Os meninos são a cura do machismo

Os meninos são a cura do machismo Nana Queiroz

Resenhas - Os meninos são a cura do machismo

Paty AZ 04/01/2023

É fraco
O livro faz considerações sobre como a criação dos meninos é importante para vencer o machismo. Entretanto, é perceptível que a autora é branca e de classe média/ classe média alta, pois escreve com um olhar que parte desse lugar, sem se ocupar de outros pilares que também sustentam estruturas de poder, como o classismo. Estamos na quarta onda do feminismo... As diferenças e as interseccionalidades do movimento feminista com outras questões e outros grupos já vêm sendo estudadas desde a terceira onda e o livro desconsidera isso totalmente. É quase que uma leitura meio romantizada do feminismo.

Rodolfo 23/04/2022

Machismo, patriarcado e muito mais
Falar sobre machsimo me fascina desde a minha juventude, época que eu nem entendia isso direito. Hoje, lendo "os meninos são a cura do machismo", me sinto feliz e realizado por perceber que existem pessoas tão envolvidas com a temática, que conseguem produzir reflexões tão profundas. Minha vida provavelmente teria sido diferente se tivesse lido esse livro a uns 15 anos atrás. Se você quer entender, pensar e mudar o machismo, esse livro é pra você.

Peleteiro 17/11/2022

Desde o colégio, sempre senti um incômodo com o feminismo virtual que distância o homem sob o argumento de que o combate ao machismo acontece unicamente pelo fortalecimento da mulher por outras mulheres. Não por querer me sentir incluído, mas por não vislumbrar possibilidade de mudança de comportamento sem a interação entre vítima e vilão.

Após ter lido Tudo é rio e, inspirado em Carla Madeira, resolver escrever um romance sobre masculinidade para humanizar “o monstro” ou a monstruosidade nutrida pelo patriarcado, li obras encantadoras de pensadoras que sustentaram justamente o que eu defendia, e fiquei bem feliz com isso.

Uma dessas obras foi Os meninos são a cura do machismo, de Nana Queiroz, escrito com uma beleza que me comoveu do início ao fim. A vontade que fica é de presentear todos os pais e mães de crianças conhecidos com ele.

Cuidemos das nossas crianças e tenhamos filhos não com medo de pô-los nesse mundo, mas entusiasmados para que, através do amor e do olhar sensível, combatam o mal.

carolmc_ 07/03/2022

Todos deveriam ler
Para entender um pouco as origens do machismo e por que é tão difícil combatê-lo. Recomendo especialmente para os homens, para que possam refletir um pouco sobre as questões que ela aborda, se identificar com os relatos e repensar atitudes. Nunca é tarde.

Gabriela1598 16/01/2023

Livro interessante
?A violência dos homens com relação às mulheres pode ser reflexo da violência que os homens exercem sobre eles mesmos.?

De leitura fácil e fluida, Os Meninos são a Cura do Machismo, é um livro que mostra que educando os meninos de forma amorosa, podemos ajudar a curar o machismo.

Carol.Negreiros 15/06/2023

Que livro é esse??
Que livro ma-ra-vi-lho-so, do tipo que acredito que todos deveriam ler, e ao mesmo tempo me pergunto se todos estão preparados pra ler...
Ele começa com a autora contando um pouco sobre a gestação do seu filho e as inquietações que esse momento de sua vida lhe trouxeram, enquanto aborda também sua relação com seu marido, pai, irmãos, amigos - enfim, os homens ao seu redor. A partir de seu exemplo pessoal, ela vai abordando também a religião, a história da humanidade, tudo pra trazer a tona a questão da masculinidade e machismo. E ela, feminista, que via o homem apenas como vilão, começa a enxergar um homem que oprime e também é oprimido. Um homem que tem privilégios nessa estrutura social como a conhecemos (desde quase sempre), mas que tbm é adoecido e morto por esse mesmo sistema.
E a grande provocação é? Como transformar isso? E a possível resposta é: através da criação que damos aos nossos filhos, que vem, principalmente do exemplo.

Eitalizandra 22/08/2023

O básico que funciona
Pras pessoas que são muito engajadas em assuntos feministas esse livro pode parecer raso. Mas eu acredito que a autora aborda muitas fases de criar um filho feminista de uma maneira que muitas mães que eu convivo, por exemplo, nunca tinha imaginado. Então eu o acho um livro maravilhoso!

Maga 30/03/2024

Essa é pra vocês, meninos.
Nana tem uma escrita muito gostosa. É um livro bom para quem está no início da educação sobre masculinidades saudáveis.

Monique Rochneski 31/08/2022

"Educar um ser humano é muito educativo."
Um livro inteiro dedicado a reflexão sobre o tipo de pais que queremos ser para que nossos filhos sejam uma geração melhor do que nós somos.
Minha mais nova indicação e assunto em rodas de conversa.
Uma leitura que amplia a discussão sobre machismo e feminismo para a próxima geração.

Henrique 31/12/2022

Todo homem deveria ler
Esse livro trata de um assunto que, nos dias de hoje, é deveras complicado de um homem falar. Não por causa das pessoas que realmente entendem o feminismo mas por causa daquelas que distorcem o movimento e praticamente o transforma em femismo. Sendo assim, uma mulher escreveu sobre e ainda usou a vivencia do seu pai, do seu marido e uma vasta pesquisa, além de querer entender mais para poder ensinar melhor o seu filho então acho que esse possa chegar nas pessoas que precisam, aquelas que transformaram o movimento e aquelas que são do movimento oposto, o machismo.
Muito do que foi dito me identifiquei pois, como já deve ter ficado obvio, o machismo também aflinge o homem, de forma diferente do que nas mulheres, obviamente (não é uma coisa anula a outra e nem uma é maior que a outra)
Pude tirar varios aprendizados e reflexões sobre o assunto, minha criação, como tentarei criar os meus filhos, sendo menina ou menina, indepentende da orientação sexual.
Indicado para aqueles que querem ver todos os lados que o machismo afeta, para aquela pessoa que você conhece que tem um comportamento ou falas machistas, para ver se consegue iluminar a cabeça.

Dani 12/04/2023

Esse livro traz muitos insights sobre como podemos mudar a sociedade na criação dos nossos filhos, sendo mães e pais. Os meninos não nascem vilões, nós ensinamos a eles o papel que devem exercer na sociedade e os limitamos a serem o macho durão sem sentimentos, os impedindo de que eles começam a só mesmos e a série sentimentos, o que acarreta em homens sem inteligência emocional, que acabam explodindo por qualquer coisa.

É um livro curto e muito bom para dar de presente para alguém que precisa de uma introdução a machismo, feminismo e de como o Estado e o capitalismo têm um papel importante na estrutura da nossa sociedade.

Também traz durante a leitura algumas reflexões de por que agimos como agimos, hoje e no passado, nos nossos papéis de meninos e meninas.

Morais18 19/06/2023

Crianças hão de nos salvar
O livro traz reflexões muito boas e pertinentes a respeito da forma como lidamos ensinamos e aprendemos com nossas crianças, em especial nossos meninos. Todo agressor já foi uma criança em aprendizado um dia. Assim como cada um dos que "mete a colher", que defende, que impede agressões.
O questionamento é: que pessoas estamos interesados em ajudar a se desenvolver?

Givy 16/12/2023

Essa foi uma das minhas primeiras leituras com uma abordagem mais feminista e foi uma ótima escolha. O livro tem uma escrita muito clara e direta, que me instigou a buscar mais. Foi um grande achado.

filipetv 10/03/2024

Com o braço erguido, o árbitro autorizou a cobrança. Roberto Cavalo olhava concentrado ora para a bola, ora para o gol, momento em que seu rosto foi mostrado em destaque na TV. "Que cara bonito!", eu disse. Como quem bate o cotovelo na quina da mesa, meu tio se desligou por um momento do jogo e, com uma expressão muito fechada, me disse que "homem que é homem não acha outro homem bonito". Eu tinha 9 anos.

Essa frase que meu tio me disse, entre outras, como "homem não chora" e "né homem não?", me foram ditas muitas vezes durante minha infância e adolescência, não só por esse tio, mas por outros, dos dois lados da família, pelo meu pai, por primos, amigos e até desconhecidos. E, obviamente, essa foi a realidade de toda a minha geração, que teve que se enquadrar em comportamentos limitados pelo gênero em que nos enquadramos (ou em que fomos enquadrados).

Em "Os Meninos São a Cura do Machismo", Nana Queiroz se debruça sobre as causas e consequências de uma criação moldada pelo patriarcado, partindo da ideia de que nós, homens, não somos o vírus, mas sim os hospedeiros de um mal do qual as principais vítimas são as mulheres, mas não as únicas.

Com base em muitos dados, inclusive retirados de entrevistas conduzidas online e presencialmente, e na sua vida pessoal, especificamente sua relação com o filho de dois anos, o marido e o pai, a autora discorre a respeito de vários aspectos relacionados ao modo como gerações e gerações de homens foram limitados para reproduzir práticas nocivas a toda a sociedade.

Recusando-se a ser um manual ou guia educativo, o livro questiona os papéis que homens e mulheres desempenham no dia a dia, não no intuito de negá-los terminantemente, mas de mostrar que são flexíveis, para meninas que querem jogar bola e meninos que preferem abraçar ursinhos de pelúcia tomem suas próprias decisões sem que sejam recriminados por isso e para que cresçam reproduzindo o respeito às escolhas dos seus semelhantes.

P.S.: o braço erguido do árbitro indicava que a falta era em dois lances. Mesmo assim, Cavalo bateu direto. O goleiro Ronaldo, também desatento, tentou fazer a defesa, mas só resvalou na bola, e o gol foi marcado e validado. O Vitória-BA avançou à final, e o Corinthians, time do meu tio, foi eliminado na semifinal do Brasileiro de 93.

Mariana.Campos 24/04/2024

Esse livro mexeu muito com a forma com que vejo a minha maternidade. Me ver como responsável pela criação de um ser e, muitas vezes, reproduzindo falas machistas sem nem perceber me fizeram entender o papel nesse processo. Acho que esse livro é muito necessário para mães de meninos. Para meninos. Para namoradas e esposas de homens que sempre quiseram ser mais do que ser uma companheira. Amei a leitura!