Farol da Névoa

Farol da Névoa Karen Alvares

Resenhas - Farol da Névoa

Bruna 20/06/2022

Karen é uma das autoras contemporâneas de ficção especulativa a se ficar de olho. Com uma escrita fluida, habilodosamente sabe criar tensão e curiosidade. Essa história nos é contado no estilo de narrativa de Silent Hill. Obviamente a autora fez referências claras ao jogo, e fez uma baita homenagem ao gênero de survival horror. Tmeos cidade pequena esquecida, névoa interminável, monstros, um passado obscuro e arrependimentos. Super vale a leitura, principalmente pra quem curte o gênero. É rápido, engata muito fácil, desde o primeiro capítulo você já está preso na névoa da cidade.

Cayo.Fellype 26/09/2023

O livro tinha ótima premissa no começo, tava até interessante os dois primeiros capítulos e a ambientação. Mas que livro sem pé, nem cabeça e muito superficial.

Não conheço a autora e nem outros trabalhos, mas não fez meu estilo. Certamente ela vêm do Twitter por abordar várias pautas, que sinceramente, era melhor não ter abordado, já que foi mencionado em uma linha cada uma.

Vanessa 13/12/2021

Para amantes do terror e games
Nunca mais vou olhar para uma barata da mesma forma! Nem pra bonecas de pano..
Bom, bonecas de louça eu já tinha problemas (e aquelas new born nem se fala), mas Karen Alvares fez PHD pra saber mexer com as nossas fobias no seu novo livro Fárol da Névoa.
Alessa vai visitar a mãe depois de muitos anos, numa cidade do interior onde cresceu. O local - que está deserto - é tomado por uma névoa densa e interminável (que transforma o dia em noite) e também bonecas de pano idênticas aos seus antigos moradores.
Se você já jogou Silent Hill 2 e leu no parágrafo anterior sobre cidade deserta, carta e névoa... já pode agarrar essa referência. Fárol da Névoa é TOTAL o clima do jogo. Com direito a radinho com estática e cano de metal e tudo! E isso é MARAVILHOSO. O livro todo eu tive a sensação de estar dentro de um jogo, com cenas de ação horripilantes e pausas para contar a história.
A Karen segue maravilhosa com a sua escrita e elevou o nível de relação problemática com familiares (só lendo pra saber). Mas a real é que eu estou amando esse momento MONSTER da autora! Depois dessa história só fiquei na vibe de ter uma história da Karen ambientada nos anos 80 ❤️
É bom lembrar que baratas estão presentes em toda a parte do livro. E com o nível de nojeira bem elevado. Maaas, pra mim elas são bem menos assustadoras que as bonecas... Pronto falei. Mas o livro também levanta questões sobre violência física e psicológica, principalmente contra mulheres.
Se você curte jogos, séries ou filme de terror sobrevivência Farol da Névoa é pra você. E adianto que é bem baratinho viu? Vale muito a pena e ainda ajuda uma leitora de respeito.

Luciana 03/03/2022

A história é boa, bate curiosidade para saber o que vai acontecer, porém senti falta de um desenvolvimento melhor sobre as baratas, bonecas e do que aconteceu com as pessoas da cidade.

luiza lima 05/03/2022

É uma história curta, que deixa gostinho de quero mais, bem gostosinha de ler. Logo de cara já adorei a escrita da autora. Amei a ambientação, bem brasileira sem ser caricata em momento algum, consegui me sentir bem próxima dos lugares e das pessoas retratadas.

Senti muito uma vibe de jogo, e me peguei em vários momentos imaginando esse enredo através de um. Gostei bastante!

Nicole Fabri 14/03/2022

Gostei
Bem escrito, ritmo muito bom. Me lembrou bastante o game Silent Hil (inclusive tem referência), o que pra mim é positivo.

Ale Gilos 21/03/2022

De tirar o fôlego
A Karen se superou! Amei a leitura do início ao fim. Fiquei tensa e foi difícil dar uma pausa. O desenvolvimento foi super legal e inclusive conseguiu me enganar em um momento, me deixando mais chocada mais a frente. Escrita deliciosa de sempre e muita referência geek. Adorei!

Dri 13/07/2022

Não ia reclamar se tivesse mais explicação
Eu adorei a ambientação de Farol da névoa, é uma cidade misteriosa na qual a protagonista nasceu. Tem muitas bizarrices acontecendo, parque de diversões esquisito, romance sáfico melancólico.. eu gostei.

Mas ainda quis que existissem mais respostas, explicações, mais cenas mostrando algumas questões que foram rápidas demais.

Acredito que quem ame essas histórias super misteriosas e de ficar criando muitas teorias, vá curtir essa.

gmorgana 21/08/2023

Gente, lovecraft deixou um baita legado hein?
Cara, isso aqui daria facilmente um filme estilo stephen king, foi tudo muito bizarro e foi esse licro que fez eu me apaixonar pelo terror nacional (ou suspense?) e depois eu saí correndo atrás de outros do mesmo tipo

Vitória 25/08/2023

Diferente do que eu esperava
Gostei da construção da história, senti medo em alguns momentos e nojo, no geral achei bem interessante a construção da narrativa, nada que eu esperasse, mas me incomodou o final tão aberto, apesar do que ficou subentendido, acho que eu gostaria de mais algumas explicações pra fechar a história

David713 26/04/2024

Que doideira!
A história me jogou numa espiral bizarra de pesadelos, monstros e arrependimentos e eu continuo não sabendo se era loucura ou verdade. Leitura rápida e impactante.

cintyavinina 13/01/2023

"Lembranças funcionam de um jeito engraçado. Às vezes, são vívidas como um dia claro de verão na praia. Já outras parecem encobertas por uma espécie de névoa densa, como quando as nuvens escondem o sol. E há ainda aquelas memórias que parecem destruídas, consumidas pelo fogo implacável do tempo e da distância. Porém, mesmo após um incêndio, ainda restam as cinzas."

Sempre há pesadelos do passado que nos assombram, seja por culpa, remorso ou raiva. Alessa volta para sua cidade natal atrás de sua mãe, que lhe enviara uma carta pedindo ajuda, porém quando chega, percebe coisas estranhas acontecendo na cidade. As memórias de Alessa ficam embaralhadas e, ao decorrer da história, tudo fica cada vez mais claro.

Emprestei esse livro do KU e já estava querendo lê-lo há um tempo. A escrita é ótima. Quanto mais você lê, mais quer saber oque acontecerá. Gostei muito, mas acho que faltaram explicações sobre os acontecimentos e pessoas da cidade, fiquei sem entender algumas coisas. É um livro muito misterioso, então se você gosta desse estilo de leitura, pode curtir.

MMayumi 12/02/2023

Gostei da história, das soluções narrativas (e o que elas significam e fazem na história), mas achei meio confuso (não do jeito bom). Não consegui decidir se ficava com medo ou se não acreditava em nada.