Open Me Carefully

Open Me Carefully Ellen Louise Hart...

Resenhas - Open Me Carefully

Lenas 14/02/2023

"I love you as dearly, Susie, as when love first began"

Espero que Emily e Sue, onde quer que estejam agora, possam ver que a história sobre o relacionamento delas finalmente está sendo contada como deveria ter sido desde o início.

Anna.Beatriz 26/10/2021

?Susie, we are the only poets - and every one else is prose?
Fiquei muito empolgada para essa resenha pois Emily Dickinson se tornou, nos últimos tempos, uma de minhas poetas favoritas. Se não A favorita! Então foi uma experiência muito emocionante pra mim entrar no íntimo da vida dela através deste livro.

Historicamente, Emily Dickinson foi por muito tempo retratada como uma mulher solitária e reclusa, sem muitas conexões significativas devido a sua escolha à solitude. Este livro veio para quebrar esses conceitos distorcidos criados por pessoas que nunca conheceram Emily profundamente, que censuraram sua essência e esconderam partes de sua vida e arte que não conseguiam compreender ou que os escandalizava. Aqui, temos Emily em suas próprias palavras, temos a mulher apaixonada, observadora, carinhosa, amigável, e completamente viva.

Em "Open me Carefully: Emily Dickinson's intimate letters to Susan Huntington Dickinson" vamos adentrar no relacionamento mais sólido e significativo de Emily. Susan, sua amiga de infância que veio a se tornar sua cunhada, foi a maior paixão de Emily durante sua vida. Como fica bem claro em uma de suas correspondências: "Susie - I shall think of you at sunset, and at sunrise, again; and at noon, and forenoon, and afternoon, and always, and evermore, till this little heart stops beating and is still."

A profunda conexão entre estas mulheres foi censurada por muitos anos (por motivos óbvios que estamos todos cansados de saber). Como foi mostrado por análises de estudiosos, as primeiras pessoas que publicaram as obras de Emily apagavam das cartas o nome de Sue. Mas, uma vez que lemos este livro, com os poemas e cartas sendo transcritos em sua completude, sem nem sequer uma alteração de métrica, se torna impossível passar despercebido o profundo amor e admiração mútua que estas mulheres compartilhavam.

Em vários momentos sentimos a transcendentalidade do amor entre Emily e Sue. Se mostrando como algo que ultrapassa o tempo, que ultrapassa essa realidade, que está para elas como algo além da vida. Uma ligação eterna, até o depois daqui.

"[...] but if this life holds not another meeting for us, remember also, Susie, that it has no parting more, wherever that hour finds us, for which we have hoped for so long, we shall not be separated, neither death nor the grave can part us, so that we only love!"

A minha vontade é colocar vários trechos do livro aqui nessa resenha, pois é um poema mais lindo que o outro hahah mas não vou estragar a surpresa para vocês. Vou deixar que leiam o livro e experienciem a mesma explosão de romance, companheirismo, fidelidade e promessas que eu experienciei.

5 estrelas porque não posso dar 6 hahah! Favoritado.

- meu instagram literário: @mindrefugee

Ferrante 09/01/2023

?Do you remember
what whispered to
- ?Horatio???

Esse livro é testemunho não só de um amor lindo como também documento que comprova o tamanho gigantesco do coração de Emily. Ela não só amava Sue, como toda sua familia, a natureza e a vida. Ler esse livro foi como adentrar ao que era a sua rotina, imaginar seus poemas presos aos bolsos de sua saia, imaginar suas mãos colhendo flores para mandar para Sue, e ver como as duas iam se inspirando e aprendendo uma com a outra. Não é isso que o amor é sobre? Companhia nas melhores e piores horas, companhia para se aprender, crescer e viver completamente inebriada pelo mundo, o universo e seus mistérios? Simplesmente lindo, sou muito grata por ter encontrado esse livro completamente maravilhoso.

amandabsa 07/01/2022

Se tornou meu livro preferido
Muito bem organizado, com os poemas, cartas e "cartas-poemas" divididos por época (em que foram escritos) e com pequenos comentários das editoras sobre o que tais cartas ou poemas provavelmente (ou definitivamente) significavam ou o contexto deles, o que me ajudou de forma imensurável a entender melhor essa incrível poetisa. Cada época contém uma introdução sobre como ocorreu e o que significou para o relacionamento de Emily e Sue e, apesar de não ter sido escrito por Emily, inclui o seu obituário escrito por Sue. O livro também dismistifica muitas mentiras e boatos espalhados ao longo dos séculos a respeito de Emily e da natureza do seu relacionamento com Sue.

Captain1 08/03/2024

?somos os únicos poetas - e todo o resto é prosa?
Um amor de 4 décadas que transpassa o tempo.

Como o livro pontua, a história de Susan e Emily foi deixada de lado por muitos anos, e, não é surpresa um possível relacionamento amoroso entre as duas. ?e as expressões românticas e eróticas de Emily a Susan continuaram até a morte de Dickinson em maio de 1886?, é meio difícil pois ambas as fontes fortes do relacionamento das duas é questionável, principalmente o de Mabel Loomis que tentou ao máximo esconder o papel de Susan na escrita da Emily, sendo, sua primeira leitora. Mabel vendeu Emily Dickinson como a solitária poetisa, enquanto Sue queria que o mundo a visse por completo, e, não o mito criado por editores e Mabel. No fim, as cartas falam por si.

As cartas são de um amor tão intenso que fico sem ter o que dizer, parafraseando a Emily, como parece inútil escrever, quando sabe-se como sentir.
É um amor puro e muita das vezes tive de parar de ler para poder respirar das palavras e raciocinar tudo. Minha favorita? Talvez seja este pequeno pedaço da Carta 4, ?pois eu já te amo tanto, que quase parte meu coração, talvez eu possa te amar de novo, todos os dias da minha vida, todas as manhãs e todas as noites - Oh, se você me deixar, como serei feliz!?

Não as cartas, mas também os poemas, como pudemos ter passado tanto tempo sem conhecer uma história tão bonita como a das duas? Com certeza, este é um dos livros mais bonitos que já tive o prazer de ler, neste caso reler.