A Riqueza e a Pobreza

A Riqueza e a Pobreza São João Crisóstomo

Resenhas - A Riqueza e a Pobreza

Rogéria Martins 19/02/2024

Palavras valiosíssimas do Santo Boca de Ouro
Diferentemente do que é sugerido no prefácio escrito pelo Padre Júlio Lancelotti, a mim não cabe analisar a obra com viés ideológico esquerda x direita, e sim o que é (ou deveria ser) o pensamento e atitude adequados a um católico temente a Deus.

São João Crisóstomo nos convida a meditar sobre as diferenças entre a riqueza e a pobreza por meio da história de Lázaro e o rico, porém, nos trazendo para a realidade de que é nosso dever enquanto cristãos alimentar os famintos, vestir os nus e atender aos necessitados. Não atoa essas coisas são obras de misericórdia muito incentivadas pela Igreja Católica desde sempre.

Aqui São João Crisóstomo explica como a riqueza material pode trazer alguns abusos e vícios, citando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho de São Mateus (19, 23-24): "E vos digo ainda: é mais fácil o camelo entrar pelo buraco da agulha do que o rico entrar no Reino de Deus."*, enquanto que a pobreza pode ser uma Via Crucis para muitos de nós, desde que saibamos viver as circunstâncias da forma que Deus espera de nós.

*Citação da Bíblia de Jerusalém.
Mariana 19/02/2024minha estante
????????????

Rogéria Martins 20/02/2024minha estante
Obrigada, Mari!! ?

ToniBooks 06/05/2022

As homilias de Crisóstomo
O tribunal da história há de condenar os que promovem as desigualdades; a denuncia da riqueza perversa deve ser permanente, como dizia S. João Crisóstomo.
Fatima 07/06/2022minha estante
Todos os que se julgam cristãos deveriam ler

Nathan.Bessa 27/03/2023

Um livro extremamente necessário!
As reflexões que São João Crisóstomo levanta nesse livro são incríveis. Considero essa leitura uma aula para no autoavaliação enquanto nosso comportamento para com o próximo.

rodolfocarmacio 02/12/2023

Sermões
Apresenta quatro sermões com várias passagens bíblicas que nos estimula a sermos firmes apesar dos infortúnios da vida.
E sempre tentarmos agirmos de forma justa pois se não obtivermos a recompensa nessa vida, na vida futura seremos recompensados.
A forma que foi a escrita é diferenciada e contém uma sabedoria envolvida.

Erick 25/04/2022

Um livro constrangedor. A sabedoria de São João Crisóstomo ao falar da pobreza e do problema dos ricos é algo que te toca.

É olha para a própria vida e perceber que ainda não estamos fazendo certo...

Maribel Cunha 07/01/2023

A riqueza e a pobreza
Lançado em 2022, este livro contém quatro sermões de São João Crisóstomo e conta com a apresentação de Eduardo Moreira e prefácio do Padre Júlio Lancellotti. Um livro pequeno em tamanho e grande em conteúdo. Os sermões merecem ser lidos por todos que se julgam seres humanos e, principalmente, pelos nossos governantes.

Piatã 23/05/2022

Verdades imutáveis!!!
Pérolas de verdade que caminham até nos dias de hoje. A indiferença para com nossos semelhantes, para não dizer como irmãos, é considerado crime. Quanto de nós não desdenhamos do sofrimento do sofrimento alheio. Chamando-os de vagabundo, doente, por quê não procura ajuda do estado ou porque simplesmente morram e parem de dar trabalho.
Lázaro teve sua benção eterna e quanto que o rico está preso no umbral da angústia, já que em vida teve de tudo, bebeu e se fartou de toda luxúria material, mas para onde ele foi não há nada disso.
O Estrangeiro, de Alberto Camus, nós trás também um julgamento, quando protagonista é julgado pela indiferença e abandono da própria mãe.
Recomendo a leitura de ambos os livros.

Joao.Paulo 03/04/2023

Ótimo
Um Livro forte e com questionamentos que nos direciona para uma vida sempre em busca de atitudes e pensamentos corretos... Indico a leitura.

RobsonDunamis 23/05/2024

Leitura dolorosa
Um livro fantástico e doloroso.
Uma exposição minuciosa da história do Rico e Lázaro. Um verdadeiro tapa na cara.
As máscaras e resistências que tanto sustentamos desabam a cada sentença, a cara parágrafo.
Um texto para ler e deixar guardado em nossa memória, pois certamente precisaremos dele para tomar futuras decisões e fazer importantes reflexões.
Além de riqueza e pobreza, o santo trata o nosso caráter, nos alerta para onde estamos depositando nossa confiança e prazer. Obviamente fala também do amor ao próximo, do altruísmo em nossas vidas, do negar verdadeiramente a nós mesmos.
Sem dúvida um livro que todos precisam ler.