A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi

Resenhas - A Pintora de Henna

Bre 05/01/2022

Sem palavras
"os pobres não eram os únicos aprisionados por sua casta".
Não consigo nem acreditar que em dois dias terminei o livro que me propus para que fosse o primeiro do ano. A pintora de henna é fluido, nos deixa imersos, presos, com vontade de ler mais e mais, saber mais, entender mais. Ver a cultura indiana pelos olhos da personagem principal é diferente, tão enriquecedor. Estou sem palavras pra essa joia de livro.
Thaissa 07/01/2022minha estante
resumiu tuuudo que senti ?

Maria.Juliana 23/01/2022minha estante
Amei também

@aliceempoderada 29/01/2022minha estante
Maravilhosoo

Rosania 17/07/2022minha estante
Simplesmente maravilhoso, indico a leitura

emysants 06/08/2023

Leitura concluída depois de muita luta! Apesar de tantas resenhas positivas, infelizmente A Pintora de Henna não funcionou pra mim...

Um dos principais motivos que me fez dar uma nota baixa foi simplesmente a irmã da protagonista, Radha. Ela é extremamente infantil, mimada e irritante, me fez passar raiva do começo ao fim. A vontade que tive foi de dar uns tabefes nela em alguns momentos!

Enfim, a história não é ruim, mas a leitura só começou a ficar "interessante" quase na metade do livro. Apesar de ter gostado do final, achei emocionante. Mas fora isso, não consegui gostar muito.
thaybooks⤠06/08/2023minha estante
Ah, simmmmmm! Senti muita raiva da Radha, sério, mas o fim deu uma salvada no livro. Mesmo assim não acho que recomendaria

emysants 06/08/2023minha estante
Ela me irritou muito, juro! kkkkk principalmente nas partes em que ela ficava destratando a Lakshmi. E concordo que o final deu uma salvada no livro, mas sinceramente, não leria de novo

Nowhere¿ 12/01/2022

Primeira leitura da TAG inéditos
Uma viajem à Índia!
No início ele não me prendeu muito, mas depois da página 100 (mais ou menos) eu não conseguia mais largar.
Que livro booom, a escrita da autora é magnífica e a narrativa deixou a leitura rápida e fluída.
A história é muito imersiva, enquanto eu lia senti como se estivesse na Índia.
Os personagens são muito bem contruídos, você se apega demais a eles. A protagonista é uma mulher forte e independente, que fez de tudo para conquistar sua liberdade.
O livro mostra muito da cultura indiana, o lado bonito e o lado nem tão bonito assim, e eu simplesmente amei aprender mais sobre seus costumes e crenças.
A obra possui cenas pesadas, que mostram a realidade de muitas mulheres, assédio, violência, etc.
É um livro extremamente necessário e emocionante, muitas vezes tive que parar a leitura pra conseguir absorver o que eu li.
Eu amei a história, e indico muitooo.
Alguns gatilhos: aborto, assédio, suicídio, violência doméstica, morte, sangue...
Karine.Randall 25/01/2022minha estante
Me senti exatamente da mesma forma! Que livro lindo.

Albieri 22/03/2022

Sensível e incrível
10°Livro do Ano
?????
A Pintora de Henna - Alka Joshi

Um livro incrível cheio de riquezas de detalhes que são pertinentes à narração, uma mistura de sentimentos, que envolve a evolução do ser. Lakshmi lutou contra o que a sociedade impunha, devido a tradição local, ela foge de um casamento arranjado ruim e acaba se tornando uma mulher forte e determinada a conquistar tudo o que precisa, ela faz isso por 13 anos até que a chegada inesperada de uma irmã que ela não conhecia pode por em check tudo que ela trabalhou para construir.

Apesar das rasteiras que a vida lhe deu, Lakshmi sempre tentou ser honesta com suas dívidas, ela trabalhou duro para conquistar suas coisas e com a ajuda de Malik seu fiel escudeiro conseguiu conquistar os nobres de Jaipur.

O final é sensacional e emocionante se eu continuar vou acabar dando spoiler. Amei essa experiência de conhecer a Índia através dessa leitura.

#livro #book #Apintoradehenna #alkajoshi #thehennaartist #ficcaoindiana #veruseditora #tagineditos #amoler #leitura #livros #cabeceira #livrodecabeceira #read #biblioteca #livrary #livraria

@vcdisselivros 21/09/2022

Uma Experiência enriquecedora
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Aos 17 anos, Lakshmi foge de um marido abusivo, consequência de um casamento arranjado para que ela deixasse de ser um fardo para a família extremamente humilde;

° O destino acaba sendo a Cidade Rosa de Jaipur, lugar onde Lakshmi se torna uma requisitada artista de henna, atendendo mulheres da alta casta da sociedade indiana;

° Agora uma adulta estabelecida, ela tem tudo arranjado para continuar indo rumo ao sucesso, agarrando cada vez mais os objetivos. Contrariando as probabilidades, Lakshmi é localizada pelo ex-marido, que chega com uma criança, uma irmã que a pintora de henna não sabia que existia;

° Quando pensa que irá atingir o topo, Lakshmi descobre que nem tudo pode ser planejado, agora que o futuro está ameaçado por um passado que não pode vir à tona.

POR FIM

Não se assuste pela diferença de cultura, a vivência que a autora Alka Joshi traz para o leitor é enriquecedora e o pequeno glossário auxilia nos casos em que desconhecemos os termos.

O cotidiano da protagonista é envolvente e por meio dele vivemos os altos e baixos do dia a dia na Índia, visitando não só as castas mais altas, como também as mais baixas.

O cenário é um deslumbre, de encher a imaginação, mas ver o sofrimento de mulheres que recorreram a prostituição a fim de sobreviver é de cortar o coração. Sonhar é belo, mas às vezes a realidade nos puxa a força e mostra que muitas acabam em desgraça por consequência de uma paixão, em decorrência de uma gravidez indesejada, entre outros...

Por mais que tenha grandes ambições, o livro mostra que muitos não conseguem atingir o objetivo, reforçando o quanto Lakshmi é uma força da natureza para superar as adversidades e vencer sozinha em uma Índia dos anos 1950 e em um mundo no qual até hoje os poderosos movem tudo.

Por mais que alguns eventos se tornem previsíveis ao decorrer da leitura e o desfecho indique ser um pouco “floreado”, temos aqui o tipo de leitura capaz de render altas conversas em uma roda de amigos, então se permita essa experiência e depois volte para contar o que achou.

Talita 09/03/2023

Esse livro me pegou de jeito
Há tempos que eu vinha procurando uma leitura que me prendesse assim e A pintora de henna cumpriu bem esse papel.

Eu amo livros com os quais eu aprendo coisas que, provavelmente, não teria essa experiência se não fosse por eles.

De repente, eu já estava na Índia dos anos 50 vivendo o seu período pós-colonial, sentindo todos os sentimentos de Lakshmi e de todos os que a rodeavam.

Confesso que amei a capa desde que recebi o kit da TAG, mas desisti da leitura quando vi que tinha glossário e descrição de cada personagem. Achei que iria exigir muito de mim naquele momento e eu estava sem paciência para ficar no vai e vem de páginas para consultar o que não sabia.

Mas, agora, vejo isso como um fato super interessante e um plus no livro. Esse contato com o hindi durante a leitura aumentou a imersão na trama.

Eu acho que vale super a pena a leitura. E o melhor de tudo: tem continuação. Não vejo a hora de voltar para a Índia e encontrar todos novamente.

Dri 21/01/2022

A pintora de histórias
Adorei demais. A Lakshmi consegue contar muitas histórias através de sua henna.
A autora descreve todos os lugares e é como se a gente estivesse lá, incrível. Adorei a narrativa, a história mostra que todo mundo tem seus defeitos, ninguém é 100% perfeito, todos temos lado bom e ruim e é isso que nos torna humanos. A Radha, por exemplo, teve vários momentos que cheguei a sentir raiva dela porque não pensava nas consequências, era ingrata e mal-agradecida, mas querendo ou não era só uma adolescente, ainda estava aprendendo muitas coisas. A Lakshmi também, sempre tentou fazer o melhor para ela e para a irmã, mas ela não conseguia ouvir a Radha, elas não tinham diálogo. Recomendo, muito bom conhecer outras culturas através dos livros.

Nathy @peculiareslivros 16/06/2022

Incrível
Um livro incrível, escrito de uma forma intensa, mas também fluida, tocante e emocionante. Me surpreendeu não apenas pela trama, mas também pelas personagens, tão reais que me conquistaram ainda mais! Indico fortemente a todes que se interessem por livros que se passam após a independência da Índia e que tratem de assuntos importantes, como liberdade e diferenças sociais.

site: https://www.instagram.com/p/CfooXrxLTQf/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Edu | @leituraelfica 30/12/2022

O que foi essa experiência?
Conhecer e acompanhar Lakshmi em sua vida mas também em sua cultura foi enriquecedor. Comecei o livro interessada mas não saberia que se tornaria um favorito.

Acompanhar a história de Lakshmi, Radha e Malik foi sensacional pra mim. Entender mais dessa cultura, das dificuldades, das superações, me prendeu em casa página.
Ameiii demais e super recomendo.

Ingrid Laís 26/01/2022

Um livro que mostra uma cultura diferente, e que envolve a cada acontecimento. Simplesmente apaixonada.

Ainda com glossário para facilitar as palavras estrangeiras, perfeito.

Por mais livros assim, que prende do começo ao fim, e não fica ruim no final! Ameeeei

debs.lendo. 19/03/2023

Perfeitinho
Nossa eu gostei muito desse livro pra ele não ser um romance kkk

A Lakshmi é uma mulher muito forte e inspiradora, a ambientação foi muito rica, achei a história muito envolvente.

Embora seja um livro relativamente previsível não achei monótono, foi bem gostosinho de ler.

Indico a leitura ?

Leticia Dourado 16/06/2023

Que perfeição foi essa meus amigos, que perfeição!
Certamente um dos livros favoritos do ano.
Leiam, leiam, leiam

Carolina.Teixeira 25/01/2022

Que livro inspirador!
A pintora de henna é uma história inspiradora e bastante característica do ditado indiano que há tempos aprendi "No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim" (eu aprendi como sendo um ditado indiano). Enfim, é esta história! Foi uma delícia acompanhar Lakshmi, mesmo com todos os percalços que iam surgindo, ela tentava lidar com eles. Não fugia ou simplesmente culpava o outro pelo rumo que a vida estava tomando. Ela, encontrava uma força e seguia, tentava, tentava, tentava... Não é fácil, não é simples, mas a vida é assim. Não podemos simplesmente falar que não deu. Enfim, um livro com grandes lições, momentos de emoção, nervosismo, torcida...Vale bastante a pena ler.

Sarinha 19/03/2022

Que livro incrível
Nossa, que leitura deliciosa! Depois de 2 anos na TAG curadoria eu estou rendida, com dois kits, ao Inéditos. A leitura é muito fluida e confortável, se torna mtt difícil largar o livro pra fazer outras coisas mas é um livro que faz refletir tanto, e deixa um amargo na boca com tanta dureza na maneira como a realidade é exposta. Me tirou de uma ressaca literária BRABA mas me marcou de uma maneira muito profunda. Que escrita incrível. Acho que vai ser um dos meus livros favoritos

Amorporlivros975 14/01/2024

Final que aqueceu o coração ?
A esperança de um novo começo, fazendo justamente o que Laschmi (uma mulher forte e corajosa) mais gostava, que era curar.
Malik realmente é um fofo e merece um futuro brilhante.
Estou emocionada quase chorei, que história maravilhosa, que riqueza de detalhes.
As reviravoltas na reta final me deixaram com expectativas altas para o próximo livro que é: ?O Guardião dos Segredos de Jaipur? da mesma autora, o que será que vem por aí, curiosa ?