Gulag

Gulag Anne Applebaum

Resenhas - Gulag

Albert 07/04/2023

Tocante
No potente Gulag, Applebaum dá voz às vítimas dos campos de concentração soviético escancarando o horror do sistema penal que deixou cicatrizes profundas na sociedade russa até meados dos anos 80.

Esgotado no Brasil, o livro da escritora norte-americana foi relançado em 2022 em Portugal pela Bertrand editora. Applebaum expõe os comoventes relatos e experiências das vítimas. De início, para que o leitor possa se situar no contexto do campo de concentração, a autora inclusive, cita uma comparação entre os campos do Gulag e de Auschwitz e que em sua pesquisa chamou mais atenção pelas diferenças entre as experiências das vítimas do que pela diferença entre os dois sistemas dos campos. O contexto da morte de um prisioneiro era diferente em ambos os campos. Da perspectiva humana, é dilacerante a forma como o sistema tratava os prisioneiros, que separados da família e dos filhos tinham de conviver com tortura, privação, trabalho extenuante e sem o devido julgamento. Pessoas inocentes enviadas para campos longínquos sucumbiam diante de doenças e fome.

Ao longo da leitura o leitor verá a complexidade e a enorme dimensão que os campos tomaram em toda a URSS do ponto de vista social e econômico. Prisioneiros trabalhavam em obras colossais como canais e construção de cidades. Embora boa parte da economia russa dependesse dos prisioneiros, Applebaum sustenta que o interesse de Stálin em campos de concentração pudesse não ter uma fonte racional e que sua obsessão em construções faraônicas com trabalhadores forçados era a sua forma megalômano de ser.

Gulag, vencedor do prêmio Pulitzer narra além do cotidiano dos prisioneiros, aborda os guardas, as rebeliões, as estratégias de sobrevivência. A perspectiva econômica e social se faz presente, mas a política não. Esta obra é reservada para as experiências das vítimas. Gulag pode até ser, guardada as devidas proporções, uma obra intimista. Suas páginas expõem os sentimentos em poemas, canções, desenhos e pinturas feitos pelos prisioneiros.

Gigi 11/07/2022

Difícil
Gulag eram os campos de concentração soviético, que se valiam de trabalho escravo para impulsionar a qualquer custo a economia da URSS.
Difícil de assimilar que um personagem importante que combateu ao lado dos Aliados na 2.ª Guerra Mundial, Stalin, era tão ou mais cruel que Hitler. Matou mais ucranianos de fome nos anos trinta que Hitler matou judeus no holocausto.
O livro conta incontáveis historias desta catástrofe que o ocidente não estuda nem se aprofunda, porque talvez seja uma questão ostensivamente pouco dramática. Mas ela precisa e é necessário que seja conhecida. Não para evitar que estes crimes não voltem a acontecer, mas para se ter certeza que irá sim, voltar a acontecer se essas histórias não forem repetidamente contadas.
Este é um passado bem macabro da finada URSS, que a Rússia herdou e faz questão de ocultar.
O livro é denso, chocante, difícil, mas uma leitura extremamente importante.
A primeira vez que ouvir falar dos Gulag, tinha 14 anos (hoje tenho 48) e nunca mais esqueci. Foi traumático. E pensar que foi uma simples menção na aula de história, mas foi impactante.
Boa leitura!