O Palácio de Papel

Miranda Cowley Heller

Resenhas - O Palácio de Papel

-Koraline 01/02/2022

Por mais livros assim
O Palácio de Papel é aquele tipo de livro que conta a história de pessoas, alternando entre passado e presente, expondo, aos poucos, os eventos que levaram os personagens na situação atual. Acho que quem leu Tudo o Que Nunca Contei e Um Lugar Bem Longe Daqui podem gostar bastante desse livro. A narrativa da autoria é muito boa e bem fluída, e a história trata de vários assuntos bem pesados, como abandono parental, problemas familiares e abuso sexual, portanto, se você tem gatilho com algum desses tópicos, não recomendo a leitura. Os personagens são bastante realistas, a vida da protagonista é muito cativante, e os temas principais são bem explorados, porém, há algumas partes que não foram tratadas com tanta responsabilidade e foco, mas no geral, foi uma leitura muito boa. Talvez esteja envelhecendo, ou esteja saturada dos livros de fantasia, mas estou amando ler esses livros mais crus e reais. Alguém conhece outro título que segue esse estilo?
daisy's 02/02/2022minha estante
Eu ainda não li esse, mas recomendo objetos cortantes, por lugares escuros, garota exemplar, pequenas grandes mentiras, o segredo do meu marido e a vegetariana

-Koraline 02/02/2022minha estante
Obrigadaaaa

Clara 03/02/2022minha estante
To terminando palácio de papel, mas um que eu senti na mesma vibe (mas to preferindo palácio de papel) foi ?as vantagens de ser invisível?!!

Clara 03/02/2022minha estante
E ?todas as suas (im)perfeições? também é bem real e alterna de capítulo a capítulo passado e futuro!!

Clara 03/02/2022minha estante
Mas tem uns gatilhos fortes também, principalmente sobre gravidez e infertilidade

-Koraline 04/02/2022minha estante
Verdade, tinha esquecido de todas as suas imperfeições, e achei simplesmente maravilhoso quando li

Manoela 20/02/2022minha estante
Terminei a leitura de A Metade Perdida hoje mesmo e acho que ela se encaixaria muito bem com a sua descrição, além de ser uma obra que merece ser indicada indiscriminadamente. Fica aí minha sugestão!!

-Koraline 20/02/2022minha estante
Obrigada, Manoela, já vou colocar na lista

Mundo em Páginas 30/05/2022minha estante
A Grande Solidão, Amores Verdadeiros, Terra Americana... leituras ótimas

Lima O Limão 09/10/2023minha estante
" há algumas partes que não foram tratadas com tanta responsabilidade... " aí é que está, geralmente personagens que tem um "bloqueio emocional" gerado por traumas, elas costumam normalizar situações que a gente como leitor consegue identificar tão claramente, acho que isso reflete uma sociedade e a autora de como ela enxerga e transcreve, você pode me dizer quais são essas partes? Kkk por que claramente tem tantas que eu fico confusa em raciocinar qual a parte que você achou que não foram tratadas por parte da autora de forma mais responsável. E é claro, todo autor, por mais que queira escrever um livro com temas sensíveis, nao significa que nao tenha de escrever, pelo menos com um pouco de juízo.

Amandað 16/10/2023minha estante
Estou lendo ele, até agora estou gostando bastante.

Alice.Alves 05/11/2023minha estante
O impulso, livro forte, mas da forma que você está procurando

Ana B. 22/11/2023minha estante
Violeta da Isabel Allende e o Rascunho do amor (me surpreendi, uma vibe esse livro e pessoas normais).

Rafaela Tressino 02/11/2021

Surpreendente
Digo surpreendente porque esperava pouco desse livro, quase nada, e a cada página foi como me maravilhar e sofrer um pouco mais.
Esse livro foi uma mistura de a cor púrpura com Malibu renasce e mds... eram tantas coisas para sofrer que nem sabia como chorar, não tinha lágrimas.
Foi incrível e deprimente. Amei

Tarcila 30/12/2021

Sem palavras...
Dei início a leitura sem muitas expectativas, achando que seria um romance/drama com alguns clichês conhecidos (não li sinopse) mas me surpreendi, ainda não sei se positivamente, pois foi um drama com temas pesados. A escrita é brilhante, a abordagem dos assuntos delicados estava tão atrelada a trama que era preciso ler mais de uma vez o mesmo parágrafo para cair a ficha sobre o assunto tratado, fluiu tão bem a leitura que tive que voltar muitos trechos pensando: "sério, foi isso mesmo que eu li?".
Gostaria de ter sido avisada sobre as temáticas tratadas, pois engatei na leitura e não estava num momento de ler textos pesados, mas não consegui largar o livro.
O livro contém gatilhos sobre abuso infantil, abuso psicológico, luto, abandono... Enfim. Trata de temas pesados mais de uma maneira não tão agressiva, acho que é isso!

Katia Góes 07/06/2023

Sobre escolhas...
Romance de estreia da escritora norte-americana, Miranda Cowley Heller, "O Palácio de Papel", foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca, narrando o dilema de uma escolha a ser feita, que mudará o rumo de uma vida, nos questionando as possibilidades não vividas quando fazemos determinada escolha.
Uma ficção que poderia ser realidade, num misto de sentimentos, alguns controversos, mas muito interessante de se ver a construção da personagem principal, acompanhar o seu amadurecimento e, enxergarmos o quanto podemos nos identificar com ela, em muitas de suas provações.
Se engana quem pensa que O Palácio de Papel é simplesmente a história de uma mulher em dúvida sobre o que escolher para sua vida, é muito além! É sobre família! Sobre culpa e perdão! Conhecer a vida dessa personagem, é revisitar a nossa própria existência. Mudam as pessoas e as situações, mas a forma como estamos unidos àqueles que amamos, por laços ou nós, é a mesma. E no fim, somos todos como palácios de papel, majestosos e indestrutíveis em nossa imensidão e singularidade, mas também o abrigo de inúmeras vulnerabilidades.
Um livro que indico para aqueles que gostam de boas histórias e que não ligam para o final não ser, exatamente, fechadinho como um ciclo que se encerra, já que, afinal de contas, a vida continua.
Bom feriado e até a próxima!
📌“A espera começa cedo, acho. As mentiras começam cedo. Mas também os sonhos e as esperanças e as histórias.”

Beatriz3345 01/05/2024

?Está casa, este lugar conhece tds os meus segredos?
Essa edição da intrusicos é linda, vale a pena a leitura só pelo visual do livro!
O livro conta sobre Elleonor, filha de pais divorciadas ainda na sua infância, dividida com sua irmã mais velha a Anna! Cada uma delas reage de maneira diferente a separação e a Elle, passa por muitos traumas que segundo eu julgo foram causados pela atitudes dos pais em deixa las sempre em segundo lugar! A Elle assumiu um papel de ser quem deveria manter a mãe feliz e não deixa lá desmoronar a qualquer custo já que a mesma parecia constantemente frágil por uma infância vivida tb recheada de traumas e sequências de casamentos maus sucedidos!
Um dos desenrolar das histórias acontece entre ela, seu melhor amigo de infância Jonas, a esposa dele, Gina e o Peter seu marido com quem tem 3 filhos!
A história expõe mt traumas e possíveis gatilhos, histórias que poderiam ser encurtadas e que ficaram um pouco massante..
A Elle termina o livro vivendo sua vida, no palácio de papel, que fora construído pelo avô, passando férias simples como ela fazia desde pequena, cercada pelos filhos, marido e mae!

carlanagy 29/11/2021

Ótima leitura
Não sabia o que esperar desse livro e me deparei um uma leitura envolvente que aborda temas importantes ao mesmos tempo em que traz várias reflexões sobre a vida, o crescimento e as relações familiares.

Fernanda 01/01/2022

O começo achei bem arrastado. Lá pela página 100 começou a ficar interessante, mas eu detesto quando tentam romantizar falta de caráter. Não tem como ter empatia com a personagem principal.

Nadia 31/12/2023

Último do ano!
É um livro bem linear, sem grandes reviravoltas, mas que aborda temas bem sensíveis. Me vi tão imersa na ambientação e na vida dos personagens que acabei gostando bastante.

Ana Claudia 05/06/2022

Elle Bishop é casada com Peter e tem três filhos

Na noite anterior, Elle transou com um amigo de infância enquanto seus cônjuges estavam na sala conversando. Agora, ela tem 24h para fazer uma escolha difícil que mudará completamente a sua vida.

Enquanto Elle reflete sobre o que decidir, ela relembra sua vida desde seu nascimento, infância, adolescência e casamento com Peter.

Em suas lembranças, ela lembra de como era seu relacionamento conturbado seu pai Henry, sua amizade com a irmã Anna, uma menina forte e que falava sempre o que vinha na cabeça e não deixava barato qq tipo de injustiça, a vida difícil de sua mãe, sua amizade e primeiro amor Jonas, que a salvou no momento em que ela mais precisava.

Natalia.Tamaio 22/08/2022

Um drama pesado e com o qual eu tive dificuldade de conectar
O Palácio de Papel é um livro que eu esperava gostar muiiiiito, mas me decepcionei só um pouquinho (ou um montinho, hehehe). Nele conhecemos a história de Elle, uma mulher já na casa de seus 50 anos, casada, mas que, na noite passada, finalmente ficou com o grande amor de sua vida desde a infância, Jonas. Ela passa então as 24h seguintes dividida entre finalmente viver esse amor, ou ficar no seu casamento estável e bem-sucedido com Peter, com o qual já tem três filhos.
Mas o que de fato impediu Elle de ficar com Jonas a vida toda? É isso que a autora tenta explicar e sim, vamos conhecendo muitos dramas e histórias pesadas da vida de Elle, mas acho que foi justamente aí que a autora me perdeu, porque não consegui comprar muito a ideia de que as coisas que foram colocadas como obstáculos de fato seriam obstáculos uma vez que os dois, Jonas e Elle, pareciam se gostar bastante ? e isso não foi impeditivo também para que ela ficasse com outra pessoa. Em alguns momentos também senti a história bem blasé, não entendi algumas atitudes da protagonista (o que sem dúvida contribuiu para a falta de conexão), achei o amor e expectativas de ambos um tanto quanto infantis para pessoas que já estão na casa dos 50 e senti que faltou um ?sal? no enredo, especialmente quando se tratava desse casal. No entanto, é um livro muito bem escrito, uma leitura até que rápida e fluída, e que eu vi funcionar com muitas pessoas ? muitos dizem que AMAM esse livro! O final da história me pareceu um tanto covarde da parte da autora, por isso o livro ganhou 3,5 estrelas aqui no Skoob. Vale ressaltar que a história tem gatilhos: pesquise antes de ler.
Quotes:
? ?Era o terror de perder o que eu mais amava no mundo, sem nunca ter tido permissão de amá-lo.?
? ?Não existe nada imperdoável entre pessoas que se amam. Mas, mesmo enquanto estou pensando isso, sei que não é bem verdade.?
? ?E me ocorreu que a primeira vez que eu o vi, ele tinha mais ou menos a idade de Finn. Um garotinho muito fofo. Impossível imaginar que meu filho pequeno e despenteado possa se tornar um furacão na vida de alguém.?

Rai ð 17/02/2024

Verão não é só uma estação, mas tbm um sentimento
Desapegar significa perder tudo o que tem ou ganhar tudo o que você nunca teve?

Acompanhamos a história de Elle Bishop, o dilema dela entre ficar com o marido Peter, pai de seus filhos ou com Jonas, seu confidente e companheiro de infância.
O fato principal se passa em apenas um dia, e a autora, brilhantemente intercala passado e presente para entendermos a ligação dela com Jonas, com Peter, a confusão de sentimentos, o segredo que ela carregou e dividiu com Jonas durante anos, os impulsos, os "erros".
Gostei de acompanhar, foi tranquilo e o final senti aberto, assim como na vida, decisões importantes e emocionais, com tantas camadas não são tomadas em apenas um dia.

Juju 15/12/2021

O Palácio de papel
É um livro com muitos altos e baixos! Muitos ?gatilhos?. Fiquei realmente com dó de um dos personagens por ele ter sido enganado durante todo o enredo.

gabihott 04/08/2022

Triste e grotesco
Que história grotesca. Suja. Imunda. Asquerosa. Extremamente triste. E os personagens totalmente pirados e desequilibrados. Precisando de terapia urgente.
Mas isso de forma alguma me fez ter uma má experiencia com a leitura, muito pelo contrário, eu gostei muito do livro. A forma com que foi escrito foi o fator mais notável pra mim, as transições entre passado e presente e a forma como tudo que aconteceu no passado afetava o que estava acontecendo no presente. Muito bom!!!!

Pri 01/10/2023

O livro tinha potencial pra ser um ótimo drama, mas a escrita prolixa, o excesso de detalhes da região do palácio de papel e descrições repetidas de pessoas tornaram pra mim a leitura chata e repetitiva.

No mais a Elle não me prendeu, acredito que falta terapia na vida dela e o final me deixou irritada.

Bella 18/12/2021

Ameeiii,
Um livro que me prendeu do início ao fim, me fez ficar surpresa, feliz, triste e chorar.
Os temas De convivência com mãe, divórcio, estupro e amores da vida abordados de uma forma incrível.
E o que mais me fez ver é que nem sempre terminamos com o amor de nossa vida, e tudo bem.
Roberta 18/01/2022minha estante
Oi amg, queria ler ele mas tenho medo por falarem que ele é muito pesado. Sobre a p#dofilia, é gráfico? Ou só mencionado?

Bella 20/01/2022minha estante
Relato umas partes de abuso, de pedófila sim, mas não é algo que vai no livro todo não, menciona em uns dois ou três capítulos, depois a história segue. Vale a pena

Roberta 20/01/2022minha estante
Muito obrigadaaaaa, vou ler sim.