The Golden Enclaves

The Golden Enclaves Naomi Novik

Resenhas - The Golden Enclaves

bru 09/12/2022

Satisfeita
Fim de uma trilogia, sou apaixonada no primeiro livro, achei o segundo arrastado e fiquei satisfeita com o último. A autora teve bastante foresight e eu gostei dos plot twists e explicações.

Não vai ser para todos, o livro segue com a característica de ter muito info dump, mas como eu amo esse mundo, nem ligo. As únicas críticas que tenho são quanto a introdução da Liesel na história, foi meio mal desenvolvida. E gostaria de mais participação do Orion. Enfim, vou sentir falta dos personagens e de um dos meus casais literários favoritos.

El sempre será lendária, minha personagem comfort, puro ódio. Foi ótimo projetar minha indignação nela depois que o brasil perdeu a copa hoje.
Fernanda.Gabrielle 25/09/2023minha estante
Também amei essa trilogia. Fui ler sem pretensão alguma e acabei me apaixonando. Chorei horrores nesse último livro ?kk

Desi Gusson 04/01/2023

Chave de Ouro
The Golden Enclaves começa exatamente onde The Last Graduate parou. Sim, diretamente daquele gancho matador do último livro, aquela coisa cruel que, mesmo a gente sabendo que era impossível acabar tudo bem, que era impossível tudo ir de acordo com o plano (porque né, não seria uma trilogia assim) a gente se apega demais ao ritmo insano do último capítulo. #deixaramagentesonhar
Mas ok, vida que segue. E como segue, porque não temos (por nós eu me refiro à El, maravilhosa) nem uma semana de sossego. E ainda é um sossego nem um pouco sossegado, a Sra. Mãe Maravilhosa Ser de Luz não sabe bem como tratar a filha depois de uma perda tão terrível. Uma perda que, ao que tudo (tudo sendo aquele bilhete furreca contrabandeado pelo aluno novo) indica, A Gwen sabia que aconteceria e não se dignou a elaborar. Ou pelo menos é a conclusão que El chegou. Ah El, minha amada pessimista realista meio niilista que vive muito pokas ideias o tempo todo. Eu te entendo.
É muito bom ter uma protagonista tão foda, tão poderosa, tão grandiosa, que não fique no “Ai de mim” ou “Isso tudo é minha culpa, vou ali chorar e me lamentar”.
Ela passa o livro inteiro, a trilogia inteira, na base do ódio. E não hesita em soltar um 🤬 #$%!& *suspiro* cada vez que mais uma bola de cocô vem em sua direção lançada pelo universo. E aparentemente o Universo tem um estoque infinito de bolas de cocô pra lançar.
Não dá pra dizer muito sobre o que acontece depois, não sem estragar surpresas, mas adianto que o mundo é uma grande Scholamance, pronto pra devorar todos os feiticeiros que dobram esquinas em desatenção. Os Enclaves são o alvo, de boas ou más intenções e objeto de desejo de (quase) todos.
Então chega um plot twist e, sinceramente, fui pega de surpresa. Eu me considero, se não muito arrogantemente pelo menos de forma sincera e realista, uma leitora experiente de fantasia em seus mais diversos subgêneros. Então não tem um tropo usualmente empregado pra esse tipo de livro que eu já não esteja acostumada a ver. Eles geralmente são construídos ao longo da história e tem sinais em comum, então você meio que já sabe onde vai dar. Não é vidência, alô Marcia Sensitiva, ou falta de criatividade do autor, só muita fantasia YA na cachola.
Falei tudo isso pra dizer que: eu não vi essa chegando. E minha reação aos novos fatos foi muito igual à da própria El, o que me enche de orgulho ao mesmo tempo que me faz procurar o telefone da terapia. Inclusive El, por favor menina, vai procurar ajuda.
Não que todos os outros personagens não sejam igualmente traumatizados, afinal eles acabaram de passar anos trancados numa escola que queria comer cada um deles, então temos todos os níveis de estresse pós-traumático disponíveis no mercado. Mas Novik escolhe não se apegar a isso.
Da mesma forma que ela não se apega ao romance, tipo, eles tem coisas mais imediatas pra resolver. Pra El até bater com um pedaço de madeira na cabeça do Orion é mais importante e eficiente que abri espaço pra “sexy time” na agenda. De novo, eles saem de um ambiente assassino e caem em outro, então é super entendível e esperável, pra ser sincera.
O fechamento perfeito pra uma trilogia que se tornou uma favorita e referência, a partir de agora, para livros tentadoramente sombrios. Os simbolismos usados, as estocadas lançadas, e toda a representatividade que Naomi tentou (e conseguiu, na minha opinião) mostram como o imperialismo nunca saiu da mente da humanidade e que nossos piores monstros são os que trazemos dentro do peito. Vai demorar um pouco pra eu ser arrebatada assim de novo.

site: https://desigusson.wordpress.com/

Clara / Adhara 04/11/2022

2.5/5

Foi triste...

Uma finalização de série que tinha tudo pra ser maravilhosa e que se perdeu em algum momento (não sei dizer qual, até porque fiquei meio perdida pelo livro). Não dá pra identificar ao certo qual o enredo principal que encerra a trilogia: seria resolver o que aconteceu no cliffhanger do segundo livro? El lutando contra a profecia que assombra ela desde sempre? O conflito entre as enclaves?

Aparentemente, todos acima e ao mesmo tempo, nenhum deles. O rolê com o Orion é escanteado e a gente é jogado num conflito político internacional onde os personagens praticamente se teletransportam de um lado do planeta pro outro (não literalmente, mas perdi a conta de quantas viagens de avião aconteceram nesse livro) e deixam a pessoa tonta, tentando entender onde eles estão agora (e porquê).

O livro claramente foi prejudicado pela mudança de ambientação. Enquanto nos dois primeiros, estamos presos na Scholomance, quando saímos de lá, a autora perdeu a mão e jogou a gente pro mundo inteiro, com justificativas frágeis e uma correria sem fim.

Toda a história da El com a Liesel foi praticamente tirada do c* e não sei direito o que pensar. Não acho que tenha sido traição mas ainda assim, qual o propósito? De onde surgiu? Parece que era só um jeito de enfiar mais uma personagem na história e fazer a gente questionar se gostou ou não (a resposta é: não).

A construção de mundo era uma das minhas coisas favoritas nessa série mas tudo se tornou mais difícil de acreditar com essa conclusão. A sensação que ficou é de que esse mundo não deveria funcionar e mesmo que funcione, é inconveniente demais para que as pessoas não tenham tentando encontrar uma solução que resolvesse isso.

Mia 03/12/2022

Faltou algo no fim
O livro segue o mesmo padrão dos demais.. um monólogo gigante da El odiando tudo e todos? porém é difícil não gostar.
O fim, achei que poderia ser mais elaborado, ser melhor? ou talvez seja essa a intensão e ter uma nova trilogia.

ella 23/12/2022

torturante
The novelty of it being a different kind of fantasy started to wear off and Naomi Novik's dense and informative writing started to show up more, now that I didn't have all those feelings of excitement and newness. Turns out, I kind of hate her writing. It's not bad, not at all: It just didn't work for me this time, and that's fine. It didn't help that all of the things I loved in the first books weren't present in this one (for the majority of the book, at least): The threat of a school that can kill you any second, el being a walking disaster, ORION LAKE.

I had to actively push through the first half of the book, but I'm glad I did, because once all those things I used to love were present again, my feelings about this book completely changed. I liked the ending a lot and IT FINALLY MADE SENSE. Not gonna lie tho, I felt confused for a long part of the book.
I think this actually deserves more stars, but since the experience wasn't that nice for me, I almost DNFed it twice, had to force myself to finish it and only had fun at the end, I'm giving it 2 stars.
Just wish this book had a bit more Orion Lake and less info dump about the universe.

@bookslayse 28/09/2023minha estante
Me dá uns spoilers? O Orion morre? A El fica com ele? E que rolê é esse dela com a Liesel?

beez 28/09/2023minha estante
amg faz tempo que eu li, entao pode nao estar preciso meus spoilerskkkkk
mas o orion não morre! ele só desaparece por um tempo, a El fica com ele sim. Esse rolê da Liesel é que elas tem um romancezinho, absolutamente do nada.

@bookslayse 13/10/2023minha estante
Obrigadaa. Tô doida atrás desse terceiro livro. Sabe onde posso encontrar traduzido pra ler? Não consegui achar

beez 13/10/2023minha estante
amg eu li em inglês, mas se você procurar em grupos de livros no telegram deve achar algum pdf ou algo do tipo

Mirian237 11/01/2024

Um final agridoce
Esse é o último livro da trilogia The Scholomance de Naomi Novik, com os dois primeiros livros sendo uma obra prima em todos os aspectos, então minhas expectativas para esse final estavam altas.
O que não foi totalmente atendido, o livro ainda é de alta qualidade, mas com seus dois antecessores sendo obra prima, acaba deixando a desejar e sofrendo pelo histórico anterior de alta qualidade que a escritora apresentou, é um bom livro, mas não a altura dos anteriores e acaba pecando ao finalizar a história, como diz o título dessa resenha, deixa um gosto agridoce na boca do que poderia ter sido.
A história é ótima, traz revelações e mudanças de chave surpreendentes, mas alguns momentos não sabe equilibrar a construção necessária para sua história, alguns momentos parecendo uma lentidão desnecessária e outros tão rápido que você precisa voltar para entender realmente o que está acontecendo e tudo o que rolou.
Além disso, este livro traz muito conteúdo e tem muita coisa/enredo acontecendo, fiquei com a impressão pela quantidade de história abordada, que teria sido melhor dividir essa história em duas e desenvolver melhor os acontecimentos das duas partes do livro e o que acontece em cada uma dela, faz mais sentido na minha mente e acredito que dessa forma faria algo mais digno para história, onde poderia aprofundar mais em tudo que aconteceu e conectar mais ao leitor, além das mudanças que aconteceram.
Apesar de tudo, este livro consegue sacramentar todo o universo criado e dar um final bom para está história, termina o enredo e nos deixa esperando/torcendo para o futuro de cada personagem, que as coisas sejam mais fáceis daqui pra frente.