A Abadia De Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luccal1 05/03/2023

Tinha tudo pra ser mas...
Mãe de Catherine: "E é um grande conforto ver que ela não é uma pobre criatura inútil mas que pode se virar muito bem sozinha"
Thorpe: "Não leio romances. Tenho mais o que fazer"
Essas duas são sinceramente minhas citações favoritas desse livro que resume muito bem a originalidade e o quão diferente é esse livro. Durante toda obra há um humor irreverente com uma ironia e um sarcasmo genial em que a própria autora expressa sua opinião. Entretanto o livro é um dos mais arrastados da Jane, ri muito com ele já que do nada os personagens eram grossos sem motivo nenhum KKKKKKK. Mas infelizmente isso não salva o quão arrastada a obra é em alguns momentos, com uma enrolação que apesar de se associar ao caráter parodia da obra não são muito agradáveis. Eu gostei muito desse livro mas mais pelo que ele tentou ser do que pelo que ele realmente é.

aelinlantsov_ 20/02/2022

A Abadia de Northanger
Com exceção à Orgulho e Preconceito, minhas leituras da Jane Austen não foram muito satisfatórias. Achei os diálogos muito monótonos e as situações apresentadas foram muito banais, sendo que (para mim!!) a leitura fora lenta e entediante.

Raquel1299 16/09/2022

Um clássico livro de Jane Austen
Uma leitura muito prazerosa na maior parte do tempo, mas SEMPRE tem um personagem que você quer enforcar até que morra!
Catherine é simplesmente um doce de pessoa, o ser mais inocente que existe e de alguma forma, quem está lendo acaba criando um carinho por ela que quer protegê-la da maldade das outras pessoas.
Nesse livro fica claro que, mesmo sendo um amigo antigo, nem sempre ele será verdadeiro com você, será seu amigo por interesse e coisas do tipo. Ver Catherine finalmente perceber cenários assim e decidir que não vale a pena manter contato com pessoas desse tipo é muito gratificante, uma vez que no começo ela faria tudo para que fosse aprovada em seu meio social.

Mel 01/06/2022

A abadia de Northanger
Talvez este seja o volume mais crítico de Jane Austen a toda a sociedade inglesa do século XIX. Permeando a futilidade e a maledicência da classe média, a tirania dos militares, a avareza de uns e a inocência (ou seria ignorância?) de outros, além das críticas trocadas entre romancistas, jornalistas e escritores de suspense, Austen mais descreve a sociedade que o próprio romance neste livro. Ao explicitar a afeição do protagonista unicamente pela lateralidade da sua heroína, Austen corrobora que o romance não é o foco deste livro. Ademais, a falta de resolução para os demais casais, assim como um apressado casamento de sua estimada amiga Eleanor resumido a duas páginas, difere em muito das obras mais conhecidas, como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade.
Apesar da escrita de Jane ser um deleite para os leitores (ou leitoras), não posso dizer que esta foi minha obra favorita. Sem nenhuma grande declaração em forma de carta ou um grande herói como par romântico para sua heroína, o livro termina como se algumas páginas tivessem sido arrancadas de seu final. Entretanto, uma obra de Jane Austen é algo que deva ser lido em qualquer tempo.

Dai 13/12/2022

A Abadia De Northanger
Normalmente leio clássicos muito lentamente, acho que eles requerem uma atenção maior para serem compreendidos, mas esse foi relativamente rápido.
Mesmo tendo sido escrito a muitos anos ele aborda questões muito atuais, questionando o papel de cada cônjuge no casamento, o porquê de existirem atividades que são de alçada feminina e outras masculina.
Também trás à tona a inferiorização da mulher perante o homem, onde esta não poderia expressar seus conhecimentos para que não parecesse superior ao homem e a "preferencia" dos homens por mulheres mais leigas, por serem mais suscetíveis à manipulação.

Bel 03/06/2024

Sem dúvida um dos mehores de JA
Não te envolve em muitas emoções, é como se fosse uma linha reta ao invés de uma montanha russa.
O humor ácido dos personagens é sempre maravilhoso de ler.

manu13s 16/09/2023

A abadia de northanger
Por mais que eu não seja a maior fã de livros antigos, A Abadia de Northanger foi um livro que me prendeu bastante no começo e, por incrível que pareça, eu acabei gostando mais desse do que de Orgulho e Preconceito, outro livro da Jane Austen.

Acho que um dos motivos de eu ter gostado desse livro é que eu me identifiquei demais com a Catherine. Ela é uma garota que ama ler livros de suspense e terror, e após se apaixonar por Henry Tilney e ser convidada a passar um tempo na abadia de sua família, começa a criar as histórias mais absurdas sobre o lugar.

Essa personagem deixou a história engraçada e leve, mesmo quando a escrita diferente da qual estou acostumava deixava minha cabeça girando de confusão. Eu teria dado uma nota muito maior pro livro se não fosse pelo fato de que a história enrola demais em partes insignificantes, enquanto os pontos altos do livro passaram correndo e todo o mistério que foi prometido acabou se perdendo no final.

Mas, pra quem quer começar a ler livros antigos ou já tem o costume de ler, A Abadia de Northanger é uma ótima escolha.

Mylla 12/01/2023

Acorda para realidade Catherine
Essa é a minha terceira leitura completa de um dos romances de Jane Austen e até agora esse livro mostra muito de como a autora via a sociedade. Em um tom de sátira, seguimos uma personagem que é tão alheia ao seu redor que as vezes sentimos pena (raiva) da inocência e cegueira de seus pensamentos e ações, uma garota que quer ter uma vida digna de livro mas é medíocre demais para ser a heroína.
Acho que essa obra destaca a joventude ácida e rebelde da autora, já que é um dos primeiros livros escritos pela Jane, em que ela aponta o dedo para todas as incoerências, hipocrisias e falsidades da sociedade inglesa do final do século XVIII
A única coisa que me incomodou, o suficiente para me fazer diminuir a nota, é a personagem principal. Catherine é insuportável e manipulável demais para se acompanhar. Teve um momento que quase gritei com as páginas desse livro por vergonha alheia kkkkkk. Por mais que esse seja o objetivo da Jane Austen, é muito cansativo revirar os olhos a cada interação.

Arthur 10/10/2022

Foi uma ótima leitura, decidi iniciar no mundo dos romances clássicos com esse; me surpreende bastante o tom da escrita, simples e com uma sutileza de ironia, se propõe a ser engraçado, mas você só dá umas leves risadas, mas nada que torne a leitura chata.
Sobre os personagens, sobra carisma, apesar da inocência exagerada de Catherine, ela se revela uma personagem rica em detalhes.
Uma ótima leitura e sem sombra de dúvidas, vai ser um favorito de Jane Austen na minha lista!

Edilene Freitas 29/12/2023

"Abadia de Northanger" é uma obra clássica da escritora Jane Austen que se destaca pela exploração das complexidades nas relações interpessoais. A trama gira em torno de Catherine Morland, uma protagonista ingênua cuja inocência a torna vulnerável às intrigas ao seu redor. O enredo revela as ambições dúbias de alguns personagens, que, mascaradas por aparências respeitáveis, escondem verdadeiras intenções. Austen habilmente tece uma narrativa que desafia a percepção de Catherine, destacando a dificuldade dela em discernir as verdadeiras motivações das pessoas. O romance, assim, explora as nuances das relações sociais e as consequências da ingenuidade em um ambiente onde as intenções nem sempre são transparentes.

eduarda2470 25/01/2023

A Abadia De Northanger
Incrível como toda a desgraça na vida da Catherine acontece por causa do John Thrope, que homem insuportável!!! Que bom que no final deu tudo certo mas não posso imaginar a infelicidade que era esses esquemas de casamento...

giovanna2266 19/03/2023

Esperava bem menos, surpreendente...
A leitura, apesar de muito boa, traz para o leitor muitas informações "desnecessárias" e poucas informações sobre momentos em que gostaríamos de uma descrição mais densa...
A Jane Austen sabe como escrever um romance perfeitamente, porém o que tirou uma estrela dessa resenha foi justamente o fato de que eu esperava mais descrições do pedido de casamento ou do próprio casamento. Apesar da emoção que você sente, sómente por ser o casamento, a autora não se preocupa com relação a dar nenhuma emoção para isso...
Por outro lado, é uma história bem escrita, que condiz com a realidade, porque vemos que a personagem pricipal, nossa querida Catherine, faz amigos, se ilude com essas amizades e com muitas outras pessoas etc... com frases representativas e tocantes, e personagens encantadores e cativantes.
O fato também dela retratar no livro, assuntos que mulheres, na época dela, não costumavam falar sobre, é sensacional. Ela fala sobre o valor feminino, como em uma relação é muito importante cada indivíduo reconhecer o seu papel, e sobre como o casamento não era um acontecimento amoroso e natural mas um jogo de negócios comerciais. Mas também retratando a importância do dinheiro em uma relação.
Em meio a uma época, como a que ela viveu, escrever o que ela escreveu, é surpreendente... através da leitura você vai vendo como romances nessa época eram tão desprezados pela população, e como ela usou disso para escrever e criar um novo ponto de vista para romances...
Enfim, terminei o livro com vontade de ler o resto dos livros dela, e sim, recomendo a todos que leiam... no início pode parecer difícil por causa da leitura refinada, mas logo você se acostuma, e vale todo esforço no final...
Se tornou sem dúvidas um dos meus livros favoritos, e com certeza eu vou recomendar muitos para as pessoas...

Leila 05/08/2023

A abadia de Northanger
Mesmo sendo um livro com mais de 200 anos, a história é bem interessante... A autora conversa em certos momentos com o leitor, contando a história de Catherine e seus sentimentos...
Uma das coisas que me cansou foi a demora da história seguir a sinopse e a citação do nome que há no título do livro (quase na metade do livro é que é falado sobre A abadia de Northanger), eu não achei que encaixou com a história do livro, por não ter quase nenhuma interferência com a história o local citado...

Maria13908 01/02/2024

A abadia de Northanger
Esse livro nos conta a história da jovem Catherine, que viaja com seus amigos para uma abadia, e lá usa sua imaginação incentivada pelos livros que lê para transformar tudo em um grande mistério, e tenta viver sua história de heroína que sempre sonhou.

Essa foi o livro da Jane Austen que eu menos gostei, mas mesmo assim achei muito interessante as opiniões polêmicas para a época em que o livro foi escrito, me tiraram boas risadas. Eu senti que ela tentou escrever um livro de suspense mas ficou se arrastando tanto na escrita que acabou perdendo essa ideia, amei o fato de que ela dava sua própria opinião no meio do livro e conversava com o leitor em algumas aparições repentinas. Demorei um pouco mais que o normal para terminar essa leitura, acredito que isso tenha me incentivado a não aproveitá-la de forma correta. Mas eu recomendo os livros da Jane Austen para qualquer um! ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5