A Queda da Casa Morta

T. Kingfisher

Resenhas -

Lizia.Yohanna 14/04/2024

Nada assim tão revolucionario
Tava empolgada por essa leitura pois é um gênero ao qual não tenho costume de ler e apesar de ter gostado não me surpreendeu. Nenhum personagem foi carismático o bastante para me fazer gostar realmente dele, a história foi corrida, apesar de ter tido uma ótima reviravolta o plot não foi realmente explicado fiquei muito perdida em como aquilo estava acontecendo. Apesar de tudo foi uma leitura rápida e boa e indico que leiam e tirem suas próprias conclusões.

Luvale 26/04/2024

Já tinha lido esse livro em inglês ano passado e gostei muito. Via tanta coisa sobre ele e tava em premiações do goodreads. Agora que lançou lá fora uma continuação ( acho que não precisava com esse fechando muito bem ) decidi reler em português. Foi uma ótima experiência e funcionou melhor pra mim na releitura, consegui perceber coisas a mais e acho a ambientação muito bem feita. Se trata de um reconto de "A Queda da Casa de Usher" de Edgar Allan Poe, porém com muita criatividade, representatividade e inovação, sem se distanciar do material base.

Alex Easton recebe uma carta alarmante sobre problemas enfrentados por dois de seus amigos, Roderick e Madeline Usher, pedindo para que vá até a antiga mansão da família rapidamente. O motivo da convocação é inicialmente a saúde debilitada de Madeline, porém quando Easton chega lá, a situação é ainda pior do que esperava. Além disso, a propriedade está envolta em uma atmosfera sinistra, coberta de fungos, animais estão agindo de forma estranha no entorno e a própria Madeline parece diferente.

A ambientação consegue aproveitar a sensação sombria, gótica e estranha do conto de Poe, expandindo a narrativa e dando um plano de fundo criativo com uma vibe "The Last of Us", onde tudo é muito bem descrito, a escrita é fluida e os cenários são bem vívidos. É uma história curta, que mostra, aos poucos, que alguma coisa está afetando a vida naquele local e cabe a Alex investigar e tentar salvar sua amiga. Gostei imensamente do personagem Easton, uma pessoa espirituosa, divertida e curiosa e que não descansa enquanto não chega à solução do mistério que afeta os Usher. Alex também traz muita representatividade para a história, de uma maneira leve e muito importante dentro do contexto da narrativa.

Várias pistas vão sendo deixadas pelo caminho e mesmo assim é muito surpreendente o rumo que as coisas tomam, principalmente com relação a Madeline. As investigações, os fungos que rodeiam o lugar, as criaturas estranhas deixam tudo muito instigante e aflitivo e culminam em um final inevitável e impactante ao mesmo tempo. Gostei do encerramento, das decisões de Easton e das cenas incríveis da última parte, que arrepiam e ficariam perfeitas em uma adaptação. O livro ficou ainda melhor na releitura e indico para todos que gostam de um bom mistério com suspense, que carrega toda a essência de Poe.
Maeve61 14/05/2024minha estante
É muito pesado?

Luvale 14/05/2024minha estante
Não é pesado não, é bem tranquilo de ler, só é bem misterioso, estranho e doido.

julia 17/09/2022

Resenha: What Moves the Dead
What Moves the Dead foi uma releitura bastante fiel de A Queda da Casa de Usher, mas com algumas reviravoltas. Eu realmente gostei da escrita de T. Kingfisher aqui e da história geral criada e introdução do personagem de Easton. Foi muito fácil me deixar levar pela narrativa e vibes misteriosas da Casa.

O primeiro ponto mega positivo aqui, pessoalmente, foi a questão de gênero e como Kingfisher o explorou através de um dos personagens principais. Eu realmente amei essa adição e como ela foi apresentada e desenvolvida, já que era um dos pontos originais da história. Foi uma agradável surpresa para mim e gostei muito do que acrescentou ao enredo.

E por falar em enredo! Se você conhece o conto de Poe, sabe muito bem como tudo isso vai acabar. Eu direi que a grande reviravolta que Kingfisher adicionou aqui também foi extremamente previsível e direta. Eu sabia o que ia acontecer assim que aquela informação em particular foi apresentada a mim durante os primeiros capítulos – e Kingfisher discute isso na Nota de Autor também.

A atmosfera aqui ainda era bem assustadora, ainda mais quando eu finalmente entendi a extensão do que estava acontecendo com Madeline. Havia algumas imagens nojentas e muito perturbadoras descritas durante os capítulos finais e eu amei como isso aconteceu! Muito feliz por ter lido esse livrinho e definitivamente continuarei a ler as obras de Kingfisher.

Mell 20/05/2024

Bom sou suspeita pra falar porque amo uma casa gótica ? li o livro em um dia, achei a escrita bem fluida.

Clarysse1 24/01/2023

What Moves the Dead, T, Kingfisher
- eu esperei mais terror do que eu recebi mas mesmo assim é bem creepy.
+ dá para sentir a releitura do Edgar Allan Poe mesmo que eu não tenha lido a história na qual esse livro (?) foi baseado.
+ as ambientações são bem descritas, dá para realmente visualizar tudo que o autor tá querendo passar e deixam a atmosfera realmente bem escura, nauseante e realmente parece que eu tô num local cheio de cogumelos e fungos.
+ as descobertas do protagonista ??.
+ dá para criar muitas teorias sobre o que realmente aconteceu.
+ adiciona uma atmosfera mais sombria quando a gente não sabe se o narrador é confiável.
- o livro deve se passar lá no século 20 ou 19, ainda tem alguns resquícios de machismo.
+ interessante ter um ponto de vista médico dentro da história, ele adiciona alguns aspectos realmente médicos, por exemplo a questão da histeria, que hoje em dia a gente sabe que era uma categoria para classificar qualquer tipo de doença que não se sabia o porquê e nem o que era exatamente.
+ a micologista dentro da história também adiciona um tempero de sabor a mais, é interessante ela falar cientificamente sobre os cogumelos e os fungos daquela região.
+ existem algumas expressões em inglês, antigas, mas não afetam negativamente a narrativa dá para entender super bem o que tá se tratando.
- no começo da história o narrador se perde muito em questões de guerra e do nada tinham umas passagens explicando gramática, foi bem sem sentido.
+ o autor conversa com o leitor e traz um ar de proximidade maior para a história.
+ narrador faz algumas reflexões sobre a morte que são bem bonitas de serem lidas.
- + como sempre (parece que a história se passa em algum lugar da Inglaterra) e os ingleses tem um ódio supremo pelos americanos.
- é um pouco confuso saber porque a Madeline chamou o personagem principal, tendo em vista que ele passou 50 anos na guerra, eles não se viam desde a adolescência e aparentemente não tem nenhum motivo claro o suficiente para a gente saber porque ela resolveu chamar ele enquanto ela tava quase morrendo... e não foi explicado na história, basicamente falam que eles eram amigos mas não me parece ser um motivo tão forte assim para que alguém chame outra pessoa para ir na sua casa enquanto você tá morrendo, tudo bem que pode ser uma época diferente e ela podia não ter tantos amigos e família, mas mesmo assim poderia ter explicado de uma forma melhor.
+ o jeito que o autor descreve o fungo me dá tanta agonia que parecia que tava crescendo em mim, eu tava toda hora querendo me coçar!!!
- as teorias que o personagem tenta criar para explicar o que tá acontecendo são muito irreais, fantásticas e totalmente ridículas às vezes.

Gabi 04/12/2023

Incrivelmente viciante
O enredo é incrível, apesar de ficar bem claro como vai acabar.
os personagens são bem construídos e interessantes. adorei como o gênero de easton foi inserido de forma que ajudasse no enredo.

o final é incrível, mesmo sendo previsível. a explicação em relação ao que estava acontecendo na casa me deixou impressionada, como a autora teve uma ideia tão genial em relação a um fungo????
Gótico mexicano e A queda da casa morta foram, sem dúvidas, um dos melhores livros que eu li esse ano.

charlie54 18/05/2024

A ambientação é bem legal, a premissa é interessante, tem representação queer mas no fim não entregou nada. eu criei muitas expectativas e fiquei bem decepcionado. achei bem sem gracinha.

yellowcards 30/01/2023

É um pouco difícil falar sobre esse livro: se por um lado os últimos 20% foram incríveis e me fizeram criar mil e uma teorias, os outros 80% foram extremamente maçantes.

As constantes quebras da quarta parede e as explicações intermináveis sobre os pronomes gallacianos não ajudaram e a história também foi bem menos horripilante do que estava esperando. Olhando pelo lado positivo, a descrição dos fungos no final foi muito bem feita e a escrita conseguiu com êxito passar um senso de urgência

Coral 11/08/2022

Quando eu era adolescente, eu era levemente obcecada por Edgar Allan Poe. Então quando eu vi que a história era uma recontagem de um conto dele (a queda da casa de usher), passei o livro na frente de outros que tinha pra ler. Foi uma decisão corretíssima.

Pra quem não conhece, a história original fala de um cara que vai visitar seu amigo depois que ele escreve uma carta pedindo sua presença. E aí um monte de coisa doida acontece, como sempre é nas histórias de Poe.

Kingfisher pega esse esqueleto da história e tenta justificar as várias questões que ficaram sem resposta, principalmente qual a causa do acontecimento final. Ela usa detalhes que o próprio Poe joga no ambiente da história pra explicar esses pontos de uma forma muito bem pensada. Outra coisa que ela faz é colocar algumas questões atuais nas mudanças feitas de um jeito tão sutil que eu (que confesso ser uma leitora bem desatenta) só percebi depois de 1/3 dos acontecimentos.

No geral, a história tem uma vibe bem Gótico Mexicano, de Silvia Moreno-Garcia e é algo que a própria autora confessa ter sido causa de muita frustração para ela. Porém "mansão caindo aos pedaços com moradores que estão agindo de forma estranha" é um enredo muito comum, e as escolhas e justificativas que elas traz conseguem ser originais e convincentes o suficiente pra ser uma leitura incrível.

Thaisa 17/10/2022

Incrível (e realista) reconto de "A Queda da Casa dos Usher"
Alex Easton, soldado que já se aposentou, recebe uma carta de Madeline, irmã de Roderick Usher (um antigo colega de regimento de Easton), contando que ela está próxima da morte e gostaria de receber uma visita de Alex.
Quando Easton chega no casarão, é perceptível que, assim como a imponente casa dos Usher que está caindo aos pedaços, seus habitantes também estão doentes e em ruínas.
Essa história parece conhecida - e é: esse é um reconto do clássico gótico de Edgar Allan Poe, "A Queda da Casa dos Usher", onde o grande autor traça paralelos entre o casarão decadente e seus herdeiros, mostrando isso do ponto de vista de um soldado amigo da família.
No entanto, em "What Moves the Dead" temos algumas mudanças e elementos interessantíssimos: Easton é, aqui, uma mulher, e compreendemos todo o machismo que ela enfrenta desde sempre; também é incrível como Alex não apenas visita esses colegas e observa como eles vão adoecendo cada vez mais com o tempo, mas nesse livro ela também é extremamente proativa, tentando analisar o que está acontecendo e, com a ajuda de um médico norte-americano e de uma micóloga britânica, a protagonista percebe que talvez o mal que tem tomado os Usher não é apenas histeria ou depressão, e sim um fungo bem bizarro...
Eu amo a história original de Poe (um dos primeiros contos do autor que li na vida), porém confesso que gostei dessa nova perspectiva sobre a trama, mais focada na realidade e não tanto no sobrenatural ou nas metáforas originais. A escrita de Kingfisher não me conquistou no início, fluindo pouco, mas depois curti como a narrativa ganha um ótimo ritmo e surpreende o leitor, conseguindo ser leve e arrancar poucas, mas boas risadas, porém carregado de ainda mais horror, com cenas nojentas e bizarrices que realmente são provenientes da natureza e seus fungos. Também quero enaltecer as artes, pois não posso negar que a edição que eu tenho é uma das mais bonitas que já vi quando o assunto é literatura de horror, contando, inclusive, com algumas ilustrações macabras e irresistíveis de Christina Mrozik.
Apreciei bastante a leitura, ainda mais por ter relido o conto de Poe paralelamente; e enquanto concordo que nada consegue chegar ao nível do material original, o reconto foi maravilhoso, trouxe reviravoltas fantásticas e pautas necessárias em uma atmosfera assustadora!

Luvale 03/05/2023

Uma releitura incrível
O que mais chama a atenção nos contos do Poe é a ambientação, o clima sombrio e gótico, além da atmosfera sombria e sinistra. A queda da Casa de Usher é o perfeito exemplo e um reconto dessa história não poderia ser diferente.

A ambientação desse livro também é muito interessante, conseguiu expandir o conto original e acrescentar muitas coisas além, sem perder a essência. O conto do Poe é bem direto e não explica tanto da parte misteriosa, deixando lugar pra imaginação. Já Kingfisher dá um plano de fundo muito criativo pra tudo, bem vibes The Last of Us kkkk aproveitando muito do que fica subentendido no original.

Eu gostei muito da escrita e do jeito que foi conduzida a narrativa, apesar de previsível, uma vez que várias pistas são deixadas na história, foi bem interessante ver tudo indo pra um caminho sem volta que acaba na dita queda dos Usher.

Gostei também da maior importância que dão pra personagem da Madeline, além das partes sinistras que acontecem ao seu entorno. Um reconto muito competente e viciante de ler, curto e perfeito pra ler de uma vez só.

Maia.Zika 26/03/2024

A curiosidade não pode ser impedida
Esse foi o primeiro livro da DarkSide que eu comprei, e o motivo foi ê protagoniste, que é não-binário, e como eu tenho um personagem que também é, eu queria saber como eu deveria escrever, como se fosse um modelo ou material de estudo, algo assim.
Quando eu comecei a ler achei meio chatinho, não estava entendendo o porquê de tanta informação "desnecessária" e por um tempo eu abondonei o livro. Então, durante um semana na qual eu estava pertubada da cabeça, eu vi o livro na minha mesa e pensei "eu ainda não terminei esse, né? Pois eu vou terminar esse livro". Durante algumas páginas eu tava só empurrando sem entender algumas coisas, eu poderia ter abandonado a livro de novo, mas tinha algo me fazia continuar, a curiosidade, tava bem escondida lá no meu subconsciente, umas informações aleatórias, memórias do passado e tudo mais, no fundo eu queria saber porque tudo aquilo, e foi isso que me fez terminar o livro em 3 dias
A forma como a autora escreveu foi incrivel, eu realmente adorei os personagens, principalmente ê Alex, Maddy, Hob, a Srta.Potter (me identifiquei um pouco com ela, já que ela também é artista), senti muita compaixão com o Denton, o coitado foi ajudar e acabou envolvido em um grande problema, saiu mais traumatizado do que da guerra. Roderick sabia ou não? Ele só fala as coisas quando a gente já sabe, mas o coitado tava todo ferrado também. Maddy, uma querida, queria mais ela. Pra mim, Alex, tem um cabelo curto e rosa, provavelmente por causa do livro, elu tem cabelo rosa e acabou.
O Hob é um personagem que age como um alívio cômico, com o seu jeito debochado, esnobe e ao mesmo tempo preocupado, ele sim parecia saber o que tava acontecendo desde que chegou naquelas terras, os animais sempre sabem.
O mistério é simplesmente magnífico, eu pesquisei muitas coisas, fiz teoria, algumas estavam certas, outras erradas, no final acabei aprendendo várias coisas sobre o corpo humano, fungos, vermes e esse tipo de coisa.
Confesso que em algumas partes eu senti uma aflição tremenda, obviamente foi o objetivo e funcionou muito bem, pelo menos pra mim. Falar do corpo humano como algo que facilmente pode ser destruído, me dá muita aflição.
O livro é impecável, de verdade, eu fico extremamente triste que pouquíssimas pessoas leram e falam sobre. A queda da casa morta foi provavelmente o melhor livro gótico que li na até o momento, não que já tenha lido vários, mas me fez ter sensações que jamais irei esquecer. Eu moro em uma casa onde a janela do meu quarto dá visão para um lago muito suspeito (essa parte é serio, estou sendo verdadeira eu juro), sempre que eu olhar pela a minha janela e ver o lago, vou lembrar desse livro e o medo que ele me deixou por essa coincidência.
Obrigada Gio, por ter lido o livro, você não tem ideia do quão importante isso foi pra mim
Ovana 27/03/2024minha estante
MAIA!!! que resenha linda, tu descreveu o que eu senti. eu agradeço muito por ter me emprestado, porque foi uma das minhas melhores leituras desse mês!!! sua recomendação vale muito pra mim ??
eu sinto que falei muito pouco dele contigo, quero conversar mais!! preciso externar meus surtos.
obrigada ???

Julia2251 05/01/2024

"Os mortos não andam. A não ser ás vezes." ???
A Queda da Casa Morta é um livro muito bom que me rendeu um bom começo de ano. Não decepcionou como primeira leitura de 2024 e é muito divertido! Tem uma atmosfera bastante dark e gótica em algumas partes, não achei chato nem enrolado que nem vi algumas pessoas falarem. Nunca tinha lido A Queda da Casa de Usher nem O Gótico Mexicano, e acho que foi isso que deixou minha experiência mais única. Ele é um livro que não tem uma grande revelação ou um grande plot-twist, mas ainda assim não deixa de ser uma história muito boa e muito bem escrita. Recomendo pra quem gosta de histórias que envolvam fungos (tipo eu, sou apaixonada por The Last of Us) e essa vibe mais dark. Uma dica: para uma experiência mais imersiva, leia ouvindo uma playlist ou ambientação condizente com a vibe do livro (assustadora hehehe), eu fiz isso e foi muito mais legal. ?
Maria6367 06/01/2024minha estante
Eu que dei o livro pra ela ?????

justjuliacx 11/05/2024

Esse livro é uma ótima releitura do conto do Edgar Allan Poe.
Gostei muito da escrita da autora, dos personagens e do jeito que ela ligou a história ao conto deixando ainda mais assustador.

Ovana 23/03/2024

Encantador e esquisito
(Só pra constar: a parte esquisita é a que mais me atrai)
Obrigada, Maia!! Esse livro revigorou o meu fim de semana ?? (e ler os teus pensamentos e teorias foi demais).
Eu devorei esse livro. Dois dias bastaram para que eu conseguisse terminar.
A escrita da autora é simplesmente impecável. É lindo, lindo demais. A maneira como ela descrevia os lugares, as ações, os sentimentos, tudo isso foi magnífico, ainda mais porque eu gosto desse tipo de escrita, tanto que é a que eu tento reproduzir.
Os personagens são muito bons, adorei todos, sobretudo o Hob, a srta. Potter e o Denton (talvez pelo fato sele ser americano também).
A explicação por trás de toda as bizarrices que estavam acontecendo foi muito coerente.
Acho que a junção de lebres e fungos foi perfeita, não sei porquê, mas sinto isso KKKKKKKKKKK sem falar na capa desse livro, é maravilhosa. É muito legal pegar as referências dela depois de ter terminado de ler.
Enfim, foi muito bom! Entrega assassinato, representatividade, micologia, escrita excelente, explicação coesa, mistério. Adorei.
?????