Palas Atena 11/12/2022
Assim como Marketing 4.0, Marketing 5.0 entrega muito!
Trata-se de mais um ótimo livro sobre Marketing desses autores. Também li recentemente Marketing 4.0 e já havia gostado muito, o que me estimulou a comprar esse mais recente. Assim como Marketing 4.0, Marketing 5.0 é agradável de ler, muito bem organizado e claro. Uma leitura fluida e rápida. Demorei a mesma quantidade de dias para ler ambos. Depois de ler mais essa obra dos autores, notei que seguem um padrão de escrita sistematizada com exemplos e perguntas de reflexão que muito me agrada. O livro está dividido em quatro partes: introdução, os desafios para os profissionais de marketing no mundo digital, novas estratégias para um marketing movido a tecnologia e as novas táticas para alavancar a tecnologia de marketing. Gostei muito do livro todo, mas os capítulos 2 (sobre as gerações) e 6 (sobre a next tech), em especial, eu adorei. Um traço que gosto muito nos autores desses livros é o fato de não se limitarem ou à leitura mais teórica das transformações sociais e seu impacto no marketing ou à prática de marketing em si, com estratégias e ferramentas. Eles contemplam ambas, conectando-as muito bem, assim como as comunicando em uma escrita na medida certa! Recomendo a leitura, Marketing 5.0 entrega muito, não somente para profissionais do marketing, mas para aqueles de outras áreas também. Acredito que possa promover insights, tendo em vista que, mesmo em outra área, no final das contas, o objetivo das organizações é/deveria ser gerar valor aos clientes e, assim, alcançar maior lucratividade. E o marketing está aí para contribuir decisivamente nisso!