O Aliado Improvável

O Aliado Improvável Daniel Pinto

Resenhas - Impactos das Tecnologias na Engenharia Civil

Spy Books Brasil 24/10/2022

Baseado (levemente) em fatos reais
O Aliado Improvável, de Daniel Pinto.

Eu cheguei a este livro em minhas pesquisas por novos títulos e novos autores de espionagem. Minhas expectativas subiram imediatamente.

Afinal, é raro encontrar obras de espionagem escritas originalmente em Língua Portuguesa.

E esta se passa em plena Segunda Guerra Mundial, um dos meus períodos favoritos da história do Século 20.

As expectativas eram tamanhas que, em visita recente a Lisboa, aproveitei para adquirir um exemplar físico. O livro não tem versão digital.

Neste ponto, preciso agradecer. Foi bom rever Lisboa, onde não botava os pés desde 2004. Tive a oportunidade de adquirir o livro na Bertrand, a livraria mais antiga do mundo, em funcionamento desde 1732.

Graças a essa visita, em que circulei pelos salões de teto abobadado, construído em tijolos, tive a oportunidade de descobrir nas prateleiras um segundo autor português de romances de espionagem, o Nuno Nepomuceno.

Comprei a reedição do primeiro livro dele, O Espião Português, que já está na na minha fila de leitura. Até o fim do ano teremos resenha por aqui.

Para finalizar a visita, saboreei um café na mesinha externa da livraria, com meu exemplar de O Aliado Improvável, num fim de tarde espetacularmente ensolarado no bairro do Chiado, na capital portuguesa.

Bem, nostalgias à parte, vamos à trama.

A trama – Quando um implacável assassino a serviço do Regime Nazista começa a eliminar um a um os espiões ingleses infiltrados em territórios ocupados, O Special Operations Executive (SOE) britânico decide montar uma operação para caçá-lo.

O objetivo é eliminar o assassino antes que ele desmonte por completo a rede de inteligência aliada.

Os encarregados da empreitada são o agente especial norte-americano Simon Clifford e o assassino profissional britânico Jason Walker.

A caçada os levará de Estoril, balneário português que se tornou famoso à época da guerra por reunir dezenas de espiões de ambos os lados, ao coração do império Nazista, passando por diversos territórios europeus ocupados.

Nesse caminho, eles farão uma descoberta que vai mudar a história da guerra.

Ficção ou realidade – No meu blog sobre livros de espionagem você vai encontrar a resenha completa e também um texto explicando o que foi a Englandspiel, a operação alemã de contraespionagem que iludiu os ingleses por dois anos sobre as operações realizadas por agentes infiltrados na Holanda.

Daniel Pinto, autor deste livro, é historiador e teve acesso a documentos sobre essa operação que o inspiraram a criar esta história. Faça uma visita: spybooksbrasil.wordpress.com

site: spybooksbrasil.wordpress.com