Meu amigo morto

Meu amigo morto Simon Gärdenfors

Resenhas - Meu amigo morto

Breno.Leme 27/08/2022

Eu gostei bastante. Li o mangá ?Complicado? esses dias que fala sobre a vida de um australiano, coisa bem triste e já emendei esse. Curti muito que cada página tem uma cor, e faz sentido com a passagem do tempo.

Por exemplo: quando Simon e o Kalle vão acampar de noite, a página é azul e preta. Quando é um momento que o Simon passa mal e vomita, a página muda para um tom verde, quando ele descobre a morte do Kalle, tudo fica marrom escuro, um tom depressivo.

Curti bastante.

Flavio - @geekcorp303 06/05/2023

Diferentona
Com um estética bem diferente do convencional, essa HQ acerta ao tratar do luto e tudo que envolve esse sentimento!

Marcelo217 27/01/2024

Uma bonita homenagem
Essa HQ estava na minha lista de desejos há muito tempo e nesse último aniversário ganhei de presente. As expectativas foram criadas e, de certa forma, correspondidas.

A história, na verdade, é autobiográfica. O autor, Simon, relata uma perda ocorrida em meados dos anos 90 na Suécia, quando seu amigo, Kalle, morreu repentinamente. Em quatro capítulos, o autor gravita em torno do acontecimento, suas consequências e a lembrança do amigo que se foi.

O traço é bem original e colorido. A disposição dos quadrinhos junto das cores é interessante, pois passa certa emoção através desse conjunto. As características físicas dos personagens são simples, marcantes e fáceis de identificar durante toda a leitura. A narrativa através dos diálogos é complemento do contexto dado através das imagens, o que não torna a leitura cansativa em momento nenhum. Apesar de ser uma temática um pouco desconfortante, a história é transmitida de maneira natural e lúdica.

Simon elenca o declínio de sua vida, seu relacionamento com sua família, seus amigos e casos amorosos após a perda do seu melhor amigo. O apoio familiar, o ambiente (e o país) no qual ele vive foram determinantes, ao meu ver, para uma eventual superação (o que pode parecer irônico, já que a taxa de suicídio e/ou atentados à própria vida na Suécia é alta - cerca do dobro em relação ao Brasil). É possível perceber uma atenção aos transtornos mentais por parte dos pais e um diálogo saudável entre eles e Simon, fundamental para que houvesse uma recuperação plena. Além disso, o autor faz diferenciação clara entre traumas, depressão e o luto quando o personagem retoma o contato com a mãe do seu amigo falecido.

"Meu Amigo Morto" parece ser uma história de superação family-friendly (não é!) com ensinamentos e lembranças emocionantes sobre a perda, mas é um relato sincero e intimista sobre como a morte pode marcar permanentemente a vida de alguém. A emoção é transmitida de uma forma mais ou menos fria, mas sem deixar de ser genuína. O fato de Simon Gärdenfors estar disposto a retratar essa amizade interrompida, mesmo após tantos anos, representa, além de uma homenagem para seu amigo falecido, uma forma de eternizá-lo. Ao fim, a perda de Kalle é, de fato, eterna, mas vista sob a ótica dessa HQ, é um estágio de superação do luto materializado através dessas páginas. Para quem tem amigos e os amam, essa história é um lembrete de como a vida é fugaz e os que marcam nossa vida sempre permanecerão conosco.

PALAVRAS-CHAVE: HQ, amizade, adolescência, morte, Suécia, Polônia, judeu, meningite, ilustrador, saúde mental, depressão, luto, trauma, suicídio.

Mari 21/12/2022

O pior que poderia acontecer já aconteceu
Não é justo dar nota ou ao menos avaliar um relato de uma experiência verídica, principalmente tratando de luto, mas com toda a honestidade acho que é um ótimo quadrinho ao retratar a experiência do luto masculino. Acredito que dificilmente é permitido que se avalie sentimentos tão profundos experenciados por jovens com clareza e profundidade e percebi que Simon consegue relatar sua historia de forma simples e honesta, além de nos presentear com seu estilo de desenho nostálgico que combina ainda mais com a história

Marcelo 30/04/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
"Meu Amigo Morto" (em sueco "Min Vän Döden") é uma história em quadrinhos autobiográfica escrita e desenhada por Simon Gärdenfors, publicada em 2013.

A história começa em 1990 com Simon recebendo uma notícia devastadora: um de seus amigos mais próximos, "Kalle", contraiu meningite e teve uma morte em um curto período de tempo.

Simon está em choque e começa a lembrar de todas as vezes que passou com Kille, desde a infância até a adolescência, contando como se conheceram, as desavenças, as namoradas e como recebeu a noticia da morte do amigo.

Enquanto Simon lida com a dor da perda de seu amigo, vai relatando o vazio de sua vida, a perda de sentido no dia a dia, a depressão enfrentada, a vida adulta até o momento em que
ele decide visitar a mãe do colega, 10 anos após a morte dele. A mãe dele agora mora nos EUA, está prestes a se aposentar e relata a importância de receber essa visita.

Ao longo da história, Simon usa diferentes estilos de arte para representar seus sentimentos e pensamentos em cada fase da viagem. A história é uma mistura de humor, tristeza e reflexão,
e explora temas como amizade, mortalidade e como lidar com a perda.

O que encanta nessa HQ, além da história em sí, é o traço único de Simon, que é definido como ?linhas arredondadas e economia cromática, com personagens que parecem ícones de um cartoon infantil. A serviço da profunda carga emocional da história, esse estilo
revela pouco a pouco uma engenhosa complexidade que se estende das expressões humanas à concepção criativa das molduras das página, absorvendo o leitor para dentro de um universo pungente, verossímil e encantador?.

"Meu Amigo Morto" é uma história emocionante e tocante sobre a amizade, o luto e a jornada de autoconhecimento.

Dango Yoshio 19/10/2023

O pior que podia acontecer já tinha acontecido
Primeiro de tudo, o design desse quadrinho é lindo demais! Fiquei apaixonado pelos diversos layouts e combinações de cores que iam mudando a cada página.

É uma HQ autobiográfica que conta como a morte de Kalle, melhor amigo de Simon, afetou profundamente o autor, levando-o da saudade à depressão. Mas também fala sobre amizade e os laços que surgem nos momentos difíceis. E o final é muito fofinho!

É uma HQ sensível e naquela pegada mais cotidiana. Gostei!

Milena.Bessan 04/03/2024

A HQ "Meu amigo morto" mergulha de forma profunda e tocante nos intricados caminhos do luto, do amor e nos primeiros passos em direção à maturidade. Ambientada na década de 1990 na pacata cidade de Lund, no sul da Suécia, a narrativa segue o jovem Simon, cujo mundo é abruptamente abalado por uma notícia devastadora: a morte fulminante de seu melhor amigo, Kalle Petersen, devido à meningite.

O autor habilmente conduz a história, subvertendo as expectativas das hqs autobiográficas ao proporcionar uma experiência narrativa única e surpreendente. O luto, tema central da trama, não é apenas explorado em sua dimensão trágica, mas sim contextualizado como um elemento que permeia tanto o futuro quanto o passado do protagonista. A jornada de Simon é comovente, por vezes divertida, enquanto ele busca sentido e superação diante da perda inesperada.

O enredo vai além de ser uma simples exploração do sofrimento e se torna uma reflexão sobre o valor tanto das pequenas quanto das grandes experiências humanas. O autor tece uma narrativa que destaca a potência de vida como contraponto à dor, revelando a resiliência do espírito humano diante das adversidades. O luto não é retratado como um fim em si mesmo, mas como uma parte intrínseca da jornada que molda o protagonista de maneiras complexas e multifacetadas.

A ambientação na década de 1990 adiciona uma camada adicional de nostalgia e contextualização, proporcionando aos leitores uma imersão mais profunda na história. Os labirintos emocionais de Simon são expressos visualmente de maneira cativante, enquanto a arte da HQ reflete a intensidade das emoções que permeiam cada página.

Em última análise, "Meu amigo morto" transcende os limites do gênero ao oferecer uma narrativa que, embora centrada no luto, abraça a vida com todas as suas complexidades. É uma obra que ressoa além das páginas, capturando a essência da condição humana e os poderosos laços que se formam mesmo nas circunstâncias mais dolorosas. Uma leitura envolvente e reflexiva que deixa uma marca duradoura no coração do leitor

vitAria540 23/01/2023

razoável
é bonitinho o estilo do desenho, a história é contada em ordem cronológica e no final da mais alguns detalhes. O autor representou bem uma história simples, sincera e facilmente identificável, não foi algo extraordinário pra mim mas não é ruim.

a leitura é bem rapidinha e se quiser ler, tem no app chamado "árvore livros"