Os gregos

Os gregos Isaac Asimov

Resenhas - OS GREGOS

Patrick.Ramos 04/01/2024

1° Leitura do Ano
Aprendi muito com essa leitura, diversas histórias que não conhecia tive o prazer de aprender e entender um pouco mais sobre a história da Grécia e do seu povo.

voandocomlivros 01/06/2022

🏛"TODA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL DESCENDE DIRETAMENTE DA OBRA DOS GREGOS, E A HISTÓRIA DE SEUS TRIUNFOS E DESASTRES NUNCA PERDEU O FASCÍNIO."

"Os Gregos" é o segundo livro da "Coleção História Universal Isaac Asimov". Assim como em "Os Egípcios", primeiro livro da coleção, o autor usa uma linguagem bem didática e gostosa de ler.

Depois de se consagrar aguçando seus leitores a imaginar o futuro em suas aventuras pela ficção científica, Asimov resolve nos guia por uma viagem fascinante pelo passado. E desta vez embarcamos na história da civilização grega, desde os tempos micênicos até a Grécia das últimas décadas.

Eu considero esse livro como uma espécie de resumão ou guia rápido que aborda vários aspectos e curiosidades interessantes.

Aqui, o leitor vai se deparar com as "grandes potências do mundo grego: Esparta e Atenas.

Vai esbarrar em grandes nomes da literatura, como Homero e Hesíodo. E também com os autores trágicos que marcaram a época: Ésquilo, Sófocles, Eurípides. E também sobre o dramaturgo que não foi trágico, mas um grande autor de comédias. "Suas comédias, apesar de cheias de situações cômicas, não eram obras meramente hilariantes. Atacou com habilidade mordaz e satirizou de maneira cáustica as fraquezas da época e todos aqueles de quem discordava, entre eles Eurípides."

Os Jogos Olímpicos também são mencionados, assim como a astúcia de Epaminondas, que com sua organização conseguiu conter os espartanos.

Alexandre e seu cavalo Bucéfalo, provavelmente o cavalo mais famoso da história, também ganha seu espaço nesse livro, assim como Aristóteles (o maior pensador grego) e Sósigenes, que ajudou Júlio César a criar um calendário para domínios romanos, chamado de "calendário juliano" que depois de umas melhorias é usado até hoje.

Tudo isso e muito mais você vai encontrar nessas 368 páginas que podem ser lidas como fabulosas narrações ficcionais.

Muito se perdeu do maravilhoso mundo grego, mas as poucas peças que restaram nos deslubram profundamente.✨

Se você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre a história de um povo tão único, recomendo muitíssimo esse livro. Essa coleção está ficando incrível. As duas edições estão belíssimas e vêm recheadas de mapas que auxiliam na orientação durante a leitura.

🏛"O IDEAL DE LIBERDADE, TÃO IMPORTANTE PARA O MUNDO MODERNO, NADA MAIS É DO QUE A LIBERDADE GREGA AMPLIADA E APRIMORADA."

Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤

site: https://www.voandocomlivros.com/post/os-gregos-resenha

Leyd 03/08/2022

Nenhuma nação na história deixou ao mundo uma herança como os gregos. Parece pouco crível que um povo tão escasso, estabelecido nas ilhas e penínsulas rochosas do mar Egeu, pudesse ter feito tanto.

Seja nas guerras ou política, arte ou atletismo, literatura ou filosofia. Os Gregos adicionaram uma nova dimensão ao espírito humano: seus ideais e seus heróis se tornaram nossos.

Asimov narra uma herança de mais de quatro mil anos, desde a ascensão das cidades, a Guerra Persa, as mudanças nas alianças entre os estados, a Guerra do Peloponeso, o declínio de Esparta, o destino de Siracusa, as conquistas de Alexandre o Grande e a ascensão de Roma.

Em 18 capítulos a Grécia Antiga ganha vida entre conquistas e curiosidades. Uma história carregada de drama e emoção que tem a vantagem de ter realmente acontecido.

Não há dúvida que Isaac Asimov é um exímio contador de histórias, e mesmo para aqueles não familiarizados com as suas obras de não-ficção, a leitura se apresenta sucinta e instigante do início ao fim.

Asimov era um grecófono clássico reconhecido e seu entusiasmo pelo assunto permeia praticamente todas as páginas.

Embora publicado sob o selo "juvenil" da editora, o livro pode ser lido com afinco pelos estudiosos da cultura grega - particularmente aqueles que lamentam a erosão da educação clássica.

Rafael_Santiago 20/07/2023

Um bom resumo geral
Traz um panorama geral sobre a história da Grécia, desde seu surgimento até a década de 1960. Nos mostra toda a inventividade, amor pelas artes, pelo pensamento e pela liberdade que os Gregos sempre mantiveram em sua essência, mas infelizmente também nos mostra como intensos conflitos tanto internos como externos, além de governantes megalomaníacos, corruptos ou por demais ambiciosos foram aos poucos desfazendo muito das conquistas alcançadas por esse povo.

Não é uma narrativa perfeita pois não é muito aprofundada. Notei que o autor procurou falar pelo menos um pouco sobre os grandes pensadores, filósofos, matemáticos e cientistas mas acho que cometeu uma grande falha ou gafe ao não falar nada sobre Hipácia ao narrar sobre o fim da biblioteca de Alexandria, nisso ele simplesmente deixou uma nota solta na seção Cronologia.

A parte em que cita alguns nomes importantes que muitos tomam como Romanos mas que na verdade eram pessoas que viviam em áreas gregas governadas por Roma é bem informativo, pois deixa claro como Roma era boa em executar, conquistar e se apoderar das coisas, mas de longe pensar.

Pincela ao explicar como Bizâncio foi importante para o resgate da cultura clássica Grega. E o quanto perdemos dela graças à infinita estupidez humana sempre encantada por fanatismos e fissura em unificar tudo numa visão de mundo interessantíssima à la funil?

Em comparação com o livro sobre os Egípcios é imensamente melhor, esse aqui não se resume em uma narrativa desenfreada de sucessões. É uma narrativa mais calma e que procura transportar o leitor para a época. Com exceção da parte contemporânea que é bem corrida e bem desinteressante.

neto0533_ 18/04/2023

Um ótimo conteúdo sobre a história grega
Os Gregos é mais um livro que faz parte da Coleção História Universal de Isaac Asimov. Publicado em 1965, Asimov aqui trata sobre a história do povo grego, desde os tempos micênicos até o ano de 1964.

O autor compila a história da civilização grega muito bem, comprovando seus conhecimentos sobre o assunto, e trata não só de conflitos dos gregos entre si e com outros povos, mas também de suas contribuições para o futuro, como filosofia, ciências e política abrangendo grandes períodos da História e pincelando acontecimentos de outras regiões para um maior contexto.

Pelo tamanho do conteúdo, a leitura pode ficar um pouco cansativa deixando o leitor um pouco confuso com as idas e vindas em relação às datas, e à quantidade de nomes, tanto de figuras como localidades. Mas é uma obra muito boa para quem quer conhecer mais sobre a história grega assim como os outros livros do autor sobre outros povos.

claudia.vicente.1422 07/06/2023

Simplesmente amei
O livro é maravilhoso, o autor conta a história da Grécia Antiga até os dias atuais de uma forma prática e objetiva. Pra quem tá começando a emergir nesse mundo antigo é um bom livro pra início.