Learn Python Programming: An in-depth introduction to the fundamentals of Python, 3rd Edition (English Edition) Fabrizio Romano...

Resenhas -

Veruska 27/07/2022

Uma Boa Introdução para a Linguagem Python, Com Algumas Ressalvas
Este livro é o primeiro de uma série de livros sobre Python que eu adquiri para estudar. Possui 15 capítulos no total. O primeiro consiste em uma introdução sobre a linguagem e como configurar o ambiente de desenvolvimento.

Os 4 capítulos seguintes apresentam as partes básicas do Python (tipos de dados, operadores, criação de funções, etc.), com destaque ao capítulo 5 que fornece muitos exemplos interessantes sobre compreensões e geradores do Python.
O capítulo 6 aborda Programação Orientada a Objeto, explicando como criar classes na linguagem. Aqui encontrei o primeiro ponto negativo do livro: a parte sobre Decoradores ficou muito complicada, precisei procurar na internet uma explicação mais clara.

A melhor parte do livro está entre os capítulos 7 e 13. Um material muito bom sobre manipulação de arquivos, acesso a dados, criptografia, testes, criação de telas e ciência de dados. Destaque ao capítulo 13, que nos leva a criar um belo projeto no Jupyter Notebook. Claro que tudo bem resumido, mas o suficiente para iniciar uma série de trabalhos.

Já o capítulo 14 foi o ponto baixo do livro, ele deveria ser uma introdução a criação de APIs mas acaba já nos fornecendo um código pronto (que está disponível do git da editora) e nos instruindo a estudá-lo e melhorá-lo. Foi bem decepcionante, principalmente depois de ver os capítulos anteriores que iam do zero até um projeto completo.

E finalmente, o último capítulo, que ensina como criar um pacote de instalação. Ele usa também um projeto pronto, que será transformado em um instalador.

No geral é um livro muito bom, mesmo com esses pontos negativos. Recomendo como ponto de partida para programadores de outras linguagens que desejam iniciar sua jornada na linguagem Python.