Um Esforço Lindo e Fútil

Um Esforço Lindo e Fútil Hank Green

Resenhas - Um Esforço Lindo e Inútil

jonathan 10/04/2022

uma alegoria brilhante sobre o que significa ser humano
ao contrário do que eu esperava me baseando no seu antecessor mais leve e bem humorado, ?uma coisa absolutamente fantástica?, com o segundo e último volume, hank green nos apresenta a vários pontos de vista de uma única história sobre um mundo genuinamente afetado pela falta do pequeno vislumbre de futuro entregue por carl ? o misterioso humanoide alienígena que despontou em várias das grandes cidades do mundo sem explicação ?, que, aparentemente, desapareceu de vez após os eventos violentos vividos pela protagonista april may nas últimas páginas do primeiro livro. não demora muito pra quer os efeitos da partida de carl sejam sentidos tanto na economia quanto no emocional da humanidade. todas as coisas começam a sair dos trilhos, apesar de algumas pessoas continuarem firmes em suas teorias e atividades que visam encontrar april, que pensam ainda estar viva em algum lugar.

apesar de todo o mistério acerca do desaparecimento de april e carl e das dúvidas sobre como a humanidade deve prosseguir e sobre os pensamentos em volta dos narradores principais sobre o futuro, tecnologias, perguntas sem respostas e etc, em determinado ponto da história, as peças que vamos recolhendo ao longo da narrativa finalmente se juntam, assim como os protagonistas, em um único objetivo em comum: salvar em nós mesmos aquilo que nos torna humanos.

acredito que o grande diferencial que hank trouxe na narrativa de ?um esforço lindo e fútil é a forma como ele destaca de forma clara a diferença entre salvar a humanidade e salvar o que torna a humanidade a humanidade, afinal, o que é a promessa de paz eterna e a nossa preservação enquanto espécie se não poderemos ser e nos manifestar como quem somos?

de forma muito prática e envolvente, ele nos lembra que existe uma essência que nos define enquanto humanos e que, por mais que as tecnologias e o mundo em si evoluam, por ser única em cada um de nós, ela não pode ser substituída ou moldada. somos dotados da capacidade de decisão e de sentimentos únicos, que se transformam e se manifestam de formas únicas através da arte, de avanços ou o que for e nunca devemos nos deixar esquecer disso.

além de uma reflexão brilhante sobre o que é a humanidade, hank pincela críticas muito interessantes sobre vários assuntos ao longo da trama. passando por questões políticas e trabalhistas, a economia e o reflexo sobre a sociedade e também a ética na área de avanço científico, agregando pequenas noções sobre os assuntos a leitores leigos, como eu.

assim como o primeiro livro, ?um esforço? está carregado de representatividade e os estigmas em torno delas, também não pôde deixar de lado o tom bem humorado e perspicaz dos dos diálogos, que sempre contam com referências incríveis a cultura pop e a áreas de conhecimento diversas. a escrita de hank também permanece impecável e fluida, causando uma imersão imediata a história.

essa com certeza foi uma das minhas leituras favoritas da vida e que sempre vou recomendar fortemente por todos os assuntos reflexões e, é claro, pela diversão!

ps: apesar de considerar essa duologia como uma das melhores coisas que já li em toda a minha vida, preciso reclamar de um pequeno ponto em questão com o sr. hank green: VOCÊ SIMPLESMENTE ESQUECEU O ROBIN NO CHURRASCO! cara, custava ter dado duas páginas pra mostrar como ele ficou no final? assim como todos os outros personagens dos livros, o robin é um pelo qual eu tenho muito carinho e gostaria que ele também tivesse recebido um pouco mais de atenção. enfim, esse foi o meu surto.

ps2: um obrigado especial a @carolmndss por ter me presenteado com o e-book depois do meu golpe e por ter me feito ler o primeiro também! sz
JurúMontalvao 10/04/2022minha estante

ellenkchaves 16/04/2024

Acabei de perceber que nunca resenhei!
Acabei achando não tão bom quanto o primeiro em termos de prender o leitor pra ler em uma sentada, mas ainda assim prende o suficiente pra ler rápido. o que mais gostei foi o quanto essa duologia não só atiça sua curiosidade como também passeia por diversas reflexões, discussões e temas de diferentes áreas do conhecimento. gostoso demais de se ler, era definitivamente o tipo de leitura que eu precisava no momento que eu precisava, algo que me tirasse da minha zona de conforto literária e me fizesse pensar sem deixar de me entreter simultaneamente. obrigada por essa leitura, Hank Green!

Raysza 13/03/2023

Não vale muito a pena
Apesar de finalizar a história da April e explicar a existência dos Carls, não achei uma boa continuação.

O livro já começa arrastando as mesmas discussões morais do anterior nos primeiros 60%.

A partir daí, as explicações sobre os Carls e o desenvolvimento do enredo, que introduz novos problemas importantes pra história como o vício na realidade virtual e a hipocrisia na internet, são feitos de um jeito tão rápido e mal esclarecido que chega num ponto onde você só quer acabar logo com a história porque manter o suspense não vale mais a pena.

P.S: Fui eu que dormi com a chatisse do começo do livro ou a questão das pedras que a Maya comprou nunca foram explicadas??

Ellie 03/06/2023

Amei esse livro, ele me faz ter esperança na humanidade. Na verdade eu só vejo Vlogbrothers por isso, amo a visão de mundo dos Green e de como eles criaram uma comunidade incrível por trás deles. E esse livro é sobre isso, sobre os seres humanos e suas interações. Também sobre tecnologia e de como somos um bando de bebês tendo que lidar com comunicação global (por isso tem tanta coisa ruim no twitter, mas também tem muita coisa legal).
Enfim, não imaginava que precisava desse segundo livro, obrigada Hank, você é incrível.

Devoradora de Livros 08/10/2023

Q continuação incrível
Esse livro foi simplesmente incrível, tão bom q eu n tenho palavras pra o descrever. Eu sinceramente achei q o final iria ser bem diferente mas achei mto fofo da parte do Carl deixar um livro pra 50 pessoas, irem na casa de April e Maya pra comemorar essa ?vitória?. Eu achei legal tb q muitos personagens conseguiram manter um relacionamento amoroso com alguém, o q é raro ( eu achei q isso não aconteceria com a Bex e o Andy? Mas aconteceu!!). Não é um livro tão conhecido, mas se algum dia vc tiver a oportunidade de lê-lo, leia pq eu simplesmente me apaixonei pelo livro! e certeza q vc tb se apaixonaria.

Mari 29/04/2022

Essa sequência foi realmente surpreendente, foi tão bom ver os pontos de vista dos outros personagens, e também ver o quanto eles amadureceram desde o primeiro livro e ao longo deste segundo. Senti muita falta do Robin, tanto com o ponto de vista dele, quanto participando ativamente dos planos do grupo.

Bárbara 12/06/2022

Um esforço lindo
Amei a continuação, valeu a pena a espera, apesar que tive que reler o final do primeiro livro para lembrar do que estava acontecendo. O Hank escreve de uma forma incrível e faz várias comparações com o que nossa sociedade vive! Recomendo demais

driana 27/07/2022

Duologia incrível
Uma das melhores sequências de todos os tempos? Se você leu o primeiro, vai querer ler este o mais rápido possível. E se você ainda não leu Uma Coisa Absolutamente Incrível... faça isso!
Esta foi uma ótima continuação e conclusão para esta história. Eu estava empolgada e na expectativa durante todo este livro! Foi cheio de ação e intrigas. Considerando tudo, este livro foi muito bom, e acho que gostei mais do que o primeiro. Foi ótimo poder ver as perspectivas de outros personagens e aprender mais sobre eles.

Clara.Oliveira 18/03/2023

Esperava mais
Em parte culpo minha expectativa, não tem como. Mas principalmente, odiei o que o autor escolheu fazer com Carl (não o destino dentro da história, mas a explicação de origem e a escolha por dar uma voz a esse ser).
Passei 70% da leitura pensando e sentindo tudo piegas, a questão é que os outros 30% foram muito gostosos de se ler, continuar acompanhar os personagens que já amava do primeiro livro e contextos muito instigantes.

Nathalia184 17/11/2023

Só confirmou o que eu já esperava; não precisava de uma continuação.
O livro parece se perder muito em tentar fazer sentido sua continuação, os inúmeros POVs são cansativos, tem personagens que que passam 90% do tempo falando que não sabem o que estão fazendo aqui e é cansado a leitura.