Star Wars: Na escuridão (The High Republic)

Star Wars: Na escuridão (The High Republic) Claudia Gray

Resenhas - Star Wars: Na escuridão (The High Republic)

Luvale 15/05/2024

?Que a Força esteja com vocês!?

Esse é o primeiro livro da trilogia Jovem Adulto da Alta República, que se passa simultaneamente aos eventos de "Luz dos Jedi".

A Mestra de Reath Silas foi escolhida para ocupar o Farol da Luz Estelar na Orla Exterior e ele tem que ir junto, mesmo que prefira ficar estudando em Coruscant. Na viagem até o Farol, junto de outros Jedi em uma nave muito interessante, enfrenta problemas no hiperespaço e a Nave vai parar em um lugar isolado no espaço, próximo de uma estação suspeita, aparentemente vazia. Quando problemas começam a acontecer e o lado sombrio se mostra presente, eles se questionam se estão mesmo sozinhos e qual o problema da estação.

Enquanto o livro anterior tinha vários núcleos e trabalhava mais o entorno, Na Escuridão foca mais nos personagens, trazendo pessoas complexas, diferentes e interessantes e, com relação aos Jedi, com entendimentos bem distintos sobre a Força e a Ordem. Acompanhamos principalmente Reath Silas no presente, mas também vemos alguns capítulos de uma missão passada, onde os companheiros Jedi de Reath, Orla e Cohmac, trabalharam juntos e que traça paralelos com os problemas atuais na estação.

Reath é muito identificável, dedicado, estudioso e muito capaz; Cohmac, meu favorito, tem grandes habilidades com a Força e Orla Jareni brilha nas batalhas com o sabre de luz. O núcleo da tripulação da Nave é muito bem construído e tem cenas engraçadas, ao mesmo tempo em que levantam questionamentos sobre a situação na galáxia e na Orla Exterior. Todos recebem seu espaço e têm um bom desenvolvimento, nenhum personagem está aqui à toa.

É voltado a um público mais jovem mas tem um enredo complexo, com problemas do lado sombrio, novos inimigos perigosos para a galáxia, e novamente os Nihil. Gostei desse toque mais leve da narrativa e da escrita e só senti falta de um maior equilíbrio entre as cenas de ação e as de construção, o que acaba deixando o livro lento em alguns pontos. Mesmo assim é uma leitura maravilhosa, para todos os públicos, que abre inúmeras possibilidades e ameaças para a Alta República.

Eron 20/02/2023

Acontecendo simultaneamente com o livro a Luz dos Jedi, na escuridão acontece diretamente pelas consequências da destruição da Legacy Run. Os protagonistas padawan Reth Silas, os mestres Orla e Chromac e a piloto Affie, ficam presos em uma antiga estação que até então parece abandonada.

Novamente os vilões são os Nihil, apesar de não na força total como em a Luz dos Jedi mas representando a crescente ameaça à República e aos Jedi que vai se formando.

Pedro 23/06/2023

Sigo apaixonado por essa Era da história dos Jedi. Espero ainda consumir muitas histórias relacionadas à essa época

Juliana3274 31/12/2023

Gostei mas não amei
Eu gostei, é divertido, tem bastante ação, bom desenvolvimento dos personagens e da história, mas não sei, essas histórias da Alta República não me cativaram tanto quanto as que se passam em meio à saga original.

FlaviosParanhos 01/05/2022

Star Wars: The High Republic.
NA ESCURIDÃO.

E mais um livro dessa nova fase da alta república, este livro se passa ao mesmo tempo que luz dos jedi e, têm como foco um grupo de Jedi que acidentalmente pousam em uma estação abandonada, onde acabam por libertar um mal ancestral ali contido.

Já começo dizendo que este livro não funciona sozinho, é necessário ter lido no mínimo luz do jedi, e claro as HQs também ajudam, como ja devo ter falado antes isso me incomoda um pouco, mas confesso que a cada livro que sai, fico mais acostumado. É a proposta desde o início e, tenho ficado mais flexível diante dela.

Sobre o livro eu gostei, tendo em destaque o Padawan Reath Silas e, como sempre o erro no conselho e filosofia jedi, que acaba prejudicando e muito a saúde mental e o discernimento dos membros da ordem. Ser menos inflexível teria evitado o futuro que todos já sabemos.

Então se vc é fã de star wars, se acompanha tudo que sai da alta república e, se principalmente quer ajudar essa editora corajosa que aceitou o trabalho de manter sozinha star wars no Brasil, compre! Vc vai gostar, vai ajudar muito a saga e o futuro dela no país.

Carlos531 30/11/2022

Uma trama intrincada
Quando comprei esse livro, achei que algumas coisas não estivessem tão conectadas, mas me enganei redondamente!

Ficou muito bom mesmo, consegue impressionar pela trama bem elaborada, personagens interessantes e claro suas dúvidas e certezas, tanto vilões quantos mocinhos.

Tem algumas cenas de flashback, mas não é algo que atrapalha a leitura na verdade ela complementa muito bem. Tendo como clímax o final do livro 1 Luz dos Jedi e do volume 1 de The High Republic no quadrinho que por sinal é muito bom também.

Por isso recomendo fortemente que leiam essa Saga porque é muito bom!

Até a próxima, e boas leituras para todos nós!

Alsiyad 23/01/2024

Gostei muito da leitura, espero poder ler as continuações deles em breve 10/10

Imaginar os eventos da Alta República e comparar a República Galáctica e as Guerras Clônicas é totalmente diferente haha

AventureiroLiterário 20/12/2023

O projeto High Republic é uma das melhores coisas que aconteceu a Star Wars
Dando continuidade ao universo da Alta República de Star Wars, temos "Na Escuridão", livro que ocorre simultaneamente com o primeiro volume "Luz dos Jedi". Apesar desta ser considerada a trilogia Jovem Adulto, não achei que ela deixou a desejar em nada para a introdução da trilogia Adulta. Pelo contrário, talvez este livro tenha sido até um pouco melhor do que o anterior.

Existe toda uma narrativa épica e cheia de risco em "Luz dos Jedi", mas aqui, neste livro, temos uma jornada focada muito mais nos personagens do que no universo em si. Reath é um personagem muito interessante, e consegui terminar o livro com uma grande expectativa do que será colocado diante dele nos próximos livros, sabendo que em paralelo existem os acontecimentos da outra trilogia afetando o mesmo universo. Os demais personagens também são excelentes, tendo espaço para cada um mostrar um pouco de quem são e como pensam. Não existem excessos aqui, nem personagens desnecessários para a história.

A trama desta obra começa com uma premissa simples e passa, na sua maioria, em apenas um ambiente fechado, mas a autora conduz de forma tão interessante os acontecimentos que não é possível se sentir entediado. Eu devorei este livro mais rápido do que o anterior.

É curioso como "Luz dos Jedi" e "Na Escuridão" fazem parte do mesmo universo compartilhado, mas são escritos por autores com estilos diferentes, porém, que ainda conseguem passar a sensação de serem equivalentes. Não fica a sensação de que é uma colcha de retalhos, mas sim, de que você está, de fato, lendo uma "sequência"/ expansão de algo único muito maior. Muito parecido com a sensação de acompanhar o início do Universo Cinematográfico da Marvel.

Quanto mais eu me aprofundo nessa era da Alta República, mais eu quero continuar lendo absolutamente tudo, incluindo, eventualmente, os quadrinhos. Leitura mais do que obrigatória para fãs de Star Wars!

Tiago 18/03/2023

É isso que eu quero pra star wars
Adorei esse livro com todas as minhas forças. Tem drama, tem desenvolvimento, me conectei com o protagonista, tem dilemas do coração, tem luta, tem jedi, tem lado negro. Gostei muita desse toque bem leve de YA aplicado em uma história original de Star Wars, e honestamente acho q é um livro mt bom pra qualquer um q curta o estilo da coisa mesmo sem apreciar star wars em si

FremenJeff 03/05/2024

Uma ótima pílula para dormir.
É uma história legal, porém não é a melhor de Star Wars. Se o propósito for levantar a existência dos Jedi, ele falha.

Se a tentativa for mostrar a ignorância dos Jedi em questão de seu propósito, também falha.

Os Jedi são um puro conceito que é pessimamente trabalhado e o restante dos personagens tem um desenvolvimento vergonhoso e cansativo.

Peterrsm 27/06/2022

??
Fui ler este livro depois de ter finalizado "A Luz dos Jedi" e "Ascenção da Tempestade", então pensei que não iria me trazer nada novo.

Ledo engano. Traz mais do que um novo ponto de vista, os personagens são o ápice desta obra. Interessantes e bem trabalhados.

Se tiver oportunidade, leia.

Xandy 11/08/2022

E minha aventura nos materiais da Alta República continuam e devo admitir que inicialmente eu não gostei tanto de Na Escuridão, porém, quando a história engrena e muda totalmente, ficando muito maior e mais complexa. Também é interessante ver o lado sombrio apresentado de uma nova forma.

Ped Arthur 08/09/2022

O livro é incrível com personagens cativantes. Reth Silas se tornou um dos meus Jedi favoritos. Muitas das passagens dos livros são muito importantes para a mitologia de Star Wars como um todo, é muito reflexivo.

Cachamorra 29/11/2022

Uma boa história perdida
Claudia Gray escreve de maneira primorosa e sabe muito bem o que está fazendo quando escreve no universo de SW, já tinha lido dois livros anteriormente, avaliei muito bem. Mas, esse aqui não é bom.

O livro é um extra, acontece paralelamente aos eventos de A Luz dos Jedi, e traz pela primeira vez os Drengir. A história se arrasta e o resultado dos acontecimentos são óbvios. Os jedis aqui são mera ferramentas narrativas, senti pouca relação com eles, os demais personagens salvam o livro.

Os Drengir são apresentados de forma rasa e, sinceramente, pouco importante. São uma massa de seres plantas malignas e nada mais, não dá tempo de justificar a motivação para seus desejos, então, ficam ali apenas enfeitando.

Infelizmente, esse livro não contribui com essa nova fase de SW.

Bruno Pacobahyba 22/02/2023

Mais um acerto!
Assim como os demais livros da alta república esse é mais um acerto, tanto da história expandida quanto da escritora!