Os abismos

Os abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

Everton.Paulo 15/03/2022

Um abismo nas relações
Um livro de pouco mais de 270 páginas, com ótima diagramação. Pensei: lerei em dois dias. Paguei com a língua. A leitura foi muito arrastada. Mas porque incomodou. O tema não é exatamente fofinho, afinal trata-se da infância e o relacionamento de uma pré-adolescente e sua mãe.
E tal convívio passa longe de ser o ideal. E a mãe está longe de ser perfeita.
O livro já nasceu premiado. Bom, mas pesado.

Jorlaíne 15/10/2023

O livro é narrado por uma criança e traz o ponto de vista dela em relação aos problemas familiares.
A protagonista acaba vivendo situações pesadas para a sua idade, como as reflexões sobre maternidade, o papel da mulher na sociedade e as doenças mentais das mulheres causadas por excesso de responsabilidade e de trabalho.
Gostei muito mais do livro "A cachorra", mas é uma boa leitura também.

tainabooks 02/03/2022

Em menos de 4h terminei o livro, que tem uma escrita fácil e viciante. Vários momentos tensos, reflexivos e tristes. Uma história contada por uma criança dentro de um lar conturbado, cercada por traições, desprezo e depressão. Teve uma construção bem interessante e eu esperava um final que ia me deixar enjoada de tão triste que poderia ter sido, mas, apesar das diversas reflexões que trouxe, deixou a desejar.

Katia Góes 29/09/2022

Maternidade e outros...
No #TBT de hoje, trago o vencedor do Prêmio Alfaguara 2021, o romance “Os abismos”, mais recente trabalho da autora colombiana Pilar Quintana, chegou ao Brasil pela Intrínseca.
Pilar Quintana retrata mulheres silenciosas e solitárias que sofrem caladas e desejam vidas diferentes. A maternidade é o principal tema do livro. Na Revista que vem junto na caixinha do Clube Intrínsecos, ela disse: “Comecei a perceber que a ideia de maternidade não é fixa, é múltipla, e quis pensar sobre isso em meus livros. Não há uma forma única e muito menos uma forma correta de ser mãe. Há tantas maneiras de ser mãe quanto há mães no mundo e nenhuma delas dá conta da mãe perfeita”.
O livro, tem uma narrativa objetiva e direta, detalhista nos pontos certos, sob o olhar da criança curiosa que vê o casamento dos pais afundando dia a dia. Ela vai descobrindo mais sobre o mundo e as pessoas, enquanto assiste acontecimentos que estão além do seu entendimento, buscando compreender assuntos como machismo, solidão, arrependimentos, traição, depressão e suicídio. Uma busca pela verdade em meio ao silêncio dos adultos, que muitas vezes, perturba e assombra. Um enredo narrado por uma criança, trazendo seu olhar inocente sobre assuntos bastante complexos.
Mãe e filha, vivem em meio a beleza e a violência da natureza, confrontando desejos inconfessos, lutando contra um abismo que tantas outras mulheres também já se depararam. Um romance curto, com temas importantes que nos leva a várias reflexões. Para quem gosta de leituras profundas e questões filosóficas.
Boa leitura!

Loli.carol 08/03/2022

Profundo e penetrante
Comecei a ler o livro sem expectativas, afinal não conhecia a escrita da autora e tinha visto apenas as informações a respeito do livro que vieram descritas na revista de março da Intrínsecos, e foi uma surpresa.
Acredito que cada pessoa, com sua respectiva história, terá uma perspectiva diferente sobre o livro. Pessoalmente, achei um dos livros mais tocantes que já li, talvez por conta da minha história. Não que eu tenha me identificado com os acontecimentos pontuais descritos, mas sim com os sentimentos e pensamentos que rodeiam a pequena Claudia por toda a narrativa.
Achei extremamente sensível como a autora descreveu os sentimentos da criança, que é a narradora, de forma tão inocente e ao mesmo tempo perspicaz que somente a infância permite senti-los.

Letícia Santos 28/02/2023

Os Abismos dentro de nós
Foi uma leitura muito fluida, mas também muito impactante, com o ponto de vista de uma criança, dá para se achar que não vai se aprofundar muito, mais aqui o que se tem é uma criança que foi criada em um ambiente muito difícil, mas que com o tempo vai entendendo sua mãe, apesar das dores que sua mãe causa nela. É um livro com algumas questões bem pesadas, mas que vale demais a leitura, sobre maternidade, casamento, depressão, suicídio e família.

Perdida_nas_Estrelas 15/05/2023

Literatura colombiana de peso!
Sinceramente, não sei o que comentar sobre essa obra. Ela me deixou pasma, fez eu me sentir estranha e na verdade eu oscilei entre muitos sentimentos durante essa leitura, que aliás foi rápida, fluida e dolorosa.

Claudia é uma menina que vê seu núcleo familiar se degradando a partir de certos acontecimentos. Vemos principlamente a decadência de sua mãe, e Claudia vai adicionando medos, é interessante que somos forçados a ver tudo na visão de uma menina de aproxiamadamente 8 anos e conseguimos visualizar o que aquelas situiações geradas pelos pais vão causando na pequena criança. O livro não mostra mas eu imagino uma Claudia adolescente e posteriormente adulta cheia de traumas e problemas na vida por conta de tudo o que ela viu durante a infância. Essa obra nos faz refletir sobre as relações humanas e como uma criança as vê, alguém que ainda não tem uma mente totalmente formada absorvendo tudo isso que o mundo adulto oferece de ruim.

Pilar Quintana me deixou maravilhada com sua escrita, minha primeira experiência com a literatura colombiana não poderia ter sido melhor; além da escrita ser fluida, há descrições ambientais naturais magníficas da Colômbia, foi uma experiência linda apesar do tema do enredo ser pesado.
Leiam e admirem essa mulher, esse país e saibam olhar com carinho não só para a Claudia filha, como também para a Claudia mãe e o pai, Jorge. Foi uma leitura rápida e riquíssima.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Gkd9vffjE_E&t=42s

Luana 09/05/2022

Os abismo é um dos livros mais reais que já li. É denso, na mesma proporção em que é fluído, muito bem escrito, aborda gatilhos como suicídio e depressão. Terminei a leitura sem saber muito bem o que achei sobre o livro, é uma leitura bastante reflexiva, mas esperava muito mais do final.

Amanda Taeli 17/05/2022

Não se compara ao que senti lendo "A Cachorra", pesado, doloroso, duro. Talvez por isso esperei demais. Claro que vale a pena a leitura, nos faz questionar a maternidade e refletir sobre depressão, por conta disso pode ser sensível em alguns pontos. Achei que seria assim pra mim, porém foi suportável. Me trouxe memórias da infância e me vi na pequena Claudia, quando eu mesma era pequena. Inclusive, uma personagem criança bem construída, sem perder a ingenuidade, ao mesmo tempo que não é boba por conta disso. História pelos olhos de uma criança que era carregada de preocupação, que procurava mais afeto e que queria ser bem vista pelos pais.

Sandro 16/07/2022

Uma escrita leve e ao mesmo tempo intensa, consegue surpreender, praticante flutua, enquanto mergulhamos na história de Claudia. Objetiva e direta, detalhista nos pontos certos, sob o olhar da curiosa Claudia que vê o casamento dos pais ruir.
De resto, eu gostei da história. Esperava mais? Ou algo diferente? Talvez! Mas de qualquer forma a leitura é uma boa pedida para aqueles que gostem de um drama que narra uma família disfuncional e cheia de abismos.
Os capítulos curtos e o texto direto permitem uma leitura rápida, embora os assuntos tratados careçam de maior atenção.

Clara 11/03/2022

Os abismos ?
tao sensível, triste e tocante
uma garotinha contando sobre a história de seus pais me fez ficar arrepiada de tão real q é, as vezes eu achava q o livro estava contando sobre minha vida e dava ate momentos de lágrimas em meus olhos
lindo perfeito leiam
e nem todas as mulheres q parecem perfeitas nao tem problemas

Diego Vertu @outro_livro_lido 25/10/2022

Os abismos literalmente
O livro é contado pela perspectiva de Cláudia, uma garota ao redor de 8 a 10 anos que narra alguns episódios de sua vida.
Claudia mora em Cali com sua familia, mas uma série de coisas vai acontecendo com pessoas ao redor e Claudia é apresentada ao mundo real e também com a depressão.
Gostei muito da leitura, fluida, rápida e faz uma metáfora grande entre o abismo (sentido de depressão) e o abismo que Claudia olha quando está na serra com a família. É um livro pequeno mas profundo nos temas que aborda. Senti falta de alguns detalhes na construcao da história. Mas no geral um livro que merece destaque.

Alice 22/03/2023

Simples
É uma história sobre uma familia, onde todos tentam seu melhor, mesmo com todas as diferenças familiares e problemas mentais, como é dificil para quem passa e para quem tem que viver, principalmente para uma criança.

Laura.Novelli 10/03/2022

Falando sobre cotidiano, a narrativa feita por uma menina de oito anos nos conduz pelas frustrações afetivas da família, principalmente no relacionamento entre sua mãe e seu pai.

Me identifiquei em diversos momentos, como acredito que muitas pessoas que presenciaram momentos difíceis entre os pais irão se identificar.
O sentimento de solidão, de se estar perdido nos seus primeiros anos de vida, é coisa que não se esquece facilmente.

O livro aborda bastante o tema da maternidade e das frustrações que podem permear toda a nossa vida.