O Universo Invisível

O Universo Invisível Lisa Randall

Resenhas - O Universo Invisível

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2023

Em uma narrativa de tirar o fôlego, enriquecida com referências da cultura pop e análises sociais e políticas, a autora examina a natureza do universo, a matéria escura, as galáxias, os cometas e os asteroides, revelando os elos impressionantes entre o pequeno e o grande e o visível e o oculto.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212415

Bia 01/05/2022

Interessante
É um livro para quem ama o espaço. Eu curti bastante, pude aprender muito.
Achei um tanto que cansativo em alguns momentos, senti falta de uma narrativa mais leve. Portanto, não li em uma tacada. Mas continuo achando bom!

Karina 31/12/2023

Olhando para o alto
?Mas olhe para o alto. E olhe ao seu redor. Temos um universo fascinante para cultivar, apreciar e entender?

Brilhante e fascinante!!!!

Douglas Brilhante 30/01/2024

O Universo Invisível é um livro, zero surpresa, sobre o ambiente cósmico e sobre as ideias excepcionais que os avanços científicos já trouxeram. É realmente o que eu considero uma aventura intelectual... A autora faz uma conexão com matéria escura e o asteroide/cometa que atingiu a Terra há 66 milhões de anos e matou os dinossauros. Pode parecer fantasioso e pouco prático para o nosso dia-a-dia, mas é uma parte da história da vida que eu acho que todos nós deveríamos querer entender.

Para fazer as conectividades, a autora vai explanar sobre diversos temas como: surgimento da vida, evolução, matéria escura, energia escura, eras geológicas, grandes eventos de extinções, diferenças entre meteoroides, meteoros, meteoritos, asteroides, cometas e fala também sobre os dinossauros. Tudo de forma muito didática, com senso crítico dos dados, de forma sensata e não alarmista.

Todas as vezes que eu leio sobre o cosmos, eu tenho mais momentos arrebatadores de admiração pela completude da beleza e da delicadeza do equilíbrio da vida e suas conexões profundas e inspiradores com todo o universo. Ler sobre ciências básicas pode, num olhar pouco atento, até não ter aplicações diretas imediatas, mas permite pelo menos entender um pouco mais sobre os fenômenos que nos ajudam a prever as consequências de algumas perturbações que estamos causando ao nosso meio ambiente. Exemplos práticos de coisas que mudaram realidade que foram sem nem serem o foco da pesquisa foram: internet, ressonância magnética, GPS, mapeamento do DNA...

Eu não consigo não achar fascinante tentar entender um pouco mais sobre todos esses eventos.

Lisa Randall, autora do livro, é uma das principais físicas teóricas da atualidade, é professora em Harvard e faz parte de diversas academias de ciências. Um fato curioso é... A autora é considerada uma das personalidades mais influentes do mundo atual. Por curiosidade, eu a procurei no Instagram, que por acaso é aberto e não precisa de solicitação, e ela só tem cerca de 1.600 seguidores. Ela é relativamente ativa nas redes sociais... Então eu não consigo entender como que alguém tão importante possa ter, claro que nessa ferramenta em questão, tão pouca visibilidade. Mas esse é, de certa forma, o retrato do interesse que as pessoas de um modo geral dão às ciências e aos divulgadores de ciências no mundo todo... Difere em alguns países, obviamente, mas, substancialmente aqui no nosso, conteúdo científico não gera engajamento.

Pessoal, fica aqui essa dica para você que se sente curioso sobre o universo assim como eu, ou que não se sente mas acha que pode estimular essa curiosidade. É um livro EXCELENTE e que sem dúvidas expande os horizontes.

É uma leitura fácil? Não. Inclusive também é um pouco demorada. Mas, assim como quase todos os outros livros que abordam o COSMOS, ele tem um grande potencial transformador sobre a forma como você vê o mundo.