Maldição

Maldição Neil Gaiman

Resenhas -

Queria Estar Lendo 06/12/2021

Resenha: Maldição
Maldição é o mais recente lançamento de Epic Fantasy da Editora Trama - e chegou pra gente em cortesia. A antologia conta com mais de 20 contos de fadas sinistros, releituras e originais, com grandes nomes da literatura contemporânea como Neil Gaiman e Christina Henry.

Organizado por Marie O'Regan e Paul Kane, Maldição explora o medo e os valores morais da maneira com que os antigos contos de fadas faziam - assustadora e tenebrosamente, com monstros e criaturas sinistras e acontecimentos terríveis levando a discussões sobre moral e escolhas sensatas nas situações mais absurdas possíveis.

Os contos que abrem a coletânea são perfeitos para ditar o tom do que vamos encontrar no decorrer do livro. Histórias assombrosas, com personagens de moral duvidosa (e, por isso, suscetíveis aos problemas sinistros que vão aparecer em seus caminhos) e finais chocantes, em sua maioria. Como os bons contos de fadas têm que ser.

Eu escolhi seis favoritos de Maldição para falar a respeito. Algumas histórias são mais curtas, como é o caso de A Maldição da Fada Sombria, de Karen Joy Fowler, e O Castelo Amaldiçoado, de Jane Yolen. Outras se estendem por muitas páginas; tudo de acordo com o tom da narrativa que estão seguindo. Esse é um livro perfeito para acompanhar com calma, alguns contos por dia, para absorver bastante da leitura e do terror e bizarrice que ela oferece.

É também uma fantasia criativa, nos moldes perfeitos para fãs de Guillermo del Toro (como eu), porque oferece mundos mágicos inimagináveis cercados por perigos mortíferos; mundos que existem no nosso, entre o nosso e além do nosso.

Vermelha como sangue, branca como a neve - Christina Henry
Releitura de A Branca de Neve com elementos de outras histórias clássicas, como A Bela e a Fera. Neve aceita se casar com o Príncipe Encantado, mas de Encantado ele só tem o nome. Quando o mistério terrível por trás da solidão do príncipe e do seu reino vazio e sombrio se aproximam de Neve, ela precisa fazer de tudo para sobreviver.

Um belo conto sinistro para abrir essa antologia. Eu gostei de como a autora embaralhou os contos de fadas clássicos nessa releitura, e de como tudo encaixou tão bem; fala sobre um monstro em todo o seu cerne e sobre uma garota corajosa tentando escapar dele.

A ponte do troll - Neil Gaiman
Um garoto passa por uma ponte perto de casa e encontra um troll; esse troll é terrível e avisa que vai comê-lo, mas o garoto faz uma promessa de voltar mais tarde, quando tiver vivido o suficiente. E assim se repete.

A releitura dessa história é macabra e tenebrosa como já dita a original; nas mãos do Gaiman, tem um twist no fim pra te deixar em absoluto choque. Foi uma curta trajetória de uma pessoa desprezível e vazia e de um monstro à sua espera.

Nessa idade - Catriona Ward
Os gêmeos Daisy e Drew se mudam para a turma de John na escola, e parecem guardar segredos bizarros. Diferente dos anteriores, essa história sinistra é original, um conto de fada moderno sobre fome e juventude e que com certeza vai arrepiar até a pontinha da sua alma.

A maneira com que a Catriona conta a história do John é misteriosa, e combina com os segredos que os gêmeos guardam em sua mansão solitária.

Escute - Jen Williams
Uma flautista misteriosa atravessa territórios com sua música viciante, mas que carrega consigo um segredo terrível e mortífero.

Foi um dos contos que mais me deixou presa à história! A Jen conta essa história de maneira magistral, construindo a tensão e o segredo da flautista com a mitologia única e própria, mas inspirada no conto de fadas original. É macabro, terrível e tem um final à altura da história que ela estava contando.

Odiado - Christopher Fowler
Um homem sortudo além da própria sorte se vê amaldiçoado quando atropela um homem e decide não ajudá-lo. O conto explora bastante a questão do ego e da dependência de um carisma e uma sorte que pouco fizeram para tornar o protagonista esforçado, quando tudo era entregue a ele de mão beijada.

E o final! É sombrio, como todos os outros, e bastante coerente com a tensão que a história começa a trabalhar com a maldição.

Henry e a Caixa de Madeira - M.R. Carey
Talvez o menos macabro e o mais esperançoso dos contos, acompanha um rapaz de pouca sorte e pouca inteligência que descobre uma caixa onde vive um demônio. Um demônio que pode conceder todos os desejos do mundo - com um preço secreto a ser pago.

O conto explora a perversão misteriosa da criatura naquela caixa em contraponto à inocência do rapaz que a encontrou e a vem usando, tanto pelos desejos que faz quanto pela maneira com que reage a eles. O final é surpreendente e trágico, mas o único que deu uma pontinha de esperança na moral da história.

Com exceção de dois contos que não me agradaram tanto, todos foram excelentes tanto na concepção quanto nas releituras ou na originalidade. Todos os autores presentes na antologia mostraram a que veio, e foi através de histórias tenebrosas, morais distorcidas e finais horripilantes.

Quando você é uma tela em branco, qualquer coisa deixa uma marca.

Maldição conta com uma edição primorosa. A Trama caprichou tanto na diagramação, com todas as páginas pretas e inícios de capítulos margeados por galhos de árvores, combinando perfeitamente com a vibe que as histórias trazem. A tradução de Ulisses Teixeira está ótima, com uma boa adaptação para o português.

Se você gosta de histórias curtas e fascinantes e, claro, arrepiantes, Maldição é uma antologia perfeita. Não dá para ver os contos passando, mas dá para sentir os momentos medonhos se fixando na sua mente.

Seja através de lobisomens, vampiros, bruxas, feéricos malvados ou criaturas nunca antes nominadas, Maldição é um livro perfeito para fãs de contos de fadas sombrios.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/12/resenha-maldicao-editora-trama.html

Thamires.Sobral 24/01/2022

Simplesmente sensacional
Já pensou se os príncipes não tivessem nada de encantado e as histórias clássicas que você conhece, fosse contada de um ponto de vista diferente, com uma pitada sombria e assustadora?

Pois então é isso que você vai encontrar nessa antologia, que reúne 20 contos de fadas de uma forma que não imagina, além releitura de contar com alguns nomes famosos da literatura contemporânea como Neil Gaiman e Christina Henry.

Os contos têm pelo menos 15 páginas e alguns contém elementos sobrenaturais e mágicos, que tornam a leitura envolvente a cada página. Eu escolhi três contos para falar um pouquinho deles, começando por A ponte do Troll de Neil Gaiman trará uma releitura de uma forma macabra e com um plot twist INCRÍVEL.

Christopher Fowler com 𝗢𝗱𝗶𝗮𝗱𝗼 que irá nos mostrar como um homem sortudo, vê tudo mudar após um atropelamento em que decide não ajudar, achei que esse foi um dos contos com final mais sombrio.

Agora o meu favorito Vermelha como sangue, Branca como Neve da Christina Henry, releitura da Branca de Neve, veremos que de Encantado esse príncipe não tem nada, e após o casamento Branca terá que lutar para sobreviver.

Agora não posso deixar de mencionar como essa edição está fantástica, as páginas são pretas, o livro está em capa dura texturizada, diagramação impecável, sem mencionar a transição, Editora Trama caprichou nos detalhes, arrasaram!

Para aqueles apaixonados por contos de fadas e releituras sombrias e sinistras, como eu, essa antologia é perfeita, sem dúvidas irá te surpreender a leitura, RECOMODADÍSSIMA!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 08/02/2022

Como todo o livro de contos, uns são muito bons e outros nem tanto
Vinte contos.
Vinte releituras macabras dos contos de fadas.
Vinte histórias, nem todas são boas, mas os autores conseguem deixar histórias que já eram macabras um pouco piores.
Mas sempre tem aqueles que se sobressaem e são bons demais;
A Ponte do Troll ( Neil Gaiman) - quando é momento certo pra cumprir uma promessa ??
Nessa idade ( Catriona Ward) - desesperador, a verdade é muito cruel
Henry e a caixa de madeira (M.R.Carey) - não é porque parece que é, nunca subestime um ser humano.
Wendy Querida (Christopher Golden ) - gente triste demais
Odiado (Christopher Fowler) - existe um preço há ser pago quando se quer ser amando por todos.

Apesar de não ter gostado da maioria dos contos, esse que eu citei fizeram a leitura valer muito a pena !!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 02/03/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Maldição é uma antologia que conta com vinte contos sinistros. Alguns são releituras de contos de fadas, outros são originais, mas todos possuem a mesma menasgem: nem sempre os desejos devem ser realizados.

Alguns autores já são bem conhecidos, como Neil Gaiman (inclusive seu conto foi a primeira vez que li algo dele), outros nem tanto. Os contos não são um terror em si, mas fica aquele clima de suspense e tensão durante a leitura.

Como em toda antologia, alguns contos são melhores que os outros. Um dos meus favoritos foi Fadas Lobisomens Versus Vampiros Zumbis, um conto divertidíssimo e um pouco sem noção. Outro que gostei bastante foi Wendy, Querida, que traz uma reviravolta interessante nessa releitura de Peter Pan. Henry e a Caixa de Madeira também traz uma ótima reflexão sobre desejos.

A edição está um caso a parte. As páginas pretas podem até incomodar um pouco por causa do cheiro forte (problemas de quem tem rinite alérgica e enxaqueca), mas que super combinam com o clima das histórias retratadas. A tradução também está muito boa. Super indico a antologia para quem não curte muito terror, mas quer se aventurar no gênero.

site: https://www.instagram.com/p/CaDX0BCvFSu/

Greice21 20/10/2023

Contos sombrios
Dentre 20 contos, com base nos contos de fadas, retratando através de sua moral, a ambição, o amor, a inveja, a luxúria.
O conto _vermelha como sangue, branca como a neve_ trata-se de uma releitura de Branca de Neve com Barba Ruiva. Com alguns personagens em seus papéis reorganizados. Aqui a rainha má, adora e protege branca de neve, a ameaça proscrita aqui é o tal príncipe encantado, que guarda em seu castelo terríveis segredos.
Em _Escute_ acompanharemos a chamada _caçadora_ , que munida de sua flauta feita de ossos humanos, é enviada de vilarejo em vilarejo, por uma deusa, para que todos ouçam sua melodia. Quando os primeiros sons saem da flauta, não fique até o fim da melodia,pois ela é mortal.
Mas o conto que mais me deu arrepio, foi _Vinho Novo_ ,envolto em luxuria, o conto traz o cenário de uma adega, onde há vários sapatos femininos expostos, e a personagem principal, vai descobrir quase tarde demais que cada um deles , além das machas de um liquido escuro, tem as mais aterrorizadoras histórias .

Kévia @letrasdakevia 19/02/2022

Essa antologia possui contos de 20 autores e um tema em comum: maldições. Seja ela adquirida com o tempo ou com uma explicação um tanto mágica ou muito macabra. Ou até baseadas em histórias já muito conhecidas, mas alteradas de maneira a cativar ainda mais o leitor.

Tenho pegado gosto por contos então poder ler uma antologia foi uma experiência muito boa, inclusive essa edição da @editoratrama veio com um brilho a mais porque conheci autores cuja escrita me ganhou totalmente, um exemplo é Michael Marshall Smith que com o conto "Olhe aqui dentro" plantou em mim a necessidade de ler mais histórias dele.

𝗠𝗲𝘂𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗲𝗱𝗶𝗹𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗳𝗼𝗿𝗮𝗺:
• 0diado - Christopher Fowler
• Os alegres dançarinos - Alison Littlewood
• De novo - Tim Lebbon

Doug Santos 30/03/2023

Para quem gosta de um bom CONTO
O livro é muito bom, os contos são bem curtos.
A leitura flui com rapidez, e aos poucos, os contos vão nos devorando.
A sensação que temos no final, é que precisamos de um Próximo volume.

Val 24/01/2022

Maldição
O livro tem 20 historias, recriadas sobre varias maldições que vemos em contos de fadas e outros, algumas historias são bem originais e criativas, algumas são confusas e não gostei, outras são chocantes!
É um bom livro! Bom não ótimo! Mas não me arrependo de ter lido, tem alguns contos muito bons!

Jazz 24/01/2022

Branca de Neve loucona vius
Era pra entregar tudo, será que entregou?

Tô bem indecisa pra dizer se esse livro merece um 3? ou 3,5?, tava animadona com essa leitura, amo contos nesse estilo, mas foi uma experiência tão básica pra mim, fiquei até meu quando eu fui procurar os trechos pra por na resenha e vi que eu não tinha feito marcação alguma, livro todo em branco.

A maioria dos contos tem uma atmosfera muito interpretativa, sim eu sei que esse é o objetivo do livro mas sla, me deixou meio agoniada, só teve dois contos que eu REALMENTE gostei, sendo esses "Vermelha Como o Sangue, Branca Como a Neve" e "Escute", de resto todos eu achei bem "ok". Também gostei do primeiro e do último conto serem o começo e o fim da mesma história, são dois textinhos pequenos que dão uma vive muito legal pro livro.

Só lembrando que 3? NÃO É RUIM, só não não achei tudo isso, achei ok.

Clarinha 23/04/2022

?Maldições. É impossível não amá-las.?
? Porém, sem o mal, como poderíamos reconhecer o bem??

?[?] às vezes, ter o seu maior desejo colocado nas suas mãos é a maior maldição de todas.?

Foi uma experiência, bem diferente. Acho que todos nós estamos acostumados ao contos de fadas que todos conhecemos e ler os mais sinistros é uma sensação única.

Alguns me lembrou histórias que ouvi e li durante minha infância, só que dessa vez colocado sobre outra perspectiva. E acho que foi esses que mais me tocaram.

Ingrid Andrade 09/06/2022

Esperava mais
O livro é um organizado de contos (alguns com um pezinho em outros contos de fadas famosos) no qual todos envolvem um tipo de Maldição diferente - daí vem o nome do livro.
Particularmente não achei as histórias interessantes, muitas eu nem entendi o que estava se passando. E em quase todas não achei nada de sinistro, como informa o subtítulo do livro.
O conto que me chamou atenção foi "Wendy, querida" e um que me deixou triste foi "De novo".

FeFa 23/12/2022

Os contos tem todos um clima sombrio.
Alguns são locais com mais ar de contos de fadas, outros se passando nos dias modernos.
São 20 contos para se assombrar, de autores diferentes.
Gostei mto do conto Escute, pelo clima criado nesta história. E também gostei muito do conto Fadas lobisomens vs vampiros zumbis, pelos absurdos e tom de deboche na narrativa.

Kelly.Christinne 21/09/2022

Bom...
Vinte contos de fadas sinistros pra seres humanos incautos e desejosos. Assim é a primícia desse livro. Alguns contos eu gostei, achei interessante, uma nova forma de abordar. Outros já não gostei.
Alguns possui a leitura fluída outros já eram arrastado. Mas é bom, pra quem gosta desse tipo de leitura.

HannaBooks 27/01/2022

Sinistro e viciante
Maldição é uma antologia com mais de vinte contos de fadas sinistros. Existem também contos originais e releituras. Essa antologia foi organizada por Marie O'Regan e Paul Kane.

Vou começar falando da edição impecável que a Trama trouxe. O livro possui capa dura, detalhes em alto relevo e as folhas são pretas. Assim que você pega o livro já sente essa vibe toda sinistra. Se o objetivo da edição era essa, foi alcançada com sucesso.

Fiz a leitura desse livro em doses homeopáticas a princípio, li um conto por dia, mas confesso que depois do quinto simplesmente devorei o livro de uma vez. Eu não estava acostumada a ler absolutamente nada de terror, então até me surpreendi por gostar tanto! Apesar de ler de tudo um pouco, terror ainda era um gênero fora da minha zona de conforto . E estava verdadeiramente com medo de não gostar ou ficar com muito medo ao ponto de abandonar o livro.

Pois bem, não aconteceu nada disso, apesar de alguns contos serem sinistros ao ponto de arrepiar o corpo inteiro, consegui ler tranquilamente. E a cada novo conto me via ainda mais apaixonda pelas narrativas. Com certeza quero ter a oportunidade de ler mais obras desses autores.

Os contos que mais gostei foram :

-Vermelha como sangue, branca como a neve de Christina Henry.
-A ponte do troll de Neil Gaiman ( imaginei iclusive que era outra coisa e fui totalmente enganada!).
- Odiado de Christopher Fowler.
- Henry e a Caixa de Madeira - M.R. Carey