportar, uma paz que só deus pode nos proporcionar.
_gabi.dutra 17/05/2022minha estante
Minha Querida Amiga... A verdade confronta, mas vi maturidade no seu comentário, então, te indico o livro "Feminismo: perversão e subversão" e as aulas da Ana Campagnolo. Ela fala não só em base cristã, mas racional, em linhas história de pensamento, sobre a verdade do femismo. Amo a sua vida, um abraço ?

Helenzita 31/05/2022

Um lindo testemunho de alguém que foi transformada por Jesus
Uma história linda e honesta de quem conheceu Jesus e nunca mais foi a mesma, esse livro te inspira a conhecer mais desse amor e a deixar para trás uma vida que nunca foi sua!

Rhannya Moreira 09/07/2022

muito bonito s2
esse livro é o primeiro escrito pela autora, e ela fez tudo sozinha, sem ajuda de nenhuma editora, o que me impressiona bastante. Achei muito caprichado, a escrita é muito bem feita - tirando alguns erros, que são facilmente arrumados com uma revisão, da pra perceber que ela teve muito cuidado ao montar a obra. Mesmo não entendendo muito das coisas ditas, sei que a Vitória estudou bastante sobre os temas tratados, porque ela é uma pessoa muito responsável no seu discurso e tenho certeza que ela não teve intenção de machucar ninguém do movimento feminista e sim o movimento em si, que é realmente cheio de falhas, como tantos outros. Ela recentemente lançou esse livro pela editora Up (eu acho) então deve estar mais revisado por essa edição. Recomendo a leitura porque é muito bonito o jeito que ela fala de Jesus, dá pra perceber o amor grande que ela tem por Ele - e pela mãe dela kkkk e os testemunhos são os melhores.... chorei com aquele do banheiro.

Danielle.Pires 16/06/2022

Essa história pode ser sua também!
Eu acompanho a Vica no YouTube desde o início da jornada dela com Jesus. Já assisti vídeos antigos e é nítido a transformação da Vica antes e depois de Jesus. Fiquei tão feliz quando vi que ela tinha escrito um livro.

Eu sou muito edificada com testemunhos e, com o livro da Vica não foi diferente. No período que eu li, eu chorei lembrando o quanto eu quero permanecer em Jesus e o quanto minha mente me sabota. Apesar de já saber o quanto Jesus transforma nossa vida, pois aconteceu isso comigo, Deus falou ao meu coração enquanto lia.

Eu indico esse livro para qualquer pessoa, e tenho certeza que Deus irá falar com você.